Vodafone PowerLine lenta

Maxx77

Power Member
Viva,

Não sei se é o melhor local para colocar a pergunta, mas foi instalado um kit powerline Devolo dLan 550 duo+ pela Vodafone.
Acontece que, embora tenha 500Mbps de velocidade (medida quer por cabo, quer por wifi), no escritorio nem chega aos 50mb.
É um apartamento, portanto não é pela extensão.
A tomada tem ligada a powerline e à powerline uma tripla onde esta ligado o pc, monitor e box Vodafone.

Alguem já passou por isto?
 
Boas,

A velocidade real que a rede powerline tem é um tema antigo, e sujeita a um conjunto infindável de condicionantes.

Eu tive um conjunto de powerlines da TPlink (modelo WPA4220 Kit), e tive em uso até há bem pouco tempo esses mesmo devolo que a Vodafone oferecia, e as velocidades andavam na casa dos 60 a 80 Mbps, dependendo do que tinha ligado em casa, e se estavam no mesmo circuito ou não.

Aquecedores, frigorificos, máquinas, torradeiras, ventoinhas... todos esses equipamentos são conhecidos por induzir ruido na rede powerline. Até um simples carregador de telemóvel tem impacto.

Entretanto levei os powerlines para outra divisão, e as velocidades cairam para a casa dos 20 a 30 Mbps. Os mesmos equipamentos que antes funcionavam bem, tudo isto porque alguém que construiu a casa se lembrou de usar fios electricos diferentes (até descobrir isto, foi um filme).

Portanto, diria que teres 50Mbps sem paragens na imagem da box, é relativamente normal.
A forma como ligas o Powerline é a correcta. Experimenta re-sincronizar os powerlines. Muitas vezes resulta, porque os Powerlines alteram o canal de comunicação entre eles. Por vezes melhora.

Já experimentaste ligar os powerlines em tomadas lado a lado, e medir a velocidade entre eles?
 
Ainda não fiz esse teste.
Ia experimentar numa tomada diferente, na mesma divisão.
Vou fazer noutras tb

Edit: Estes PLC so tem portas de 100Mbps, logo nunca iria ter os 500 da minha linha
 
Última edição:
Os dispositivos Powerline deve estar ligados directamente a tomada da parede e nunca em fichas triplas, ups etc... e ainda mais de preferência os diversos pontos sempre no mesmo circuito eléctrico
 
Os dispositivos Powerline deve estar ligados directamente a tomada da parede e nunca em fichas triplas, ups etc... e ainda mais de preferência os diversos pontos sempre no mesmo circuito eléctrico
o @Maxx77 explica que tem o powerline ligado directamente à parede, e ligado à tomada integrada do powerline tem uma ficha tripla que alimenta outras coisas, daí ter dito que, assim, está correcto.

@Maxx77 confirmas que é mesmo assim que tens o teu powerline ligado?
e sim, estes powerlines tê portas 10/100, tal como a generalidade dos powerlines AV500
 
Atenção que a Vodafone instala esses powerlines para ligar as boxes de TV extra que estão noutra divisão. E para este uso chega e sobra a porta de 100 mbps.
Quereres aproveitar a 2ª porta de lan do receptor da powerline para teres internet nessa divisão não faz parte da ideia da Vodafone.

Regra geral, os melhores kits powerline que hoje em dia se consegue comprar estarão a debitar entre 300 / 400 mbits reais entre si
 
Bem, ficou resolvido que foram la colocar cabo ethernet e agora tenho o prob resolvido.
ha outro pormenor, que é o router da vodafone so ter uma porta gigabit, tudo o resto é 100mb
 
Back
Topo