Voltar de Inglaterra para Portugal?

FTD

Membro
Ola a todos!

Sei que existem topicos relacionados a este, so que nao encontrei nenhum que fosse recente (corrijam-me se estiver errado) e queria que este topico fosse focado somente no titulo.
Inves de explicar mais sobre a minha situacao e competencias tecnicas mais tarde, decidi meter tudo na pergunta inicial para referencia. Vou tentar estruturar isto da melhor forma possivel!!

// START: Sobre mim

Sou emigrante na Inglaterra e estou a trabalhar em Web Development a cerca de 1 ano e meio. Nao vim para Inglaterra com licenciatura ou curso - comecei a trabalhar como empregado de mesa/barman e apenas mais tarde comecei a aprender web development no meu tempo livre (mais especificamente pela Udacity).

Fiz a mudanca para o mundo de digital agencies (nao sei como se traduz isto para portugues! Consulturias creio?) em Outubro 2015, para uma pequenissima agencia onde comecei a trabalhar como Office Manager. Ai, vi que era necessario alguem que soubesse um pouco de front-end para ajudar nuns projetos e entao pedi para me darem responsabilidades nessa area.

Passado um bom ano de trabalho, com aquela mentalidade de pequenas empresas, onde se trabalham horas extras, e fins de semana devido ao fato de nao podemos contratar mais ninguem, sai de la com um excelente entendimento de projetos. Para a informacao de todos que questionam salarios em Inglaterra, comecei com £16,000 p/ano e sai de la a ganhar £18,000.

No meu segundo trabalho, consegui arranjar salario de £23,000. Era in-house developer numa empresa de arte, alias o unico developer, dai o salario ser maior. Trabalhei num unico website, numa framework PHP (Opencart, terrivel!!) e dado a umas mudancas no negocio passado uns meses, decidi procurar outro sitio para trabalhar. Sai deste sitio com salario de £25,000 (aumentado em 3 meses).

Estou agora numa pequena/media digital agency, muito bem conhecida, com uns quantos premios relacionados a industria em cima. Estou a trabalhar em todo o tipo de projetos, para clientes tais como a ITV, practicas medicinais e afins. O meu salario baixou para £20,000, com aumento para £25,000 se tiver boa performance durante 4 meses.​

// END: Sobre mim

// START: As perguntas

Estava a considerar voltar a Portugal apos ter 3 anos de experiencia, sendo este ultimo ano bastante forte, trabalhando em projetos brutais. As minha perguntas, em concreto sao:

- Estimativas de ofertas de salario para um individuo com 3 anos de experiencia no estrangeiro, com bastante portfolio e projetos pessoas para demonstrar competencia. Posicoes para que me irei aplicar: Web Developer, PHP Developer, Project Manager

- Ambiente de trabalho em Portugal - como e trabalhar numa digital agency (consulturia?) por ai? Imagino que a mentalidade nesta industria esteja um pouco mais para tras do que na Inglaterra, por isso gostava de saber como as coisas estao de momento.

// END: As perguntas

// START: Competencias tecnicas

3 anos de experiencia em Inglaterra (na altura do suposto retorno a Portugal)

Front-end :

HTML5, CSS, Javascript (nativo), jQuery, Bootstrap, Foundation, AJAX

Back-end:

PHP (Muito OOP e nativo, minha especialidade), MySQL, em ambientes LAMP/WAMP/MAMP
PHP frameworks: Magento, OpenCart, Prestashop

Version Control:
Git

Deployment tools:
FTP e Git

Project Management :
2 anos a gerir pequenos/medios projetos e equipas

Qualificacoes (Project Management) :
PRINCE2
Agile/Scrum​

// END: Competencias tecnicas

Desde ja obrigado por quem tera a paciencia de ler tudo isto e desculpas por a falta de acentuacao (teclado ingles).
Cumprimentos malta, que a saudade portuguesa ja bate.

// START: Nota acerca de salarios em Inglaterra

Ja vi muita especulacao sobre salarios em Inglaterra. Depois de muita pesquisa acerca do mercado ingles e de experiencia propria, aqui esta uma insight pessoal. Desde ja aviso, nao se guiem muito pelos valores que se aprensentam em job boards, muita das vezes nao estao corretos.

JUNIOR Web developer - £17,000 a £22,000 (1 a 3 anos de experiencia)

Web Developer (seasoned) - £23,000 a £27,000

Senior Web Developer - £28,000+

Obviamente isto e muito generalizado, tenho mais informacao para pessoal mais front-end ou back-end - se quiserem mais informacao enviem mensagem pessoal.

PS: Isto nao inclui salarios Londrinos! Estas sao estimativas baseadas na maior parte do pais.
Deixo aqui para referencia um post meu no workplace.stackexchange (sou o User132456789). Fala-se muito de salarios e perspectivas de trabalho aqui:

https://workplace.stackexchange.com...er-prospects?noredirect=1#comment268731_91020

// END : Nota acerca de salarios em Inglaterra
 
resposta honesta, não voltes para Portugal, deixa-te estar em Inglaterra que estás muito bem, aqui isto não há nada de jeito e o pouco que há tudo mal pago...
 
apoio o @MOUSETM deixa-te estar onde estas ... ou muda de pais ... mas PT deve ser dos ultimos sitios :)
Mas contra mim falo que continuo aqui como um lorpa ..
e também este ano já se vê mta mta empresa a contractar , pode ser que para o ano seja melhor em termos de €€€€€
 
Depende do que queres... salário, ambiente de trabalho, lazer...
Bom curriculo que tens ;)
Mandas te assim para la sem um porte académico especializado, é de louvar
 
Depois de ler o que escreveste, penso que voltares para PT agora seria um erro da tua parte, sobretudo pq estarias na fase de começares a ganhar substancialmente mais aí. Por estes lados, e falo mais proriamente do Porto, vejo que começa haver mais oferta, mas não vejo os salários a aumentar. Vejo sim o custo de vida a aumentar, sobretudo as rendas, que começam a entrar em valores estúpidos para a realidade da cidade. Percebo a vontade de voltar para perto da família / amigos, mas acho que deves ponderar bem os teus próximos passos.
 
Depois de ler o que escreveste, penso que voltares para PT agora seria um erro da tua parte, sobretudo pq estarias na fase de começares a ganhar substancialmente mais aí. Por estes lados, e falo mais proriamente do Porto, vejo que começa haver mais oferta, mas não vejo os salários a aumentar. Vejo sim o custo de vida a aumentar, sobretudo as rendas, que começam a entrar em valores estúpidos para a realidade da cidade. Percebo a vontade de voltar para perto da família / amigos, mas acho que deves ponderar bem os teus próximos passos.
trabalho especializado e quase metade do salario ir para o aluguer de um apartamento e mesmo triste :(
nesses paises ai do norte costuma de ser +/- 1/4 do salario para apartamento...
 
Com a experiência que tens como developer mas principalmente aliado a isso a experiência que tens como PM, porque não tentas nada numa empresa que permita trabalho remoto? tipo Automattic (WordPress), existem várias empresas com vagas em trabalho remoto e por norma pagam bem também.

PS1 - Também podes procurar vagas em empresas especializadas em trabalho remoto tipo crossover, etc...
PS2 - Eu há cerca de 2 anos para cá que trabalho a 100% remoto para uma empresa bastante reconhecida no mercado WP e praticamente todas as semanas rejeito ofertas para in-house (seja cá ou fora), seja pelas condições financeiras mas sobretudo porque adoro a flexibilidade que trabalho remoto permite.
 
Back
Topo