1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Vodafone testa HSPA+ em Portugal

Discussão em 'Vodafone' iniciada por issues, 5 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 2; Visualizações: 924)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. issues

    issues Power Member

    A Vodafone já testou a nova tecnologia HSPA+ 64QAM, que vai permitir utilizar a banda larga móvel com uma velocidade máxima teórica de download de 21,6 Mbps.

    A primeira sessão de teste com transferência efectiva de dados sobre a rede real da Vodafone foi realizada esta quarta-feira, dia 4 de Fevereiro, em Lisboa. Na experiência, feita recorrendo a equipamento da Ericsson, a Vodafone garante ter atingido picos reais de download de 16 Mbps.

    O HSPA+ é o próximo passo do desenvolvimento da tecnologia 3G/HSPA (High Speed Packet Access) e utiliza a mais avançada técnica de modulação 64QAM (Quadrature Amplitude Modulation).

    A nova tecnologia de banda larga móvel HSPA+ possibilita o aumento das velocidades reais de download, melhorando a experiência dos clientes no acesso à Internet móvel: à velocidade máxima teórica de 21,6 Mbps seria possível efectuar o download de uma música (4MB) em menos de dois segundos ou um conteúdo equivalente a um CD (750 MB) em menos de cinco minutos, refere a operadora em comunicado a título de exemplo.

    A Vodafone estima que as velocidades obtidas com a tecnologia HSPA+ possam ainda ser superiores com a funcionalidade MIMO (Multiple Input Multiple Output) que utiliza várias antenas nas estações base e nos equipamentos de dados e suporta a velocidade máxima teórica de 28,8 Mbps.

    A operadora espera lançar comercialmente ofertas de Internet sobre HSPA+ em Portugal ainda durante 2009, assim que estejam disponíveis no mercado os equipamentos de dados compatíveis.

    fonte: http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/vodafone_testa_hspa_em_portugal_911806.html

    Isto faz-me pensar um pouco, porquê lançar estes pacotes, enquanto que o 3g está apenas concentrado em alguns locais, indo para a periferia das grandes cidades já não há 3g.
     
  2. Banhoca_PT

    Banhoca_PT Power Member

    Outra vez? Ontem mesmo postaram isso cá. Foi movido para o tópico que refere os testes da Vodafone Espanhola.
     
Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página