Artigo/Análise Vodafone Sinal Max

marcelo_ribeiro

Power Member
04.jpg


A Vodafone lançou recentemente o Sinal Max, que em termos técnicos é designado de 3G Femtocell. Este equipamento não é mais do que uma mini antena de telecomunicações, obviamente desenhada para utilizações residenciais/empresariais de dimensão relativamente pequena.

Adquiri o meu Sinal Max na segunda-feira e decidi vir aqui partilhar a minha experiência com o serviço. Não esperem uma análise técnica muito aprofundada, mas sim uma análise do ponto de vista do consumidor.
O Sinal Max necessita de ser activado pela Vodafone para que possa começar a ser utilizado. Para além desta activação, também deverão ser configurados os números de telefone autorizados a utilizar o Sinal Max. Actualmente, a configuração dos números autorizados apenas é possível ou no acto da compra do equipamento, ou através do 16912.

O aparelho que veio no meu Kit é um Alcatel-Lucent 9361 Home Cell V2, customizado para o desenho da Vodafone. Tem dimensões bastante interessantes: 14,3 cm de largura, 12,4 cm de altura e 3,5 cm de profundidade (sem suporte) ou 9,5 cm (com suporte).

01.jpg


02.jpg


03.jpg


A caixa vem incluída com o alimentador do Sinal Max, guia de instalação e declaração de conformidade.


05.jpg


A instalação não poderia ser mais simples. Basta ligar o Sinal Max ao switch/router do vosso acesso à Internet, ligar a alimentação, e ele faz o resto sozinho.
A configuração inicial ainda demora alguns minutos. O sistema só está pronto a utilizar, quando a luz de sistema estiver fixa.

07.jpg


Para ter a certeza de que o telemóvel está a utilizar a ligação da Sinal Max, o led com o símbolo do telefone irá acender sempre que esteja a ser efectuada alguma comunicação através do equipamento (seja chamadas, sms, ligação de dados).

08.jpg



Relativamente às diferenças da qualidade com o Sinal Max, eu utilizei uma aplicação Android, o OpenSignalMaps para conseguir dar uma ideia da diferença que consegui:

Com Vodafone Sinal Max:

09.jpg



Sem Vodafone Sinal Max:

10.jpg



As diferenças em termos de força de sinal são notórias, para além do que, verificou-se que a ligação 3G foi logo ao ar a partir do momento em que foi desligada a Sinal Max.
Outra das melhorias que reparei foi, obviamente, a qualidade das chamadas. Apesar de, no screenshot onde não está ligada a Sinal Max, o indicador de sinal do Android se encontrar no máximo, caso mexa o telemóvel, fico automaticamente com cortes nas chamadas e a rede desaparece logo. O que não se verifica com o Sinal Max.



:arrow: Pontos positivos:
Facilidade de instalação;
Dimensões reduzidas;
Fácil de utilizar.

:arrow: Pontos negativos:
O processo de activação não correu bem. Uma situação que deveria demorar no máximo 24 horas, e ser um processo automático, só foi resolvida ao fim de 58 horas, depois de vários telefonemas e e-mails trocados com a Vodafone.
Preço proibitivo;


Resumindo: O aparelho faz aquilo que anuncia. Ainda não tive muitas hipóteses de testar, mas parece promissor. O equipamento tem, de facto um preço proibitivo. 150 Euros, é um bocado puxado. No entanto se não existir mesmo alternativa, posso assegurar, da pouca experiência que tenho com o produto, que ele resolve o problema de cobertura (apenas em equipamentos 3G). Fui informado na altura que o mesmo também pode ser adquirido com os pontos do ClubeViva: 75 Euros + 1000 pontos. Talvez seja uma solução financeira mais interessante.

:arrow: http://www.vodafone.pt/main/Particulares/Servicos/VozVideo/vodafone-sinal-max.htm


Update:

Tive finalmente hipótese de testar o My Vodafone com este equipamento.

Basicamente só se consegue fazer uma coisa na área de cliente: Que é gerir os números de telefone autorizados a utilizar o serviço. Apesar de dar para configurar até 31 números diferentes, apenas poderão utilizar o equipamento, em simultâneo, 4 desses números.

11.jpg
 
Última edição pelo moderador:
Isso tem vários pontos muito negativos, a publicidade apenas refere que é só ligar e já está, e como já se sabe marketing é bem diferente da realidade, sendo a tua experiência exemplo. depois requer a nossa internet para comunicar, o que não é dito na publicidade, e logo por ai, requer uma boa largura de banda, por exemplo, para fazer comunicações requer teres no mínimo 1024kps de upload, para poderes fazer chamadas em 2G (mais do que uma pessoa) e teres Internet para os pc´s de casa. 3G então fica sempre dependente novamente da ligação que dispões.

Resumindo, a solução pode vir a facilitar muita gente, mas cuidado, ligações com pouca largura de banda é proibitivo.
 
Última edição:
Efectivamente não coloquei qual era a minha ligação à net, no entanto é uma ligação a 20/1 Mbps (Meo)Relativamente ao restante, tens razão. Do marketing à realidade vai um grande passo mas, tive sorte com a pessoa que me vendeu o produto, que estava minimamente preocupada em informar-me dos requisitos e das limitações do mesmo. Mas isto é como tudo: já vai de pessoa para pessoa.
 
Já agora por curiosidade experimenta fazer esse teste, 2 chamadas a decorrer usando a femtocell e vê a velocidade do upload.
 
Por acaso também fiquei interessado, não fosse ser um aparelho MUITO barato. É bom para quem tem uma cobertura em casa muito fraquinha mas que tem à disposição uma ligação à internet "confortável".
 
Ora então vamos lá aos testes de velocidade:

Teste de velocidade para controlo:


Teste de velocidade com 1 chamada em execução via Sinal Max:



Teste de velocidade com 2 chamadas em execução via Sinal Max:


Para todos os efeitos, vale o que vale ;)
(as imagens não estão trocadas)
 
Última edição:
Tive a oportunidade de este fim de semana ter este equipamento à disposição. O objectivo era muito simples. Num local onde não tenho qualquer rede Vodafone ligar ao router e assim ver se conseguiria passar a ter rede.

Não funcionou porque a ligação ADSL que tenho no seu melhor tem os seguintes valores:

Ping: 77ms
Download: 0.50 Mbps
Upload: 0.10 Mbps

O equipamento nestas condições não conseguiu ajudar. Infelizmente.
 
As chamadas, vídeo-chamadas, SMS, MMS, etc efectuadas através do Vodafone Sinal Max são taxadas de acordo com o tarifario ou são totalmente gratuitas?
 
Tive a oportunidade de este fim de semana ter este equipamento à disposição. O objectivo era muito simples. Num local onde não tenho qualquer rede Vodafone ligar ao router e assim ver se conseguiria passar a ter rede.

Não funcionou porque a ligação ADSL que tenho no seu melhor tem os seguintes valores:

Ping: 77ms
Download: 0.50 Mbps
Upload: 0.10 Mbps

O equipamento nestas condições não conseguiu ajudar. Infelizmente.

Os circuitos / ligações que apenas alimentam GSM, requerem ligações dedicadas de 2048mb para terem 30 chamadas ao mesmo (sendo que 2 ligações de 64kb é para o sincronismo e para o clock), se já for UMTS são vários circuitos de 2mb, mínimo 3 / 4. só nessas condições podes ter o serviço a funcionar em pleno, contudo uma ligação de 4 / 6 megas down com 1 mega de up já podes ter GSM.

Seja como for, pois já foi referido, a Vodafone não refere isso aos clientes, mais uma das falhas deles, para alem de não pagarem por usar a vossa net como meio de transporte de comunicações deles, poupando assim um aluguer ou ciração de um circuito dedicado, mesmo restringindo por SIM / numeração o uso da pico BTS.

As chamadas, vídeo-chamadas, SMS, MMS, etc efectuadas através do Vodafone Sinal Max são taxadas de acordo com o tarifario ou são totalmente gratuitas?

Não interfere. o "Vodafone Sinal Max" é apenas uma estação (BTS) da operadora em tua casa, a juntar a isso levas com a radiação em ponto pequeno que isso produz, googlit e veram.
Condições de facturação depende do teu plano de comunicações.
 
Última edição:
Não interfere. o "Vodafone Sinal Max" é apenas uma estação (BTS) da operadora em tua casa, a juntar a isso levas com a radiação em ponto pequeno que isso produz, googlit e veram.Condições de facturação depende do teu plano de comunicações.
Desvantagens:
* investimento de 150€ sem retorno
* consumo de trafego de internet
* consumo de electricidade
* exposição a radiações mais elevadas
* tarifas mantêm-se
Vantagens:
* aumento da cobertura de rede 3G Vodafone

Portanto, só se estivesse tolinho é que dava a ganhar dinheiro tão fácil à Vodafone!!!
 
Este produto é para um mercado muito específico e não se trata de enganar quem quer que seja.
Em situações onde exista uma ligação à internet fiável (cabo, fibra, adsl, bla bla) e que exista uma cobertura de rede muito fraca (por motivos como cobertura de antenas, arquitetura da casa, outros), este é um bom produto.
O preço não me parece de modo algum ajustado à realidade, tendo em conta o claro benefício da Vodafone neste processo, sendo que existe uma carga menor dos utilizadores que têm equipamentos Vodafone Max nas células onde estão registados.
Eu não daria mais do que 30 euros por este tipo de equipamento, com as condições actuais, claro.
 
Levantaram a questão dos consumos eléctricos. Irei testar e depois coloco aqui o valor. Quanto à radiação gostava de a poder medir, mas não tenho aparelho para isso.Quanto ao restante, este equipamento só serve para aumentar a cobertura 3G. Não tem mais utilidade nenhuma.
 
em relação às radiações, estão preocupados quando têm ondas dos routers wireless a atravessar-vos, ondas ondas das estações de tv, rádio que são bastante mais potentes, já para não falar no resto...
 
Desvantagens:
* investimento de 150€ sem retorno
* consumo de trafego de internet
* consumo de electricidade
* exposição a radiações mais elevadas
* tarifas mantêm-se
Vantagens:
* aumento da cobertura de rede 3G Vodafone

Portanto, só se estivesse tolinho é que dava a ganhar dinheiro tão fácil à Vodafone!!!

Nem mais.

Este produto é para um mercado muito específico e não se trata de enganar quem quer que seja.
Em situações onde exista uma ligação à internet fiável (cabo, fibra, adsl, bla bla) e que exista uma cobertura de rede muito fraca (por motivos como cobertura de antenas, arquitetura da casa, outros), este é um bom produto.
O preço não me parece de modo algum ajustado à realidade, tendo em conta o claro benefício da Vodafone neste processo, sendo que existe uma carga menor dos utilizadores que têm equipamentos Vodafone Max nas células onde estão registados.
Eu não daria mais do que 30 euros por este tipo de equipamento, com as condições actuais, claro.

Defacto, contudo, em áreas de fraca cobertura, podes negociar com a operadora em causa para ambos sairem a ganhar, neste caso ganha sempre mais a operadora, mas pelo menos tem-se algum retorno.

em relação às radiações, estão preocupados quando têm ondas dos Routers wireless a atravessar-vos, ondas ondas das estações de tv, rádio que são bastante mais potentes, já para não falar no resto...

Em parte errado, é verdade que qualquer onda de radio afecta os seres vivos, Humanos, animais, plantas, etc. Contudo as frequências usadas na tecnologia GSM, EDGE, UMTS e agora o LTE (embora nesta Femtocell não se aplica) são muito mais prejudiciais que as frequências da rede wireless. Não vou entrar em muito detalhe, mas a velocidade / rapidez que um equipamento GSM, etc, etc, etc, comunica para uma estação, BTS, falo muito mais vezes do que numa rede wireless. Por isso ser bombardeado com 850/900/1800/1900/2100hz, vezes sem conta, ao fim de poucos anos tens cancro.

Mas detalhes há parte, ter femtocell em casa, convém ser longe das áreas mais usadas na casa.
 
Última edição:
Os circuitos / ligações que apenas alimentam GSM, requerem ligações dedicadas de 2048mb para terem 30 chamadas ao mesmo (sendo que 2 ligações de 64kb é para o sincronismo e para o clock), se já for UMTS são vários circuitos de 2mb, mínimo 3 / 4. só nessas condições podes ter o serviço a funcionar em pleno, contudo uma ligação de 4 / 6 megas down com 1 mega de up já podes ter GSM.

Seja como for, pois já foi referido, a Vodafone não refere isso aos clientes, mais uma das falhas deles, para alem de não pagarem por usar a vossa net como meio de transporte de comunicações deles, poupando assim um aluguer ou ciração de um circuito dedicado, mesmo restringindo por SIM / numeração o uso da pico BTS.

Excelente informação.

Desvantagens:
* investimento de 150€ sem retorno
* consumo de trafego de internet
* consumo de electricidade
* exposição a radiações mais elevadas
* tarifas mantêm-se
Vantagens:
* aumento da cobertura de rede 3G Vodafone

Portanto, só se estivesse tolinho é que dava a ganhar dinheiro tão fácil à Vodafone!!!

Quando não se tem ligação 3G em 2012 mais vale dar do que continuar. No entanto, na situação específica não é solução.

Este produto é para um mercado muito específico e não se trata de enganar quem quer que seja.
Em situações onde exista uma ligação à internet fiável (cabo, fibra, adsl, bla bla) e que exista uma cobertura de rede muito fraca (por motivos como cobertura de antenas, arquitetura da casa, outros), este é um bom produto.
O preço não me parece de modo algum ajustado à realidade, tendo em conta o claro benefício da Vodafone neste processo, sendo que existe uma carga menor dos utilizadores que têm equipamentos Vodafone Max nas células onde estão registados.
Eu não daria mais do que 30 euros por este tipo de equipamento, com as condições actuais, claro.

O problema é quando não há nem rede nem ligação à net suficiente como é o meu caso.
Mas para azar das operadoras e dos fabricantes a mim acontece-me sempre de tudo :D
 
Metro -> LOL :D
Só quem tem uma ligação que cumpra os minimos requisitos (e claro está, tenha uma cobertura de rede deficiente) é que poderá pensar em ter um equipamento destes. Pessoalmente, continuo na minha, é demasiado caro na relação custo/benefício.

1NOM15 - > Se tiveres algum estudo científico que comprove isto :" Por isso ser bombardeado com 850/900/1800/1900/2100hz, vezes sem conta, ao fim de poucos anos tens cancro.", manda.


Além de muitas pessoas terem telefones DECT, que emitem bastante mais radiação que os telemóveis, e ninguém se queixa :)
 
Última edição:
Efectivamente... não podemos equiparar a potência emitida por uma BTS com a potência emitida por uma femtocell. É óbvio que a femtocell emite radiação (caso contrário, não funcionava), mas esta é emitida numa escala extremamente inferior à de uma BTS normal.
 
Metro -> LOL :D
Só quem tem uma ligação que cumpra os minimos requisitos (e claro está, tenha uma cobertura de rede deficiente) é que poderá pensar em ter um equipamento destes. Pessoalmente, continuo na minha, é demasiado caro na relação custo/benefício.

1NOM15 - > Se tiveres algum estudo científico que comprove isto :" Por isso ser bombardeado com 850/900/1800/1900/2100hz, vezes sem conta, ao fim de poucos anos tens cancro.", manda.

Além de muitas pessoas terem telefones DECT, que emitem bastante mais radiação que os telemóveis, e ninguém se queixa :)

Acho engraçado o cepticismo das pessoas, de facto eu não fui claro e nem o vou ser, as pessoas que realmente tenham interesse procuram informação, apenas relembro o que já foi dito vezes sem conta em vários locais (net, tv, jornais, revistas), exposições a radio / radiação provocam temores.

Efectivamente... não podemos equiparar a potência emitida por uma BTS com a potência emitida por uma femtocell. É óbvio que a femtocell emite radiação (caso contrário, não funcionava), mas esta é emitida numa escala extremamente inferior à de uma BTS normal.

Como tinha dito, emitem em "ponto pequeno", comparando com uma BTS
 
Back
Topo