1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Voip sapo 3cx

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por terran, 2 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 13; Visualizações: 6947)

1. Boas, ando a trabalhar no programa 3cx mas quero configurar o voip provider da sapo para chamadas exteriores mas não consigo, alguém sabe configurar aquilo?

2. miraportuga

miraportuga Power Member

Estas a usar que versao do 3CX ? Uso 3cx já a algum tempo, actualmente ainda uso a v3.1.2434.0 e nao a 5. qq coisa por causa da estabilidade. Posso-te dizer que na versao que uso nao tenho qualquer problema em fazer e receber chamadas atraves da sapo. Na versao 5(tambem ainda nao perdi muito tempo com isso) ainda nao consegui tal feito. Esta versao ainda tem que avancar qualquer coisa, pois esta muito fresca e ainda tem bugs.

Cumps

3. Estou com a 3.1, já andei às voltas pra configurar e nada, nunca deixa fazer nem receber chamadas, ker dizer, a linha nem se "regista" se me puderes dar uma ajudinha nas configurações.

Cumps

4. miraportuga

miraportuga Power Member

Ora bem, entao crias umas linha de Voip com os seguintes dados
    Registrar: voip.sapo.pt Porta:5060
    Proxy: Proxy.voip.sapo.pt Porta: 5070
    Stun Server: 64.69.76.23 Porta: 3478 (Este campo regra geral nao é necessario, mas com ele vazio ja tive problemas)

Registration Settings

Time between registration attempts (in seconds): eu uso "1800"
    Require (optionally: authorized) registration for: Both in Out Call
    Which IP to use in 'Contact' field for registration: External Stun Resolved

Provider Capabilities e Location of destination Number: Escolhe todas as opções

Other Options

Use IP in 'Contact' to recognize source: Mete um visto aqui e em baixo mete o ip 213.13.86.168
    Caller-ID is in 'user' part of (one of following): From Field
    Called-Number (for inbound calls) is in: To Field

Agora dás ok e

External Number: o teu numero voip sapo
    Authentication ID: +351xxxxxxxxx(teu numero voip sapo)
    Password: a tua pass

Route Inbound Calls: serve para escolher o destino para onde queres que as tuas chamadas vao, uma extensao ou um grupo, ou um DR(Digital Recepcionist)

Other Options

Internal Number (Use different range as extension range) : Podes deixar estar o que ele te meter
    Maximum simultaneous calls: 1 (pois a sapo so permite uma chamada por linha)

O resto deixas estar como de defeito.

Depois a seguir ainda tens as outbound rules onde metes por exemplo 0(para aceder a linha voip sapo) e na transformation mask metes um "r" para que ao marcares o numero ele te va retirar o primeiro numero, neste caso o 0

Cumps

5. Obrigado, já funciona a 100%.

Cumps

6. Boas outra vez,

Ele deixou de funcionar, agora dá esta mensagem: "[CM010002] Line DN='10000' device='sapo' can not be registered. External IP isn't resolved."

cumps

7. miraportuga

miraportuga Power Member

Pelo que está ai escrito a maquina onde está instalado o 3cx nao esta a conseguir ir buscar o Ip Externo da tua ligação de net. Ve se ela esta a resolver bem endereços de net(abrir paginas e tal).
    Por ultimo tenta reiniciar o pc. Isso por vezes tambem acontece aqui mas, passado pouco tempo regista.

Cumps

8. mrosendo

mrosendo Power Member

Antes de me por com aventuras, gostava que alguem me informa-se se o sapo voip faz chamadas para os numeros começados por 800 ...707 , pois tenho o voipbuster e não liga para os começados por 800 para o 112 já se sabe que não liga.
    cumps

9. miraportuga

miraportuga Power Member

Usando o Voip da Sapo para 707 e 112/117 pelo menos fazes, portanto pela lógica tambem daria para usar com os 800.

Cumps

10. ccooll_booy

ccooll_booy Power Member

Boas. Alguem me explica como funciona o Voip da sapo??
    É preciso ter algum software no pc, ou algum telefone diferente...Expliquem-me como funciona tudo sff..
    Obrigado...

11. DiogO1

DiogO1 Power Member

Está tudo bem explicado aqui.

12. ruitsbarbosa

ruitsbarbosa Power Member

Activei ontem o Sapo VoIP no meu serviço, e apesar de conseguir fazer chamadas sem qualquer problema, não consigo receber comunicações de Optimus, Clix e Cabovisão recebendo a mensagem "O número que marcou não está disponível" e/ou sinal de ocupado, estando o telefone sempre disponível. Pelos testes que efectuei, consigo receber chamadas sem problemas da TMN.

Alguém sabe como ultrapassar isto?

13. Optimus

acontece-me o mesmo, se ligo do meu optimus para o VOIP da sapo nao consigo chamada, mas se ligo da tmn p VOIP da sapo ja consigo. alguem sabe porque?

14. Atenção que recebi informações erradas nas linhas de apoio da PT (16209 e 16202), pois ao contrário do que eles me indicaram inicialmente não se pode usar o número SIP configurado no router de casa (210xxxxxx), tem que ser um segundo número começado por 3 (302xxxxxx), que eles denominaram de número nómada. Esse número nómada é gratuito no MEO e pode ser criado pelo operador ou então na área de cliente online (onde também se pode alterar a password, etc).

Quanto às configurações que utilizei no 3CXPhone:

CREDENTIALS
    User: +3513xxxxxxxx (não meter o @voip.sapo.pt no final)
    ID: +3513xxxxxxxx
    Password: password associada ao número SIP nómada

SERVER SETTINGS
    Use as: alterar para "SIP Account"
    Local PBX IP: -
    External PBX IP: voip.sapo.pt
    PBX port: alterar para "5070"
    STUN Server: deixar o predefinido "stun3.3cx.com"
    Proxy: proxy.voip.sapo.pt

Funciona lindamente :-D

Partilhar esta Página