1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Voltargate - Microsoft, Portugal e Governo

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Nomearod, 3 de Março de 2009. (Respostas: 57; Visualizações: 3237)

  1. Nomearod

    Nomearod Power Member

    http://tech.slashdot.org/article.pl?sid=09/03/03/1851205


    Já se falou um pouco disto quando um user se queixou (tópico da infoexclusão) de não conseguir aceder a uma parte do site da CML, mas na altura o problema era do flash. Desta vez, parece que o problema é mais sério.
     
  2. petersaints

    petersaints Power Member

    E o mesmo problema do site da CML acontecia em Firefox no Windows. IE e Opera no Windows davam e Opera no Linux também (na altura tinha dual boot e testei essas combinações todas).

    Neste caso do Silverlight é bem mais grave pois é um serviço bem mais importante e o Silverlight só está disponível para Windows e Mac OS X. Existe o Moonlight, ou lá o que é, mas acho que ainda não está em fase de produção.
     
  3. John Silva

    John Silva Power Member

    Depois vêm dizer que o pessoal do Linux tem a mania das perseguições ....
    É verdade que não podemos atrasar a evolução das coisas por um SO com 1% de share, mas não podemos igualmente aceitar que os standards sejam continuamente ignorados e que sejam escolhidos software proprietários para áreas tão banais como a simples isualização de uma página na internet !
    Se a tecnologia usada pela MS, Apple, Adobe ou outra empresa qualquer é importante e tem de ser usada, que hajam exigências de interoperabilidade entre os mais variados SO's, caso contrário, teremos a tal infoexclusão. Não me digam que um plug-in é difícil de desenvolver!
    Mesmo que estejemos a falar de 1% a nivel global ( mas serão bem mais ), estaremos a falar de muitos milhões de pessoas.
     
  4. paulojreis

    paulojreis Power Member

    Alguém tem o link do site onde isso acontece? Só consegui encontrar o site da Vortal...
     
  5. Mitch

    Mitch Banido

    supostamente já existem plugins/aplicações para silverlight em linux.

    Moonlight is a free and open-source implementation of the Silverlight web application framework which was originally developed by Microsoft. Moonlight is currently being developed by the Mono Project.[2] Moonlight 1.0 was released on January 20 2009.
     
  6. Underground909

    Underground909 Power Member

    Supostamente Silverlight 2.0 é incompatível com Moonlight 1.0 ... ? :rolleyes:
     
  7. oscarolim

    oscarolim Power Member

    E o que da por pessoas sem conhecimento a tomar decisoes deste tipo. Ja era tempo de acabarem com a dependencia da microsoft (ainda se fosse absolutamente necessario, mas nao e).
     
  8. paperless

    paperless Power Member

    Quem teve a brilhante ideia de certeza que estava drogado.

    Para quê usar o silverlight, para quê? Para quê?? :blubomte:
     
  9. PJ_viana

    PJ_viana Power Member

    Segundo li noutro site estas são mais ou menos as palavras do pessoal da Microsoft. Só não vê quem não quer!

    "" Cada linha de código que é escrito para os nossos padrões é uma pequena vitória, cada linha de código que está escrito em qualquer outra norma, é uma pequena derrota.

    Vitória Total... é a adopção universal de nossos padrões pelos desenvolvedores, pois este é um importante passo para a vitória total para a Microsoft em si: "Um computador em cada mesa e em cada casa, executando o software Microsoft "."

    Pelas palavras deles, querem controlar o mundo inteiro em seu proveito e nós e o nosso governo colaboram com eles!
     
  10. Armadillo

    Armadillo Folding Member

    isso é um comentário demagógico :rolleyes:
    O erro aqui foi da empresa que desenvolveu o portal, e não da Microsoft. E a MS tem todo o direito em querer "controlar o mundo" desde que nao viole as leis.
     
  11. paperless

    paperless Power Member

    O problema é se os governos forem baixando as calças e a pouco e pouco forem mudando as leis ao sabor dos caprichos da Microsoft.
     
  12. Armadillo

    Armadillo Folding Member

    Há que fazer auditorias ao software.
    E já agora, gostava de saber quais sao essas leis que favorecem unica e exclusivamente a MS.
    É que este D-L diz exactamente o contrario: http://www.dre.pt/pdf1sdip/2008/07/14301/0000200006.PDF

     
    Última edição: 4 de Março de 2009
  13. John Silva

    John Silva Power Member

    As empresas por vezes têm lemas tal como o PJ_viana aqui colocou. Não há mal algum e por vezes serve para encorajar quem lá trabalha dando uma sensação de dimensão à empresa que é transmitida desta forma aos funcionários.
    Concordo com o Armadillo, o erro maior foi de quem desenvolveu o portal que não pensou em fazê-lo acessível a todos. Cabe-nos a nós chamar à atenção e fazer com que a normalidade seja restabelecida para que todos tenham acesso ao portal independentemente do SO que utilize.

    É comum encontrar sítios que são impossíveis de navegar se não utilizar o IE, felizmente o número tem vindo a diminuir.
    Só por curiosidade, alguém consegue aceder ao site do JN, secção dos anúncios através do Firefox ?
     
  14. Mitch

    Mitch Banido

    qual secção de anúncios do JN? não vejo lá nada
     
  15. Underground909

    Underground909 Power Member

    O problema é que não é um erro, é uma violação da lei ao abrigo da qual o governo estabelece o contrato entre o Estado e aquela plataforma electrónica... legislação aprovada por esse mesmo governo!

    Chamada à atenção já aquela empresa foi diversas vezes... limitaram-se a apagar a secção da FAQ que dizia que para usar a plataforma era obrigatório usar o Microsoft Windows e Internet Explorer e restantes produtos.
     
  16. hellaxe

    hellaxe Power Member

  17. kazuza

    kazuza Power Member

    Desculpa lá ...

    Tu desenvolves uma tecnologia: Silverlight

    Tu disponibilizas para desenvolverem em cima dela, NÃO OBRIGAS ninguém a utilizá-la... Usa-a quem quer ...

    É um negócio!

    So, what's your point? :rolleyes:
     
  18. Underground909

    Underground909 Power Member

    O ridículo ainda aumenta com a resposta da Vortal:

    Bem, se eu tenho de me deslocar às instalações da empresa para utilizar a plataforma deles... realmente isso é um ligeiríssimo constrangimento de usabilidade :wow:

    Que simpático da parte da empresa a disponibilização desta alternativa de utilização, tão de acordo com o espírito subjacente à lei que torna obrigatória a utilização de plataformas electrónicas para os contratos públicos :lol:

    Agora mais a sério... interessa pouco que a empresa esteja "empenhada em concluir os desenvolvimentos necessários", obviamente esse empenho em cumprir os dispositivos legais subjacentes à sua contratação, nomeadamente os requisitos de interoperabilidade, devia ter-se verificado desde o início da vigência do contrato, e desde o primeiro segundo que o site está online, ou não há capacidade de projecto e de planeamento?? Isto não é o site de um jornal qualquer. Se essa empresa (supostamente tão boa a ponto de poder ser encarregada de algo tão importante e vital como a gestão da plataforma electrónica dos contratos públicos) é incapaz de nas soluções que apresenta assegurar o cumprimento, nos prazos a que está obrigada, do mínimo a que está obrigada, que são apenas requisitos de acessibilidade a vários browsers e plataformas, então essa empresa é uma bosta. Era interessante vir a público o processo que esteve por trás da escolha por parte do governo dessa empresa em particular, para a qual vai uma parte do nosso dinheiro.
     
    Última edição: 4 de Março de 2009
  19. John Silva

    John Silva Power Member

    Em primeiro lugar temos que separar as "águas" ! A MS tem todo o direito em desenvolver tecnologia e a promover os seus produtos, infelizmente e como sabemos, a MS não as disponibiliza para outras plataformas nem está muito interessada nisso. A MS como sabemos, também não está interessada em adoptar os formatos standard existentes caso não sejam desenvolvidos por eles, basta olhar por exemplo o ODF que não vem com o Win ou Office por defeito, nem por exº suporte ao ZFS, ext2, ext3 etc... Resumindo, preferem fechar o seu sistema e pagar as multas por políticas monopolistas.
    Há obviamente excepções tais como o Office para Mac pois aí já mexeu com o bolso deles mas o que aqui se pede não é para desenvolverem um programa complexo mas sim um plugg-in que é bastante mais simples. Caso não o desejem desenvolver para Linux, que forneçam pelo menos as informações necessárias para que possa ser feito de forma rápida e eficiente.


    Mitch, vai a www.jn.pt e na coluna à tua direita existe uma secção de anúncios. Quando clicas na secção de anúncios abre-te uma página mas não te aparece o conteúdo. Acontece-me isso com o Firefox no Windows e no Linux....

    hellaxe, conseguiste abrir ? Que SO e browser usaste ?
     
  20. Nemesis11

    Nemesis11 Power Member

    Eu pergunto-me se o Silverlight não fosse da Microsoft, se teria havido esta notícia.

    Alguém se lembra da porcaria que era o suporte do flash em linux? Alguém deixou de usar flash por isso?

    Eu gosto de muitas coisas em linux, mas a Microsoft também tem produtos muito bons.
    Não conheço o Silverlight, mas se a tecnologia que está por trás for boa, porque não usar?

    EDIT: Esta coisa da Microsoft não dar suporte para outras plataformas e não seguir os standards também é interessante.
    Uma coisa que estou farto de ouvir é os novos formatos do Office 2007. Se calhar já é sabido, mas renomeiem um docx para zip e abram. Vejam o que está lá dentro....
     
    Última edição: 4 de Março de 2009

Partilhar esta Página