1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Vou-me converter de Windows para Linux

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por BMCouto, 26 de Novembro de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 1146)

1. BMCouto

BMCouto Power Member

Boas,
    Então é o seguinte, sou utilizador mac e windows... de mac bem como de costume nada a assinalar, de windows apesar das coisas estarem muito melhores ainda mexe com o nervo... já estava para me mudar há mais tempo, mas há pouco tempo comprei um portátil todo xpto que veio com o vista :S e lá me aguentei mais uns tempos mas desta é de vez...
    No entanto há coisas que eu preciso de assegurar:
    - Eu com o Ubuntu 7.10 preciso de saber algum code linux para meter na consola? Eu nunca trabalhei com linux e o meu trabalho não me permite a perder muito tempo a aprender um novo sistema operativo, dai querer saber se a conversão é simples e "baseada em cliques".
    - Vou precisar de instalar o Photoshop e o Flash... já ouvi falar no "Wine", mas isto funciona mesmo? Vou conseguir correr ambos sem problemas?
    - A nivel de detecçao do hardware e perifericos do portatil há problemas? Incluindo um monitor wide de 20" que tenho a extender o desktop do portatil, vou conseguir isso agora também? Há drivers pra tudo?
    - Alguma coisa que deva ter em atenção nessa conversão de Windows para Linux?
    Enfim pequenas coisas que preciso ter a certeza que vão correr bem antes de me meter nisto :)
    Obrigado a todos

2. r3pek

r3pek Power Member

- Pouca coisa, mas em principio nao sera nada por aí alem.
    - Nao uses coisas de windows em linux, é o pior k podes fazer. Tens o Gimp e o Flash para linux.
    - Tudo na boa
    - Ver 2.

3. BMCouto

BMCouto Power Member

Quando dizes que não será nada por ai além, significa que vou precisar de utilizar code para que?
    Eu sei do Gimp mas precisava mesmo de Photoshop... não é possível? E Flash para linux? Eu sei que há o player claro, mas tens o Flash para Linux? Tenho a ideia que a Adobe não tem software para linux, apenas os plugins...
    Falaram-me num problemas de resoluçoes elevadas no caso do monitor de 20", existe algum problema? E mm a nivel de drivers?
    Já agpra de momento tenho la em casa um router speedtouch q partilha (por cabo) a net para dois pc's... instalando o ubuntu como faço para configurar (ligar) o router a minha maquina para caso tenha alguma duvida, ao menos conseguir aceder à net?

Última edição: 26 de Novembro de 2007
  4. Heron

Heron Power Member

O Photoshop e o Flash funcionam através do Wine, mas não as últimas versões, e mesmo as que funcionam têm sempre problemas. Se precisas destes programas a nível profissional mais vale ficares no Windows.

Quanto aos drivers, só experimentando.

5. Korben_Dallas

Korben_Dallas Zwame Advisor

Vais-te converter mas nunca usaste o Linux? Isso é que é fé :rolleyes:

Instala o Ubuntu numa partição e faz dual-boot. Ou então instala numa máquina virtual ou usa o Live CD.

Convém sempre experimentares o SO antes de te atirares para uma mudança definitiva...

6. BMCouto

BMCouto Power Member

Já agpra de momento tenho la em casa um router speedtouch q partilha (por cabo) a net para dois pc's... instalando o ubuntu como faço para configurar (ligar) o router a minha maquina para caso tenha alguma duvida, ao menos conseguir aceder à net?

7. Heron

Heron Power Member

Em príncipio não precisas de fazer nada.

8. BMCouto

BMCouto Power Member

So ligar o cabo e ele detecta tudo e liga-se à net como o Windows?
    Sem ofensa para quem usa linux lol mas isso nao é pedir muito? Isto costuma ser "mariquices" (que dao jeito claro) do Windows...

9. Heron

Heron Power Member

O Ubuntu já traz tantas "mariquices" quanto o Windows.

10. slack_guy

slack_guy Power Member

Mas para quê mudar para Linux e querer continuar a usar aplicações proprietárias e exclusivas para Windows|Mac ? Não faz sentido, digo eu. Só vai servir para ficares frustrado. Evitas uma carga de nervos se ficares como estás ;-)

11. Satanas

Satanas Power Member

Boas,

Estou a passar pela experiência que dizes querer passar desde a semana passada!

O disco do meu portátil foi-se e depois de ter comprado um disco novo deu-me na cabeça para instalar Linux. Já não é a minha primeira experiência em Linux pois já cheguei a ter várias distribuições instaladas no computador (RedHat, Suse e Caixa Mágica) e acabamos sempre por ficar com o gostinho de que é tudo muito giro mas o Windows é ao que estamos habituados!

Desta vez, parece-me que vai ser diferente pois instalei no fim de semana passado o Ubuntu e fiquei claramente surpreendido... detectou tudo o que havia para detectar inclusivé a placa gráfica, internet e afins!

Já vem com o Firefox instalado e com o OpenOffice, no qual tenho estado a trabalhar e que claramente me está a surpreender pela positiva. :007:

Como ainda estou na fase da descoberta e também preciso do PhotoShop para tratamento de imagens decidi ir procurar se era compatível com o Ubuntu e encontrei isto:
    http://max.limpag.com/2007/05/27/installing-photoshop-on-ubuntu-linux/

Espero que seja útil!

Sat

12. slack_guy

slack_guy Power Member

Se queres/tens/deves usar Photoshop não uses Linux. Por outro lado (e vou ser chicoteado por isto), Gimp é uma _excelente_ alternativa ao Photoshop (a menos que precises de Pantones....).

Partilhar esta Página