Vodafone experimenta 5G e atinge os 20 Gbps

PWP

Power Member
A Vodafone realizou recentemente alguns testes ao 5G em Portugal. A demonstração contou com a parceria da Ericsson e aconteceu no Edifício Sede da Vodafone Portugal.

Os testes realizaram-se ‘over the air’, sem recurso a ligação por cabo, tendo sido obtidas velocidades na ordem dos 20 Gbps.

A tecnologia de suporte às redes móveis 5G tem vindo a ser desenvolvidas e testada pelos mais diversos fabricantes e operadoras. As subscrições 5G vão estar disponíveis comercialmente a partir de 2020, altura em que aparecerão certamente novos serviços, projetos e novas oportunidade de negócio.

A Vodafone realizou recentemente um conjunto de testes em ambiente controlado na Vodafone Portugal, que incluíram a transmissão de ficheiros para dois equipamentos móveis, em condições reais de propagação, a velocidades multi-Gbps (mais do que 1Gbps). A par disso, foi utilizada a tecnologia de ‘beam tracking’ e multi user MIMO, na qual assenta o 5G e que permite, através de feixes distintos nas antenas, transmitir dados de forma muito mais direcionada, servindo com maior eficácia vários utilizadores em simultâneo.

Os testes comprovaram também a redução de latência ou tempo de resposta do sistema rádio 5G, que vai ser um facilitador para comunicações críticas em tempo real, fiáveis e de elevado débito, tais como veículos inteligentes ou autónomos, ou operação remota de robótica.

Este sistema otimiza as comunicações móveis, melhorando a velocidade por utilizador e obtendo maior eficiência espectral.

Fonte: https://pplware.sapo.pt/tutoriais/networking/portugal-vodafone-experimente-5g-atinge-os-20-gbps/


Será que vai ser o 5G que nos irá livrar dos ridículos tráfegos móveis?
 
Última edição:
Já tou a ver o filme......

Utilizador liga o pc
Cliente torrent arranca juntamente com o windows
5 minutos depois o user repara no torrent ligado
ups, lá se foram os 200GB T.T....

Com as actuais limitações ridiculas nas redes moveis isto vai ser um filme pegado com 200x mais velocidade lol

Enquanto isto nao for tratado como a rede fixa (sem limites nenhums), estas velocidades são 100% inuteis a meu ver.
 
será que com esta solução poderão já apostar em disponibilizar serviço de tv pela rede móvel?
as operadoras conseguiriam desta forma chegar a muito mais território e conseguir praticamente eliminar a necessidade do satélite, o que lhes iria poupar muito dinheiro.

btw, com um limite trafego de 100gb já estou a imaginar as campanhas de markting: agora, com o 5G, esgote o seu tráfego ainda mais rápido
Vodafone, more power and speed for you :)
 
É melhor se irem informar sobre o 5G primeiro. Se não percebiam que não é só velocidade.
Quanto ao resto da notícia Marketing puro da VDF, não lança mais velocidade em LTE-A porque não quer o que não faltam é dispositivos que suportem mais que 300Mbps que é o atual suportado pela rede VDF.
 
Acham que o 5G pode vir a substituir a fibra?

Acho que tinha as suas vantagens, principalmente nas zonas em que a fibra vem pelos postes. Evitava horas e horas de manutenção e reposição de cabos em caso de tempestades, nomedamente, ou mesmo pela passagem de um camião do lixo mais alto, como já me aconteceu.

Estamos em 2019 - olá pessoal de 2017 - e já se fala na IOT e em 5G em março na Coreia do Sul. Em dezembro de 2018 a Vodafone já fez testes mais a sério. E já comercializa localizadores para cães! E o 5G prevê-se que atinja velocidades até 20Gbps. Para que fibra? Para quê cabos? Por exemplo, o meu sistema de video vigilância homemade está assente no 4G. Eu se fosse ladrão, a primeira coisa que faria antes de entrar em casa seria cortar o cabo de fibra! E lá iria o investimento em câmeras IP!

Vou acompanhar a evolução do tema. Prevê-se uma mudança radical na forma como utilizamos a internet no nosso dia-a-dia.
 
Acham que o 5G pode vir a substituir a fibra?

Acho que tinha as suas vantagens, principalmente nas zonas em que a fibra vem pelos postes. Evitava horas e horas de manutenção e reposição de cabos em caso de tempestades, nomedamente, ou mesmo pela passagem de um camião do lixo mais alto, como já me aconteceu.

Estamos em 2019 - olá pessoal de 2017 - e já se fala na IOT e em 5G em março na Coreia do Sul. Em dezembro de 2018 a Vodafone já fez testes mais a sério. E já comercializa localizadores para cães! E o 5G prevê-se que atinja velocidades até 20Gbps. Para que fibra? Para quê cabos? Por exemplo, o meu sistema de video vigilância homemade está assente no 4G. Eu se fosse ladrão, a primeira coisa que faria antes de entrar em casa seria cortar o cabo de fibra! E lá iria o investimento em câmeras IP!

Vou acompanhar a evolução do tema. Prevê-se uma mudança radical na forma como utilizamos a internet no nosso dia-a-dia.

Um ladrão mais inteligente usava um jammer e lá se ia todo o espectro.
 
5G com tarifários com tráfego incluído que são uma miséria vai ser do género meme a la Southpark
"O pacote de dados mensal foi renovado . and it's gone "
 
Um ladrão mais inteligente usava um jammer e lá se ia todo o espectro.

Estou a ver o ladrão que quer sacar um pc ou ps4 para vender no OLX a saber para que serve aquele cabo que vem pelo poste, mas já não estou ver ou a estar preocupado com (edit) um jammer e o espectro! Já agora, o que é? O jammer. O espectro sei!

5G com tarifários com tráfego incluído que são uma miséria vai ser do género meme a la Southpark
"O pacote de dados mensal foi renovado . and it's gone "

Estou a pensar o 5G como substituto da fibra, ou seja, do serviço fixo de net e TV com boxes wi-fi e essa cena toda. Com limite de tráfego igual ao da fibra claro.
 
Já agora, o que é? O jammer. O espectro sei!
Para quando queres roubar um carro e ele tel localizador por gps tens disto!
gps_jammer__74349.jpg


Para gsm tens isto.
EO1001US.jpg


Claro que isto já requer ladróes mais sofisticados e que programem bem o que vão e aonde vão fazer.
 
Gorros / Balaclava / Passa Montanhas a lixar (n era lixar mas o forum n deixa escrever outra coisa) de alto os vossos Jammers, espectros, 4 ou 5G, fibras ou cobres desde 1644...

03889-225x255.jpg
 
A Vodafone realizou recentemente alguns testes ao 5G em Portugal. A demonstração contou com a parceria da Ericsson e aconteceu no Edifício Sede da Vodafone Portugal.

Os testes realizaram-se ‘over the air’, sem recurso a ligação por cabo, tendo sido obtidas velocidades na ordem dos 20 Gbps.

A tecnologia de suporte às redes móveis 5G tem vindo a ser desenvolvidas e testada pelos mais diversos fabricantes e operadoras. As subscrições 5G vão estar disponíveis comercialmente a partir de 2020, altura em que aparecerão certamente novos serviços, projetos e novas oportunidade de negócio.

A Vodafone realizou recentemente um conjunto de testes em ambiente controlado na Vodafone Portugal, que incluíram a transmissão de ficheiros para dois equipamentos móveis, em condições reais de propagação, a velocidades multi-Gbps (mais do que 1Gbps). A par disso, foi utilizada a tecnologia de ‘beam tracking’ e multi user MIMO, na qual assenta o 5G e que permite, através de feixes distintos nas antenas, transmitir dados de forma muito mais direcionada, servindo com maior eficácia vários utilizadores em simultâneo.

Os testes comprovaram também a redução de latência ou tempo de resposta do sistema rádio 5G, que vai ser um facilitador para comunicações críticas em tempo real, fiáveis e de elevado débito, tais como veículos inteligentes ou autónomos, ou operação remota de robótica.

Este sistema otimiza as comunicações móveis, melhorando a velocidade por utilizador e obtendo maior eficiência espectral.

Fonte: https://pplware.sapo.pt/tutoriais/networking/portugal-vodafone-experimente-5g-atinge-os-20-gbps/


Será que vai ser o 5G que nos irá livrar dos ridículos tráfegos móveis?
Só mais uma coisa .. os níveis de radiação em 5G são semelhantes aos níveis de radiação de uma central nuclear em ambiente controlado . Boa sorte ..
 
Back
Topo