Vodafone TV PLAY

Olá, estou a fazer um trabalho na faculdade sobre a qualidade dos serviços da Vodafone. Se pudessem responder, demora menos de 5 minutos, e compartilhar com quem sabem que tem Vodafone ajudava imenso. Obrigado :)

Link

Última edição:
# Dica 👍 #

Já agora, para quem quiser "desativar" o menu inicial que aparece quando se liga a box, de forma a que ao ligar a box apareça apenas o canal de televisão, sem o menu... 😉

APP instalada na box:
TvQuickActions

Na APP, menu principal, selecionar o separador:

"Acionar ações e macros", aqui slecionar a opção:
" Tela ligada (após dormir)"
> Ativar a opção: "Permitir" e em baixo selecionar:
"Ações". Aqui vão selecionar a opção em baixo:
"ADICIONAR"

*Quando selecionarem a opção "ADICIONAR", vai aparecer um novo menu. Aqui selecionar em cima (separadores) o separador:
"AÇÃO". Descer com o comando e selecionar:
" Ação de retorno".
Podem ver que agora ficaram com uma nova "ação" - nome: "Ação de retorno", no menu.

Voltar atrás com o comando e nesse menu "Acionar ações e macros > Tela Ligada (após dormir) têm essa nova ação.

Voltar atrás novamente com o comando, sair da APP.

Agora que estão no menu principal da box, desligar com o comando.

Ligar novamente a box e 😃 já não aparece o irritante menu das apps.

É possível, por exemplo, adicionar outros comandos. Por exemplo:

Quando ligar a box, não quero ver televisão - pois não vejo canais de TV (p/exemplo) e só vejo conteúdos na MAX (HBO).

Para tal, efetuar os mesmos passos, SÓ QUE, em quando chegarem ao ponto anterior na opção Tela Ligada (após dormir):

Selecionar novamente:
"Ações" e selecionar novamente o botão em baixo:
" ADICIONAR"

# aqui antes tínhamos escolhido a ação "Ação de retorno", mas agora como queremos que a box ao ligar abra a APP MAX (*deixar na mesma a outra ação feita anteriormente por nós - "Ação de retorno") vamos selecionar no menu que aparece depois de selecionar "ADICIONAR":

*(no MENU),
Selecionar: " Aplicativo", descer até à APP "Max" e selecioná-la.

* agora temos duas "ações" em "Adicionar ações e macros > "Tela Ligada: a primeira ação que fizemos - Ação de retorno, e está nova - Max.

Proceder de modo igual ao anterior:
- sair da APP, e quando estiverem na emissão de televisão da box, desligar a box no comando.

Agora quando a box liga, 😃 entra logo na APP Max!!

Isto pode ser feito para qualquer APP que esteja instalada.

- ok, muito bonito mas, agora SEMPRE QUE LIGO A BOX, entra logo para a Max.

Resposta: óbvio, pois essa ação está selecionada na APP TvQuickActions para que quando ligarmos a box, entrar na APP Max, sem ter que selecionar a mesma no menu ou no mosaico (UI da box).

# Solução: Retirar esse comando
Como? Ir novamente a:
> APP tvQuickActions
> Acionar ações e macros
> Tela ligada (após dormir)
> Ações.

Aqui, têm 2 opções: "Mover" e "Excluir".
> selecionar a ação: "Excluir".

A APP Max foi apenas um exemplo. Podem escolher o que quiserem, outra APP, YouTube por exemplo, etc., mas... não venham pedir conselhos depois, se escolherem algo que possa bloquear a box, etc., pois não explorei mais a fundo está fantástica APP 😁 ✌️.

Mas, tenho por exemplo vários atalhos no comando:

Botão Netflix:
- premir uma vez: abre o Stremio
- premir duas vezes: abre o Nova Player
- Deixar o botão premido: Spotify
* Um botão: 3 opções diferentes

Botão vermelho:
(Aqui outro tipo de opção de um botão)
#Com as setas do comando#
- Cima: Definições da box
- esquerdo: desligar (mas, com 3 opções:
*Bloqueio
* Desligar
* Reiniciar
- Direito: tvQuickActions
-Baixo: um menu com aplicativos (à nossa escolha: tanto o formato do menu como as apps).

Botão Verde
- surge um menu onde tenho 3 atalhos.

1º atalho:

# *HDMI resolução e saída de som# > Activity *editado.

*Esta opção é um atalho para ir ao menu das "Definições de HDMI" da box, para alterar o HDR, resolução do ecrã, caso precise SEM ter que sair da APP, ir ao menu da box, etc.
Vejam, com 1 toque (no botão verde) acedo logo ao menu que quero, neste caso o mencionado acima.

Sem este atalho teria que carregar em:
Botão casa
Cima
Direita
Roda das definições
Ok
2 vezes para baixo até "Definições de sistema"
Ok
3 vezes para baixo
"Preferências do dispositivo"
Ok
4 vezes para baixo
"Ecrã e som"
Ok

E finalmente: HDMI e ok novamente. Ufa!!! 😁

######

Mas, com o mesmo botão Verde, ainda tenho também selecionadas mais dois atalhos:

2º atalho

# Saída de som #
Activity *editado

Seleciono está opção, carregando na tecla OK do comando e vai directamente para: definições de sistema > definições > Preferências do dispositivo > Ecrã e som > SOM > Processamento de áudio>
Preferências de processamento de Som > Preferências de Processamento *(de audio?)

Onde aparece o tal menu :
- Saída por HDMI (som)
- Perfis de áudio,
- etc...

E o 3º atalho do botão Verde:
Activity *editado

Vai para "Preferências de Processamento*(de áudio?), onde tem a opção: "Enable custom audio Processing settings" para ativar ou desativar. Neste momento está ativada.

Obs: com esta última atualização do software da box, este atalho já não é necessário, pois já aparece no menu "opções de programador".

Botão amarelo:
#Com as setas do comando#
- Cima: Bluetooth (ligar/desligar, Pesquisar e emparelhar dispositivos)
- esquerdo: PrintScreen do ecrã (não funciona na TV nem nas apps HBO, Disney, etc. Devido ao drm)
- Direito: gravar ecrã (não funciona na TV nem nas apps HBO, Disney, etc. Devido ao drm)
* Só funciona nas outras apps
- baixo: limpar cache

Abraço

Viva
Pelo que vejo as acções nesta app só com a versão Pro.
Alguém usa alguma versão gratuita para isto na box Vodafone?

Última edição:
Boas,

Finalmente troquei hoje a minha Vbox 4K Plus, sim + porque foi a 1ª Box 4k lançada pela Vodafone e levei para casa a TV Play.

Bom, há uma coisa que, para começar detesto, assim que ligo a Box aparece sempre o menu, em vez de somente o canal onde ficou quando a desliguei, não há como desativar na própria Box a não ser instalando uma App que já vi alguém por aqui mencionar.

Pode ser que com uma atualização, o menu desapareça pois isso também chegou a acontecer na Vbox.

Liguei-a à minha LG OLED 65C4 e em termos de imagem é espetacular, fiquei abisbilico, estou a ver a RTP1 "5 Para a Meia-Noite" e é espetacular. A da Vbox era muito boa, mas esta TV Play é belíssima.

É claro que tenho sempre que colocar a resolução da Box em 1080P e deixar a TV fazer o Upscaling e que esta TV faz maravilhosamente bem devido ao processador que usa, se passar a Box para 4k, a imagem deteriora-se, passava-se o mesmo com a Vbox.

É bastante mais rápida ao usar qualquer função do menu, a mudar de canal, zapping super rápido, voltar atrás, etc... Até agora não bugou. É bastante mais fluída e isso deve-se ao Android 11.

Experimentei o HDMI-CEC que funciona muito bem, consigo usar o comando da Box para aumentar e diminuir o som assim como desligar a TV e a minha soundbar. É claro que foi só para testar, pois já desliguei o HDMI-CEC na Box TV Play porque a Vodafone tem a mania de lançar atualizações de madrugada e a box liga automaticamente e assim fica, aconteceu com a Vbox e um dia quando acordei, tinha a minha TV Samsung 4k que agora está no quarto, ligada com o menu da Box no ecrã vá-se lá saber durante quantas horas.
Como agora tenho um LG OLED, a minha primeira tv OLED, e que espero que dure alguns anos, não quero acordar com o menu da Box no ecrã durante não sei quantas horas e sofrer de burn in e ou retenção de imagem, por isso HDMI-CEC desligado, prefiro ser eu a ligar a Box, e com o comando da TV, ligar a soundbar. Depois de ter uma TV OLED, não mais quero saber de Led ou Qled.

O som que sai da Box é razoável, mas é claro que o desliguei, pois tenho uma Soundbar LG S90TY 5.1.3 canais com Dolby Atmos e em simultâneo com o som da TV usando o WOW Orchestra o som é fantástico.

O som da maioria dos canais através da Box são em PCM mas depois a soundbar faz o resto. Dolby Atmos e Dolby Vision, só na Netflix ou Prime Video e parece que estou dentro do filme.

O Chrome Cast funciona muito bem, consigo enviar tudo para a TV através do meu Pixel 8 Pro, mas isso também o faço enviando diretamente para a TV sem passar pela Box.

Netflix, Max e Prime Video uso no Web OS por causa do Dolby Vision e não na box, apesar do Dolby Atmos passar pelo cabo HDMI, Youtube também só através do Web OS principalmente por causa do HDR.

Resumindo, hoje brinquei um bocadinho com a Box TV Play e por enquanto estou super satisfeito com a troca e de todas as boxes Vodafone que já tive, está, é de longe a melhor que já tive, só peca por ainda não se poder ocultar canais, mas há-de lá chegar.

Amanhã vou continuar a experimentar o brinquedo novo, testar a ligação USB, instalar umas Apps, experimentar o Kodi.

Satisfeito com o upgrade.

Cumps.

Bom dia!

Quando refere «É claro que tenho sempre que colocar a resolução da Box em 1080P e deixar a TV fazer o Upscaling e que esta TV faz maravilhosamente bem devido ao processador que usa, se passar a Box para 4k, a imagem deteriora-se, passava-se o mesmo com a Vbox.»

Isto também é aconselhável na BOX PRO 4K?
Basta configurar uma vez ou cada vez que se liga?

É que tambem tenho agora uma LG C4...

Bom dia!

Quando refere «É claro que tenho sempre que colocar a resolução da Box em 1080P e deixar a TV fazer o Upscaling e que esta TV faz maravilhosamente bem devido ao processador que usa, se passar a Box para 4k, a imagem deteriora-se, passava-se o mesmo com a Vbox.»

Isto também é aconselhável na BOX PRO 4K?
Basta configurar uma vez ou cada vez que se liga?

É que tambem tenho agora uma LG C4...
O @Blue Zee respondeu à pergunta, o sempre é só uma vez, fica memorizado. Há tempos na minha ex Vbox 4k +, tinha que mudar cada vez que ligava a Box, não memorizava, andou assim algum tempo até lançarem uma atualização.
A C4 é uma espetacular tv, um pouco inferior à G4, mas o preço também é bem inferior. 😁

Última edição:
Bom dia!

Na negociação que estou a fazer para renovação na VDF, após questionar, o Operador afirmou que «a SMART BOX tecnicamente é exatamente igual à BOX TV PLAY, à exceção de não ter coluna!»

Esta afirmação, repetida insistentemente, é verdadeira?

Tirando a coluna de som, as características técnicas são idênticas, para uma utilização normal com uma TV LG C4?

Não é verdadeira, porque há algumas diferenças no hardware.

Do ponto de vista do utilizador, na prática, de facto a diferença essencial é a TV Play ter coluna.

...

A TV Smart já é uma boa box.
A diferença é que a TV play, tem melhor CPU, mais 1g de RAM, colunas, e claro porta gigabit.

Se o hardware é melhor como é que pelo ponto de vista do utilizador pode ser igual á Smart?!
Tem melhor hardware, é mais rápida, melhor resolução e com mais memória permite ser mais á prova de futuro...

Se o hardware é melhor como é que pelo ponto de vista do utilizador pode ser igual á Smart?!
Tem melhor hardware, é mais rápida, melhor resolução e com mais memória permite ser mais á prova de futuro...
Do ponto de vista do utilizador de TV, pouca gente notará diferenças para além do ter ou não ter colunas de som.

A resolução é igual nas duas boxes.

Quem realmente quer uma box Android não ficará com estas.

Back