[VODAFONE] Banda Larga Móvel até 21,6 Mbps e nova tecnologia HSPA+ 64QAM

MANAGER

Banido
Vodafone já chegou aos 16 Mbps

http://exameinformatica.clix.pt/noticias/mercados/1001542.html

Começaram os primeiros testes do novo standard HSPA+ nas redes de telemóveis. A Vodafone acaba de anunciar que chegou aos 16 Mbps com o novo standard. O HSPA+ (de High Speed Packet Access plus) é a tecnologia que está na calha para suceder ao HSDPA (High-Speed Downlink Packet Access), que já está em uso nas redes 3G de vários pontos do mundo. Enquanto o HSDPA permite, em condições óptimas, chegar aos 7,2 Mbps de largura, o novo standard tem como limite máximo os 21 Mbps. De acordo com notícia da PC Pro, a delegação britânica da Vodafone já terá conseguido atingir os 16 Mbps com o HSPA+. O HSPA+ recorre à tecnologia de múltiplas antenas MIMO (de Multiple Input Multiple Output ), que já é usada em alguns equipamentos retransmissores de Wi-Fi que operam no protocolo 802.11. A esta tecnologia junta-se uma técnica de modulação baptizada de 64QAM. A HSPA+ exige modems e telemóveis compatíveis. Desconhece-se quando chega o novo standard a Portugal.
 
Última edição:
bem eu com banda larga tmn e o tarifario 3.6 atingo um maximo de 437kb's o que acho excelente não me admira que se consiga bem mais que isso, a banda larga movel so peca por ser um pouco instavel, dias de chuva por ex e la vao os maximos pelo cano abaixo, e claro o elevado preço mas ate funciona bastante bem
 
bem eu com banda larga tmn e o tarifario 3.6 atingo um maximo de 437kb's o que acho excelente não me admira que se consiga bem mais que isso, a banda larga movel so peca por ser um pouco instavel, dias de chuva por ex e la vao os maximos pelo cano abaixo, e claro o elevado preço mas ate funciona bastante bem
Ja tive mais que isso com 512kbs:009:
 
No centro de Lisboa, muito próximo de 4 antenas, ligo-me a duas delas com sinal muito bom, o melhor que já consegui foi cerca de 2,6 mbits
 
Eu não percebo nada disto, mas nunca ouvi falar de alguma operadora ter sequer planos para usar WiMax no futuro...


Há ainda vários operadores com planos para WiMax, mas estão todos na espectativa.
Os primeiros deployments estão pejados de problemas, especialmente de desempenho e desenho das redes.

Por outro lado, a rede WiMax é um concorrente directo das redes UMTS, que na Europa tem tido um muito bom desempenho.
 
errr com 512k consegues mais que 412kbs de download???? isso é milagre nao :P

para mim fazer download de um ep de uma serie em 15min ja esta dentro do razoavel :D ( cerca de 350mb )


kb/s = kylobit por segundo
kB/s = kyloByte por segundo.

por ele com 512 kb/s consegue melhores velocidades que 412 kb/s. Agora se fizeres downloads a 412 kB/s, então ele aí já não te apanha.
 
Vodafone já deu 16,6 em PT de HSPA+

Altamente,


Completamente em primeira mão:
"

Vodafone realiza a primeira ligação de Banda Larga Móvel em Portugal com a tecnologia HSPA+ (velocidades até 21,6 Mbps)



Lisboa, 4 de Janeiro de 2009 – A Vodafone Portugal efectuou esta manhã em Lisboa a primeira sessão de dados em Portugal usando a nova tecnologia HSPA+ 64QAM que vai permitir utilizar a Banda Larga Móvel com uma velocidade máxima teórica de download de 21,6 Mbps.



Os testes foram realizados em ambiente real na rede da Vodafone Portugal, em parceria com a Ericsson, tendo sido atingidos picos reais de download de 16 Mbps. Estes testes ocorreram após os efectuados pelo Grupo Vodafone no passado mês de Janeiro com a mesma tecnologia.



A nova tecnologia de Banda Larga Móvel HSPA+ possibilita o aumento das velocidades reais de download, melhorando significativamente a experiência dos Clientes no acesso à Internet móvel. Exemplificando: à velocidade máxima teórica de 21,6 Mbps seria possível efectuar o download de uma música (4MB) em menos de 2 segundos ou um conteúdo equivalente a um CD (750 MB) em menos de 5 minutos.



A Vodafone Portugal conta lançar comercialmente ofertas de Internet sobre HSPA+ durante 2009, assim que estejam disponíveis no mercado os equipamentos de dados compatíveis.



O HSPA+ é o próximo passo do desenvolvimento da tecnologia 3G/HSPA (High Speed Packet Access) e utiliza a mais avançada técnica de modulação 64QAM (Quadrature Amplitude Modulation). A Vodafone estima que as velocidades obtidas com a tecnologia HSPA+ possam ainda ser superiores com a funcionalidade MIMO (Multiple Input Multiple Output) que utiliza várias antenas nas estações base e nos equipamentos de dados e suporta a velocidade máxima teórica de 28,8 Mbps.



As características das tecnologias 64QAM e MIMO requerem a utilização de novos equipamentos de Banda Larga Móvel HSPA+. A Vodafone está a trabalhar em conjunto com os fabricantes nas fases de testes e validação destes equipamentos tendo em vista a sua disponibilização comercial.



Actualmente, os Clientes de Banda Larga Móvel da Vodafone podem efectuar downloads de dados e navegar na Internet a velocidades até 7,2 Mbps, proporcionando uma experiência na utilização da Internet comparável à da banda larga fixa.



Recorde-se que a Vodafone tem vindo a liderar a introdução de produtos e serviços de Banda Larga Móvel em Portugal, tendo sido pioneira no lançamento de ofertas baseadas em tecnologias de 3ª Geração e Meia (HSDPA, HSUPA) que permitem aos seus Clientes tirar partido de velocidades de download e upload de dados cada vez mais rápidas."

___//___

Parece que não é só a fibra que está a ferver nos operadores... A TMN disse esta semana que ia testar em Fevereiro o HSDPA+ mas pelos vistos a Vodafone já está mais avançada, resta saber em que ponto está a Kanguru.

Parece que vou repensar o meu ADSL da vodafone e reencarnar a velhinha Connect Box... 21,6Mbps!!! MIMO!!! yuppppyyy

AM
 
Back
Topo