1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Vodafone passa a descriminar browsers

Discussão em 'Vodafone' iniciada por rockenrola, 12 de Dezembro de 2008. (Respostas: 14; Visualizações: 1999)

1. Para quem não sabe, a Vodafone tem um serviço de email que tem a particularidade de receber sms gratuitos cada vez que se recebe um email correspondente a filtros definidos.

Eu fazia algum uso desta funcionalidade para averiguar se um determinado serviço se encontrava sempre disponível. Escrevi um pequeno programa para de hora a hora verificar se estava tudo bem, caso contrário, enviava um email e eu recebia no telemóvel um sms e tratava de me dirigir assim que pudesse até um computador, para averiguar a situação.

Neste verão, a Vodafone decidiu alterar o interface para o Microsoft Outlook Web Access que para consultar o email serve perfeitamente. No entanto, para se poder configurar as notificações por sms é que é um problema.

Inicialmente até pensava que o serviço tinha sido extinto, mas decidi inquiri-los na mesma sobre a funcionalidade. Na volta recebi, instruções que não faziam sentido nenhum para mim. Falavam de painéis e menus que eu não encontrava. Voltei a contactá-los e aí recebi a resposta de que algumas opções apenas funcionavam com o Internet Explorer.

Tipicamente, se encontramos um serviço que descrimina browsers, podemos-nos queixar à vontade e com razão, mas a verdade é que vão nos ignorar. Mas aqui era ligeiramente diferente, porque este era um serviço que funcionava para todos no passado e que eles OPTARAM por passar a um que descrimina utilizadores.

Fiz uso deste argumento e não só. Depois de um péssimo atendimento, em que fui redireccionado, falei com várias pessoas diferentes, todas com conhecimentos mínimos, e ainda tive que me repetir várias vezes, lá consegui uma pequena vitória. Tinham marcado o meu caso e iam verificar a possibilidade da dificuldade ser ultrapassada, com promessa de futuro contacto.

Ligaram-me passados alguns dias, a dizer que estavam a ver a situação. Voltaram a ligar duas semana depois, para dizer que não se haviam esquecido. Hoje ligam-me a dizer simplesmente que não é possível.

Pessoalmente esta era única funcionalidade que me mantinha preso à Vodafone. A funcionalidade, a bem dizer não desapareceu, apenas necessita de IE para ser configurada. Mas penso agora seriamente em mudar de rede.

Acho simplesmente ridículo que uma empresa multinacional tome a opção de mudar um sistema para pior. Como é que a direcção técnica da Vodafone achou por bem que isto era um passo em frente no futuro da empresa é algo que me escapa por completo. Pior ainda, é que a Vodafone Espanha aparenta ser o oposto da portuguesa, ao fazer aplicações GPL para o Linux se conectar em 3G [1].

Assim, achei por bem partilhar esta história, para fazer com ela o que bem entederem. Podem ler e apagar, reenviar ou ainda queixarem-se também à Vodafone. Se forem muitos a queixarem-se não tenho dúvida que eles arranjem uma solução a sério. Pode até ser um pequeno problema, que é facilmente contornável, mas estou farto destas atitudes por parte de empresas.

[1] https://forge.betavine.net/projects/vodafonemobilec/

2. seed.helper

seed.helper Power Member

muito estranho andarem para trás sinceramente :o

3. gjbarradas

gjbarradas Power Member

Boas,

A limitação não é da Vodafone, é da proprietária do software de email Exchange -->> MICROSOFT...

Não é preciso dizer mais nada...

Fiquem bem

4. Tafinho

Tafinho Power Member

Há ziliões de plataformas de email no mercado. Se a Vodafone decidiu ir pela Microsoft, claramente que é responsabilidade da Vodafone.

5. gjbarradas

gjbarradas Power Member

A Netcabo também utiliza Exchange...

Não vale a pena entrarmos numa de bombinhas para um lado e para o outro....
    Se tu és livre de utilizares o browser que queres, eles também são livres de escolher a plataforma de email....

No stress!!!

6. Na minha opinião cometes um grave erro de raciocínio. Já não é primeira vez que oiço alguém afirmar isso, mas sinceramente não faz qualquer sentido esse argumento da liberdade. É claro que eles são livres de escolherem o que quiserem, mas quem tem uma página na internet, tipicamente tem algo que quer mostrar ao mundo. Uma mensagem que quer passar às pessoas. Para isso é necessário que nos compreendemos e falemos todos a mesma língua.

Os padrões e normas existem para isso mesmo. E isto trata-se apenas de um caso em que as normas foram seguidas.

Seria o mesmo que eu tentar usar um walkie-talkie para falar com outra pessoa que tem um telemóvel. Ambos temos a liberdade, mas a comunicação não se faz por causa dessa liberdade.

Resumindo, esse argumento da liberdade, não é bem assim.

7. Kain

Kain Power Member

Acho que o titulo do topico nao e o mais correcto. Nao e a vodafone a descriminar mas sim a MS.

Nao sei se esse servico era pago mas no entanto concordo com o Tafinho. Resta saber se as melhorias obtidas ao mudar para o Exchange superam as desvantagens....

8. Epá, para mim o problema é a opção da Vodafone. A Microsoft não me interessa.

Não era nem é pago actualmente. Mas no entanto, tenho a ligeira impressão de que é uma questão de tempo, até retirarem o serviço.

9. Ricardo P.

Ricardo P. Power Member

Quanto a mim, essa seria mais uma das razões para largar a Vodafone a juntar a um rol de outras. A gota de água para mim foi obrigarem-me a visitar o Vodafone Live! para renovar a Vitamina da Net.

A única forma de obrigar as grandes firmas a mudar a sua atitude em relação ao cliente é usar a nossa única arma: mudar. Desde que mudei para a Optimus estou muito contente (passe a publicidade).

10. Amazing_Randy

Amazing_Randy Power Member

A Vodafone optou por escolher a plataforma da Microsoft, é da responsabilidade deles e terão de assumir isso perante os problemas que daí possam surgir.
    Agora daí a virem dizer que discrimina browsers e afins, é um salto muito grande.

Por acaso já se questionaram o porque teriam eles optado pela plataforma da Microsoft, aliás como fez a TV Cabo já há bastante tempo ? Provavelmente, digo eu, permite terem os serviços integrados de uma forma mais simples para todos. Claro que não existe forma de agradar a todos, mas isso não acontece com nenhuma plataforma ou empresa.

11. MANAGER

MANAGER Banido

Concordo , este tópico é descabido e não faz sentido .
    Tens sempre a opção de usar um programa pop ou imap.

12. Tafinho

Tafinho Power Member

Não estamos a falar de clientes de email.

Estamos a falar de webmail, e nessa caso, o título reflecte exactamente o problema.
    O problema é especificamente entre a Vodafone e os seus clientes

13. MANAGER

MANAGER Banido

Por isso se é Webmail quase todos os isps são baseados em microsoft .
    As empresas usam as configuraçoes que melhor protegem os seus interesses e dos clientes.

14. Tafinho

Tafinho Power Member

O Sapo não é. Vê-se perfeitamente a importância que os ISPs dão aos seus clientes.

15. Tuaregue

Tuaregue Power Member

Quase todos?

Sapo = Horde/IMP com Ajax - desenvolvido pelo SAPO (DIMP)
    Clix - não é Microsoft

Telepac é Microsoft.
    Vodafone é Microsoft

Mas voltando ao tópico, se a Vodafone não permite um cliente aceder ao webmail (imaginem que a pessoa não está em casa e n tem(nem deve fazer) acesso pop/imap) é grave é limitar o acesso do cliente ao email. Se eu fosse cliente rescindia com eles.

Partilhar esta Página