Vodafone TV + Switch

futuro

Power Member
Boas!

Na segunda-feira vão-me instalar Vodafone Fibra, acontece que o router vai ficar no hall de entrada, já tenho um cabo de rede a entrar no hall e a sair na sala para a box. Acontece que quero ligar a PS4 por cabo (que está ao lado da box) e por isso queria saber se posso usar o Switch D-Link DES-1008D que já tinha (http://www.dlink.com/pt/pt/home-sol...es/des-1008d-8-port-10-100mbps-desktop-switch). Ficando a ligação qualquer coisa como isto:

Router -----------------> Switch ---------------> Box e PS4

Teoricamente acho que funcionará, o meu maior receio é que a Box não "reconheça" o Router por estar o Switch no "meio".

Quanto à instalação, é muito complexo? Ou é quase plug&play?

PS: O Switch é 10/100 Mbps, sendo a minha ligação de 50Mbps não vou ter problemas?

Obrigado!
 
Se alguém puder confirmar... :)

Edit: Estava a ser um bocado limitado, porque podia já ter testado. Fiz uma simulação de como vai ser a ligação e funcionou tudo direitinho, foi só ligar. O meu maior receio era a box porque a PS4 à partida funcionava. Tenho ideia que as boxes Meo só funcionam se a ligação partir diretamente do Router da Meo.
 
Última edição:
Se alguém puder confirmar... :)

Edit: Estava a ser um bocado limitado, porque podia já ter testado. Fiz uma simulação de como vai ser a ligação e funcionou tudo direitinho, foi só ligar. O meu maior receio era a box porque a PS4 à partida funcionava. Tenho ideia que as boxes Meo só funcionam se a ligação partir diretamente do Router da Meo.

Desde que tenhas o switch depois do router não há problema, em principio ele dará internet à PS4 e TV à box. Mas nada como experimentar e tirar conclusões.
 
Dependendo do switch poderá dar problemas. Eu ja tive ligado a um switch normal e tudo o que estivesse logado ao switch funcionava mas as luzes das portas piscavam que nem loucas, e ao fim de algum tempo a box começava com pixelizaçao.
 
Dependendo do switch poderá dar problemas. Eu ja tive ligado a um switch normal e tudo o que estivesse logado ao switch funcionava mas as luzes das portas piscavam que nem loucas, e ao fim de algum tempo a box começava com pixelizaçao.

Isso das luzes piscarem quando a box ta ligada deve-se ao trafego multicast das box's. Isto é os pacotes do stream das box's são enviadas para todos os dispositivos que estão ligados ao switch, isto o unico problema que tras é congestionar-te um pouco a tua LAN, pois andam pacotes duplicados na rede desnecessariamente mas em principio deve funcionar td direito. Uma forma de resolver isso é teres um router que seja capaz de reencaminhar esses pacotes multicast para um determinado dispositivo, como acontece com os routers das operadoras... :)
 
Como o Kadime disse que os router das operadoras faziam isso deduzi que o meu também fizesse, mas já percebi que ele queria dizer Switch. Parto do princípio que o meu Switch não faz isso, é tão barato :D

Mas achas que isso é relevante?
 
Como o Kadime disse que os router das operadoras faziam isso deduzi que o meu também fizesse, mas já percebi que ele queria dizer Switch. Parto do princípio que o meu Switch não faz isso, é tão barato :D

Mas achas que isso é relevante?

Sim, o router faz. Se todas boxes estiverem lá ligadas.

No teu caso, como vais ligar o switch entre o router e a box, o router vai enviar os pacotes multicast destinados à BOX para o Switch, e este é que vai enviar para a Box.

Só que o Switch não sabe interpretar pacotes Multicast, então envia-os para todos os dispositivos lá ligados, ou seja, para a Box e para a PS4.

Isto cria tráfego desnecessário que congestiona a rede.

No entanto, se só vais ligar a box e a ps4 ao switch, à partida não deverás ter problemas de maior (para além dos leds do switch a piscar que nem uma arvore de natal :) ). Se fosses ligar mais dispositivos é que poderia ser problemático.

É questão de experimentares.
 
Eu tive um problema com a ZonHub pois tinha um switch baratucho e quando tinha mais de 2 pc ligados ao switch bloqueava o router e ficava sem net (cabo e wifi), para a semana vou comprar este que me recomendaram Switch TP-Link 5 portas Gigabit Metal Case-TL-SG105 visto ter IGMP snooping.

Cumps.
 
Eu tive um problema com a ZonHub pois tinha um switch baratucho e quando tinha mais de 2 pc ligados ao switch bloqueava o router e ficava sem net (cabo e wifi), para a semana vou comprar este que me recomendaram Switch TP-Link 5 portas Gigabit Metal Case-TL-SG105 visto ter IGMP snooping.

Cumps.

Esse só tem IGMP Snooping v1 e v2. Para o Multicast tem de ser v3.

ZonHub? Esta questão não se coloca em instalações Cabo. Apenas em ligações IPTV.
 
Esse só tem IGMP Snooping v1 e v2. Para o Multicast tem de ser v3.

ZonHub? Esta questão não se coloca em instalações Cabo. Apenas em ligações IPTV.

Então o IGMP Snooping não vai ajudar a não bloquear o trafego no swtich o que faz bloquear a net?

Secalhar não estou a percerber bem como funciona...

Cumps.
 
Tenho um switch do mais rasca entre o ONT e o meu router (OpenWRT). A Box liga a esse router.
Nunca tive o mais pequeno problema com a TV, seja de bloqueios ou de pixelização. Mas o switch está dedicado a este serviço, e não tenho mais nada lá ligado.

Também não é correcto dizer que

Esse só tem IGMP Snooping v1 e v2. Para o Multicast tem de ser v3.

... mas isto é o meu eu "network nazi" a falar mais algo. IGMP só existe em multicast. Sucede é que para IPTV precisamos da V3 para seleccionar o stream de vídeo do canal correspondente.
Num switch "estúpido" (unmamanged, e que não seja 802.1q-aware), o multicast é tratado como broadcast - e isso irá, naturalmente, causar problemas nos hosts que lá estejam ligados (ou os hosts poderão causar problemas no serviço).

Corro este setup porque dependo do Thomson para o telefone fixo, e tenho um TP-Link para a box e Internet.
 
Que passem mais um cabo.

também tive o mesmo problema que tu.
E, para não ter que ligar a box ao switch, por causa dos tais problemas de multicast referidos, pedi para passarem dois cabos.

Um vai ligar à box, outro vai ligar ao switch.
No switch tenho o uplink para o meu quarto onde está o pc.
 
Boas.

Já me vieram fazer a instalação e já pude testar o "esquema". Tenho andado a testar várias maneiras... A box funciona sempre sem problemas. A PS4 é que está um bocado inconstante, as medições de velocidade sempre foram inconstantes, já na PS3 era assim. Se ligar por cabo directamente tanto apanho 5Mbps como passado 1 minuto apanho 50Mbps. Já fiz jogos com a box ligada em canais SD e HD, e com a box em standby. Alguns jogos já caíram, mas penso se puser a box em standby a ligação melhor, pelo menos o Switch já não parece uma árvore de natal, a luz da box fica quase estática.

Edit: Liguei o switch à porta gigabit do router, devo ligar às portas "normais" de 100Mbps?
 
Ando à procura de uma solução para um problema da rede cá de casa e deparei-me com este tópico que talvez me possa ajudar.
Embora o meu fornecedor seja MEO e não Vodafone, penso que a questão de fundo é exatamente a mesma.

Na minha rede tenho um switch (TL-SG108) ligado à porta gigabit do router da operadora. Este switch está junto ao ATI no piso rés-do-chão da casa e está a ser usado para distribuir o sinal de rede pela casa toda (com patches ligados entre o switch e o quadro ATI).
Ora acontece que tenho ligado a este switch um router Asus RT-N10 a agir como access point (está em modo AP). É aqui que reside o meu problema: quando o Asus está ligado, a minha rede tem um comportamento estranho, com as boxes a perderem ligação de vez em quando (não consigo identificar um comportamento determinístico). Se o Asus não estiver ligado ao switch, aparentemente não se passa nenhum problema.

Já li em imensos sítios que o router secundário não pode ter IGMP ativo. À partida, estando o Asus em modo AP, nem deveria haver IGMP (assumindo que passa a funcionar numa camada abaixo de um router).

A questão é: estará o problema no Asus, ou será que o facto de o switch ser unmanaged (sem IGMP Snooping de qualquer espécie) acaba por causar o problema quando o Asus está ligado?

Não queria estar a investir em novo equipamento (um novo switch smart, ou um router/access point que permita desativar o IGMP) sem ter a certeza do que pode resolver o problema.
 
Back
Topo