Vodafone Group PLC - Rotas/Pings, etc

Desculpem lá o offtopic, achei interessante o facto de termos mais uma ligação de alto débito Trans-Atlântica.

"
Cabo submarino da EllaLink já foi ancorado no Brasil
"A ancoragem do cabo submarino da EllaLink na Praia do Futuro, Fortaleza, Brasil, foi concluída a 14 de dezembro. A operação marca o início da ligação física do cabo à Europa, onde ficará ancorado na Praia da Costa do Norte, em Sines."


https://www.radiosines.com/noticias/cabo-submarino-ja-foi-ancorado-no-brasil
 
PNI entre o ASN do grupo Vodafone (AS1273) e a Cogent em Lisboa em preparação. :)

Cheers

Boas notícias, que assim evita sair de Portugal para fazer o peering com a Cogent.

Já agora Sr. Varredor, com todo o respeito uma pergunta, a Vodafone deixou de fazer peering com a MEO aqui no Porto? Pois para a Vodafone Porto, um miminho com 2 e de vez em quando 1 de ping, mas para MEO Gaia, vai lá nos 7-8 ms de ping.

Fiz alguns speedtests, deixo aqui os resultados:

Vodafone Porto: http://webtuga.speedtestcustom.com/result/a4467a40-72c8-11eb-ab13-33182744249f

MEO Gaia: http://webtuga.speedtestcustom.com/result/e3b110f0-72c8-11eb-ab13-33182744249f

Bom Trabalho por aí
 
@BrunoXing, honestamente não sei o que se passa com o PNI entre Vodafone e MEO no norte. A pessoa ideal para te responder a isso se calhar é o @hiyo90.
Da última vez que tive a investigar isso dependia do prefixo do lado da MEO no caso de acessos particulares e no caso de acessos empresariais (PT Prime e afins) penso que vá sempre a Lisboa. Isto é, a MEO força a ida a Lisboa nesses casos.

Cheers
 
@BrunoXing, honestamente não sei o que se passa com o PNI entre Vodafone e MEO no norte. A pessoa ideal para te responder a isso se calhar é o @hiyo90.
Da última vez que tive a investigar isso dependia do prefixo do lado da MEO no caso de acessos particulares e no caso de acessos empresariais (PT Prime e afins) penso que vá sempre a Lisboa. Isto é, a MEO força a ida a Lisboa nesses casos.

Cheers
Epá, achei estranho pois antes tinha praticamente o mesmo ping para a MEO Gaia e para a Vodafone Porto, e de repente deixei de o ter par a par.

Fica um pouco chato, tinha colegas meus que jogam em MEO Fibra aqui no Porto e notou-se um ligeiro aumento de ping quando dou host aqui para eles. Em vez de um dígito, passou pra dois, mas também não é o fim do mundo por causa disso, obviamente.

Mais uma vez, Bom Trabalho por aí
 
Uma atualização sobre o peering entre MEO e Vodafone no Porto:
MEO Gaia: http://webtuga.speedtestcustom.com/result/26a01760-75d2-11eb-aabd-3d69308e99cd

Alguns tracerts:
IPv4, a seguir pelo telepac15
ipv4_tracert.PNG

IPv6 provavelmente também a seguir pelo telepac15:
ipv6_tracert.PNG

Epá, não sei se ao ter escrito aqui sobre tal possa ter feito alguma coisa, mas... O que interessa é que agora já está mais interessante o ping :)
 
@BrunoXing, ainda bem que já ficou resolvido! :)
Tentei encaminhar na medida dos possíveis sem grande fé, mas ao que parece engrenou! :P

Se dás uso a esse PNI, bom proveito! ;)

Se tudo correr bem, e se a engenharia da NOS estiver bem disposta, em breve pode ser que apareça um com a NOS cá pra cima também. :D

Cheers
 
@BrunoXing, ainda bem que já ficou resolvido! :)
Tentei encaminhar na medida dos possíveis sem grande fé, mas ao que parece engrenou! :P

Se dás uso a esse PNI, bom proveito! ;)

Se tudo correr bem, e se a engenharia da NOS estiver bem disposta, em breve pode ser que apareça um com a NOS cá pra cima também. :D

Cheers
Só tenho a agradecer @Varredor. E vou dar um bom uso, como óbvio:001:
Da NOS se não estou enganado antes seguia pelo GigaPix, ou estou errado? Se agora segue por PNI entre Vodafone e NOS em Lisboa, maravilha.

E um pequeno off-topic:offtopic:, a NOS ativou o suporte IPv6 no seu site... Será que para aqueles lados em breve terá um deploy de IPv6? Se formos a ver, a NOS e a NOWO são as únicas operadoras portuguesas sem IPv6, e para tal, usar um TunnelBroker (da he.net por exemplo). Mas posso estar enganado, apenas sei estas infos por malta que conheço.

De qualquer das formas, agradeço-te Varredor, e mais uma vez, Bom Trabalho por aí.
 
@BrunoXing, um pequeno à parte e uma vez que vejo que és novo por estes lados, não querendo ser arrogante, mas sim para preservar-te por estes lados de modo a que continues a frequentar o Zwame, evita fazer quote a posts anteriores ao que vais responder. Teoricamente e se bem me recordo está nas regras do fórum algo desse género no ponto 3.

Reltivamente à NOS, até onde percebi já segue via PNI em Lisboa, sim. Agora, quanto ao Norte, dependendo da boa disposição da engenharia, deve aparecer algo nesse sentido no Norte em breve. A NOS recentemente na madrugada de 17 para 18 mataram todas as sessões BGP e estiveram a organizar a casa (resolução de assimetrias e afins). No entanto, pelo que percebi voltaram a reverter as sessões anteriores e nunca mais me apercebi de nenhuma alteração/finalização da organização iniciada anteriormente.
Quanto ao IPv6, honestamente penso que seja maioritariamente por causa do hardware mais antigo que está na casa dos clientes (modem/router).

Cheers
 
Última edição:
Sendo assim, antes de mais peço desculpa ao fórum, e agradeço pelo aviso dado. Eu antes já seguia o fórum, mas lia por puro conhecimento, e também pois interesso-me por estes temas, porém resolvi criar a conta e também participar de vez em quando.

Epá, sobre o o IPv6 da NOS, realmente faz sentido, mas o novo router deles já não teria suporte?

Bem, sobre a engenharia e o cof, cof... Epá :D
 
Epá, sobre o o IPv6 da NOS, realmente faz sentido, mas o novo router deles já não teria suporte?
Também é coisa que me faz espécie... Supostamente, o novo AIO que a NOS usa para FTTH (Sagemcom 5657, igual ao que a VDF andava a testar por cá e que já tem noutros mercados) já teria suporte a 100% para IPv6, pelo que o @Varredor disse quando a VDF PT trouxe o mesmo modelo para cá.
 
No caso do packet loss do LOL / riot a Vodafone enviou SMS a informar que a dificuldade estaria ultrapassada.

Quem joga terá a oportunidade de confirmar se se confirma ou não.
 
Última edição:
Boa tarde, eu repeti esse tracert descrito mais acima, tenho NOS na Avenida da República e os meus valores são todos de dois dígitos a partir do primeiro hop chegando a 24ms em alguns casos. Esses valores é por estarem a usar fibra?

obrigado
 
Back
Topo