Void Linux, algumas dicas!

slblxs

Power Member
Há uns tempos falei desta distribuiçao, rolling release aqui no forum https://forum.zwame.pt/threads/noticias.935941/page-9#post-14015131. Andava um pouco triste, porque nao tinham nos repositorios oficiais, por exemplo o browser Vivaldi e ou o Google-chrome. Soluçao existe para quem já instalou pacotes no Arch linux, "á unha" o processo é um pouco parecido. Como fazer vao aqui https://github.com/voidlinux/void-packages e escrevam o pacote que procuram. Depois abram o terminal ou instalem Octo-XBPS instalador identico ao octopi do Manjaro e Chakra, instalem o pacote base-devel e xdotol. Abrem o terminal e façam os passos que menciono, no exemplo google-chrome e ou vivaldi o procedimento é o mesmo, como utilizador normal;

Código:
$ git clone https://github.com/voidlinux/void-packages.git
$ cd void-packages
$ ./xbps-src binary-bootstrap
$ ./xbps-src pkg google-chrome
$ sudo xbps-install --repository=hostdir/binpkgs/nonfree google-chrome

Para atualizar o pacote tem que fazer este processo;
Código:
$ cd void-packages
$ git pull origin master
$ ./xbps-src pkg vivaldi
$ sudo xbps-install -u --repository=hostdir/binpkgs/nonfree google-chrome

A soluçao da minha duvida no forum, bastante rapidos a esclarecer https://forum.voidlinux.eu/t/vivaldi-browser/1019/13 . Outro comando útil para removerem kernel antigo, o primeiro comando pesquisa por kernel antigo e apresenta uma lista como em baixo e depois é só seguirem os passos;


Código:
$ vkpurge list
$ vkpurge list
    4.1.10_1
    4.1.11_1
# vkpurge rm 4.1.10_1
Removing kernel 4.1.10_1 files ...
Running pre-remove kernel hook: 20-dkms...
Removing /boot/config-4.1.10_1...
Removing /boot/System.map-4.1.10_1...
Removing /boot/vmlinuz-4.1.10_1...
Removing /lib/modules/4.1.10_1...
Running post-remove kernel hook: 10-dracut...
Running post-remove kernel hook: 50-grub...
Generating grub.cfg ...
Found background: /usr/share/void-artwork/splash.png
Found linux image: /boot/vmlinuz-4.1.12_1
Found initrd image: /boot/initramfs-4.1.12_1.img
Found linux image: /boot/vmlinuz-4.1.11_1
Found initrd image: /boot/initramfs-4.1.11_1.img
done
$ sudo update-grub

Espero que tenha sido util, á medida que forem aparecendo duvidas e ou algumas alteraçoes posto aqui. Só mais uma coisa caso queiram instalar no disco, façam-no pela opçao pela "source" e nao pelo network install, vai dar problemas. E chega @Minguno, porque esperas ? Uso e recomendo tem sido a minha distribuiçao diaria e sem qualquer problema.
 
Há uns tempos falei desta distribuiçao, rolling release aqui no forum https://forum.zwame.pt/threads/noticias.935941/page-9#post-14015131. Andava um pouco triste, porque nao tinham nos repositorios oficiais, por exemplo o browser Vivaldi e ou o Google-chrome. Soluçao existe para quem já instalou pacotes no Arch linux, "á unha" o processo é um pouco parecido. Como fazer vao aqui https://github.com/voidlinux/void-packages e escrevam o pacote que procuram. Depois abram o terminal ou instalem Octo-XBPS instalador identico ao octopi do Manjaro e Chakra, instalem o pacote base-devel e xdotol. Abrem o terminal e façam os passos que menciono, no exemplo google-chrome e ou vivaldi o procedimento é o mesmo, como utilizador normal;

Código:
$ git clone https://github.com/voidlinux/void-packages.git
$ cd void-packages
$ ./xbps-src binary-bootstrap
$ ./xbps-src pkg google-chrome
$ sudo xbps-install --repository=hostdir/binpkgs/nonfree google-chrome

Para atualizar o pacote tem que fazer este processo;
Código:
$ cd void-packages
$ git pull origin master
$ ./xbps-src pkg vivaldi
$ sudo xbps-install -u --repository=hostdir/binpkgs/nonfree google-chrome

A soluçao da minha duvida no forum, bastante rapidos a esclarecer https://forum.voidlinux.eu/t/vivaldi-browser/1019/13 . Outro comando útil para removerem kernel antigo, o primeiro comando pesquisa por kernel antigo e apresenta uma lista como em baixo e depois é só seguirem os passos;


Código:
$ vkpurge list
$ vkpurge list
    4.1.10_1
    4.1.11_1
# vkpurge rm 4.1.10_1
Removing kernel 4.1.10_1 files ...
Running pre-remove kernel hook: 20-dkms...
Removing /boot/config-4.1.10_1...
Removing /boot/System.map-4.1.10_1...
Removing /boot/vmlinuz-4.1.10_1...
Removing /lib/modules/4.1.10_1...
Running post-remove kernel hook: 10-dracut...
Running post-remove kernel hook: 50-grub...
Generating grub.cfg ...
Found background: /usr/share/void-artwork/splash.png
Found linux image: /boot/vmlinuz-4.1.12_1
Found initrd image: /boot/initramfs-4.1.12_1.img
Found linux image: /boot/vmlinuz-4.1.11_1
Found initrd image: /boot/initramfs-4.1.11_1.img
done
$ sudo update-grub

Espero que tenha sido util, á medida que forem aparecendo duvidas e ou algumas alteraçoes posto aqui. Só mais uma coisa caso queiram instalar no disco, façam-no pela opçao pela "source" e nao pelo network install, vai dar problemas. E chega @Minguno, porque esperas ? Uso e recomendo tem sido a minha distribuiçao diaria e sem qualquer problema.

Faltar-me-ia o meu Gambas que é um software para mim essencial já que faço alguns programas proprios com ele.
De resto tb falta por exemplo no Calculate que esse sim já é do meu grémio de preferidos.

Este void confesso que tem uma linha diferente o que é sempre atraente no entanto significa não poucas vezes poucos usuários pouco software etc, para além disso não são explicitos quanto à politica open-source ou software livre em portes de programas.

De resto é de certeza uma distro brilhante pois mesmo sem ainda a ter expermentado basta ter a linha que tem para ver que o kernel há-de estar pulido a top e portanto garante muita rapidez e muita adaptabilidade, resta depois ver a sintaxe de administração que pelo que vi na tua nota não parece fácil mas muitas vezes os termos re-derivados que parecem mais complexos têm vantages sobre sintaxes arcaicas como o aptitude por exemplo.

Assim mesmo sem ainda experimentar já teria nota 8 em 10 não é nada fácil iniciar um projecto assim de raiz e mais ainda publicar para outros poderem usar é toda uma aventura só para alguns.

A ver se o experimento, no entato instalar por enquanto não já que me vão faltar pacotes que uso já o caso do calculate sofre do mesmo senão se calhar estaria a usá-lo.

Força amigo.
 
Bom vou "acordar" este tópico. Depois de algumas situações de um ou outro "líder" desta distribuição ter desaparecido... Logo se prontificaram outros para manter esta distribuição. Há poucos dias foram actualizados os live isos, porque entretanto foi alterada a forma dos repositórios e também actualizações nos vários Ambientes de Trabalho.
Nunca tive problemas de actualizações, com praticamente todos os dias a actualizar a distribuição, com destaque para a rapidez no boot e leveza no sistema.

Aqui o artigo a informar das novidades;

Distribution Release: Void 20181111

Void is an independently-developed, rolling-release Linux distribution with a number of interesting specifics, such as its own package management system (called XBPS), a native init system (runit), integration of LibreSSL instead of OpenSSL and support for several popular ARM-based devices. The latest release, version 20181111, provides a large number of updates and fixes: "New x86 and ARM images are now available. The x86 images come with multiple flavours: Base system, Enlightenment, Cinnamon, MATE, Xfce, LXDE and LXQt. As usual we also have a supply of ARM images including: BeagleBone and BeagleBone Black, Cubieboard 2, Odroid U2/U3, RaspberryPi (armv6), RaspberryPi 2/3 (armv7). Void also comes in musl C flavors, which use the musl C library, a lightweight alternative to the popular glibc library." Here is the brief release announcement. The project's download page lists a large number of ISO and IMG files for various architectures; here we link to the standard (using glibc) x86_64 live ISO images with various popular desktop environments (SHA256, pkglist): void-live-x86_64-20181111-cinnamon.iso (727MB), void-live-x86_64-20181111-enlightenment.iso(649MB), void-live-x86_64-20181111-lxde.iso (612MB), void-live-x86_64-20181111-lxqt.iso (652MB), void-live-x86_64-20181111-mate.iso (806MB), void-live-x86_64-20181111-xfce.iso (693MB)

EDIT: A pagina do projecto https://voidlinux.org/news/2018/11/new-images.html

Entretanto houve uma alteração em instalar pacotes, do chamado repositório xbps-src, o mesmo que o Aur para Arch linux ou PPAs para pacotes debian. Passo a transcrever a nova forma para instalar estes pacotes, no exemplo será para Vivaldi;

$ cd void-packages
$ ./xbps-src pkg vivaldi
$ sudo xbps-install --repository=hostdir/binpkgs/nonfree vivaldi
 
Instalar o pacote OctoXbps, um instalador do género do Synaptic ou Pamac.

Activar os repositórios do print, aconselhados para quem instalar o Steam e algumas dependências que estão nesses repositórios.

OHlIso3.png


NAFRGkW.png


oTflbpc.png
 
Vou ficar com esta página nos bookmarks, obrigado estou com Void.:D
Vou ver se arranjo tempo, para por mais algumas dicas. Mas, no geral está aí tudo o que é necessário.

Quanto a instalar o Steam, já vi algures um video a instalar. Mas, nessa parte não te posso ajudar não jogo.

Existem alguns vídeos a jogarem no Void Linux e com muito boas avaliações, se pesquisares aparece.

Quanto a mais dúvidas, no que puder ajudar/esclarecer "apita".

Só mais uma informação, já o tenho há alguns anos e posso dizer que nunca "quebrou".
 
Deixo aqui prints, de como funciona o script xdeb. Para atualizar o pacote faz-se o mesmo procedimento.

@irlm Tinhas falado do Vivaldi, este pacote encontras nos repositórios oficiais.

2wylIVM.png


sIzvGwz.png


3z822Zz.png
 
Vou tentar ajudar e como eu fiz, deixo os passos e onde guardo os pacotes deb instalados.

https://github.com/xdeb-org/xdeb

  1. Download xdeb: curl -LO github.com/xdeb-org/xdeb/releases/latest/download/xdeb
  2. Install dependencies: xbps-install binutils tar curl xbps xz
  3. Set executable bit: chmod 0744 xdeb
  4. Convert: ./xdeb -Sedf <name>_<version>_<arch>.deb
  5. Install: xbps-install -R ./binpkgs <name>

Crias uma pasta com o nome de xdeb, segue estes passos;

qNaailh.png


$ sudo xbps-install -S base-devel binutils tar curl xbps xz git wget

$ cd xdeb

$ curl -LO github.com/xdeb-org/xdeb/releases/latest/download/xdeb

$ chmod 0744 xdeb

Pronto já está pronto a utilizar, segues os passos que coloquei no post anterior. Os pacotes .deb podes encontrar nos repos oficias dos programas. Ou vais ao repositório do Sparky ou pkgs.org e pesquisas pelo pacote que queres.

Dentro da pasta xdeb, guardo os pacotes .deb como mostro no print seguinte.


5HIJCzy.png


Depois diz, se conseguis-te.
 
Back
Topo