Vou passar a vida a programar e ficar todo frito?

Eu segui informática e para tal tive que mudar de escola... na altura anda tinha a informação que para os cursos tecnológicos bastava uma média "razoavelmente boa" e não provas de ingresso. jogavamos counte strike mas era nas aulas de TIC. mexer no office já se sabia nao era preciso aprender mais:P Mas é verdade que a matéria é uma miséria, não se aprende nada por aí fora. Às vezes arrependo-me do curso que segui. enfim.
Mas fora o exame para o qual terei que estudar muito gosto da ideia de enginheiro informático. Senão volta-se para o décimo e torno-me no dr. house portugues. lolol.
Abraço


Isso depende da escola eu fui para Ciências e Tecnologias porque não havia socioeconómicas (equivalente mas com história e geografia ao invés de Fisica-Quimica) sempre odiei cada dia que lá passei vim umas 30x para a rua devido ao stress acumulado descarregava em tudo... a um mes de acabar a school decidi que não aguentava mais e dei o baza embora fosse passar muito roubado pelos prof's mas passava na boa sem ter estudado para nenhum teste durante o ano...

Este ano eu e o RedDark vamos para Gestão e Programação de sistemas informáticos, na melhor escola do Distrito e uma das 10 melhores do pais (EPS)...

Não sei grande coisa de informática mas pelo que tenho pesquisado as linguagens que mais me interessam aquelas direccionadas para o web development e vejo-me nessa área o resto da vida sem qualquer problema... mas ainda tenho muitos anos de estudo 3 anos + a universidade :lol:
 
bem tive aqui a ler alguns dos vossos post acerca de passar o resto da vida a programar...ou á frente de um pc...e confesso que até fiquei com duvidas acerca de ter escolhido como curso superior, há um mês atrás, engenharia informatica...muitos de voces não me parecem de todo felizes. alguns caracterizam-se mesmo como´'á beira de um esgotamento cerebral'...!
Deram comigo a pensar se realmente fiz uma boa escolha...porque eu tinha outros cursos em mente mas por alguma razao escolhi...eng informatica...na altura pareceu-me, sinceramente, uma boa ideia...e agora tambem...espero nao me desiludir...


enfim...eu cá espero formar-me, adquirir conhecimentos para criar algum software revolucionário, patentea-lo, vender a patente a um gigante informatico qualquer, e viver o resto da vida com os milhoes da venda :002:
*suspiro*
 
perdeste a parte onde eu disse que 'pareceu-me uma boa ideia'? lol

não, sinceramente, passaram-me outras engenharias pela cabeça mas na altura, mas a ideia que eu tinha era que eng informatica era a que tinha mais a ver comigo, com as minhas 'ambições' para o futuro profissional...sim, porque a nivel profissiona, eng informatica é um dos cursos onde as prespectivas de emprego ainda nao estão tão negras..e era um dos cursos mais concorridos...alem disso, eles davam bananas :wow:

consideras francamente uma má decisão?...
 
É pá..., ya, considero má decisão.

Um curso não se escolhe pelas perspectivas de emprego mas sim pelo que se gosta. Acredita, que se tiveres o azar de não gostar de informática, não fazes o curso.

Apenas perguntei isso porque achas que fizeste uma má escolha devido ao fritanço que se tem falado, o fritanço é algo que acontece a quem se empenha a sério num trabalho, não a quem o faz por fazer.

Alguns casos é devido ao otário do superior que não sabe o que quer..., outros é porque o trabalho de facto anda a dar luta e o tempo anda a ficar escasso, mas isto acontece em quase tudo o que requer empenho, não é só em informática.

O problema nunca foi o curso :P

HecKel
 
perdeste a parte onde eu disse que 'pareceu-me uma boa ideia'? lol

não, sinceramente, passaram-me outras engenharias pela cabeça mas na altura, mas a ideia que eu tinha era que eng informatica era a que tinha mais a ver comigo, com as minhas 'ambições' para o futuro profissional...sim, porque a nivel profissiona, eng informatica é um dos cursos onde as prespectivas de emprego ainda nao estão tão negras..e era um dos cursos mais concorridos...alem disso, eles davam bananas :wow:

consideras francamente uma má decisão?...

Não leves a mal, mas escolher eng. informática por outra razão diferente de "eu gosto mesmo, mesmo é de fazer isto" geralmente não resulta. Eu bem vejo na minha fotografia de curso, que tirámos com toda a gente na altura em que éramos caloiros, e conto a malta que se foi embora...acredita que não cabem nos dedos da mão :P

A maior parte deles muda pela simples razão que escolheram o curso pensando unicamente que dava saída e que se calhar até era giro porque metia computadores...depois cedo percebem que é um curso bastante exigente e que pede mais paciência e dedicação do que pensavam. Como não morrem de amores por aquilo, não estão dispostos a fazer o sacrifício necessário para acabar o curso. A opção natural é sair e tentar outra coisa...

Isto não implica, óbviamente, que não venhas a gostar do curso e que não te dês bem, é só um alerta, daí ter posto o "geralmente" em bold :)

PS: A mim não me deram bananas, só cds do Ubuntu :D
 
oh ok mas repara, não se tira uma licenciatura ou mestrado em informatica para passar o resto da vida á frente de um pc a programar, com uma cara má, barba por fazer, com um ordenado mundano, dores nas costas e dedos tortos...eu acho que existe um leque muito vasto de opções na área de informática, de tal modo que so vai para programador quem quer...nem que tenhas que ir para o estrangeiro...é a ideia que eu tenho....

serei apenas um jovem estudante sonhador, cuja noção do futuro se encontra distorcida da realidade??
 
pelo que lido aqui, ás vezes fico a pensar para mim, será que tenho capacidades para fazer esse curso :lol:
eu "amo" informática, mas os vossos comentários deixam-me assustado e confuso...
 
oh ok mas repara, não se tira uma licenciatura ou mestrado em informatica para passar o resto da vida á frente de um pc a programar, com uma cara má, barba por fazer, com um ordenado mundano, dores nas costas e dedos tortos...eu acho que existe um leque muito vasto de opções na área de informática, de tal modo que so vai para programador quem quer...nem que tenhas que ir para o estrangeiro...é a ideia que eu tenho....

serei apenas um jovem estudante sonhador, cuja noção do futuro se encontra distorcida da realidade??

informatica sem saber programação, não vejo como, vejo é evoluir para um posto futuro, quando geralmente provamos a nossa habilidade com codigo é garantida e temos capacidade de gestão de recursos

não vejo uma empresa a contratar um analista ou gestor de porjectos, logo que sai da universidade. corrijam se estiver enganado

mas todos os cursos, principalmente na areas da engenharia precisam de trabalho serio, seja electro, civil ou mecanica
 
É pá, isso já vai bastante offtopic..., mas é aí 90% de raciocínio, 5% para decorar e 5% para saberes o que estás a fazer :P

HecKel
 
o curso (eng informatica) é dificil?

é tudo á base de decorar, ou tambem mete raciocinio?

como fazes um exame de programação sem saber a materia?? geralmente nessas cadeiras até podes levar consulta porque é preciso saber aplicar a materia, de nada adianta ler

o mesmo se aplica ao resto

quanto a dificuldade é mais no trabalho, este semestre no fim andava com a cabeça toda f*****, eram trabalhos a semana, 15 dias, mes, exames, etc. o unico limite que existia é que não podiam existir + que 2 trabalhos\testes por semana
 
Eu estava com a ideia de seguir para o curso de engenharia informática para ser programador ou até trabalhar com hardware mas o software é que me interessa mais. não há um curso específico ou um politecnico ou até um conjunto de cursos que me dê uma espécie de "equivalência" ao curso de engenharia? é que não me estou a ver a passar no exame de MAT.A. lol
desculpem o off topic.
Abraço
 
Já que estão no off-topic (que nem é assim muito), aproveito a onda... :P

Eu estou a pensar fazer Eng.Informática (aka LEI, ex-LESI) na UMinho e depois, se houver possibilidades, fazer um mestrado na area de Sistemas e Redes...
Uma vez falaram-me de "arquitectura" de sistemas, ou seja, montar uma rede de pc's e escolher o software todo para instalar numa empresa... Agradou-me a ideia e fiquei com vontade de seguir isso...
:rolleyes:
 
É pá..., e abrirem uma thread para essas dúvidas ou usarem uma das muitas já existentes? Era giro, e assim nem faziam offtopic, hein?

É que isso não tem mesmo nada a ver com o tema da thread..., aqui fala-se sobre o que leva um gajo a fritar na área da programação.

Quando abri a thread foi com o intuito de ler comentários sobre a vida de uma pessoa que anda nesta área, e como gere a sua vida pessoal com o trabalho, já tive conhecimento de profs mesmo que fritaram literalmente..., ao ponto de ficarem parados no mesmo sitio durante uns minutos...

Para mim isto deve-se essencialmente a uma má gestão da vida pessoal, trabalho e só trabalho é meio caminho andado para o fritanço total.

HecKel
 
Nada é melhor do que a experiência própria....he he.

E bem no final desta semana já vão fazer 2 anos que estou nesta empresa e bater tecla de sol a sol...lol....e ainda n fritei. Claro há sempre momentos de stress e deadlines onde temos de bombar 14h por dia e deitar a pensar no assunto....afinal é o nosso nome que está em risco.....se o código falhar o mundo colapsa... :lol:

Mas depois tem-se também os momentos de calmaria onde tudo o que temos para fazer é limpar a caixa de mail e por o mundo da TZ em dia....claro que estes momentos são muito menos frequentes :)

Enfim ao final destes 2 anos ainda não fritei nem tou em vias disso....ainda sinto vontade de aprender e desenvolver e ainda não consegui ficar farto do C\C++.
 
Acho que so se frita quando somos sujeitos a prazos curtos, que são os que têm mais pressão no operador, de resto, tudo cabe apenas a nós, paciência e' precisa.. mas isso e' para tudo :) ate' para fazer coisas malvadas hehe..
 
Mais um testemunho

Estas questões são demasiado interessantes. Devo confessar que praticamente todos os dias me pergunto se gosto do que faço e do que será da minha vida profissional daqui a uns bons anitos.
Comecei a trabalhar em Setembro do ano passado (2006) e tenho vivido várias experiências profissionais dentro da mesma empresa. Resumindo: Tive alturas em que tive de ler e aprender por mim; tive alturas em que tive de programar; tb já fiz levantamento de requisitos; tb já tive sem nada pra fazer, onde ia para o trabalho ler mails e notícias na net (pra mim foi a pior de todas acreditem lol); tb já tive no cliente sozinho (pra mim a melhor de todas.. adorei a experiência)... neste momento estou de férias :D vão acabar em breve.

Fazendo um balanço posso concluir que gostei da experiência por ter aprendido coisas novas e pelo facto de me relacionar, quase todos os dias, com pessoas de trabalho e de responsabilidade, e com uma enorme experiência de vida profissional. Neste momento sinto-me bem a aprender a tecnologia e a trabalhar com ela. Há tempos pensei na possibilidade de poder dar formação técnica. Este ramo pareceu-me interessante, no entanto estou cada vez mais afastado da hipótese e com menos vontade de arriscar numa carreira desse género. As pessoas deste ramo dizem que ganham bem, mas fartam-se de trabalhar (fins de semanas); têm de estar sempre a estudar; a tirar dúvidas por mail; telemóvel/telefone - isto tudo fora do horário de trabalho. Têm de ler mt, de tirar certificações; e de apanhar com os problemas mais complexos dos alunos mais persistentes.

Enfim... para o ano faço novo balanço... por enquanto vou continuar o que tive a fazer este ano :)
 
Viva,

A pior experiência que tive foi quando depois de anunciado a data de lançamento de um site, fiquei doente durante três dias. De cama.

Mas como a data ja tinha sido anunciada, passei ~40 horas seguidas em frente ao computador a colocar tudo pronto..

Tive "sorte", que normalmente acabo os projectos uma semana antes, mas mesmo assim foram 40 horas a testar código, actualizar mySQL e PHP, diferentes browsers, para correr tudo às mil maravilhas...

E foi o que aconteceu. No dia estava pronto e ninguém soube de nada... :D

Mas espero que não volte a acontecer...

Saudações
 
Back
Topo