Vou actualizar PC, muitas dúvidas...

PsychoactivE

Power Member
Viva. Depois de 3 anos com um Pentium III 1Ghz decidi fazer uma actualização quase completa do meu PC (aproveitando só a placa de som, teclado, rato e colunas do PC antigo). O problema é que nestes últimos anos não tenho estado muito a par das novas tecnologias, por isso agradecia alguma ajuda para a minha escolha de componentes. As minhas dúvidas são as seguintes:

- Processador: AMD ou Intel? Estou na dúvida entre um Pentuim 4C (o que significa o "C"?) 3 ou 3,2 Ghz 800 BOX (o que é 800 BOX?...), ou então um AMD Athlon 64Bit 3000+. Que mais parâmetros devo ter em conta na escolha do processador? É mais vantegoso um AMD de 64 bits ou um intel mais rápido (3,2 Ghz)?

- Placa gráfica: a diferença de performance entre um radeon 9800XT e um radeon 9600XT (256Mb) é tão grande que justifique uma diferença de preço de +- 300 euros? Devo optar por outra marca?

- Disco Rígido: o que é ATA e SATA? As rpm são relevantes? Cache?

- Motherboard: Aí então é que não pesco nada. Só sei que quero uma que dê para memória ram rápida, não precisa de RAID, e que não desactualize rápidamente de preferência...

- Fonte de alimentação: Como sei qual a potência da fonte de alimentação que devo escolher?

Agradeço então qualquer resposta a qualquer das questões, sei que são muitas...
 
- Existem varios PIV. O que te interessa são os PIV C (Northwood) e PIV E (Prescott). Os mais recentes são os E, mas há quem prefira os C por varias razões (é melhor veres as reviews). 800 é o front side bus.
Hoje em dia podes fazer boa compra tanto em AMD como em Intel. Os 64 bit ainda não é importante. Dos dois lados há coisas boas e más.
Para te decidires é melhor veres reviews. Há montes de escolhas e montes de coisas que estão para sair dos dois lados.

- A não ser que arranjes por bom preço, não compres uma 9800XT. Se queres grafica topo de gama, compra uma X800pro, que já anda aí pessoal com elas. Podes tb esperar pela X800Xt, 6800 GT e Ultra.
Tb podes ver as 9800 pro ou 5900XT, que pode ser uma grande compra, se apanhares a bom preço.
Para um "casual gamer", uma 9600XT dá perfeitamente, tal como uma 5700U.
Se não fores gamer.......5200, 9200, etc. Qq coisa dá.

- O que ajuda mais é os Rpm. Depois a cache e ser sata ou não é discutivel os ganhos.

- Depende do Cpu. Mas se queres uma coisa que não se desactualize, é melhor veres o que aí vem. Pci Express 16x para graficas, novos sockets, etc etc.

- Depende de quantos dispositivos tens na maquina, cpu, grafica, se é para OC ou não, etc.
 
Obrigado pelas respostas! :) Tenho mais algumas dúvidas: O tamanho do disco rígido afecta a sua performance? Que devo comprar para ter um PC mais silencioso (que não seja muito caro de preferência)?
 
Back
Topo