Vodafone HS8247W | Substituição por Ubiquiti UDM ou UDM Pro

joaovsilva

Power Member
Boas pessoal,

Desculpem se estou a repetir este tema, mas não consegui encontrar isto de forma condensada aqui no forum ou noutro sitio. Se já existir, peço que me encaminhem para lá.

O objetivo é substituir (ou usar side by side no limite) o router da Vodafone com a Dream Machine ou Dream Machine Pro da Ubiquiti. Eu não tenho o telefone voip ligado, por isso a unica coisa que me interessava era a Internet normal + a box da Vodafone (de momento Box 4K Pro).

Pelo o que percebi, a net usa a vlan 100 e a box a vlan 150 é isso? Basta no UDM criar 2 vlans com estes IDs?

Ab
 
Posso estar enganado mas penso que o smart router não permite modo bridge.
Na teoria se tivesses um ONT em separado deverias poder fazer alguma coisa, mas na pratica e até hoje ainda não vi ninguém com algum sucesso em substituir por completo o serviço triple play
 
Posso estar enganado mas penso que o smart router não permite modo bridge.
Na teoria se tivesses um ONT em separado deverias poder fazer alguma coisa, mas na pratica e até hoje ainda não vi ninguém com algum sucesso em substituir por completo o serviço triple play

Li aqui casos de pessoal que conseguiu com DD-WRT e afins. Então eles tem um ONT para fazer a conversão de fibra para Ethernet?
 
Isto já foi respondido uma data de vezes mas aqui vai de novo.

1 ) Se tens um smart router a única hipótese é por em DMZ pois estes não suportam bridge.
2 ) mesmo que consigas instalar um ont as Dream machine e demais routers da UniFi só suportam UMA ÚNICA vlan por cada porta WAN portanto, vlan 100 é fácil o resto, esquece por tv e telefone a funcionar.
 
Isto já foi respondido uma data de vezes mas aqui vai de novo.

1 ) Se tens um smart router a única hipótese é por em DMZ pois estes não suportam bridge.
2 ) mesmo que consigas instalar um ont as Dream machine e demais routers da UniFi só suportam UMA ÚNICA vlan por cada porta WAN portanto, vlan 100 é fácil o resto, esquece por tv e telefone a funcionar.
Como metes dmz?
 
Isto já foi respondido uma data de vezes mas aqui vai de novo.

1 ) Se tens um smart router a única hipótese é por em DMZ pois estes não suportam bridge.
2 ) mesmo que consigas instalar um ont as Dream machine e demais routers da UniFi só suportam UMA ÚNICA vlan por cada porta WAN portanto, vlan 100 é fácil o resto, esquece por tv e telefone a funcionar.

Ok, então e se a UniFi “não serve” o que recomendas?
 
Ok, então e se a UniFi “não serve” o que recomendas?

Eu uso uma máquina com Pfsense como router e para Wi-Fi 2 hotspots da UniFi. Mas cada caso é um caso.... há um tópico gigantesco aberto sobre substituir router da Vodafone. O melhor é dar um vista de olhos !

Nota: esta conversa das vlans do server para quem tem ont separado. Quem tem um smartrouter é indiferente... basta dmz e pronto. Fica é em double nat (o segundo router não ganha up da Vodafone ) e não tenho-me certeza que a box funcione ligada a segundo router
 
Eu uso uma máquina com Pfsense como router e para Wi-Fi 2 hotspots da UniFi. Mas cada caso é um caso.... há um tópico gigantesco aberto sobre substituir router da Vodafone. O melhor é dar um vista de olhos !

Nota: esta conversa das vlans do server para quem tem ont separado. Quem tem um smartrouter é indiferente... basta dmz e pronto. Fica é em double nat (o segundo router não ganha up da Vodafone ) e não tenho-me certeza que a box funcione ligada a segundo router

Isto teoricamente deveria ser assim mas de alguma forma no meu caso não funciona também. Aliás, funciona.. parcialmente. Tenho DMZ no router da vodafone a apontar para a UDM-pro e nao consigo fazer port-forward. Tenho net normal mas não consigo que nenhum dispositivo ligado à UDM seja "acedivel" de fora.
 
Isto teoricamente deveria ser assim mas de alguma forma no meu caso não funciona também. Aliás, funciona.. parcialmente. Tenho DMZ no router da vodafone a apontar para a UDM-pro e nao consigo fazer port-forward. Tenho net normal mas não consigo que nenhum dispositivo ligado à UDM seja "acedivel" de fora.

Boas eu tenho cenário igual na UDM e consigo.
Dmz ativa a apontar para a UDM e depois na UDM faço o Port forward normal.
 
Boas eu tenho cenário igual na UDM e consigo.
Dmz ativa a apontar para a UDM e depois na UDM faço o Port forward normal.
Hmm.. não sei bem então. Eu fiz reset quer ao router da voda quer à UDM. O router da voda encontra a UDM e aponto pra a a DMZ . Não criei mais nada na dream machine . Faço Port forwarding apenas na UDM e nada . Tu tens DHCP server em ambos ?
 
Hmm.. não sei bem então. Eu fiz reset quer ao router da voda quer à UDM. O router da voda encontra a UDM e aponto pra a a DMZ . Não criei mais nada na dream machine . Faço Port forwarding apenas na UDM e nada . Tu tens DHCP server em ambos ?

Boas,

O cenário que tenho é:
- dmz ativa a apontar para o MAC address da dream machine;
- não tenho Port forwarding ativo no router da Vodafone.
- na dream machine tenho o endereço da wan como dhcp;
- o DHCP da Vodafone está ativo para a rede default 192.168.1.0;
- DHCP ativo na dream machine para as duas redes que tenho criadas do lado da dream machine
 
Boas,

O cenário que tenho é:
- dmz ativa a apontar para o MAC address da dream machine;
- não tenho Port forwarding ativo no router da Vodafone.
- na dream machine tenho o endereço da wan como dhcp;
- o DHCP da Vodafone está ativo para a rede default 192.168.1.0;
- DHCP ativo na dream machine para as duas redes que tenho criadas do lado da dream machine

joaovsilva, nesta solução que tem implementada suponho que qualquer dispositivo ligado a uma das redes do dream machine não consigam comunicar com outro dispositivo que esteja ligado no Smart Router correto? Por exemplo, tenho o meu movel ligado na rede wifi do dream machine e não vou conseguir controlar a box vodafone a partir da app do telemovel? Se consegue, como resolveu?

Muito obrigado
 
Isto já foi respondido uma data de vezes mas aqui vai de novo.

1 ) Se tens um smart router a única hipótese é por em DMZ pois estes não suportam bridge.
2 ) mesmo que consigas instalar um ont as Dream machine e demais routers da UniFi só suportam UMA ÚNICA vlan por cada porta WAN portanto, vlan 100 é fácil o resto, esquece por tv e telefone a funcionar.

Na UI dos UniFi só dá definir uma VLAN mas na CLI podes definir outras...
Exemplo para definir duas novas vlans - 10 e 11.

Código:
@USG-3P# set interfaces ethernet eth0 vif 10 address 10.0.10.1/24
@USG-3P# set interfaces ethernet eth0 vif 11 address 10.0.11.1/24
@USG-3P# show interfaces ethernet    

ethernet eth0 {
     description WAN
+    vif 10 {
+        address 10.0.10.1/24
+    }
+    vif 11 {
+        address 10.0.11.1/24
+    }
     vif 12 {
         address dhcp
         description WAN
         dhcp-options {
             client-option "retry 60;"
             default-route-distance 1
             name-server no-update
         }

[...]

Os "+" são de não ter feito commit.

~/gnf.pt
 
joaovsilva, nesta solução que tem implementada suponho que qualquer dispositivo ligado a uma das redes do dream machine não consigam comunicar com outro dispositivo que esteja ligado no Smart Router correto? Por exemplo, tenho o meu movel ligado na rede wifi do dream machine e não vou conseguir controlar a box vodafone a partir da app do telemovel? Se consegue, como resolveu?

Muito obrigado

Boas. Para a coisa funcionar bem as boxes e o respetivo controlo das mesmas tem que ser feito ligado ao Wi-Fi da Vodafone, ou seja, na lan onde as boxes estão conectadas.

Para isso funcionar teria que ser possível ter várias vlans na porta WAN da UDM e mais umas configurações e de momento isso não é linear
 
Na UI dos UniFi só dá definir uma VLAN mas na CLI podes definir outras...
Exemplo para definir duas novas vlans - 10 e 11.

Código:
@USG-3P# set interfaces ethernet eth0 vif 10 address 10.0.10.1/24
@USG-3P# set interfaces ethernet eth0 vif 11 address 10.0.11.1/24
@USG-3P# show interfaces ethernet    

ethernet eth0 {
     description WAN
+    vif 10 {
+        address 10.0.10.1/24
+    }
+    vif 11 {
+        address 10.0.11.1/24
+    }
     vif 12 {
         address dhcp
         description WAN
         dhcp-options {
             client-option "retry 60;"
             default-route-distance 1
             name-server no-update
         }

[...]

Os "+" são de não ter feito commit.

~/gnf.pt

Porreiro. Interessante. E isso funciona na UDM? Há algumas configurações e features que a UDM normal não faz quando comparada com a Pro ou outros produtos mais avançados da UI
 
Porreiro. Interessante. E isso funciona na UDM? Há algumas configurações e features que a UDM normal não faz quando comparada com a Pro ou outros produtos mais avançados da UI

Não conheço a UDM mas sendo UniFi diria que sim.
Em todo o caso, é ligares-te por SSH à UDM e experimentares o comando (tens que estar em modo configure)

~/gnf.pt

PS: Para teres a box da Vodafone (suponho que o esquema seja semelhante ao Meo, tirando o facto de teres a internet e o trafego da box em vlans diferentes) não basta criar a VLAN
 
Na UI dos UniFi só dá definir uma VLAN mas na CLI podes definir outras...
Exemplo para definir duas novas vlans - 10 e 11.

Código:
@USG-3P# set interfaces ethernet eth0 vif 10matar address 10.0.10.1/24
@USG-3P# set interfaces ethernet eth0 vif 11 address 10.0.11.1/24
@USG-3P# show interfaces ethernet   

ethernet eth0 {
     description WAN
+    vif 10 {
+        address 10.0.10.1/24
+    }
+    vif 11 {
+        address 10.0.11.1/24
+    }
     vif 12 {
         address dhcp
         description WAN
         dhcp-options {
             client-option "retry 60;"
             default-route-distance 1
             name-server no-update
         }

[...]

Os "+" são de não ter feito commit.

~/gnf.pt

O USG-3P ainda usa o EdgeOS como underlying OS por isso tens acesso ao CLI onde podes criar VLANs e outros routing protocols mais avançados.

As UDM/UDMP usam o UbiOS que é um linux super locked down (a nova ideia da Ubiquiti é matar o CLI e só deixar acesso ao GUI nos seus produtos), logo definir as VLANs à lá Vyatta é para esquecer, infelizmente.

Cumps
 
Back
Topo