Vodafone faz chamada em 3,5G

blindview

Power Member
A Vodafone realizou hoje a primeira chamada de dados com a 3ª Geração e Meia (3,5G) também designada por HSDPA (High Speed Downlink Packet Access), no âmbito do programa de testes desta importante tecnologia.
HSDPA é uma evolução tecnológica da rede de terceira geração, que permite um aumento considerável da velocidade de transmissão. Com esta nova tecnologia, é possível obter já nesta primeira fase velocidades de transmissão bastante elevadas, ao nível de 1.5Mbps, excedendo em cerca de quatro vezes a velocidade actualmente disponibilizada na 3G (384kbps).

Com a disponibilização do HSDPA, será possível disponibilizar novos serviços de dados móveis e potenciar os actuais serviços de banda larga móvel da Vodafone, como o acesso à Internet e e-mail - Vodafone Mobile Connect Card 3G, o portal móvel Vodafone live!, assim como muitos dos actuais serviços de informação e entretenimento actualmente disponíveis, com especial destaque nos serviços de Mobile TV (TV em directo) e vídeo streaming e download «on demand».

Já no início do próximo ano, a Vodafone vai começar a facultar esta tecnologia a um número restrito de utilizadores, designadamente alguns parceiros, clientes e colaboradores, de modo a disponibilizar a 3,5G de forma generalizada no segundo semestre de 2006.

Com esta evolução da rede 3G, «a Vodafone pretende manter a liderança na inovação e nos serviços de dados, assegurando que os seus clientes tenham velocidades de download elevadas e a melhor experiência móvel no acesso aos vários serviços de dados», aponta o operador em comunicado.

Recorde-se que a Vodafone foi pioneira nos testes, em Portugal, tanto da rede da 2,5G (GPRS) como da rede 3G, tendo sido ainda o primeiro operador a disponibilizar serviços 3G em Portugal com o lançamento da placa de dados Vodafone Mobile Connect Card 3G.
Telemóveis.com http://telemoveis.com/news/item.asp?id=20211

É por estas e por outras que escolhi a Vodafone para a internet móvel. Enquanto a Vodafone investe na inovação a TMN corta no investimento (notícia divulgada à algumas semanas).
 
E cola autocolantes foleiros aos telemoveis novos numa tentativa desesperada de se parecer com a Vodafone, só que -ainda- mais feia.
 
A primeira chamada em portugal, pq lá fora a O2 já comercializa o serviço. É chamado Super 3G. O protocolo é o HSDPA e a velocidade de acesso à net é de 1.4Mbps
 
isso quer dizer que aqueles que ja tem a placa pcmia 3g da internet vão continuar a usar a mesma placa e a velocidade vai aumentar? se eles dizem em 2006 so acontece em 2007... nessa altura ja devem haver outras soluções
 
212121 disse:
isso quer dizer que aqueles que ja tem a placa pcmia 3g da internet vão continuar a usar a mesma placa e a velocidade vai aumentar? se eles dizem em 2006 so acontece em 2007... nessa altura ja devem haver outras soluções

Pelas especificações que vi no site da placa (http://www.option.com/products/3g_edge.shtml) julgo que a placa só permite até 384kbps. Mas até la...

Mas é como dizes, falam em 2006, lá para 2007 isso estará disponível. Mas para dizerem que já no início de 2006 iram começar os testes com clientes... é um bom sinal.

A Vodafone chega-se à frente, mas como em tudo já se sabe que a Optimus e a TMN iram acompanhar. Poderá demorar mais uns 2 ou 3 meses mas lá chegarão.
 
blindview disse:
Telemóveis.com http://telemoveis.com/news/item.asp?id=20211

É por estas e por outras que escolhi a Vodafone para a internet móvel. Enquanto a Vodafone investe na inovação a TMN corta no investimento (notícia divulgada à algumas semanas).

Estávas a falar "desta" noticia???

2005-11-03 Fonte: Telemoveis.com/Lusa

A Portugal Telecom mantém a previsão de uma queda de até 10% do EBITDA (resultado antes de impostos, juros, amortizações e depreciações) da TMN neste ano, mas reduz a estimativa de investimento, segundo afirmou o administrador financeiro do grupo.
Zeinal Bava, que falava aos analistas numa conferência telefónica, reviu ligeiramente em baixa o investimento da TMN para este ano, que era de entre 200 e 220 milhões de euros e passou para baixo dos 200 milhões de euros.

O operador móvel da PT anunciou em Julho, na apresentação do plano de desenvolvimento da terceira geração, que investiria entre 200 e 220 milhões de euros na expansão da rede. E Zeinal Bava rejeita que a revisão em baixa agora feita represente um menor empenho na melhoria da rede: «A PT está empenhada em oferecer o melhor serviço ao cliente e manter a previsão de ter metade da quota de mercado da terceira geração».

O administrador financeiro da PT explica, aliás, que a revisão em baixa da previsão de investimento tem a ver com a melhoria de condições obtidas junto dos fornecedores.

Se é ... não vejo o que levaria alguem a "não" escolher TMN em detriment ode outra operadora ...

P.S: Eu uso as 2 ... Voda e TêMêNê
 
blindview disse:
É por estas e por outras que escolhi a Vodafone para a internet móvel. Enquanto a Vodafone investe na inovação a TMN corta no investimento (notícia divulgada à algumas semanas).

Quem te lê até fica com a ideia que a TMN tem o tamanho da Vodafone. A Vodafone é apenas a maior companhia do mundo a nível de telecomunicações móveis.
 
Trostkã disse:
true...aquele autocolante horrivel que colaram no 6630 q eu comprei...enfim...tava colocado junto ao auscultador
Offtopic: podes colocar uma foto desse 'autocolante' no tlm, so pa ver?

Agora fiquei curioso :P

Abraços!
 
nothing disse:
Quem te lê até fica com a ideia que a TMN tem o tamanho da Vodafone. A Vodafone é apenas a maior companhia do mundo a nível de telecomunicações móveis.

É ? rotfl

A vodafone é apenas a 2ª ou 3ª companhia em vários paises ... há maiores. ;)

Falam da Voda como falam da ViaNEt ... como é "internacional" ... esquecem-se é que são pequeninhinas em todo o lado ... e estão espalhadas por muitos sitios.

EDIT: g00gl4 por "China Mobile Communications Corporation"
 
Última edição:
384kbps é 3G. Ok.

1500Kbps é 3.5G. Ok.

Então o que eu tenho é o quê?

vodafone0bf.jpg


3.2G? :002:
 
Tens...gandes mijas :D

Isso quase de certeza que é o speed do teu pc ao teu movel , e nao do teu movel a net

ja o meu cable modem diz 100mbit :D
 
banid0 disse:
Tens...gandes mijas :D

Isso quase de certeza que é o speed do teu pc ao teu movel , e nao do teu movel a net

ja o meu cable modem diz 100mbit :D
Nop, ele ás vezes dizia os tais 384, outras vezes 400 e picos.
Esta foi a vez em que o apanhei com mais velocidade.

Os 384 não são o limite da tecnologia 3G, mas sim o limite imposto pelas operadoras para o acesso. Mas ligando o telemovel a um pc, ele puxa á velocidade toda como se tivessemos um modem "uncapped".

E já li aí algures que o 3G permitia até 20Mbps. Acho que foi a optimus que experimentou isso na madeira.
 
sotavento disse:
Estávas a falar "desta" noticia???



Se é ... não vejo o que levaria alguem a "não" escolher TMN em detriment ode outra operadora ...

P.S: Eu uso as 2 ... Voda e TêMêNê

Depois de todas as respostas que tenho lido tuas nos últimos tempos apenas posso assumir que deves receber comissões da TMN ou algo semelhante.

Cada vez que alguém coloca a Vodafone ligeiramente acima da TMN em algum aspecto, saltas tu em defesa da TMN (tipo Zorro).

Da mesma forma que tu preferes a TMN deixa os outros terem uma opinião diferente... esse teu procedimento tem uma parte de trauma/obsessão!
 
Última edição:
shello disse:
Offtopic: podes colocar uma foto desse 'autocolante' no tlm, so pa ver?

Agora fiquei curioso :P

Abraços!
Já vi hoje... bah que cena mais feia... meu rico vodafone!
Ainda por cima, os dois que vi tavam mal colados, tinham bocados de cola a sair nas bordas do "autocolante", que está por baixo da célula fotoelectrica...

Abraços!
 
blindview disse:
Depois de todas as respostas que tenho lido tuas nos últimos tempos apenas posso assumir que deves receber comissões da TMN ou algo semelhante.

Cada vez que alguém coloca a Vodafone ligeiramente acima da TMN em algum aspecto, saltas tu em defesa da TMN (tipo Zorro).

Da mesma forma que tu preferes a TMN deixa os outros terem uma opinião diferente... esse teu procedimento tem uma parte de trauma/obsessão!

Trauma ? Obcessão ?

Limito-me a ser "anti-biased". :P

Só meto a "farpa" quando dizem "TMN não presta e Vodafone é que é bom" ... e depois a justificação é sempre do arco da velha ...

P.S.: Se vires bem quando é para "aconselhar" digo sempre pra verem qual é a rede que tem melhor "nos sitios que interessam" que o resto é igual ...
P.S.2: Quem anda a colocar links a Vender ligações da vodafone (ou outra operadora) não sou eu (que por acaso até sou um Vodafone User satisfeito (ou quase)). :P
P.S.3: Eu até teria razões para ser "Pro.TMN" ... porque ... olha ... temos pena mas há 1 ano e meio que não posso usar Voda 3G porque ... a TMN tem rede 3G em 3 ou 4 sitios que me dariam jeitos e em 3 deles a Voda não tem 3G. :|
 
Back
Topo