VoLTE e RCS em equipamentos não-Vodafone

_MataRatos_

Power Member
Acabei de adquirir esta semana um ASUS Zenfone 3 5,2" e estou mesmo a gostar muito do telemóvel.
Depois de alguns testes, e apesar de ele suportar VoLTE (e penso que também RCS, até porque vem com a aplicação nativa de SMS da Google), o mesmo não funciona.

Testei o mesmo cartão SIM em dois telemóveis com o branding da Vodafone (Lumia 640 e Smart N8) e em ambos o VoLTE fica imediatamente activo (ao receber/efectuar chamadas, não muda para o modo 3G). No meu telemóvel, mal carrego no botão de fazer chamadas, passa para 3G.

Já fiz algumas pesquisas e mesmo OnePlus e Nexus que suportam VoLTE não conseguem ter o serviço activo no telemóvel.

Gostaria de saber se há por aqui alguém que tenha um telemóvel não-Vodafone em que o VoLTE esteja activo e funcional, e tentar perceber o que está de errado para resolver este problema.
 
Boas @_MataRatos_

Eu tenho um OnePlus e em Portugal não funciona. Aliás, o meu só está dado como funcional em meia duzia de redes mundiais (Reliance JIO na India e algumas europeias que agora não me lembro com detalhe)
Isto é relacionado essencialmente com o firmware do fabricante (Assumindo que o telefone tem um processador que suporta VoLTE, obviamente).

No entanto há relatos na net que explicam como modificar o sistema (precisas de root) para que o firmware veja a Vodafone PT como rede aceite e assim activar todas as opções de VoLTE.

No entanto, não encontrei em lado algum malta tuga a confirmar se conseguiram fazer isso com resultados positivos.

Abraço
 
Boas @_MataRatos_

Eu tenho um OnePlus e em Portugal não funciona. Aliás, o meu só está dado como funcional em meia duzia de redes mundiais (Reliance JIO na India e algumas europeias que agora não me lembro com detalhe)
Isto é relacionado essencialmente com o firmware do fabricante (Assumindo que o telefone tem um processador que suporta VoLTE, obviamente).

No entanto há relatos na net que explicam como modificar o sistema (precisas de root) para que o firmware veja a Vodafone PT como rede aceite e assim activar todas as opções de VoLTE.

No entanto, não encontrei em lado algum malta tuga a confirmar se conseguiram fazer isso com resultados positivos.

Abraço

Pois, eu bem que continuo a pesquisar nalguns fóruns isto do VoLTE, mesmo em telemóveis Xiaomi, OnePlus, etc, e até agora não encontrei ninguém com um telemóvel destes que tenha conseguido obter VoLTE... Já li algures que mesmo na Vodafone italiana, que também tem VoLTE, só funcionam os telemóveis com branding Vodafone. É uma foleirada ser assim, mas se calhar é uma salvaguarda da parte deles, para não correrem o risco de terem clientes com VoLTE activado no cartão e por algum defeito no telemóvel, desactualização de software, etc, o VoLTE não funcionar bem e o cliente virar-se à Vodafone. Assim mantendo-o activo só para telemóveis deles correm menos risco de ficarem mal vistos.

Mas que é chato, é. Vou tentar escarafunchar o Lumia 640 e o Smart N8 a ver se há lá algumas definições de APN ou coisa que o valha, para tentar forçar o VoLTE no ASUS.
 
Tive um Nexus 5 onde tinha RCS , tenho agora um P9 Lite bloqueado à Vodafone, tenho RCS, mas não tenho VoLTE.
RCS até agora só tenho conseguido com a app Mensagens+ da Vodafone. A app mensagens mm da Google, que até é a que vem predefinida, ainda nada... Antes tinha o Lumia 640 e o RCS funcionava mt bem.
Estranho não teres VoLTE. Vai ao fórum e pede para activar, ou liga para lá. Eu ACHO que o P9 Lite também tem suporte VoLTE, já não dá para ver isso na página da Vodafone. Mas se até o Smart N8 tem e funciona bem, então um P9 Lite......
 
É necessário pedir á vodafone a activação do VoLTE para o cartão/telemovel em causa.

https://ajuda.vodafone.pt/system/te...001002/article/Prod-41992/Como-ativar-o-VoLTE

Eu sei, mas o meu não dá. Para além de ser MultiSim, já testei com 2 cartões com o VoLTE activado e não funciona. Volto a colocar os cartões nos telemóveis correspondentes e fica a funcionar, portanto não vou desistir do MultiSim para depois não ter nem MultiSim nem VoLTE.
Mas para quem cumpre todos esses requisitos, sim, é necessário pedir à Vodafone para activar o serviço. Depois reiniciar o telemóvel para ficar activo. Para ver se está activo, basta ligar o trafego de dados, apanhar rede 4G, e fazer uma chamada. Se o simbolo se mantiver em 4G, está operacional. Se passar imediatamente para 3G, não está.
 
RCS até agora só tenho conseguido com a app Mensagens+ da Vodafone. A app mensagens mm da Google, que até é a que vem predefinida, ainda nada... Antes tinha o Lumia 640 e o RCS funcionava mt bem.
Estranho não teres VoLTE. Vai ao fórum e pede para activar, ou liga para lá. Eu ACHO que o P9 Lite também tem suporte VoLTE, já não dá para ver isso na página da Vodafone. Mas se até o Smart N8 tem e funciona bem, então um P9 Lite......

No Nexus 5 era com a aplicação mensagens da Google, no P9 Lite é na aplicação de Mensagens da Huawei (que não uso), na da Google não aparecer sequer a opção.
 
No iPhone a ativação do VoLTE correu super bem, temos 4 cá em casa com ele ativado e a funcionar em pleno.
Bastou pedir a ativação à vodafone. Mas entendo que o iOS seja bem mais fácil para uma operadora gerir este tipo de funcionalidades.
Android terá sempre que sofrer com a sua fragmentação.
 
No iPhone a ativação do VoLTE correu super bem, temos 4 cá em casa com ele ativado e a funcionar em pleno.
Bastou pedir a ativação à vodafone. Mas entendo que o iOS seja bem mais fácil para uma operadora gerir este tipo de funcionalidades.
Android terá sempre que sofrer com a sua fragmentação.
E todos os iPhones são desbloqueados ou branding Vodafone?
É verdade, isto da fragmentação do Android dá muita confusão... Mas provavelmente o android puro não tem nada destes códigos e configurações para cada operadora, acredito que isso seja trabalho de cada marca a implementar.

Nem o RCS consigo por a dar... E mesmo a voz HD para chamadas 3G não está a funcionar, e no Lumia funcionava, mas também ainda não percebi se este telemóvel suporta AMR-WB, que é o que precisa para chamadas HD. Já enviei pedido para a ASUS me confirmar isto, estou à espera de resposta.

Já foi confirmado que este telemóvel vai receber o android O, pela própria marca, e neste momento está no 7.0. Até lá pode ser que alguma coisa mude.
 
E todos os iPhones são desbloqueados ou branding Vodafone?
É verdade, isto da fragmentação do Android dá muita confusão... Mas provavelmente o android puro não tem nada destes códigos e configurações para cada operadora, acredito que isso seja trabalho de cada marca a implementar.

Nem o RCS consigo por a dar... E mesmo a voz HD para chamadas 3G não está a funcionar, e no Lumia funcionava, mas também ainda não percebi se este telemóvel suporta AMR-WB, que é o que precisa para chamadas HD. Já enviei pedido para a ASUS me confirmar isto, estou à espera de resposta.

Já foi confirmado que este telemóvel vai receber o android O, pela própria marca, e neste momento está no 7.0. Até lá pode ser que alguma coisa mude.
3 deles desbloqueados, e alguns até eram de outra operadora, e foram desbloqueados gratuitamente. Outro é bloqueado à Vodafone, mas em todos eles funciona o VoLTE e as chamadas HD... Mas lá está, no iOS as operadoras não conseguem alterar absolutamente nada no software, pelo que acaba por tornar mais simples o suporte a estas funcionalidades. Basta ativar e voilá...
 
Ontem pedi a activação do HDVoice+ para usar num LG V20 e embora me tenham confirmado que o serviço estava ativo, verifico que as chamadas são feitas em 3g.
Mais um telemovel incompativel. :(
 
Já conseguem receber os avisos de contacto quando se activa VoLTE no Iphone.
É que a vodafone quando activei disse que era incompativel o aviso de contacto com o VoLTE
 
Já começo a achar é que se calhar o VoLTE também não é lá grande coisa... Onde há 4G, também há 3G e 2G. E mesmo quando a rede 4G é fraca, mantêm essa rede durante a chamada, em vez de mudar para a 3G que terá de certeza melhor qualidade de chamada. E como isso não acontece, a minha mãe tem-se queixado da qualidade das chamadas em pontos da casa que antes não acontecia, porque eram feitas em 3G. Acho que vou desistir do VoLTE, que talvez daqui a uns anos esteja melhor.
Do RCS é que não queria desistir muito, e após várias actualizações, ainda não consegui ter no meu Zenfone 3
 
Já começo a achar é que se calhar o VoLTE também não é lá grande coisa... Onde há 4G, também há 3G e 2G. E mesmo quando a rede 4G é fraca, mantêm essa rede durante a chamada, em vez de mudar para a 3G que terá de certeza melhor qualidade de chamada. E como isso não acontece, a minha mãe tem-se queixado da qualidade das chamadas em pontos da casa que antes não acontecia, porque eram feitas em 3G. Acho que vou desistir do VoLTE, que talvez daqui a uns anos esteja melhor.
Do RCS é que não queria desistir muito, e após várias actualizações, ainda não consegui ter no meu Zenfone 3

Com o volte tens sempre mais qualidade de voz na chamada. Enquanto que no Volte tens Full HD Voice, no 3G tens HD Voice. No caso do 2G, as chamadas funcionam, como é óbvio, mas nem se compara a qualidade de voz.

Sempre que estejas ligado por rede 4G, caso os valores de rede estejam prestes a sair dos padrões de qualidade/sinal estabelecidos durante a chamada, a rede dá ordem ao telemóvel para fazer rollback para 3G (ou 2G em casos extremos).

Fonte: Vodafone
 
Última edição:
Eu pedi para ativar o volte e sei que me ativaram porque agora aparece mesmo essa indicação na barra de estado:
2017_10_26_17_29_05.jpg


Num Xiaomi Mi Mix 2 que nem existe à venda cá.
 
Back
Topo