Dúvidas Voip implementar

em teoria sim consegues desde que exista uma VPN entre os dois locais e ambos os telefones estejam registados no servidor.

Não necessáriamente. Consegues, dependendo obviamente das configurações do servidor, registar o telefone remotamente sem recorrer a uma VPN, utilizando o endereço público da rede e redireccionando os portos 5060 e 10000 a 20000 para o servidor VoIP.
 
Não necessáriamente. Consegues, dependendo obviamente das configurações do servidor, registar o telefone remotamente sem recorrer a uma VPN, utilizando o endereço público da rede e redireccionando os portos 5060 e 10000 a 20000 para o servidor VoIP.

e vais passar tráfego voip sem encriptação pela Internet? para não falar na quantidade de portas a abrir para o servidor o que constitui sempre um factor de risco.
 
e vais passar tráfego voip sem encriptação pela Internet? para não falar na quantidade de portas a abrir para o servidor o que constitui sempre um factor de risco.

Qual é o problema de passar tráfego VoIP sem encriptação pela internet?

Imagina o seguinte cenário:

Tens um servidor VoIP na sede de uma empresa em Lisboa. Essa mesmo empresa, tem um pequeno escritório no Porto, onde está apenas um colaborador. Possuem uma ligação ADSL, com um pequeno router e têm a necessidade de falar com esse colaborador regularmente, transferindo até as chamadas, uma vez que é uma extensão.

Como é que implementas uma VPN aqui? Vais comprar um router novo só para isso? O investimento no telefone VoIP já foi feito.

Cada caso é um caso, e também os há, em que a VPN é muito vantajosa. :)
 
Qual é o problema de passar tráfego VoIP sem encriptação pela internet?

Imagina o seguinte cenário:

Tens um servidor VoIP na sede de uma empresa em Lisboa. Essa mesmo empresa, tem um pequeno escritório no Porto, onde está apenas um colaborador. Possuem uma ligação ADSL, com um pequeno router e têm a necessidade de falar com esse colaborador regularmente, transferindo até as chamadas, uma vez que é uma extensão.

Como é que implementas uma VPN aqui? Vais comprar um router novo só para isso? O investimento no telefone VoIP já foi feito.

Cada caso é um caso, e também os há, em que a VPN é muito vantajosa. :)

Sim comprava um router! Concordo que cada caso é um caso mas isso nunca pode servir de desculpa para um mau trabalho.

Desenrascas a empresa mas comprometes a comunicação e ao abrires tantas portas podes eventualmente comprometer o servidor.

Se tens de fazer algo então vale a pena fazer bem feito. Compreendo que muitas vezes para pequenas empresas pode ser complicado mas cada vez mais as pessoas têm de ter consciência de que a segurança deve ser um factor primário a ter em conta:D
 
Mau trabalho? A segurança não fica comprometida.

Abres as portas 5060 (UDP) para o registo e abres as portas 10000 a 20000 (UDP) para comunicação. Isto é normal. Não é "só para desenrascar".

Se me perguntares se perfiro usar o softphone e ligar-me por VPN à empresa, ficando assim com uma extensão, eu digo que sim, obviamente.
 
O que me disseram foi no caso de eu conseguir por isto a funcar e um projecto k pode mais tarde ser implementado. Ptt penso que o que fizer n sera definitivo.

Obrigado pela ajuda :)
 
Última edição:
Abres as portas 5060 (UDP) para o registo e abres as portas 10000 a 20000 (UDP) para comunicação. Isto é normal. Não é "só para desenrascar".

Logo ai já comprometes a segurança. Claro que provavelmente podes estar literalmente anos a trabalhar assim e não ter problemas, mas tb os podes ter ao fim de algumas horas.

O ideal é sempre uma VPN nem que seja como dizes com um softphone( já o fizemos umas quantas vezes aqui na empresa)
 
Tou com problemas com os repositorios keria instalar o vim pk o vi n curto mt, mas da me erro nos repositorios. agradeco a ajuda :)

http://centose.centos.org/centos/5/contrib/i386/repodata/repomd.xml: [Errno 14] HTTP Error 404: Not Found
Trying other mirror.
http://centosf.centos.org/centos/5/contrib/i386/repodata/repomd.xml: [Errno 14] HTTP Error 404: Not Found
Trying other mirror.
http://centosg.centos.org/centos/5/contrib/i386/repodata/repomd.xml: [Errno 14] HTTP Error 404: Not Found
Trying other mirror.
 
Logo ai já comprometes a segurança. Claro que provavelmente podes estar literalmente anos a trabalhar assim e não ter problemas, mas tb os podes ter ao fim de algumas horas.

O ideal é sempre uma VPN nem que seja como dizes com um softphone( já o fizemos umas quantas vezes aqui na empresa)

Compreendo o teu ponto de vista, mas certamente estarás de acordo quando digo que nem sempre existe diponibilidade financeira ou mesmo física da parte do cliente para implementar aquilo que propomos e/ou achamos melhor solução. :)
 
Back
Topo