Vodafone Group PLC - Rotas/Pings, etc

Tenho o novo router wifi 6 com cabo cat5E e moro em moradia net vem do sotão para o R/C e a medir com speedtest app ora dá 910 950 como 550 e nao sei se o problema é meu meu pc desktop tem 6 anos placa 1 giga rede x99 asus
experimenta com outro cabo junto ao router e testa pode ser que cabo esteja defeituoso se continuar reporta a VDF
 
experimenta com outro cabo junto ao router e testa pode ser que cabo esteja defeituoso se continuar reporta a VDF
ou seja o normal é ter sempre velocidades acima dos 900mb certo ? No apoio tecnico dizem que a linah está boa e pode ser problema a injectar o testo na minha placa de rede ???

Estes dados são normais para 1 giga de net ?
thumb_show.php
 
Novo servidor speedtest Vodafone em Vila Nova de Gaia

ID: 47077

fdb99c_2162c7bd88ce48e1885f95147da55864~mv2.png


E como sempre alguns testes:

VDF Porto:
fdb99c_8aa1a31eed3a4af18410e05b695e09bb~mv2.png


VDF VN Gaia:
fdb99c_dbd6dc6743294c648921b9f59620ef93~mv2.png



Interessante é Vila Nova Gaia estar mais longe para mim do que o Porto, e consigo consistentemente ter 1 de ping para VNG e pro Porto não... Estranho
 
Última edição:
Esses servidores sempre existiram e só agora é que estão Públicos? Ou são mesmo recentes?
É possível haver novos servidores para as ilhas? Por outras palavras, com a partilha Vdf+Nos vai haver fibra nos arquipélagos?
será que a Vdf está a preparar algo com a introdução de novos servidores?
 
Última edição:
Ok, um pequeno off (desculpem por isso)

Hoje estava a fazer uns tracerts para umas redes na ONI (que passam pela NOWO), e notei que a comunicação entre a Vodafone e a NOWO entra na rede da Hurricane Electric.

Agora, eis a questão: a Vodafone cancelou a partilha de tráfego com a NOWO, ou a NOWO é que cancelou? Ou simplesmente a NOWO saiu do GigaPix??

Bem, pelo menos à data e hora deste post, ambos estão no GigaPix, quer NOWO quer Vodafone.

oni.png


vodafone.png


Deixo alguns tracerts aqui:

Tracert pro servidor web do GigaPix:
gigapix_fct.png


Tracert para um IP que passa pela rede da NOWO:
nowo_he.png


Pela NOS, para o mesmo IP:
nowo_nos3g.jpg
 
Última edição:
@bx2004, tanto a ONI, como a Vodafone têm política de peering selectiva. Logo, mesmo ambas estando nos route servers da GigaPix, é necessário celebrar o peering entre ambas (levantamento da sessão BGP com os prefixos pretendidos, configuração da palavra-passe, etc). Peering esse, que ou muito me engano, ou já está celebrado há bastante tempo. O que me parece é que os prefixos da NOWO não estão anunciados nesse peering entre ambas. Ou seja, só os prefixos do ASN da ONI e de clientes empresariais da ONI é que estão de facto a usufruir desse peering.

Razões? Poderá ser uma escolha da própria ONI, poderá ser algo relacionado com má gestão, poderá ser algo temporário diretamente relacionado com alguma questão técnica, como por exemplo crescimento exponêncial do tráfego entre ambas, que possa começar a justificar o estabelecimento de um PNI entre ambas, mas que a título temporário escoaram o tráfego por outras vias, e por aí vai.

Cheers
 
Alguém sabe explicar porque é que hop exatamente após o router vodafone é de 9ms enquanto vejo muita gente entre 1 a 2ms?

jn5Bdsl.png

Isto em Mafra. Pela MEO, também em Mafra, esse primeiro hop não sofre da mesma latência adicional.
É um valor de latência mínimo, sim. Mas para situações tais como streaming de jogos, cada milisegundo conta
 
@TigTex A Vodafone, fora de "grandes cidades", considera esse ping "normal" (e se fizeres uma pequena pesquisa em alguns tópicos pelo fórum, irás ver que não és o único), o que é realmente frustrante em alguns casos.

O motivo? Infelizmente não sei, mas que certas vezes o ping baixa por umas horas e volta a subir, lá isso é verdade. Também depende em qual anel de fibra tu estás ligado, mas suponho que estejas ligado mais pra Lisboa.

Mesmo com dificuldades "técnicas" nesse sentido, podes sempre esperar uma resposta do Sr. Varredor, eu penso que ele seja quem esteja mais dentro do assunto.

Já agora, Bom Ano!
 
Quem sai por Lisboa leva essa “cacetada” e já não engulo isso de serem zonas rurais… Na Nos na mesma rede de fibra os pings nacionais são muito melhores…
Isso é mesmo um cancro que a VDF não tem capacidade de resolver, e também não lhes interessa muito
 
@Parkway eu acredito que não seja só Lisboa, penso que também quem saia pelo Porto tenha o mesmo, se estiver em "zona rural".

Infelizmente é mesmo um cancro nesse aspeto.

Mas acredito que no caso do TigTex, a rede dele não deve ser partilhada, como é o caso de algumas situações (DSTelecom), o que me leva a pensar que a situação é ainda pior.
 
O PDO a que estou ligado é mesmo da vodafone. Eles foram os primeiros a colocar fibra aqui e eu nem pensei 2 vezes (tinha ADSL!). Por isso acredito que não seja partilhado
 
@TigTex Eu acredito que esse ping acrescido apenas possa "afetar" o tráfego nacional. Mas como sabemos, maior parte dos servidores de gaming encontram-se fora de Portugal.

Só mesmo por questões de comparação, podes tentar fazer ping a um servidor de Gaming na MEO e na Vodafone, e vês quais as diferenças. Em regra geral, mesmo com o ping nacional mais elevado, a Vodafone entrega um menor ping internacional que te ajuda até em situações de gaming fora de Portugal, mas claro, há casos e casos, é questão de tu poderes avaliar se te afeta ou não.

Posso-te passar alguns IP's aqui:
Servidor i3D Roterdão (este aqui é de um voice do Discord, mas já apanhei da mesma empresa no Rocket League): 213.163.86.23
Servidor i3D Miami (voice Discord outra vez): 213.179.197.137
Servidor AWS (Fortnite e RL, Epic Games, penso que estará no Reino Unido): 18.170.205.212
Servidor CSGO Valve Madrid (acho): 155.133.246.66

E claro, se quiseres partilhar os resultados, fica à vontade!
 
Ora bem, a coisa está a ficar interessante aqui pros lados de Gondomar, Porto
Hoje de manhã, a fazer o controlo habitual da velocidade, foi me espetado pelo menos duas vezes com ping "zero" para Vila Nova de Gaia.
Depois, só mesmo 1 de ping.
A Vodafone anda a fazer o quê com a rede? Já na véspera de Ano Novo tive também uns pings "zeros" aqui!
Deixo um dos testes que tive (o que deixei terminar claro).
Link: http://webtuga.speedtestcustom.com/result/426516b0-7b64-11ec-9fbb-dbbb4c2d3383

fdb99c_49bb72dbbd534b43be2c13da9f7c239b~mv2.png
 
Back
Topo