Vodafone quer assegurar cobertura nacional de fibra

Um amigo meu tem andado a encontrar rolos de cabo de fibra óptica da vodafone no lixo, ainda com bastante comprimento de cabo... Não percebo porque é que alguém iria mandar aquilo fora.

Facturam à Vodafone e é desperdício... Porque até podem ter estragado o material, o que na fibra óptica não é difícil.
 
Boa noite, a NOS andou a passar fibra na minha freguesia há 2 semanas mais ou menos. Segundos os técnicos a fibra será para partilha entre NOS e Vodafone. Neste momento já tem fibra pela freguesia toda e respectivos pdo/plc.

Alguem me sabe dizer quanto tempo demora mais ou menos a estar disponível para adesão após instalação?

Já agora sabem também dizer quantos portos tem cada pdo/plc destinados à Vodafone?

Bom dia, alguém me sabe responder a isto?
 
Bom dia, alguém me sabe responder a isto?
depois do PDO no sitio por norma cerca 1 mês.
quanto à capacidade depende. mas a equipa de projeto normalmente garante condições de ligação para todos as moradas cadastradas + margem para o futuro. ou seja a não ser que mores no centro de uma grande cidade com elevada densidade populacional os PDO vão ter sempre espaço. se não for no que está a 20m de tua casa é no que está a 100m ou 200m.
 
Última edição:
depois do PDO no sitio por norma cerca 1 mês.
quanto à capacidade depende. mas a equipa de projeto normalmente garante condições de ligação para todos as moradas cadastradas + margem para o futuro. ou seja à não ser que mores no centro de uma grande cidade com elevada densidade populacional os PDO vão ter sempre espaço. se não for no que está a 20m de tua casa é no que está a 100m ou 200m.

Obrigado :-)
 
depois do PDO no sitio por norma cerca 1 mês.
quanto à capacidade depende. mas a equipa de projeto normalmente garante condições de ligação para todos as moradas cadastradas + margem para o futuro. ou seja a não ser que mores no centro de uma grande cidade com elevada densidade populacional os PDO vão ter sempre espaço. se não for no que está a 20m de tua casa é no que está a 100m ou 200m.
No meu caso moro às portas de uma cidade do interior numa zona meio rural meio urbana, não tem grande densidade populacional.
Instalaram à 2 anos e mais alguns meses fibra VDF com 2 PDOs na minha rua, atualmente só 1 PDO, depois de tanto insistir para expansão e instalação de fibra venho a ser informado que o solitário PDO não tem sinal ótico suficiente nem para expansão nem para adesões.
Ou não existe vontade para expansão ou a equipa responsável pelo projeto fibra fez mal os calculos de margem para garantir condições de sinal ótico.
Por isso ao ver o teu comentário fiz uma certa perguntinha por email à Vodafone, estou curioso para ver a resposta deles.
 
No meu caso moro às portas de uma cidade do interior numa zona meio rural meio urbana, não tem grande densidade populacional.
Instalaram à 2 anos e mais alguns meses fibra VDF com 2 PDOs na minha rua, atualmente só 1 PDO, depois de tanto insistir para expansão e instalação de fibra venho a ser informado que o solitário PDO não tem sinal ótico suficiente nem para expansão nem para adesões.
Ou não existe vontade para expansão ou a equipa responsável pelo projeto fibra fez mal os calculos de margem para garantir condições de sinal ótico.
Por isso ao ver o teu comentário fiz uma certa perguntinha por email à Vodafone, estou curioso para ver a resposta deles.
o concelho que te posso dar é ir a um agente vodafone e tentar fazer adesão por lá. por telefone/ email dificilmente alguém olha para os problemas fora da checklist. o agente como ganha à comissão tem interesse em que faças a adesão. falta de potencia é um problema comum mas normalmente é alguma solda mal feita. pode ser mais grave e não dar mesmo para aderir, mas ao menos ficas a saber.
 
Eu atualmente sou cliente meo top sem fios á 13 meses, mas antes de o ser era cliente VDF e como estou acerca de 200m do dito PDO perguntei várias vezes se era possível e nada feito. Uma das quais falhou na verba para executar o projeto. Nunca fiz a adesão mas tinha pedido em loja.
Agora vem a Altice falta é a licença da autarquia desde de maio para virem para o terreno.
 
Eu atualmente sou cliente meo top sem fios á 13 meses, mas antes de o ser era cliente VDF e como estou acerca de 200m do dito PDO perguntei várias vezes se era possível e nada feito. Uma das quais falhou na verba para executar o projeto. Nunca fiz a adesão mas tinha pedido em loja.
Agora vem a Altice falta é a licença da autarquia desde de maio para virem para o terreno.

Só falta a licença?

Espero que não se esqueçam de mim, que estou a norte do concelho... :D
 
Só falta a licença?

Espero que não se esqueçam de mim, que estou a norte do concelho... :D
Falta a licença mas é preciso uma reunião de camara creio para a autorização.
Quanto à VDF já recebi uma resposta, mas expus a situação de sinal ótico insuficiente na rua e de estar a 200m do PDO e outra situação mas se calhar vem mais uma resposta do costume.
Até questionei se por acaso terá sido erro/engano no calculo do sinal no projeto fibra.
Onde moro atualmente existe quem não compreenda como nesta zona não existe fibra(só para alguns).
 
Falta a licença mas é preciso uma reunião de camara creio para a autorização.
Quanto à VDF já recebi uma resposta, mas expus a situação de sinal ótico insuficiente na rua e de estar a 200m do PDO e outra situação mas se calhar vem mais uma resposta do costume.
Até questionei se por acaso terá sido erro/engano no calculo do sinal no projeto fibra.
Onde moro atualmente existe quem não compreenda como nesta zona não existe fibra(só para alguns).

Eu surpreendo-me é como é que já existe aí fibra, dado que pensava que a Fibra dentro da cidade de Tomar, ia só até ao Pingo Doce no máximo... :D
 
Eu surpreendo-me é como é que já existe aí fibra, dado que pensava que a Fibra dentro da cidade de Tomar, ia só até ao Pingo Doce no máximo... :D
Se calhar é viabilidade no investimento, na realidade a cobertura vai além do pingo doce.
Mas até ao pingo doce é um CP depois do pingo doce o CP é outro e o que existe depois do pingo doce terá sido talvez um "resto" de cabo e alguns PDOs. Coisas de operadoras e autarquias.
Na verdade o pingo doce não está dentro da cidade, está na entrada/antes da placa que simboliza a entrada da cidade.
Acho que em alguns casos as pessoas têm que fazer um abaixo assinado para exigir fibra, coisa que nunca fiz.
 
Eu atualmente sou cliente meo top sem fios á 13 meses, mas antes de o ser era cliente VDF e como estou acerca de 200m do dito PDO perguntei várias vezes se era possível e nada feito. Uma das quais falhou na verba para executar o projeto. Nunca fiz a adesão mas tinha pedido em loja.
Agora vem a Altice falta é a licença da autarquia desde de maio para virem para o terreno.
Mas quando fazes teste de cobertura no site a morada está cadastrar?
 
Mas quando fazes teste de cobertura no site a morada está cadastrar?
Está cadastrada sim, mas no CP errado.
Quando me informaram que não podiam fazer qualquer expansão de fibra na minha rua devido a insuficiência de sinal ótico, que tinha que esperar pela equipa técnica que voltasse ao terreno.
Eu cá perguntei para mim, e quando será isso sendo que está á 2 anos assim.

Sempre a mesma resposta da vodafone e não têm nenhum projeto fibra a decorrer para expansão da tecnologia fibra.
Vira o disco e toca o mesmo parece quase uma mini ilha que não interessa colocação de infraestrutura no terreno.
 
Última edição pelo moderador:
Sempre a mesma resposta da vodafone e não têm nenhum projeto fibra a decorrer para expansão da tecnologia fibra.
Vira o disco e toca o mesmo parece quase uma mini ilha que não interessa colocação de infraestrutura no terreno.
Eu penso que na área do centro, não existe nehum distrito com a dimensão de cobertura FTTH da VDF.
Parece a Altice no interior, tem PDOS nos pinhais só para uma casa.
 
Quando os clientes vivem a kms dos PDOS ainda compreendo, agora a 200m ou 400m não se compreende muito.
Ainda hei-de fazer 2 adesões por CP diferentes para a mesma rua na loja VDF de Tomar a ver se resulta em algo.
Se dizem que se fizer uma adesão noma loja agente oficial, o comercial tentará concretizar a adesão porque é do interesse receber a comissão.
Mas gostava de saber porque não prosseguem com projeto fibra para reforço do sinal ótico ou será intromissão em assuntos e áreas que não me diram respeito.
 
Quando os clientes vivem a kms dos PDOS ainda compreendo, agora a 200m ou 400m não se compreende muito.
Ainda hei-de fazer 2 adesões por CP diferentes para a mesma rua na loja VDF de Tomar a ver se resulta em algo.
Se dizem que se fizer uma adesão noma loja agente oficial, o comercial tentará concretizar a adesão porque é do interesse receber a comissão.
Mas gostava de saber porque não prosseguem com projeto fibra para reforço do sinal ótico ou será intromissão em assuntos e áreas que não me diram respeito.
Já viste a morada que a Vodafone tem na viabilidade? (No my Vodafone ou em online.vodafone.pt/cobertura)
 
Na viabilidade não aparece nada, lamentam não dispôr do resultado só ligando para ter conhecimento da elegibilidade ou não da morada.
No CP certo não aparece a porta, mas no CP errado já aparece a porta.
 
No meu caso moro às portas de uma cidade do interior numa zona meio rural meio urbana, não tem grande densidade populacional.
Instalaram à 2 anos e mais alguns meses fibra VDF com 2 PDOs na minha rua, atualmente só 1 PDO, depois de tanto insistir para expansão e instalação de fibra venho a ser informado que o solitário PDO não tem sinal ótico suficiente nem para expansão nem para adesões.
Ou não existe vontade para expansão ou a equipa responsável pelo projeto fibra fez mal os calculos de margem para garantir condições de sinal ótico.
Por isso ao ver o teu comentário fiz uma certa perguntinha por email à Vodafone, estou curioso para ver a resposta deles.

Quantos drops contas à saída desses 2 PDOS?
 
Back
Topo