1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Void Linux, algumas dicas!

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por slblxs, 30 de Agosto de 2016. (Respostas: 2; Visualizações: 1193)

1. slblxs

slblxs Power Member

Há uns tempos falei desta distribuiçao, rolling release aqui no forum https://forum.zwame.pt/threads/noticias.935941/page-9#post-14015131. Andava um pouco triste, porque nao tinham nos repositorios oficiais, por exemplo o browser Vivaldi e ou o Google-chrome. Soluçao existe para quem já instalou pacotes no Arch linux, "á unha" o processo é um pouco parecido. Como fazer vao aqui https://github.com/voidlinux/void-packages e escrevam o pacote que procuram. Depois abram o terminal ou instalem Octo-XBPS instalador identico ao octopi do Manjaro e Chakra, instalem o pacote base-devel e xdotol. Abrem o terminal e façam os passos que menciono, no exemplo google-chrome e ou vivaldi o procedimento é o mesmo, como utilizador normal;

Código:
    $ git clone https://github.com/voidlinux/void-packages.git
    $ cd void-packages
    $ ./xbps-src binary-bootstrap
    $ ./xbps-src pkg google-chrome
    $ sudo xbps-install --repository=hostdir/binpkgs/nonfree google-chrome
    Para atualizar o pacote tem que fazer este processo;
    Código:
    $ cd void-packages
    $ git pull origin master
    $ ./xbps-src pkg vivaldi
    $ sudo xbps-install -u --repository=hostdir/binpkgs/nonfree google-chrome
    A soluçao da minha duvida no forum, bastante rapidos a esclarecer https://forum.voidlinux.eu/t/vivaldi-browser/1019/13 . Outro comando útil para removerem kernel antigo, o primeiro comando pesquisa por kernel antigo e apresenta uma lista como em baixo e depois é só seguirem os passos;

Código:
    $ vkpurge list
    $ vkpurge list
        4.1.10_1
        4.1.11_1
    # vkpurge rm 4.1.10_1
    Removing kernel 4.1.10_1 files ...
    Running pre-remove kernel hook: 20-dkms...
    Removing /boot/config-4.1.10_1...
    Removing /boot/System.map-4.1.10_1...
    Removing /boot/vmlinuz-4.1.10_1...
    Removing /lib/modules/4.1.10_1...
    Running post-remove kernel hook: 10-dracut...
    Running post-remove kernel hook: 50-grub...
    Generating grub.cfg ...
    Found background: /usr/share/void-artwork/splash.png
    Found linux image: /boot/vmlinuz-4.1.12_1
    Found initrd image: /boot/initramfs-4.1.12_1.img
    Found linux image: /boot/vmlinuz-4.1.11_1
    Found initrd image: /boot/initramfs-4.1.11_1.img
    done
    $ sudo update-grub
    Espero que tenha sido util, á medida que forem aparecendo duvidas e ou algumas alteraçoes posto aqui. Só mais uma coisa caso queiram instalar no disco, façam-no pela opçao pela "source" e nao pelo network install, vai dar problemas. E chega @Minguno, porque esperas ? Uso e recomendo tem sido a minha distribuiçao diaria e sem qualquer problema.

2. Minguno

Minguno Power Member

Faltar-me-ia o meu Gambas que é um software para mim essencial já que faço alguns programas proprios com ele.
    De resto tb falta por exemplo no Calculate que esse sim já é do meu grémio de preferidos.

Este void confesso que tem uma linha diferente o que é sempre atraente no entanto significa não poucas vezes poucos usuários pouco software etc, para além disso não são explicitos quanto à politica open-source ou software livre em portes de programas.

De resto é de certeza uma distro brilhante pois mesmo sem ainda a ter expermentado basta ter a linha que tem para ver que o kernel há-de estar pulido a top e portanto garante muita rapidez e muita adaptabilidade, resta depois ver a sintaxe de administração que pelo que vi na tua nota não parece fácil mas muitas vezes os termos re-derivados que parecem mais complexos têm vantages sobre sintaxes arcaicas como o aptitude por exemplo.

Assim mesmo sem ainda experimentar já teria nota 8 em 10 não é nada fácil iniciar um projecto assim de raiz e mais ainda publicar para outros poderem usar é toda uma aventura só para alguns.

A ver se o experimento, no entato instalar por enquanto não já que me vão faltar pacotes que uso já o caso do calculate sofre do mesmo senão se calhar estaria a usá-lo.

Força amigo.

3. slblxs

slblxs Power Member

Bom vou "acordar" este tópico. Depois de algumas situações de um ou outro "líder" desta distribuição ter desaparecido... Logo se prontificaram outros para manter esta distribuição. Há poucos dias foram actualizados os live isos, porque entretanto foi alterada a forma dos repositórios e também actualizações nos vários Ambientes de Trabalho.
    Nunca tive problemas de actualizações, com praticamente todos os dias a actualizar a distribuição, com destaque para a rapidez no boot e leveza no sistema.

Aqui o artigo a informar das novidades;

EDIT: A pagina do projecto https://voidlinux.org/news/2018/11/new-images.html

Entretanto houve uma alteração em instalar pacotes, do chamado repositório xbps-src, o mesmo que o Aur para Arch linux ou PPAs para pacotes debian. Passo a transcrever a nova forma para instalar estes pacotes, no exemplo será para Vivaldi;

Partilhar esta Página