Vodafone lança oferta XGS-PON 10G na sua rede FTTH.

Migraram todos clientes para xgs-pon nas celulas que ja tem novas cartas.
A cobertura xgs-pon na rede meo no mes de Março andava rondar 43% das células.
Óbvio se tens perfil gon

Isso e óbvio, cartas dos clientes são atribuídos com classe técnica contratada. Nas centrais da meo com XGS-PON todos cartas sao migradas para XGS-PON, logo clientes mesmo em gpon, fica na nova carta. Agora se na tua zona geográfica tas numa central ainda sem cartas XGS-PON, logo continuas na Alcatel-Lucent. E uma questão de tempo ate migraram para XGS-PON. Existe zonas que e necessário também alterar core, neste caso migrar tudo para portas 100g. OLTS GPON, muitos estavam ligados a portas 10G.
Pensavas que por ter onu próprio, ias conseguir ter 10g ? Esquece la isso!
Compras um medidor óptico com XGS-PON e consegues medir Wavelength xgs-pon , diferente do gpon. Se te der valores, tas na carta xgs-pon. Todos falam do xgs-pon, mais importante também clientes podem ficar ligados ate 80 km da carta, enquanto no gpon máximo são 20km.
Com menos celulas tens maior cobertura geográfica. Alem do consumo energético, muito menor, e o ping, mais rápido.
Na Vodafone nas zonas que não tem ipv6 qual é problema?
Será vão evoluir essas zonas xgs?
Só Porto tenho serviço 10G

Migrei recentemente para os 10 Gbit na zona da Expo, mas reparei que tenho tido mais quebras de serviço do que quando estava nos 1 Gbit. Em termos de velocidade, não consigo passar disto com o meu próprio ONT — nem cheguei a testar o router/ONT que vinham instalar — mas, para ser sincero, já é mais do que suficiente :)

Migrei recentemente para os 10 Gbit na zona da Expo, mas reparei que tenho tido mais quebras de serviço do que quando estava nos 1 Gbit. Em termos de velocidade, não consigo passar disto com o meu próprio ONT — nem cheguei a testar o router/ONT que vinham instalar — mas, para ser sincero, já é mais do que suficiente :)
Fiquei curioso... que ONT/router proprio estas a usar? Tiveste que contractar o Aditivo de Router Próprio? Consegues com esta configuração evitar o DMZ? Obrigado

Não vais dar 10Gbps. Podias chegar aos 8.5Gbps de down, mas mais que isso não deverás ter.

Isso das quebras é que não é bom reporta.

Fiquei curioso... que ONT/router proprio estas a usar? Tiveste que contractar o Aditivo de Router Próprio? Consegues com esta configuração evitar o DMZ? Obrigado
O router é o Unifi gateway fiber, tem 3 portos 10gbit (2x SPF e 1 RJ45) o ONT é o Huawei EN8010Ts-20, escolhi este porque os OLTs XGS da Vodafone são Huawei e por isso arrisquei, mandei vir de uma loja da Chequia por 70 euros, inseri o PLOAM liguei a fibra e liguei ao unifi e ficou tudo a funcionar 👍 não uso DMZ para nada, porque não uso nenhum equipamento da Vodafone. Também nao estou a pagar nenhum aditivo de router próprio ou de ip fixo

Back