Vodafone TV PLAY

... Duas páginas atrás:

Mensagem no tópico 'Vodafone TV PLAY' https://forum.zwame.pt/threads/vodafone-tv-play.1077463/post-18233856
@zexzen desculpa o incómodo, já ando para te perguntar desde o post que fizeste anterior: como chego ao menu "Personalizado" onde aparece o Dual output de som?
No fim de semana corri os menus todos, e não encontrei. Poderá ser por ter a "main" soundbar na porta eARC (e não a TVPLAY)?
Não consigo ter a TVPLAY e a soundbar, ainda, em simultâneo.

Obrigado.

@zexzen desculpa o incómodo, já ando para te perguntar desde o post que fizeste anterior: como chego ao menu "Personalizado" onde aparece o Dual output de som?
No fim de semana corri os menus todos, e não encontrei. Poderá ser por ter a "main" soundbar na porta eARC (e não a TVPLAY)?
Não consigo ter a TVPLAY e a soundbar, ainda, em simultâneo.

Obrigado.
Só agora vi o post.

Tens que desbloquear as definições de programador na box. (Dica do @ring69 - obrigado 👍)

Para isso, vais a:

- definições -> preferências do dispositivo -> Acerca de -> compilação do SO do Android TV

Aqui, em " Compilação do SO do Android TV" carregas várias vezes até surgir a mensagem: "Agora é um programador".
Voltas atrás, e acedes a essa nova opção:
" { } Opções do programador".
Dentro do menu "Opção de programador", no separador "Audio", selecionas "Audio Processing".
Aqui tens ativas a opção:
" Enable custom audio Processing"
Voltas atrás e em:
"Preferências do dispositivo", entras em:
"Ecrã e som". Aqui selecionado "processamento de audio" e agora já aparecem novas opções.
Tens então um novo menu:
"Personalizado", com novas opções:
- Dual output
- Melhoria de diálogos
- Nivelação de volume
- Virtualização dos altifalantes
- - Melhoria da virtualização surround
- Equalizador inteligente
- Bass level
- Treble level
e
# repor valores por omissão

Mas, não tenho a opção "dual output" ativada para ter som 5.1 dolby digital no home cinema.

A minha configuração:

. Box TV play
Definições selecionadas:
# ecrã e som > processamento de áudio > Saída por hdmi > Formato de saída HDMI: Dolby #

. Box TV Play -> cabo HDMI para a TV (LG - webos)

. TV (LG) -> cabo HDMI + cabo toslink (cabo ótico) para o home cinema.
Definições selecionadas na TV (LG):

# Som > saída de som > saída de Audio (Ótica / HDMI ARC):
- Saída de Som Digital: Automático
- Simplink (HDMI-CEC): Ligada

# Som > Definição do Áudio DTV: Automático
# Som > Ajuste da Sincronização de AV: ligado

Home Cinema (LG) * não é Arc e apenas recebe som por Toslink. Mas, como está ligado por HDMI à TV (só envia som e video para a TV, NÃO recebe) é possível controlar o nível de som do Homem Cinema através do comando da box TV Play porque está ligado o CEC na box, TV e Home cinema.

# Home Cinema (LG)
Definições:
# Áudio:
.Bitstream (salvo erro)
. DRC (não sei o que é): desligado

# Outros:
. Desligar automático: Ligado
. *SIMPLINK: Ligado

* Isto é o que a LG chama ao CEC. Noutras marcas (Sony, Samsung, etc., tem outro nome).

Espero que isto tenha ajudado.

É claro que esta configuração será diferente para outros dispositivos e, conforme esses estejam ligados.

Box > barra de som
Box > TV > barra de som
Box > Amplificador / HC, com ou sem ARC/eARC
Box > TV > Amplificador / HC, com ou sem ARC/eARC
Etc,

Abraço

Última edição:
Alguém com TV Play tem o problema da box entrar em manutenção todos os dias às 2 da manhã?

Já liguei para a assistência, mandam-me fazer reset para forçar um upgrade, mas não resolve nada.

# Dica 👍 #

Já agora, para quem quiser "desativar" o menu inicial que aparece quando se liga a box, de forma a que ao ligar a box apareça apenas o canal de televisão, sem o menu... 😉

APP instalada na box:
TvQuickActions

Na APP, menu principal, selecionar o separador:

"Acionar ações e macros", aqui slecionar a opção:
" Tela ligada (após dormir)"
> Ativar a opção: "Permitir" e em baixo selecionar:
"Ações". Aqui vão selecionar a opção em baixo:
"ADICIONAR"

*Quando selecionarem a opção "ADICIONAR", vai aparecer um novo menu. Aqui selecionar em cima (separadores) o separador:
"AÇÃO". Descer com o comando e selecionar:
" Ação de retorno".
Podem ver que agora ficaram com uma nova "ação" - nome: "Ação de retorno", no menu.

Voltar atrás com o comando e nesse menu "Acionar ações e macros > Tela Ligada (após dormir) têm essa nova ação.

Voltar atrás novamente com o comando, sair da APP.

Agora que estão no menu principal da box, desligar com o comando.

Ligar novamente a box e 😃 já não aparece o irritante menu das apps.

É possível, por exemplo, adicionar outros comandos. Por exemplo:

Quando ligar a box, não quero ver televisão - pois não vejo canais de TV (p/exemplo) e só vejo conteúdos na MAX (HBO).

Para tal, efetuar os mesmos passos, SÓ QUE, em quando chegarem ao ponto anterior na opção Tela Ligada (após dormir):

Selecionar novamente:
"Ações" e selecionar novamente o botão em baixo:
" ADICIONAR"

# aqui antes tínhamos escolhido a ação "Ação de retorno", mas agora como queremos que a box ao ligar abra a APP MAX (*deixar na mesma a outra ação feita anteriormente por nós - "Ação de retorno") vamos selecionar no menu que aparece depois de selecionar "ADICIONAR":

*(no MENU),
Selecionar: " Aplicativo", descer até à APP "Max" e selecioná-la.

* agora temos duas "ações" em "Adicionar ações e macros > "Tela Ligada: a primeira ação que fizemos - Ação de retorno, e está nova - Max.

Proceder de modo igual ao anterior:
- sair da APP, e quando estiverem na emissão de televisão da box, desligar a box no comando.

Agora quando a box liga, 😃 entra logo na APP Max!!

Isto pode ser feito para qualquer APP que esteja instalada.

- ok, muito bonito mas, agora SEMPRE QUE LIGO A BOX, entra logo para a Max.

Resposta: óbvio, pois essa ação está selecionada na APP TvQuickActions para que quando ligarmos a box, entrar na APP Max, sem ter que selecionar a mesma no menu ou no mosaico (UI da box).

# Solução: Retirar esse comando
Como? Ir novamente a:
> APP tvQuickActions
> Acionar ações e macros
> Tela ligada (após dormir)
> Ações.

Aqui, têm 2 opções: "Mover" e "Excluir".
> selecionar a ação: "Excluir".

A APP Max foi apenas um exemplo. Podem escolher o que quiserem, outra APP, YouTube por exemplo, etc., mas... não venham pedir conselhos depois, se escolherem algo que possa bloquear a box, etc., pois não explorei mais a fundo está fantástica APP 😁 ✌️.

Mas, tenho por exemplo vários atalhos no comando:

Botão Netflix:
- premir uma vez: abre o Stremio
- premir duas vezes: abre o Nova Player
- Deixar o botão premido: Spotify
* Um botão: 3 opções diferentes

Botão vermelho:
(Aqui outro tipo de opção de um botão)

#Com as setas do comando#
- Cima: Definições da box
- esquerdo: desligar (mas, com 3 opções:
*Bloqueio
* Desligar
* Reiniciar
- Direito: tvQuickActions
-Baixo: um menu com aplicativos (à nossa escolha: tanto o formato do menu como as apps).

Botão Verde
- surge um menu onde tenho 3 atalhos.

1º atalho:

# *HDMI resolução e saída de som# > Activity *editado.

*Esta opção é um atalho para ir ao menu das "Definições de HDMI" da box, para alterar o HDR, resolução do ecrã, caso precise SEM ter que sair da APP, ir ao menu da box, etc.
Vejam, com 1 toque (no botão verde) acedo logo ao menu que quero, neste caso o mencionado acima.

Sem este atalho teria que carregar em:
Botão casa
Cima
Direita
Roda das definições
Ok
2 vezes para baixo até "Definições de sistema"
Ok
3 vezes para baixo
"Preferências do dispositivo"
Ok
4 vezes para baixo
"Ecrã e som"
Ok

E finalmente: HDMI e ok novamente. Ufa!!! 😁

######

Mas, com o mesmo botão Verde, ainda tenho também selecionadas mais dois atalhos:

2º atalho

# Saída de som #
Activity *editado

Seleciono está opção, carregando na tecla OK do comando e vai directamente para: definições de sistema > definições > Preferências do dispositivo > Ecrã e som > SOM > Processamento de áudio>
Preferências de processamento de Som > Preferências de Processamento *(de audio?)

Onde aparece o tal menu :
- Saída por HDMI (som)
- Perfis de áudio,
- etc...

E o 3º atalho do botão Verde:
Activity *editado

Vai para "Preferências de Processamento*(de áudio?), onde tem a opção: "Enable custom audio Processing settings" para ativar ou desativar. Neste momento está ativada.

Obs: com esta última atualização do software da box, este atalho já não é necessário, pois já aparece no menu "opções de programador".

Botão amarelo:
#Com as setas do comando#
- Cima: Bluetooth (ligar/desligar, Pesquisar e emparelhar dispositivos)
- esquerdo: PrintScreen do ecrã (não funciona na TV nem nas apps HBO, Disney, etc. Devido ao drm)
- Direito: gravar ecrã (não funciona na TV nem nas apps HBO, Disney, etc. Devido ao drm)
* Só funciona nas outras apps
- baixo: limpar cache

Abraço

Última edição:
Alguém com TV Play tem o problema da box entrar em manutenção todos os dias às 2 da manhã?

Já liguei para a assistência, mandam-me fazer reset para forçar um upgrade, mas não resolve nada.
As boxes da Vodafone sempre reiniciaram à força durante a madrugada.

Pelos vistos continua a acontecer com as Android.

Boas;
@zexzen , homem tu manda o teu C.V. para a Vodafone.

Resolvias 99% dos problemas. 👍
Obrigado.

Fiquem bem.
Obrigado @fubar

😁😁😁

Já liguei várias vezes para o departamento técnico a expor estas "falhas" - sempre muito prestáveis - e nem todos tinham conhecimento destas "limitações/bugs", tais como:

*no software anterior
- sem som 5.1 por HDMI (resolvido)
- USB com pen/HDD ligado - por vezes ligar a box, não dar emissão de televisão (NÃO resolvido).

- O botão (HBO) do comando não abrir a APP MAX (já abre)***

*** Antes da atualização, tinha resolvido com a APP tvQuickActions. Já não é necessário.

Obrigado pelos comentários 😉
Abraço

Edit: tinha esquecido mencionar que ainda não é possível utilizar a box como soundbar. Ou seja, dar som proveniente de uma outra fonte: TV, consola, blu-ray, etc.

Esperemos que não seja uma questão de hardware da box e sim, apenas software.
###

Edit2: Entretanto há um workaround (mais ou menos) para a questão acima.

Como a box recebe som por bluetooth de outros dispositivos - como um smartphone, emparelhei a box com a TV por bluetooth.

#
Emparelhamento:
Ps5 hdmi > TV HDMI
TV bluetooth > box TV Play bluetooth
#

Experimentei com a PS5 mas, o som sai desfasado (com atraso). É possível "sincronizar" ficando +/- (ainda não tive pachorra para tal) com a opção na box - nos settings do som:
Ecrã e som > Processamento de áudio >
Em:
Personalizado > Dual output delay (ms). Aqui definir até sincronizar.

É claro que sendo por bluetooth, tem limites de largura de banda, nunca irá ter a qualidade "pura" (embora comprimida do DTS HD ou do Dolby).

Edit3:
Por outro lado e aproveitando estar a falar do bluetooth, esta dica também serve para aqueles que têm headphones e querem utilizá-los com p.ex.: a PS5. Como a PS5 não tem saída de som por bluetooth nem por Jack audio, aqui o workaround será emparelhar os headphones com a TV por bluetooth.
PS5 HDMI > HDMI TV
TV bluetooth > headphones bluetooth 👍

Última edição:
Alguém aqui já experimentou a minha "dica" com a APP tvQuickActions, de forma a não surgir o menu da Vodafone com as apps quando se liga a box, conforme indiquei antes? Deixem aqui o vosso feedback 😃

No meu caso, continuo sem som 5.1 por HDMI.
Tenho a box com saída de som por HDMI, e a box ligada a uma LG OLED C9, que por sua vez está ligada a um sistema Sonos constituído por Soundbar Arc (ligada por HDMI à TV LG), um Subwoofer e duas colunas Sonos surround traseiras.
Se utilizar a Apple TV tenho som 5.1 e Dolby Atmos. Com a TV Play não passo do triste PCM 2.0.
Tenho o som em Auto, na saída da box, e a entrada de som por HDMI na TV como bitstream (a opção que permite receber som multicanais, incluindo Dolby Atmos de fontes ligadas por HDMI).
E relação à versão do software da box, penso ter a mais recente, uma vez que já consigo usar o Amazon Prime com som por HDMI.
Muito sinceramente, começo a ficar um bocado farto, não se consegue falar com ninguém que pareça perceber verdadeiramente o que anda a fazer na Vodafone, e ao mesmo tempo, as coisas parecem andar à deriva.

@7422736m

O sistema sonos, tem entrada e saída HDMI? Só entrada? Qual o modelo?

Já tentaste nas definições da LG, colocar a saída de som digital em automático?

Entretanto, encontrei isto:
"Olá

Desde o lançamento do Sonos Arc; que agora traz Dolby Atmos para o Sonos Home Theater, a questão candente tem sido se a TV atual será ou não compatível para passar o sinal Dolby Atmos. A resposta curta é “ sim ” se o fabricante da TV alegar que o Dolby Atmos pode ser apreciado via HDMI-ARC para um alto-falante compatível. Ênfase em “alegações do fabricante da TV ”.:pensamento:

A letra miúda dessa declaração é que o sinal é comprimido sobre HDMI-ARC. Para aproveitar Dolby Atmos sem perdas (sinal não comprimido), a TV deve suportar eARC sobre HDMI.

Para sua informação... a série LG OLED C9 suporta eARC . No entanto, a porta HDMI na série C9 é rotulada apenas como ARC, o que à primeira vista sugere que eARC não é suportado.

Ah...mas espere...a LG decidiu tornar o eARC selecionável (ligado/desligado) nas configurações do menu. Veja como ativar o eARC para a LG OLED C9 Series :

Configurações > Todas as configurações > Som

Defina Dolby Atmos como Ligado
IA para Desligado
Modo de som para padrão
Som para fora

HDMI ARCO
Saída de som digital definida como Auto ou PassThrough
eARC definido como Ligado
Caso você esteja se perguntando (como eu estava) por que a LG tornou o eARC selecionável em vez de uma porta ativa, clique neste link para uma explicação. Embora fornecido por terceiros, acredito que seja tão bom quanto qualquer outro disponível.

Espero que alguém ache essas informações úteis. Aproveite."
https://en.community.sonos.com/home-theater-228993/lg-oled-c9-series-earc-support-6843136

Saúde!

@7422736m

O sistema sonos, tem entrada e saída HDMI? Só entrada? Qual o modelo?

Já tentaste nas definições da LG, colocar a saída de som digital em automático?

Entretanto, encontrei isto:
"Olá

Desde o lançamento do Sonos Arc; que agora traz Dolby Atmos para o Sonos Home Theater, a questão candente tem sido se a TV atual será ou não compatível para passar o sinal Dolby Atmos. A resposta curta é “ sim ” se o fabricante da TV alegar que o Dolby Atmos pode ser apreciado via HDMI-ARC para um alto-falante compatível. Ênfase em “alegações do fabricante da TV ”.:pensamento:

A letra miúda dessa declaração é que o sinal é comprimido sobre HDMI-ARC. Para aproveitar Dolby Atmos sem perdas (sinal não comprimido), a TV deve suportar eARC sobre HDMI.

Para sua informação... a série LG OLED C9 suporta eARC . No entanto, a porta HDMI na série C9 é rotulada apenas como ARC, o que à primeira vista sugere que eARC não é suportado.

Ah...mas espere...a LG decidiu tornar o eARC selecionável (ligado/desligado) nas configurações do menu. Veja como ativar o eARC para a LG OLED C9 Series :

Configurações > Todas as configurações > Som

Defina Dolby Atmos como Ligado
IA para Desligado
Modo de som para padrão
Som para fora

HDMI ARCO
Saída de som digital definida como Auto ou PassThrough
eARC definido como Ligado
Caso você esteja se perguntando (como eu estava) por que a LG tornou o eARC selecionável em vez de uma porta ativa, clique neste link para uma explicação. Embora fornecido por terceiros, acredito que seja tão bom quanto qualquer outro disponível.

Espero que alguém ache essas informações úteis. Aproveite."
https://en.community.sonos.com/home-theater-228993/lg-oled-c9-series-earc-support-6843136

Saúde!
Edit:
Com tudo isto acabei por não responder à pergunta:
Tenho uma Sonos Arc, ligada por HDMI (tem só ligação HDMI para TV. A Arc está ligada a um Sonos Sub e a duas Sonos Era 100 que funcionam como altifalantes surrond traseiros (tudo isto ligado entre si através do ecossistema da Sonos, tudo sem fios)

Tenho essas definições ativadas desde o início, quando comprei a LG C9.
Sempre tive Dolby Atmos, por exemplo no Netflix acedendo através das apps da TV, ou mais recentemente acedendo pela Apple TV 4K ligada à LG C9 por HDMI.
A box da Vodafone, por sua vez, não passa do PCM 2.0.
Sendo que as configurações na TV me permitem ter som mxulticanal em várias outras fontes, o problema está mesmo na box da Vodafone.
É absolutamente impressionante a incompetência da equipa de desenvolvimento da Vodafone.
Não conseguem lançar um produto que seja que não ande anos a fio em modo beta.
Até poderia ser assim, deviam no entanto ter alguma vergonha em cobrar fosse o que fosse por boxes em beta testing nos clientes.
Dada tamanha incompetência, já desisti de comunicar bugs à Vodafone.
Aliás, o primeiro bug que comuniquei (e que ainda existe) tem a ver com o facto de a box, com o som a sair por HDMI, ficar com o som extremamente baixo se for ligada antes da TV (é claramente um problema qualquer de handshake de HDMI, que a Vodafone continua a ignorar). Quando reportei o bug, o "engenheiro" com quem falei começou a debitar uma sucessão de alarvidades, ao ponto de ter, eu próprio de lhe provar que não sabia do que falava.
A sorte da Vodafone é a concorrência ser má em Portugal, caso contrário já tinha mudado de ares há muito.

Última edição:
Alguém aqui já experimentou a minha "dica" com a APP tvQuickActions, de forma a não surgir o menu da Vodafone com as apps quando se liga a box, conforme indiquei antes? Deixem aqui o vosso feedback 😃

Boas;

Eu ia experimentar, mas não sabia que a app é paga (quase 5 paus) para conseguir fazer algo que a vodafone, deveria resolver.

Mas de qualquer maneira, muito obrigado pelas tuas dicas.👍

Obrigado.

Fiquem bem.

Edit:
Com tudo isto acabei por não responder à pergunta:
Tenho uma Sonos Arc, ligada por HDMI (tem só ligação HDMI para TV. A Arc está ligada a um Sonos Sub e a duas Sonos Era 100 que funcionam como altifalantes surrond traseiros (tudo isto ligado entre si através do ecossistema da Sonos, tudo sem fios)

Tenho essas definições ativadas desde o início, quando comprei a LG C9.
Sempre tive Dolby Atmos, por exemplo no Netflix acedendo através das apps da TV, ou mais recentemente acedendo pela Apple TV 4K ligada à LG C9 por HDMI.
A box da Vodafone, por sua vez, não passa do PCM 2.0.
Sendo que as configurações na TV me permitem ter som mxulticanal em várias outras fontes, o problema está mesmo na box da Vodafone.
É absolutamente impressionante a incompetência da equipa de desenvolvimento da Vodafone.
Não conseguem lançar um produto que seja que não ande anos a fio em modo beta.
Até poderia ser assim, deviam no entanto ter alguma vergonha em cobrar fosse o que fosse por boxes em beta testing nos clientes.
Dada tamanha incompetência, já desisti de comunicar bugs à Vodafone.
Aliás, o primeiro bug que comuniquei (e que ainda existe) tem a ver com o facto de a box, com o som a sair por HDMI, ficar com o som extremamente baixo se for ligada antes da TV (é claramente um problema qualquer de handshake de HDMI, que a Vodafone continua a ignorar). Quando reportei o bug, o "engenheiro" com quem falei começou a debitar uma sucessão de alarvidades, ao ponto de ter, eu próprio de lhe provar que não sabia do que falava.
A sorte da Vodafone é a concorrência ser má em Portugal, caso contrário já tinha mudado de ares há muito.
Por aqui funciona. Tens de resolver com a Sonos ou com a LG.

A APP tem versão gratuita
Boas;

Pois tem, mas não permite fazer o que sugeres;

"Na APP, menu principal, selecionar o separador:

"Acionar ações e macros", aqui slecionar a opção:
" Tela ligada (após dormir)"
> Ativar a opção: "Permitir" e em baixo selecionar:
"Ações". Aqui vão selecionar a opção em baixo:
"ADICIONAR"

Só com a versão paga. 😡

Mais uma vez obrigado.

Fiquem bem.

Tenho uma. Excelente box!
Vem com um launcher, que mais não é o software da Vodafone para esta BOX.
Utilizando esse software, aí sim, a box tem que estar ligada ao router da Vodafone (por cabo ou WiFi).
Alterei o launcher.
Instalei o "Launcher Manager", e configurei o Wolf Launcher com meu launcher predefinido.
Funciona lindamente.
Depois instalei o software Android da Vodafone, para ter o serviço de televisão e utilizo a box normalmente como uma box Android normal.
Instalei IPTV, Stremio, Newpipe, etc... Tudo a funcionar muito bem.
Aliás, esta box como foi desenhada para streaming, é excelente a nível de streaming (das melhores que já tive).
Tem o assistente Google em PT-PT, o que é sensacional.
O som, obviamente é excelente, mas atenção que se trata praticamente de uma "barra de som". Não é um home-cinema, mas dá um belíssimo estrondo nos filmes (tem uns graves muito bons).
Após as pequenas alterações que comentei acima, funciona em qualquer lugar do mundo.
Até levei de férias, pois para ouvir música (via bluetooth ou APP), e estrondoso.
Para IPTV é excelente, e nem se fala do Spotify! Maravilha!
Um som melhor que a maioria das colunas bluetooth que andam por aí.
O som é Bang & Olufsen, portanto... não há dúvidas!
A Box é extremamente fluida.
Tem Android TV com Google play.
Aliás, a box não tem nenhuma limitação a nível de software, por parte da Vodafone.
Altera-se o Launcher e está feito, siga.
Estou satisfeitissimo com esta box!
Não há problema por o stremio?
Só não queria pagar muita por pirataria

Por aqui funciona. Tens de resolver com a Sonos ou com a LG.

Definitivamente o problema não está nem com a Sonos nem com a LG. Todo o sistema funciona com a Apple TV4K e com a Xbox Series X, ligados por HDMI com as definições de som por HDMI.
No teu caso, funciona, mas como dizes que o som passa por cabo ótico da TV para o Home Cinema, talvez seja esse o detalhe.
Parece-me claro que a Vodafone fez asneira desde o início com a utilização da porta HDMI da box (relembro que continua a existir um bug em que se a box for ligada antes da TV, o som que a box passa para a TV por HDMI fica extremamente baixo, ao ponto de ter de se colocar o som quase no máximo para se conseguir ouvir algo, o problema da aplicação Prime Video que impossibilitava de ver a maioria dos conteúdos se a saída de som por HDMI estivesse ativada na box, e ainda esta questão da saída de som multicanal).
A juntar a tudo isto, a qualidade de imagem muito fraca (demasiada compressão, que é extremamente evidente sempre que as imagens no ecrã são complexas: água em movimento, redes de balizas/ténis, etc.).
A Vodafone Portugal insiste em desenvolver as suas próprias implementações de boxes, para grande azar dos clientes, já que a equipa de desenvolvimento é claramente pouco competente. Acho que todos nos lembramos da novela da Vbox.

Sim. Tenho o som ligado por ótico, o HC não tem entrada HDMI. Não tenho forma de confirmar se por HDMI funciona, mas pelo que dizes, se calhar não sai 5.1 por HDMI.

Presunto que seja limitação da box - hardware. Se assim for, nada a fazer.

Tens hipótese de ligar por ótico e testar?

Back