Vodafone leva serviços de fibra a 44 municípios no Minho e interior Norte do país

zizuro

Power Member
[h=3]A operadora vai tirar partido da infraestrutura criada para fazer chegar as redes de nova geração às zonas rurais do país. Os 44 municípios agora previstos são só um primeiro objetivo.[/h]A exploração das redes de fibra ótica instaladas naquela região resulta de um acordo assinado com a dstelecom, empresa que assegurou a construção de mais de 9 mil quilómetros de fibra em regiões rurais do Norte, Alentejo e Algarve. A partir da infraestrutura serão disponibilizados serviços de televisão, voz fixa e Intenet.

Os primeiros municípios a receberem as novas ofertas da operadora serão Arcos de Valdevez, Paredes da Coura, Ponte da Barca e Tabuaço, estendendo-se posteriormente para os 44 concelhos que a empresa hoje anunciou ter planos para cobrir recorrendo a esta rede. A sul, a Vodafone conta tirar partido da mesma infraestrutura, esperando chegar por esta via a 200 mil casas em 79 municípios.

A operadora explica que o acordo para tirar partido desta infraestrutura é um complemento ao
plano de investimento anunciado para o mercado português, que prevê levar a fibra da empresa (através de rede própria) a 1,5 milhões de lares nacionais já até 2015.


Fonte: http://tek.sapo.pt/noticias/telecom..._servicos_de_fibra_a_44_municipi_1384279.html
 
Moro em Arcos de Valdevez e já por cá andam. Nos últimos dias tenho levado com a Meo (o que tenho demomento) a chatearem-nos com promoções, descontos e mais não sei o quê. Tudo sem eu sequer lhes ter dito que queria desistir para ir para a Vodafone... enfim...
Ainda hoje veio cá um comercial apresentar o serviço (ele provavelmente lê este forum^^) mas fiquei com certas dúvidas. Ora bem, segundo ele, parece haver uma diferença entre "Fibra Urbana" e "Fibra Rural". Uns meus familiares possuem a "Urbana", dado que estão numa cidade, não pagaram qualquer instalação nem activação, não usam a box (não precisam) e pagam os usuais 24,9€ por mês. Como eu estou numa zona de "Fibra Rural", terei de pagar 50% da instalação e activação, terei de usar box (pois dizem que aqui não dá TV sem a box) e vou pagar mais!!??
No site deles, pelo menos para já, nada diz sobre este aspecto. Porque motivo tenho de possuir a TV box se não vou querer usar canais HD? Estranho...
 
Moro em Arcos de Valdevez e já por cá andam. Nos últimos dias tenho levado com a Meo (o que tenho demomento) a chatearem-nos com promoções, descontos e mais não sei o quê. Tudo sem eu sequer lhes ter dito que queria desistir para ir para a Vodafone... enfim...
Ainda hoje veio cá um comercial apresentar o serviço (ele provavelmente lê este forum^^) mas fiquei com certas dúvidas. Ora bem, segundo ele, parece haver uma diferença entre "Fibra Urbana" e "Fibra Rural". Uns meus familiares possuem a "Urbana", dado que estão numa cidade, não pagaram qualquer instalação nem activação, não usam a box (não precisam) e pagam os usuais 24,9€ por mês. Como eu estou numa zona de "Fibra Rural", terei de pagar 50% da instalação e activação, terei de usar box (pois dizem que aqui não dá TV sem a box) e vou pagar mais!!??
No site deles, pelo menos para já, nada diz sobre este aspecto. Porque motivo tenho de possuir a TV box se não vou querer usar canais HD? Estranho...

Provavelmente eu conheço esse comercial (se puderes divulgar o primeiro nome dele, por favor).

Quanto a isso, pelo que percebi...
Eles vão aplicar algo diferente nessa fibra rural. É preciso uma box por cada tv, como se fosse adsl. Ainda não percebi o porquê, mas a fibra aí em termos de TV vai funcionar de forma diferente.

Mas MESMO com esse entrave, acabam por ter um serviço tão bom e melhor, e mais barato.

E sim, é verdade que tens de pagar metade da instalação na fibra rural.
 
sendo assim ... eles devem usar parecido com a iptv do adsl..... se obriga a box...e depois na velocidade contratada x megas é para a iptv...... tou certo?
 
sendo assim ... eles devem usar parecido com a iptv do adsl..... se obriga a box...e depois na velocidade contratada x megas é para a iptv...... tou certo?

Não. O conceito da fibra não é esse. Simplesmente eles não querem utilizar uma rede coaxial... ainda vou tentar perceber o que se passa.
 
Não. O conceito da fibra não é esse. Simplesmente eles não querem utilizar uma rede coaxial... ainda vou tentar perceber o que se passa.
Não querem ou não conseguem? Não sei os pormenores técnicos da fibra, mas quase que aposto que não é possível ter o RF diferente para cada sítio (e daí a partilha que se fazia com a Optimus também ter os canais das duas).
 
Não querem ou não conseguem? Não sei os pormenores técnicos da fibra, mas quase que aposto que não é possível ter o RF diferente para cada sítio (e daí a partilha que se fazia com a Optimus também ter os canais das duas).

Quando eu falei de não quererem, é por não saber a causa. Mas provavelmente é por não conseguirem, sim.
 
Para clarificar um pouco, sim de facto, é necessário colocar uma box por cada tv para ter o serviço tv disponível, o cliente terá de pagar 50% da instalação seja 60€ e o cliente terá de pagar o valor do serviço que pretende acrescendo o valor das box`s que necessitar/requerer. Em relação ao porque da necessidade das box`s por cada tv sim o problema reside no RF contudo amanha irei apurar melhor essa questão e logo que possível irei colocar aqui essa informação.

Cumprimentos
 
Para clarificar um pouco, sim de facto, é necessário colocar uma box por cada tv para ter o serviço tv disponível, o cliente terá de pagar 50% da instalação seja 60€ e o cliente terá de pagar o valor do serviço que pretende acrescendo o valor das box`s que necessitar/requerer. Em relação ao porque da necessidade das box`s por cada tv sim o problema reside no RF contudo amanha irei apurar melhor essa questão e logo que possível irei colocar aqui essa informação.

Cumprimentos

Amigo, não pode ser. Por este simples facto:

Se tu morasses em Arcos de Valdevez e decidisses montar uma rede coaxial por ti (acredito que haja bastantes casas por lá que têm zon tv cabo ou algo do género), e a Vodafone te diz que, neste caso em específico(fibra rural), é necessária uma box por cada tv e ainda tens de pagar 50% do custo de instalação.

A explicação disto deve ser muito simples:

-Custos de aluguer de uma infraestrutura que uma empresa livre de tudo, decidiu montar e alugar : dstelecom. E Quem fez a montagem da rede, ou a sua maioria foi a CBE. Ou seja, não foi a vodafone que tratou directamente do assunto.
-A infraestrutura em si pode ser outro problema.

Exclui a opção RF camarada, porque não é essa a resposta.




 
Amigo, não pode ser. Por este simples facto:

Se tu morasses em Arcos de Valdevez e decidisses montar uma rede coaxial por ti (acredito que haja bastantes casas por lá que têm zon tv cabo ou algo do género), e a Vodafone te diz que, neste caso em específico(fibra rural), é necessária uma box por cada tv e ainda tens de pagar 50% do custo de instalação.

A explicação disto deve ser muito simples:

-Custos de aluguer de uma infraestrutura que uma empresa livre de tudo, decidiu montar e alugar : dstelecom. E Quem fez a montagem da rede, ou a sua maioria foi a CBE. Ou seja, não foi a vodafone que tratou directamente do assunto.
-A infraestrutura em si pode ser outro problema.

Exclui a opção RF camarada, porque não é essa a resposta.

Ora nem mais. Temos aqui, a meu ver, duas situações que se mostram estranhas. O facto de ser obrigado a usar uma box. Já tive Meo fibra em Vila Nova de Gaia e não era necessário ter a box (só se quisesse as gravações e canais HD). Mudei-me para Arcos de Valdevez mas a minha família manteve-se em Gaia, apenas mudaram de casa e no novo local só havia fibra por Vodafone. Mesmo lá, não houve necessidade de usar qualquer box e nem pagaram qualquer instalação.
Se a TV usa um sistema diferente gostaria mesmo de saber ao pormenor o porquê (caso alguém nos consiga elucidar sobre esse assunto). Quanto aos custos de instalação e activação, entendo que a Vodafone tenha gasto mais recursos para poder fornecer o serviços nestas zonas rurais, tendo até que usar as infraestruturas de outras empresas. Mas porque terá de ser o consumidor final a suportar esses custos? Imagine-se os novos clientes pesquisarem na net e virem que no site menciona "instalação e activação gratuitas até 30/06/2014" e mesmo assim terem de pagar mais do que alguém numa zona urbana... e mais, aqui temos sido bombardeados com propostas da concorrente Meo aDSL de descontos na factura, canais gratuitos durante dois anos, etc. Aposto que desta forma muita gente irá permanecer na Meo. A verdade é que, sendo rural, muitos não querem saber (nem sabem) a diferença entre um pacote de 24mbps (que funciona a 12 no máximo) e uma "super fibra" a 50mbps. Para eles é simples: "A minha net funciona bem, posso pagar menos na Vodafone mas a Meo vai-me dar mais 30 canais DE BORLA e ainda uns descontitos"...
 
Não tem nada de estranho, a MEO faz o mesmo nas zonas rurais, também não tem RF. Como eu já disse aposto que é um problema técnico.

Quanto a pagar-se a instalação, acredito mais que se deva à Vodafone não ter equipas dedicadas a estas regiões e terem de ir de longe para fazer as instalações. Se for porque tem de pagar o uso da fibra à dstelecom fazia mais sentido um aumento na mensalidade do que pagar a instalação.

Já agora, a fidelização mantém-se nos 24 meses? Tenho algumas dúvidas da legalidade de cobrarem 50% da instalação e mesmo assim manterem a mesma fidelização que nos outros sítios.
 
A questão do RF tem a ver com a "passagem" do sinal RF na Fibra. Visto a "Fibra Rural" (leia-se, Fibra RNG) não pertencer a nenhum operador e ser partilhada, não é possível fazê-lo (a não ser que os operadores partilhem os mesmos canais RF entre si). É mais uma limitação técnica que outra coisa.

Dou-vos o exemplo da Vodafone e da Clix. Ambos tinham RF e ambos os operadores tinham exactamente os mesmos canais em RF nas zonas em que partilhavam a mesma Fibra.
 
Última edição:
Não vejo qualquer necessidade de termos um 3º tópico sobre a Fibra da VDF, que tal se discutir http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=786227&page=106 onde a noticia já foi inserida umas 4 vezes.
Tens razão, no entanto só ontem eu tive necessidade de ler algo sobre a Vodafone Fibra, mais concretamente na zona do Minho. Por coincidência este tópico estava logo no inicio, o que evitou que andasse a ler mais de 100 páginas, por exemplo, no tópico que referiste.
 
Finalmente tenho algum tempo para poder colocar aqui mais alguma informação então aqui vai.

Dos municípios já disponíveis seguem-se:

Municípios do Alto Minho e Interior do Pais (Deverão estar disponíveis nos próximos 6 meses)

- Alfandega da fe
- Alijo
- Armamar
- Arouca
- Baião
- Boticas
- Cabeceiras de Basto
- Carrazeda de Ansiães
- Castelo de Paiva
- Celorico de Basto
- Cinfães
- Freixo de Espada a Cinta
- Macedo de Cavaleiros
- Melgaço
- Mesão Frio
- Miranda do Douro
- Mogadouro
- Moimenta da Beira
- Monção
- Mondim de Basto
- Montalegre
- Murça
- Penedono
- Povoa de Lanhoso
- Resende
- Ribeira de Pena
- Sabrosa
- Santa Marta de Penaguião
- São João da Pesqueira
- Sernancelhe
- Tarouca
- Terras de Bouro
- Torres Moncorvo
- Valpaços
- Vieira do Minho
- Vila Flor
- Vila Nova de Cerveira
- Vila Nova de Foz Coa
- Vimioso
- Vinhais

E 35 Municípios do Interior Sul do Pais (Os quais ainda não tenho informação)

Fruto da parceria entre Vodafone e a dstelecom, a Vodafone será o único operador com serviços fixos via fibra óptica em todos estes municípios.

Em relação ao serviço requerer uma box por cada televisor prende-se com o facto de nestas zonas não estar disponível o serviço de TV analógica ("RF Overlay").

Em relação ao valor de custo de instalação que é de 60€ (50% do valor total que é de 120€) este poderá ser totalmente gratuito caso o cliente adira também a um plano Red.

Caso o cliente não pretenda pagar os 60€ referentes aos 50% do custo da instalação e também não pretender nenhum plano Red, poderá sempre optar por um pagamento mensal de 5€ durante os 24 meses, assim sendo, para clientes que adirão ao pacote dos 24.90€ terão um acréscimo mensal de 5€ sendo o valor final 29.90€ durante os mesmos 24 meses.



Espero que esta informação vos seja útil.

Cumprimentos
 
Back
Topo