Vou-me converter de Windows para Linux

BMCouto

Power Member
Boas,
Então é o seguinte, sou utilizador mac e windows... de mac bem como de costume nada a assinalar, de windows apesar das coisas estarem muito melhores ainda mexe com o nervo... já estava para me mudar há mais tempo, mas há pouco tempo comprei um portátil todo xpto que veio com o vista :S e lá me aguentei mais uns tempos mas desta é de vez...
No entanto há coisas que eu preciso de assegurar:
- Eu com o Ubuntu 7.10 preciso de saber algum code linux para meter na consola? Eu nunca trabalhei com linux e o meu trabalho não me permite a perder muito tempo a aprender um novo sistema operativo, dai querer saber se a conversão é simples e "baseada em cliques".
- Vou precisar de instalar o Photoshop e o Flash... já ouvi falar no "Wine", mas isto funciona mesmo? Vou conseguir correr ambos sem problemas?
- A nivel de detecçao do hardware e perifericos do portatil há problemas? Incluindo um monitor wide de 20" que tenho a extender o desktop do portatil, vou conseguir isso agora também? Há drivers pra tudo?
- Alguma coisa que deva ter em atenção nessa conversão de Windows para Linux?
Enfim pequenas coisas que preciso ter a certeza que vão correr bem antes de me meter nisto :)
Obrigado a todos
 
Boas,
Então é o seguinte, sou utilizador mac e windows... de mac bem como de costume nada a assinalar, de windows apesar das coisas estarem muito melhores ainda mexe com o nervo... já estava para me mudar há mais tempo, mas há pouco tempo comprei um portátil todo xpto que veio com o vista :S e lá me aguentei mais uns tempos mas desta é de vez...
No entanto há coisas que eu preciso de assegurar:
- Eu com o Ubuntu 7.10 preciso de saber algum code linux para meter na consola? Eu nunca trabalhei com linux e o meu trabalho não me permite a perder muito tempo a aprender um novo sistema operativo, dai querer saber se a conversão é simples e "baseada em cliques".
- Vou precisar de instalar o Photoshop e o Flash... já ouvi falar no "Wine", mas isto funciona mesmo? Vou conseguir correr ambos sem problemas?
- A nivel de detecçao do hardware e perifericos do portatil há problemas? Incluindo um monitor wide de 20" que tenho a extender o desktop do portatil, vou conseguir isso agora também? Há drivers pra tudo?
- Alguma coisa que deva ter em atenção nessa conversão de Windows para Linux?
Enfim pequenas coisas que preciso ter a certeza que vão correr bem antes de me meter nisto :)
Obrigado a todos
- Pouca coisa, mas em principio nao sera nada por aí alem.
- Nao uses coisas de windows em linux, é o pior k podes fazer. Tens o Gimp e o Flash para linux.
- Tudo na boa
- Ver 2.
 
Quando dizes que não será nada por ai além, significa que vou precisar de utilizar code para que?
Eu sei do Gimp mas precisava mesmo de Photoshop... não é possível? E Flash para linux? Eu sei que há o player claro, mas tens o Flash para Linux? Tenho a ideia que a Adobe não tem software para linux, apenas os plugins...
Falaram-me num problemas de resoluçoes elevadas no caso do monitor de 20", existe algum problema? E mm a nivel de drivers?
Já agpra de momento tenho la em casa um router speedtouch q partilha (por cabo) a net para dois pc's... instalando o ubuntu como faço para configurar (ligar) o router a minha maquina para caso tenha alguma duvida, ao menos conseguir aceder à net?
 
Última edição:
Quando dizes que não será nada por ai além, significa que vou precisar de utilizar code para que?
Eu sei do Gimp mas precisava mesmo de Photoshop... não é possível? E Flash para linux? Eu sei que há o player claro, mas tens o Flash para Linux? Tenho a ideia que a Adobe não tem software para linux, apenas os plugins...
Falaram-me num problemas de resoluçoes elevadas no caso do monitor de 20", existe algum problema? E mm a nivel de drivers?

O Photoshop e o Flash funcionam através do Wine, mas não as últimas versões, e mesmo as que funcionam têm sempre problemas. Se precisas destes programas a nível profissional mais vale ficares no Windows.

Quanto aos drivers, só experimentando.
 
Vais-te converter mas nunca usaste o Linux? Isso é que é fé :rolleyes:

Instala o Ubuntu numa partição e faz dual-boot. Ou então instala numa máquina virtual ou usa o Live CD.

Convém sempre experimentares o SO antes de te atirares para uma mudança definitiva...
 
Já agpra de momento tenho la em casa um router speedtouch q partilha (por cabo) a net para dois pc's... instalando o ubuntu como faço para configurar (ligar) o router a minha maquina para caso tenha alguma duvida, ao menos conseguir aceder à net?
 
Já agpra de momento tenho la em casa um router speedtouch q partilha (por cabo) a net para dois pc's... instalando o ubuntu como faço para configurar (ligar) o router a minha maquina para caso tenha alguma duvida, ao menos conseguir aceder à net?

Em príncipio não precisas de fazer nada.
 
So ligar o cabo e ele detecta tudo e liga-se à net como o Windows?
Sem ofensa para quem usa linux lol mas isso nao é pedir muito? Isto costuma ser "mariquices" (que dao jeito claro) do Windows...
 
Mas para quê mudar para Linux e querer continuar a usar aplicações proprietárias e exclusivas para Windows|Mac ? Não faz sentido, digo eu. Só vai servir para ficares frustrado. Evitas uma carga de nervos se ficares como estás ;-)
 
Boas,

Estou a passar pela experiência que dizes querer passar desde a semana passada!

O disco do meu portátil foi-se e depois de ter comprado um disco novo deu-me na cabeça para instalar Linux. Já não é a minha primeira experiência em Linux pois já cheguei a ter várias distribuições instaladas no computador (RedHat, Suse e Caixa Mágica) e acabamos sempre por ficar com o gostinho de que é tudo muito giro mas o Windows é ao que estamos habituados!

Desta vez, parece-me que vai ser diferente pois instalei no fim de semana passado o Ubuntu e fiquei claramente surpreendido... detectou tudo o que havia para detectar inclusivé a placa gráfica, internet e afins!

Já vem com o Firefox instalado e com o OpenOffice, no qual tenho estado a trabalhar e que claramente me está a surpreender pela positiva. :007:

Como ainda estou na fase da descoberta e também preciso do PhotoShop para tratamento de imagens decidi ir procurar se era compatível com o Ubuntu e encontrei isto:
http://max.limpag.com/2007/05/27/installing-photoshop-on-ubuntu-linux/

Espero que seja útil!

Sat
 
Se queres/tens/deves usar Photoshop não uses Linux. Por outro lado (e vou ser chicoteado por isto), Gimp é uma _excelente_ alternativa ao Photoshop (a menos que precises de Pantones....).
 
Back
Topo