Vodafone quer assegurar cobertura nacional de fibra

A informação é fidedigna. O problema é que as moradas que não estiverem no cadastro da Vodafone continuam sem fibra. Ou seja ficou tudo igual, até a morada entrar no cadastro.
Como se deve proceder para levantamento de moradas? Tenho familiares na rua com fibra mas não têm morada e não lhes metem o serviço..
 
A informação é fidedigna. O problema é que as moradas que não estiverem no cadastro da Vodafone continuam sem fibra. Ou seja ficou tudo igual, até a morada entrar no cadastro.

No site da Vodafone a minha moradia (e toda a minha rua) chegou a constar como "brevemente disponível" portanto está cadastrada...
 
Já experimentaram via comercial?
Eles já foram falar com dois comerciais e ambos disseram que iam encaminhar para a viabilidade.. Mas já passaram uns 2 meses.

Eu fiquei com a fibra a pouco mais de 200 metros ao início da minha rua lol. Ainda para mais desde que começaram os primeiros dias de chuva eles nunca mais vieram e deixaram várias ruas com os pdo s por ligar e com os cabos enrolados nos postes sem aquele pdo maior onde faz a distribuição. Ficaram nessas ruas várias pessoas com contractos preenchidos que agora continuam sem serviço.
 
No site da Vodafone a minha moradia (e toda a minha rua) chegou a constar como "brevemente disponível" portanto está cadastrada...
Com base no que referi acima, questiono o que poderei fazer para a Vodafone avançar com a instalação. É ou não válida a viabilidade para a instalação do serviço até a 5 postes fora da "rede core" conforme referido pelo user GlauBer?

Obg
 
Eles já foram falar com dois comerciais e ambos disseram que iam encaminhar para a viabilidade.. Mas já passaram uns 2 meses.

Eu fiquei com a fibra a pouco mais de 200 metros ao início da minha rua lol. Ainda para mais desde que começaram os primeiros dias de chuva eles nunca mais vieram e deixaram várias ruas com os pdo s por ligar e com os cabos enrolados nos postes sem aquele pdo maior onde faz a distribuição. Ficaram nessas ruas várias pessoas com contractos preenchidos que agora continuam sem serviço.
Mas existe clientes fibra na rua?
Com base no que referi acima, questiono o que poderei fazer para a Vodafone avançar com a instalação. É ou não válida a viabilidade para a instalação do serviço até a 5 postes fora da "rede core" conforme referido pelo user GlauBer?

Obg
A que distância estão do PDO?
 
Mas existe clientes fibra na rua?

A que distância estão do PDO?

Sim, é uma estrada principal que atravessa várias aldeias. Mas na mesma freguesia e código postal tens 1 terço da rua ligado, outro terço com pdo's deligados e o fim da rua (que é onde moro) nem tem as casas cadastradas.. :S
 
Sem dúvida deveria haver uma REN das comunicações, uma só rede e vários operadores operar nela..

Era escusado de haver tantos estendais por esse país fora.

ANACOM é só mais uma instituição para os lobbies e cordinhas dos partidos políticos.

Bom Natal ;-)
 
É provável. Só não entendo o desperdício de passar um cabo de cada operadora. Mais valia cobrir o dobro das casas com um só cabo partilhado. Mas enfim, estamos em Portugal.

Um cabo partilhado tem as suas limitações a não ser que queiras levar depois com bandwidth cap.
Por tanto isso não faz sentido algum, ou passamos a ter tudo partilhado e o hábito de levar com bandwidth cap ou então passamos a ter cada cabo por cada operador e uma conexão mais estável e com menos PUA.

Isso é a mesma coisa que todos os operadores se juntarem e ficarem num só operador e terem o monopolio inteiro e dominado em PT.

Se tu dizes que é desperdício então, nunca levaste com prioridades nem queiras.
 
Um cabo partilhado tem as suas limitações a não ser que queiras levar depois com bandwidth cap.
Por tanto isso não faz sentido algum, ou passamos a ter tudo partilhado e o hábito de levar com bandwidth cap ou então passamos a ter cada cabo por cada operador e uma conexão mais estável e com menos PUA.

Isso é a mesma coisa que todos os operadores se juntarem e ficarem num só operador e terem o monopolio inteiro e dominado em PT.

Se tu dizes que é desperdício então, nunca levaste com prioridades nem queiras.

A Holanda segue esse modelo e não presenciei nada do que falas.
A terceira maior cidade só têm duas redes de telecomunicações (VDSL e HFC) e, podes não acreditar, mas há 16 operadores.

Muitas cidades da província têm FTTH no estilo das nossas RNGs com 5 ou 6 operadores salvo erro. Tudo funciona, todos os cidadãos têm acesso a comunicações aceitáveis, podem não ser baratas mas é aos nossos olhos claro. Uma Internet Móvel Ilimitada pode chegar a 50€ mas o salário mínimo já vai nos 1500€ brutos (uns 1300€ líquidos). Nós temos capacidade para dar e vender em pequenas cidades, e depois vais para o país abandonado porque, e passo a citar políticos com um QI elevadissimo, que "as pessoas não estão dispostas a abdicar do nível de vida que têm" só porque não têm absolutamente nada. Redes ADSL podres são aos montes, rede móvel idem, centros de saúde, tribunais. Mas depois é a malta que é preguiçosa, afinal pedir uma linha dedicada para uma empresa sai ao preço da chuva.

Esta brincadeira de ter três redes FTTH em algumas cidades vai sair cara a esse país que deduzo não conheças.

Tira as RNG e vê como é que o país estava... Logo, não critiques o modelo de êxito em países bastante desenvolvidos (por sinal que nos dão dinheiro para manter isto a funcionar)
 
Um cabo partilhado tem as suas limitações a não ser que queiras levar depois com bandwidth cap.
Por tanto isso não faz sentido algum, ou passamos a ter tudo partilhado e o hábito de levar com bandwidth cap ou então passamos a ter cada cabo por cada operador e uma conexão mais estável e com menos PUA.

Isso é a mesma coisa que todos os operadores se juntarem e ficarem num só operador e terem o monopolio inteiro e dominado em PT.

Se tu dizes que é desperdício então, nunca levaste com prioridades nem queiras.
Não faz qualquer sentido haver várias redes de fibra e é apenas de fibra que estamos a falar. Partilha de um cabo por muitos utilizadores/habitações é o que acontece, por exemplo, na NOS. Percebo a tua preocupação em relação à partilha ter prioridades para clientes de um certo operador, mas o que se deveria ter feito, e isto era trabalho para o governo, era unir as operadoras de forma a todas contribuírem de forma igual na construção de uma única rede de fibra que serviria todo o país. Tal como existe apenas uma rede eléctrica e como existia apenas uma rede de cobre, que a meu ver foi muito mal vendida à PT e que permitiu à PT fazer algumas maroscas em relação aos clientes de outros operadores que alugavam a sua rede.
Ou será que faz algum sentido haver 2 e 3 PDO's ao lado uns dos outros?
Monopólio é haver apenas um serviço de fibra numa certa zona, aí os preços são de tabela, mas onde existem vários operadores os preços mudam para metade.
 
Um cabo partilhado tem as suas limitações a não ser que queiras levar depois com bandwidth cap.
Por tanto isso não faz sentido algum, ou passamos a ter tudo partilhado e o hábito de levar com bandwidth cap ou então passamos a ter cada cabo por cada operador e uma conexão mais estável e com menos PUA.

Isso é a mesma coisa que todos os operadores se juntarem e ficarem num só operador e terem o monopolio inteiro e dominado em PT.

Se tu dizes que é desperdício então, nunca levaste com prioridades nem queiras.
Se existissem 10 operadores em Portugal será que os postes da EDP "aguentavam" lá com 10, vá 9 que a PT ficou com o monopólio dia ADSL e tem postes próprios, fios lá estendidos?

Mesmo ignorando se é ou não viável e caso seja, em termos paisagísticos ficava brutal, já agora às vezes é ver aos 4 e 5 fios, e é uma coisa linda, faria agora com 10 operadoras...
 
Se existissem 10 operadores em Portugal será que os postes da EDP "aguentavam" lá com 10, vá 9 que a PT ficou com o monopólio dia ADSL e tem postes próprios, fios lá estendidos?

Mesmo ignorando se é ou não viável e caso seja, em termos paisagísticos ficava brutal, já agora às vezes é ver aos 4 e 5 fios, e é uma coisa linda, faria agora com 10 operadoras...

Sim esse é um detalhe que, pela forma como planificamos as coisas em Portugal teria essa agravante que nem me estava a lembrar.

Quando vais a cidades como Valongo ou Gaia e vês o triste espectáculo de cabos a passarem os dois lados da rua em pleno centro bem... Vai na volta e também pagam TMDP para quem conheça a história do surgimento da taxa.
 
Um cabo partilhado tem as suas limitações a não ser que queiras levar depois com bandwidth cap.
Por tanto isso não faz sentido algum, ou passamos a ter tudo partilhado e o hábito de levar com bandwidth cap ou então passamos a ter cada cabo por cada operador e uma conexão mais estável e com menos PUA.


Estamos a falar de fibra e não de cobre... em fibra esse problema nem se põe...
 
Back
Topo