Voltimetro

rubenm

Suspenso
Ora meus amigos, algume me pode dar umas dicas sobre como usar um Voltimetro ou dizer onde, preferencia a Portuges e Ingles.


Comprei 1 dakeles fatelas para comecar a aprender so que isto nao sei pk n traz nenhum livro.
Tipo queria medir as voltagens da fonte de alimentação etc. se alguem poder ajduar agradeço

cumps
 
Para 12v metes uma ponta no molex amarelo 12v, vermelho 5v, preto GND
Para veres com a polaridade correcta metes o + (vermelho) no amarelo ou vermelho e preto com preto :)

e no multimetro para medires voltagens metes no V- (não o V~) acho que explicar mais simples não dá (sem recorrer a palavras mais técnicas :p)
 
boas

primeiro obrigado por responderes

eu fiz o seguinte, e penso que estou a ter as leituras correctas:

coloquei o voltimetro no tal V que falaste e coloquei a pinca vermelha no fio amarelo ou vermelho, consoante a situação e preto com preto e tive as leituras que pretendia para ver os negativos troquei as cores penso que foi isso que disseste.

já agora existe maneira de ver os Amperes? para confirmar aquilo que é dito pelo fabricante?

obrigado
fica bem
 
Existe. Com o chamado amperímetro.
Mas tu tens um voltímetro ou um multímetro? O mais certo é teres um multímetro não?
Colocas as pontas de prova em série. Como imagino que não querias cortar cabos da fonte tens de arranjar algum sistema de colocar as pontas em série.
O mais fácil é mesmo cortar, o mais catita seria teres duas fichas molex macho femea com uns cabos curtos no meio para fazeres umas invenções
 
eskece os amperes e melhor

se kiser ver se por exemplo a Voltagem das fichas estao bem nos 220~230 V ponho as pincas nos buracos e seleciono o V~ ? e isso
 
Sim metes o aparelho em alternado (V~) e medes em paralelo com o circuito. É a regra simples para medir tensões. Paralelo.
Aí estás a medir a qualidade da tensão da EDP Distribuição (um dos aspectos da qualidade de tensão). A fonte se for decente mesmo que não tenha os 230 V compensa isso pedindo um pouco mais de corrente à rede. A não ser que estejas a ter tensões miseráveis acho que não vale o trabalho.
 
Back
Topo