Vou passar a vida a programar e ficar todo frito?

Eu tenho outra coisa em mente... pretendo sim ser programador, devido as minhas notas a matemática e ao meu elevado QI e porque gosto disto, tou agora a iniciar-me com tutoriais, mas não vai ser tudo na minha vida, pretendo também tornar-me um grande jogador de Andebol, por acaso eu gosto mais de andebol que programação mas todos sabem que o Andebol não dá dinheiro nenhum em Portugal... só mesmo na Alemanha é que se ganha bem...bem é isso que pretendo fazer
 
Boas!

Esta é uma questão que algumas pessoas fazem quando já andam há uns anos na Programação, seja em estudo seja já numa fase laboral. Porque raio ninguém se lembra de perguntar isto antes de apanhar o vicio? :P

Recentemente conclui o primeiro ciclo (licenciatura de Bolonha) do meu curso, e vou começar o segundo ciclo em Erasmus, em Dresden (Alemanha), optei por tirar o Mestrado em Engenharia Informática, no entanto tinha oportunidade de optar por algo que me sinto mais atraído (é agora que me vão chamar de frito), Mestrado em Lógica Computacional.

Os meus objectivos para o futuro seria passar pela Investigação na área da Inteligência Artificial, e depois terminar o resto dos meus dias a ser escravo em alguma empresa a programar feito um totó e ser actor porno em horário pós-laboral :x Também coloquei em aberto a opção de passar pelo ensino, mas acho que os meus alunos não iriam achar muita piada a um Professor que gagueja com alguma facilidade, basta estar ligeiramente nervoso :x

Visto que pretendo passar pela Inteligência Artificial, tenho a certeza que mais dia menos dia vou ficar uma beca frito, agora gostava de vos colocar uma questão, alguma vez pensaram se é mesmo isso que querem? Passar o resto da vida atrás de um pc?

É capaz de ser uma pergunta banal, mas julgo que algumas respostas poderão ser bastante interessantes ;)

HecKel

Boas,

É assim. No que me diz respeito, comecei por programar. A medida que fui adquirindo
experiência, também comecei a ter tarefas mais diversificadas (redação de documentação
tecnico-funcional, evolução pouco a pouco para o ramo dos RH [o projecto no qual participei
era orientado para os recursos humanos]), depois comecei a ter mais responsabilidades na
equipa na qual trabalhava.

Agora, daqui umas semanas vou gerar uma equipa de 4 pessoas.

A programação, na minha visão das coisas, pode abrir a médio prazo outras portas.

Cumprimentos.
 
Passar o resto da minha vida profissional atras de um PC? Espero bem que sim, afinal de contas fui eu que escolhi esta linha de trabalho e é a que mais me agrada. Isso é o que eu penso agora, se calhar daqui a uns anos a minha opiniao até pode mudar, é logico que se tivesse dinheiro para começar o meu proprio negocio abria (mais) um pequeno bar mais para amigos do que propriamente orientado para o publico em geral (mas isso e' tipo sonho ou objectivo a longuissimo prazo) do qual obteria um rendimento médio que me permita ir fazendo uma vidinha semi confortavel com um aperto aqui ou ali ;)

Agora queimado, acredita que vais ficar e muito, não do trabalho, esse quando é feito com gosto não chateia nada e acredita que as vezes vais dar por ti a bater codigo até às tantas da manhã apenas pq estas "entretido" e nem das pelas horas a passar. Vais ficar queimado é de chefes de projecto inadequados ou incompententes, de clientes indecisos e ignorantes que não sabem o que querem de colegas de trabalho que não fazem boi, não aprendem nem evoluem (ao ponto de nem comentarem ou formatarem o codigo deles) e que acham que a melhor forma de dizer que são bons é enterrando todos os outros à volta deles.
 
Agora queimado, acredita que vais ficar e muito, não do trabalho, esse quando é feito com gosto não chateia nada e acredita que as vezes vais dar por ti a bater codigo até às tantas da manhã apenas pq estas "entretido" e nem das pelas horas a passar. Vais ficar queimado é de chefes de projecto inadequados ou incompententes, de clientes indecisos e ignorantes que não sabem o que querem de colegas de trabalho que não fazem boi, não aprendem nem evoluem (ao ponto de nem comentarem ou formatarem o codigo deles) e que acham que a melhor forma de dizer que são bons é enterrando todos os outros à volta deles.


concordo....lidar com incompetência e principalmente teimosia dá cabo de um gajo.....bem para não falar das manias da patroa em casa....ui isso é que queima a sério.... :lol:
 
Viva,

Já te imaginas-te a embalar caixas para o resto da tua vida? ou a ser electricista, ou contabilista...

A tua pergunta colocasse em todas as profissões.

Pessoalmente não gosto de estudar na escola (eu sei, não precisam de dizer), embora goste de fazer investigação e estudo por mim mesmo.


Neste momento a única coisa que faço é programação, às vezes é dificil, mas, what the hell!!!???

Imagino-me nos próximos anos em volta disto, porque essencialmente gosto do que faço e "dá-me pica" resolver problemas complicados.

É claro que a pica só dura cinco minutos e depois lá tenho que estar mais uma semana a programar até conseguir novamente :D

Mas imaginar-me a programar até ao final dos meus dias, provavelmente não...


Saudações
 
Não gosto de programar, mas quem anda anda no mercado de trabalho, sobretudo consultoras informáticas, sabe que programar é mais nos primeiros anos (mesmo que ainda possam ser bastantes), e depois a evolução natural de carreira é passar a chefe de projecto e por aí acima, até chegares a um ponto em que praticamente só te reportam e tens funções mais de coordenação de projectos ou até mesmo cargos numa área mais comercial.
 
É assim: gosto muito de programar, gosto e relembro com frequência até os tempos que partia a cabeça para conseguir fazer o que queria numa dada linguagem. Ficar ligado à informática pra vida? Sim. Ficar a programar pra vida? Não, nein, no, népia.
Eventualmente ir para um outro ramo. Ainda não tenho ideia do quê, mas ainda sou novo, tenho algum tempo para decidir isso. :)
 
Bem ..

Eu acabei a Faculdade, e começei logo a programar! estive cerca de 3 anos a programar apenas, era o meu dia a dia.
Mudei de emprego e com o conhecimento que adquiri fui trabalhar para a área de integração de sistemas, ou seja integração de sistemas distintos por meio de API's, etc..

O conhecimento que tinha de programação, de como funcionam as aplicações permitiu-me entender melhor o conceito de integração, os erros, e os problemas que podem surgir.

Neste momento e após mais 2 anos de integração, começei a coordenar equipas e a fazer gestão de projectos de integração. Ou seja, neste momento irei mexer muito menos em código e em aplicações, e mais na gestão de equipas qiue o vão fazer.

Para mim é um ciclo normal. Começar por baixo, aprender as bases, aplicá-las e depois gerir!

Obviamente que existem vários factores que condicionam a evolução profissional das pessoas. Existem pessoas que não se sentem à vontade com outrs pessoas, e por isso coordenar projectos, planear projectos, etc... não faz parte, nem vai faer parte da sua vida profissional. Existem excelentes técnicos que vão fazer programação o resto da vida, outros que vão fazer integração o resto da vida.
 
Sobre a parte dos que nos estão hierarquicamente acima..., ya..., é de fritar um gajo :P Mas isso é em todas as situações em que existe um grupo organizado hierarquicamente, não é só em emprego :p Sabermos que conseguimos fazer mais e melhor que pessoa X, que está acima de nós já é mau, quando essa ainda por cima é um incompetente..., ou fritamos, ou mudamos de grupo/emprego.

No que diz respeito ao passar o resto da vida a programar..., é pá..., tenho uma artéria de masuquista..., eu gosto mesmo disto, já pensei em Engenharia de Software, num futuro mais distante (quando decidir que quero ganhar dinheiro a sério e deixar de ser escravo :x), mas o que realmente gosto é de algoritmia e de estruturas de dados, portanto..., IA talvez seja o mais indicado para me fritar todo :D

Investigação..., adorava..., mas lamentavelmente em Portugal é mito. Espero que a experiência que devo passar em breve me abra outras portas, ou me faça ver melhor as coisas, mas para já acho que me vou lançar como programador deixando o sonho de parte...

HecKel
 
Investigação..., adorava..., mas lamentavelmente em Portugal é mito. Espero que a experiência que devo passar em breve me abra outras portas, ou me faça ver melhor as coisas, mas para já acho que me vou lançar como programador deixando o sonho de parte...

Boas, não acho que seja um mito. Tens o exemplo (bastante bom) do INESC-ID.
 
Boas, não acho que seja um mito. Tens o exemplo (bastante bom) do INESC-ID.

:wow:

A investigação em Portugal é igual em todo o lado. Passam-se anos a trabalhar em novos projectos que chegam ao fim, resultam num paper e vão para o lixo. A investigação em portugal não tem aplicação prática (nem no mercado académico, nem no mercado empresarial) e o INESC limita-se a fazer mais investigação que os outros.

É claramente o centro de investigação mais reputado do país, mas infelizmente, a grande maioria dos seus projectos acaba por ir parar ao lixo.
 
eu inflizmente nao li todos os topicos respondidos, mas essa tua duvida é algo em que já pensei e continuo a pensar e me mete algum medo, nao agora que ainda estudo mas daqui por uns anitos.

acho que já foi provado que a o augê de um programado ronda os 28-35 anos em média, falo de alguem que faça da programaçao o seu meio de sustento e nao daqueles que o fazem esperiodicamente por gosto. a partir daí o que será de nós que fazemos da vida programaçao e que é apenas a unica coisa que gostamos e sabemos de fazer?? a unica saida que vejo é analista de sistemas..

mas ainda tenho outra duvida, como se sabe na maioria das escolas só se aprende a programar em visual studio e é com base nisso que falo. do vs.net 2003 pro 2005, é sabido que existiram algumas alterações, nao a nivel de sintaxe mas a nivel de funcionamento de alguns controlos etc.. isso apenas em 2 anos.

entao agora imaginemos o seguinte, terminamos este ano a nossa licenciatura ou mestrado e vamos pra uma empresa trabalhar com algo que até é do nosso conhecimento tipo vs 2005 (por exemplo) e estamos lá mt bem durante 4 ou 5 anos (5 anos a nivel profissional nao é nada) e depois bazamos de lá pk a empresa deu falencia ou por outra razao qualquer.
temos que arranjar agora outro emprego né ? ok, vamos lá procurar e é quando deparamos que os requisitos já nao sao vs2005 mas sim vs 2010 em que os controlos que antes usavamos já nao existem, se calhar já inventaram mais nao sei quantas linguagens novas e metodos de programar novos, sei lá, montes de cenas diferentes..

como vamos fazer? já temos 30 anos e 2 filhos, uma casa e mulher pra sustentar. será que teriamos cabeça pra "reaprender" a programar ?? pk é que me parece que se está a passar, as coisas evoluiem tao depressa que ou estamos sempre em cima do acontecimento ou somos deixados para trás..

se calhar é só uma visao pessimista minha, espero que sim. mas é algo que me atromenta o meu futuro
 
eu inflizmente nao li todos os topicos respondidos, mas essa tua duvida é algo em que já pensei e continuo a pensar e me mete algum medo, nao agora que ainda estudo mas daqui por uns anitos.

acho que já foi provado que a o augê de um programado ronda os 28-35 anos em média, falo de alguem que faça da programaçao o seu meio de sustento e nao daqueles que o fazem esperiodicamente por gosto. a partir daí o que será de nós que fazemos da vida programaçao e que é apenas a unica coisa que gostamos e sabemos de fazer?? a unica saida que vejo é analista de sistemas..

mas ainda tenho outra duvida, como se sabe na maioria das escolas só se aprende a programar em visual studio e é com base nisso que falo. do vs.net 2003 pro 2005, é sabido que existiram algumas alterações, nao a nivel de sintaxe mas a nivel de funcionamento de alguns controlos etc.. isso apenas em 2 anos.

entao agora imaginemos o seguinte, terminamos este ano a nossa licenciatura ou mestrado e vamos pra uma empresa trabalhar com algo que até é do nosso conhecimento tipo vs 2005 (por exemplo) e estamos lá mt bem durante 4 ou 5 anos (5 anos a nivel profissional nao é nada) e depois bazamos de lá pk a empresa deu falencia ou por outra razao qualquer.
temos que arranjar agora outro emprego né ? ok, vamos lá procurar e é quando deparamos que os requisitos já nao sao vs2005 mas sim vs 2010 em que os controlos que antes usavamos já nao existem, se calhar já inventaram mais nao sei quantas linguagens novas e metodos de programar novos, sei lá, montes de cenas diferentes..

como vamos fazer? já temos 30 anos e 2 filhos, uma casa e mulher pra sustentar. será que teriamos cabeça pra "reaprender" a programar ?? pk é que me parece que se está a passar, as coisas evoluiem tao depressa que ou estamos sempre em cima do acontecimento ou somos deixados para trás..

se calhar é só uma visao pessimista minha, espero que sim. mas é algo que me atromenta o meu futuro

Se páras de "estudar" de investigar as novidades e de te actualizares, ficas para trás.
Isso não pode acontecer.

De qualquer maneira, quando é actualizado esse tipo de ferramentas, também nas empresas elas são adoptadas, porque mudam diversas coisas. Normalmente, no caso do VS, quando muda o VS muda também a framework .NET. E nenhuma empresa quer ficar para trás ;)
 
:wow:

A investigação em Portugal é igual em todo o lado. Passam-se anos a trabalhar em novos projectos que chegam ao fim, resultam num paper e vão para o lixo. A investigação em portugal não tem aplicação prática (nem no mercado académico, nem no mercado empresarial) e o INESC limita-se a fazer mais investigação que os outros.

É claramente o centro de investigação mais reputado do país, mas infelizmente, a grande maioria dos seus projectos acaba por ir parar ao lixo.

Penso que o trabalho que tem sido realizado pelo INESC-ID é notável, e dizer que a investigação em Portugal é igual em todo o lado, ou que não tem aplicações práticas não corresponde à verdade. Mas enfim, é o teu ponto de vista.
 
Penso que o trabalho que tem sido realizado pelo INESC-ID é notável, e dizer que a investigação em Portugal é igual em todo o lado, ou que não tem aplicações práticas não corresponde à verdade. Mas enfim, é o teu ponto de vista.

Na dimensão do que é a investigação em portugal não tem. Dos montes de projectos de investigação que se fazem em portugal (em particular pelo INESC que nesse campo tem uma intervenção brutal) são poucos os que chegam a ter alguma aplicação prática. Mostrares que sejam 20 projectos que têm aplicação é dares um número que no número de projectos de investigação não tem expressão.

Por acaso até conheço esse projecto, porque tenho colegas a fazer a tese que estão a trabalhar nele também.

No entanto, como te disse, até podias mostrar 20 projectos. No meio de todos os projectos de investigação que se fazem em portugal, 20 pode parecer um bom número mas não é. Tinhamos obrigação de ser muito mais produtivos na investigação que fazemos.
 
O problema da investigação em Programação em Portugal, é o mesmo problema de todas as outras Investigações que há. Apoios.

Cá para investigares tens de dar do teu bolso, tu é que tens de te candidatares a bolsas, ou seres escravizado numa faculdade como professor auxiliar, ou algo do género. A valorização da profissão é nula. E relacionado isto com o tema da thread..., isto é de deixar um gajo frito :P

HecKel
 
Eu também já pensei na mesma questão: Gosto de computadores, mas quero passar a vida á frente dele? Pode parecer estranho, mas porque não? Não digo passar 24 horas frente ao monitor até os olhos ficarem secos... Digo que os computadores sempre farão parte de nós pois os usaremos para jogar, ir á net, trabalhar, e eventualmente experimentar manipular umas cenas =p De qualquer das formas iremos sentir curiosidade de vez em quando sobre como podiamos fazer isto ou aquilo e para isso teriamos de estudar alguma Informática.

Agora a questão de ter um emprego no ramo da Informática para toda a vida? Até pode ser desde que (como teme o Heckel) não me frite, dê rentabilidade, esteja constantemente em mudanças, em inovações (de certeza =p).
Pórem, convém sempre ter mais bases do que as da Informática. Para não ser muito difícil a mudança de área.

Não sei como será o meu futuro, não sei se terei familia ou não, sinceramente não me interessa muito.
Só sei que quero tirar investigação em IA fora deste país. Cá dentro a coisa não anda muito.
Vai ser lixado é certo, mas eu arranjo sempre tempo para viajar. Para mim, não há nada como viajar para longe de tudo para espairacer e viver aventuras (é garantido :x2: ).
 
temos que arranjar agora outro emprego né ? ok, vamos lá procurar e é quando deparamos que os requisitos já nao sao vs2005 mas sim vs 2010 em que os controlos que antes usavamos já nao existem, se calhar já inventaram mais nao sei quantas linguagens novas e metodos de programar novos, sei lá, montes de cenas diferentes..

como vamos fazer? já temos 30 anos e 2 filhos, uma casa e mulher pra sustentar. será que teriamos cabeça pra "reaprender" a programar ?? pk é que me parece que se está a passar, as coisas evoluiem tao depressa que ou estamos sempre em cima do acontecimento ou somos deixados para trás..

se calhar é só uma visao pessimista minha, espero que sim. mas é algo que me atromenta o meu futuro

Um bom engenheiro tem obrigação de saber trabalhar com qualquer linguagem ou ferramenta que lhe ponham à frente. Quem sabe os paradigmas sabe qualquer linguagem, mudam a sintaxe, mudam as bibliotecas, acrescentam mais uns pózinhos, mas os conceitos são os mesmos. Uma formaçãozinha aqui e ali e umas brincadeiras e tá a andar de mota. Os IDE's ainda mais batatinhas são, é uma questão de adaptação e aprender que agora compila-se assim e não assado e há mais esta coisinha que dá jeito.

Vou-te dar um exemplo: eu tive uma cadeira o semestre passado em que fizemos um projecto mais ou menos complexo em C++ e até ali nunca tínhamos pegado naquilo no curso, só em C e Java. O meu prof costumava dizer: "vocês não precisam de aprender C++. Precisam só de recordar o C++ que já sabem mas que nunca aprenderam" :D

E digo-te mesmo que foram raras as vezes em que esbarrei por causa da linguagem...foi mesmo questão de habituação inicial e pronto :)

Se calhar no futuro terei menos paciência ou se calhar inventam algum paradigma novo que tenha muita coisa diferente...mas sinceramente nem penso nisso, por enquanto :P
 
El_UnO[, a mim foi similar, ja tinha trabalhado em c++ e c, mas nunca java e devo dizer que passar de c++ pra java foi relativamente simples e rapido, o que me demorou mais a aprender, foi o que nunca tinha feito em c++, a interface, de resto foi so usar e ver onde anda o metodo x e o metodo y, recorrendo a documentação online da api. o eclipse sempre que metia o ponto ajudava de caraças, indicando os metodos que tinha disponiveis
 
Eu não estou a pensar passar a minha vida atrás do pc embora esteja interessado num futuro relacionado com estas tecnologias... Estou a pensar em robótica... Sempre tem uma parte práctica ;)
 
Back
Topo