Vou passar a vida a programar e ficar todo frito?

Visto que pretendo passar pela Inteligência Artificial, tenho a certeza que mais dia menos dia vou ficar uma beca frito, agora gostava de vos colocar uma questão, alguma vez pensaram se é mesmo isso que querem? Passar o resto da vida atrás de um pc?

Eh pah todos os meus profs da área de IA eram completamente alucinados... por isso acho que tens futuro ;)

Eu acho que o ideal (e a informática é boa neste aspecto pois tem bastantes vertentes) é uma pessoa ir variando. Neste momento estou a trabalhar como admin. No futuro, se me cansar, posso ser programador e num momento de devaneio completo ainda existe a área de web para explorar.

Um gajo em informática tem sempre coisas diferentes para onde fugir antes de fritar completamente. Claro que complica a carreira andar a saltitar de área para área...

Por isso, se vou passar o resto da vida atrás de um pc?
Provavelmente sim, de preferência à frente.
Sempre como admin? Não sei, por enquanto ainda curto bastante, agora no futuro...logo se vê.

PS: Depois manda-me umas cervejas alemãs :p
 
Boas!

Esta é uma questão que algumas pessoas fazem quando já andam há uns anos na Programação, seja em estudo seja já numa fase laboral. Porque raio ninguém se lembra de perguntar isto antes de apanhar o vicio? :P

Recentemente conclui o primeiro ciclo (licenciatura de Bolonha) do meu curso, e vou começar o segundo ciclo em Erasmus, em Dresden (Alemanha), optei por tirar o Mestrado em Engenharia Informática, no entanto tinha oportunidade de optar por algo que me sinto mais atraído (é agora que me vão chamar de frito), Mestrado em Lógica Computacional.

Os meus objectivos para o futuro seria passar pela Investigação na área da Inteligência Artificial, e depois terminar o resto dos meus dias a ser escravo em alguma empresa a programar feito um totó e ser actor porno em horário pós-laboral :x Também coloquei em aberto a opção de passar pelo ensino, mas acho que os meus alunos não iriam achar muita piada a um Professor que gagueja com alguma facilidade, basta estar ligeiramente nervoso :x

Visto que pretendo passar pela Inteligência Artificial, tenho a certeza que mais dia menos dia vou ficar uma beca frito, agora gostava de vos colocar uma questão, alguma vez pensaram se é mesmo isso que querem? Passar o resto da vida atrás de um pc?

É capaz de ser uma pergunta banal, mas julgo que algumas respostas poderão ser bastante interessantes ;)

HecKel

Bem, à pergunta que colocas-te respondo simplesmente: SIM. Quero dedicar toda a minha vida profissional à informática especialmente à programação. Depois, quando se sai da empresa, a seguir a um bom dia de trabalho, existe a familia para nos faxer felixes. Espero que, no futuro, a informática que eu tenha de mexer em casa seja simplesmente a de instalar jogos aos meus filhos até que eles tenham idade para o fazer. Por isso, se a organização e o método predominarem, então terás uma vida feliz junto a um compuatdor.
vá, cump
 
Hmmmm nunca pensei sobre o assunto e sinceramente estou muito preocupado. Tu vais estudar na alemanha? Eu vivi lá 5 anos :) mas vivi em "München"... belos tempos... mas acho que estou frito por outras razões.

Estando em informática, para já não tenho interesse em programação nem em tecnologias, tenho mais interesse em photoshop e coisas dessas, em design digamos, mas sem saber fui-me meter em informática a pensar que era esse o caminho, agora não tenho jeito nem para uma coisa nem para outra, e estou no 12º com uma média de 15,2 que dúvido conseguir aumentar este ano.

Sinceramente, o meu futuro cada vez é mais incerto.
 
Tens media de 15.2 e pensas que tas preocupado com o teu futuro? :D
Apenas tens que descobrir o que gostas mesmo de fazer e que gostarias de fazer ao longo da tua vida, senao pensa so o que gostarias de fazer a curto-medio prazo e dps logo se ve.
 
Fight for freedom

Tem doi doi na cabeça , mete uma aspirina que isso passa , em frente o pc toda a vida ?? sena1 quem e que paga as contas , vou ficar frito , já era !! Qual é a luz ao fim do tunel ?? muito obrigado por poder contribuir como pedreiro calcetador das nossas ruas digitais mantendo-as limpas de monopolistas e opressores que com estas tecnologias anseiam por subverter-nos controlar-nos va melhor dizendo xularnos ate xuparem tudo ... E um remind a todos os programadores que o fazem por que foram destinados a ser os guerreiros da liberdade futura

keep rolling a guerra ja ka anda a muito tempo :002:
 
acima dos 30 é dificil um programador se manter muito tempo no activo...

Achas? Basta pensares nos tipos da GOOGLE. Não são propriamente recém-licenciados e continuam ali a bater que nem miúdos. E atenção, a GOOGLE-PLEX é só a melhor empresa de informática para trabalhar neste momento...

Vá, cumps
 
Bem eu sou um nabo a programação , mas tenho que passar nos exames de algumas linguagens de programação que deixei por concluir (módulos) sinceramente um dos fortes do meu curso é a programação , mas nem sequer penso em seguir esse ramo na informatica , se não acho que nem 1 ano vivia nesse ambiente morria logo com a cabeça toda encalhada.
SInceramente agora queria era mesmo acabar o cursozinho e ir trabalhar para uma empresa ligada ao hardware , assistências etc. agora programação! não! mas nunca se sabe , ao ter que ir aprender e ganhar um bocadinho de gosto para ter de passar nos modulos pode ser que mude de opinião.
 
Também no outro dia dizia um colega meu assim:
"Epá quando entrei prá universidade, pensava que saimos todos daqui para a mesma coisa, mas afinal há muito mais do que ser apenas 'programador'..." :)

Eu adoro programação "geral". Interfaces, lógica da programação, bases de dados, etc.
Já esse colega meu adora gestão de projectos.
Há ainda outro que adora trabalhar em baixo nível, optimização, emulação, etc.

Cada qual na sua área :)

@Haro_man:
Estás a tirar licenciatura? Em que ano estás? Eu nos primeiros 2 anos que aqui andei também estava assim como tu. Mas assim de repente o bichinho da programação mordeu-me... e agora já não quero fazer mais nada :D
 
@Haro_man:
Estás a tirar licenciatura? Em que ano estás? Eu nos primeiros 2 anos que aqui andei também estava assim como tu. Mas assim de repente o bichinho da programação mordeu-me... e agora já não quero fazer mais nada :D


Não e universidade porque se fosse ja tava frito . Frequentei um curso tecnico profissional nivel III , mas e bastante bom. Mas como era novito e ainda sou entrei para la com 15 anos so queria era parodia, e os horarios eram bem lixados deixei muitas coisas para tras e agora vou acabando aos poucos, e tava a ver se arranjava um emprego agr. Porque so posso recuperar modulos nas epocas especiais (ferias da pascoa, natal, verão ) e nao me apeteçe tar parado o ano todo :(
 
O que torra a mioleira a um gaijo é tar a fazer trabalho de m3®da (tipo fazer integracao/sincronizaçao de sistemas *nix/win/mac/pbx/web com codigos manhosos a ver se funca) ou programinhos q n servem pra nada a nao ser dar cabo do tico e do teco, sem analise, sem um objectivo bem definido, ter alguem sem conhecimentos tecnicos a querer decidir que temos q fazer determinada coisa em flash pq ele acha bonito e nao pensa na funcionalidade do software, sem ter acesso (entenda-se correr codigo, seja app ou web) run-time ao que cria, ou seja, nao testa o que faz a nao ser no papel.

Mto VaporWare por parte dos pseudo-admins do dpto de progrmçao, falta de trabalho de equipa, vendedores aos gritos no telefone, os malditos dos fones nos ouvidos a ver se abafamos o barulho exterior.

Há muita falta de respeito pelo que nos fazemos...

Acho que os nao programadores esquecem-se que os programadores trabalham apenas para resolverem problemas, e nao para os solucionar da forma como eles querem, estando sujeito aos caprichos de terceiros.

Se voces tiverem estas condiçoes de trabalho, nao e preciso chegarem aos 30 anos com os miolos torrados. Ao fim de 8 horas ja queimou tudo.

Bem, ach que ja perceberam.
E claro, n ter nada q fazer...

Sem querer ser muito repetitivo, no googleplex e que se esta bem.

O que queima o cerebro nao é programar computadores, o que queima é... o resto voces já sabem.

Abraço para todos os programdores
 
Última edição:
Ah... Bem eu vou responder ao post original porque não li as respostas todas.

Eu acho que sim, programar é um vício, torra miolos e outras coisas e tira o sono. No entanto é fixe.

Acho que de qualquer maneira, quando se tem o azar de gostar muito de informática passa-se sempre por essas coisas e tem se esses problemas. Eu estou-me a sentir um grande geek o que antes não me provocava uma grande aflição, mas agora no 10º ano e a ver algumas disciplinas que me eram fáceis (como a F&Q) a correr mal, já me preocupo.

Acho que não quero passar o resto dos meus dias com um monitor à minha frente, se bem que não esteja a ver o caso muito bem parado.

Passo grande parte do meu tempo aqui na techzone a ver se alguém lança perguntas novas no fórum de Linux e a fazer cerca de 10 posts por dia (sim, a minha média é inferior porque só comecei a postar meses depois do registo). O que é que eu ganho com isto? Nada! É claro que quando eu sou útil me dizem "ah e tal, obrigado pela resposta" mas não mais (também não espero mais que isso).

Sinto que isto me prejudica porque excepto quando vou sair um bocado com o pessoal, passo as tardes a matar os olhos e depois deito-me à meia-noite qnd devia deitar-me muito mais cedo. Estou só nas tardes de semana 4:30 no PC e aos fins de semana possívelmente umas sete quando não saio. What's this for christ sake? estou um nerd/geek/lifeless (whatever) completo!!!

Hell no! não é isto que eu quero para o futuro!

Porra, que post tão longo! Cumpz
 
basicamente NÃO!
tipo programar é bonito e fazem-se coisas bonitas sem duvida, mas se coisa que eu nao curtiria era ficar durante o meu horario de trabalho todo em frente a um pc...
vou pa patrão pah....xD
 
espero bem que nao.mas também espero nunca ter d abdicar da tcnologia ke me rodeia e k, kuase sem kerer tanto banalizo.... no futuro espero passar o tempo "normal" em frente a um pc: isto é: ter tempo para organizar as minhas coisinhas, ver os meus filmes e jogars os meus joguinhos, mas quanto a assunto profissionais so o usarei kuando for indispensavel.
acho que o assunto de fritar é muito relativo como ja foi dito.tal como os futebolistas e outros desportistas fazem um grande esforço fisico todos os dias, os programadores e outros, fazem um grande esforço psicologico, por isso, acho que, quando se fala em fritar, é preciso considerar que há pessoas que fazem com gosto e outras que nao.e isso, quanto a mim , faz toda a diferença.....

continuem a "FRITAR".....FAZ BEM.
mas de vez um quando um orgasmozito sim?:lol:
 
Pois sabem as pessoas que fazem a mesma coisa a vida inteira podem ficar fritas , lol , agora aserio o meu professor de sdac (disciplina do curso que frequento) nao ta la muito bom, eu ate acho que o homem para comer aplica o dev-c++, nem era para tar a falar aqui do homenzinho , mas é verdade, tem com cada pancada!! tenham muita atençao ao vicio!

boa pergunta
boas!!
 
O problema nem é programar, porque cada vez gosto mais, embora não tenha sido essa a minha ideia de futuro profissional, mas sim programar sobre pressão e constante stress para cumprir prazos.
 
Boas.
Indo directamente ao assunto...
Programar é "lindo" e aquela sensação que se têm quando conseguimos ultrapassar um obstáculo e que motiva uma pessoa para estar mais 1h ou 2h a programar...

Mas "lá fora" também há vida... e acho que "fritar à frente de um PC :-D" é um abuso. Há coisas bastante interessantes totalmente diferentes da informática que ajudam a "esquecer" um pouco o assunto.

Acho que é uma questão de saber separar as coisas e arranjar o ritmo de trabalho. Só "fritamos" os miolos se nós próprios deixarmos.

Cumps.
 
Back
Topo