1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

VPN o que é no fundo? Configurar ? || 2a questao VPN e-U

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Salvador_, 3 de Dezembro de 2007. (Respostas: 7; Visualizações: 1902)

1. Salvador_

Salvador_ Power Member

Boas a todos,

Acabei de receber o meu primeiro portátil e ja tou em vistas de configurar isto como deve ser, de maneira a poder aceder ao meu PC em casa...

Configurar um RDC eu consigo e deixo tudo bem configuradinho... mas a minha ideia é em vez de aceder ao PC e ter uma visualizaçao do "screen" quero apenas ter acesso as minhas pastas como se tivesse dentro da rede, de maneira por exemplo poder ouvir as musicas de minha casa em streaming. Penso que para isso seja necessario configurar VPN certo ?

De que maneira necessito configurar e tendo em conta que estou atras de um router no computador de casa ?

Agora relativamente a outra questão... gostaria de ter acesso a VPN na minha universidade como seria obvio de modo a poder aceder aos meus ficheiros la da universidade da minha conta...

Eu estudo no ISCTE, e na pagina eles tem isto https://dsi.iscte.pt/vpn/windows/ ... ora eles ali usam um programa cliente VPN da cisco... a minha pergunta é: eu nao quero ca programinhas encher mais o PC n dá para configurar de maneira a usar o simples "Ligação VPN" que o windows vem ?

Nao percebo grande coisa disto dai espero obter respostas...

Obrigado a quem ajudar...

Boas festas ja agora

2. Salvador_

Salvador_ Power Member

ninguem ? =/...

3. boas..em relacao 1a questao.. nao te vou poder ajudar!

em relacao a 2a questao.. geralmente as universidades tem 2s sistemas pra poderes aceder a net.. wireless neste caso..
    tem o sistema Guest-e-U que e como a rede geral.. e tem a e-U. que geralmente esta oculta. nao sei se e o teu caso!
    pra aceder a net sem usar programa, o vpn, deve de haver uma configuracao pra isso!entras na gues-e-U,arranjas maneira de configurar e usas a rede e-U.
    pra aceder a net usando o tal VPN, so precisas de estar ligado ao guest-e-U.. pelo menos e oque acontece onde eu estudo!

mas queres um conselho. dirige te ao centro de informatica da tua escola!
    outra coisa!! esses programinhas(VPN) ocupam Kapas.. e so servem pra nos simplificar a vida!! nao e por ai que o teu computador vai ficar mais lento ou ficar com menos espaco livre.! ja agora, ficas com uma ligacao mas estavel e segura!

4. hgdn

hgdn Power Member

Em relação à primeira questão: No teu PC de casa tens que instalar um VPN Server. Com o proprio Windows XP podes fazer isso. Depois tens que configurar convenientemente o teu router (a nivel das portas para poderes chegar a tua máquina//VPN server). Depois é só ligar os clientes à máquina. Agora como é obvio tens que te lembrar que deves ter, por exemplo, IP dinamico. Das duas uma, ou andas sempre a ver qual é o teu IP ou arranjas um daqueles serviços de DNS para IPs dinâmicos, tipo no-ip (no-ip.com).

Em relação à segunda questão, a unica coisa que precisas é um VPN client e os dados da VPN da tua universidade: IP e Username para acederes. Podes usar o cliente de VPN do WinXP mas essa Cisco VPN Client é muito porreira.

Espero estar correcto e ter ajudado.

5. Salvador_

Salvador_ Power Member

Boas em resposta ao 1º user: aqui a guest eU nao funciona apenas a eU...q eu tenho configurado para acesso apenas quando estou aqui na universidade ou seja quando o wireless esta acessivel... para aceder a partir de casa vou seguramente precisar de um cliente vpn e as configuraçoes... e eu nao queria o cisco, mas se dizem que eh bom e em nada prejudica... depois supostamente as pastas aparecem na nossa rede certo ?

em Resposta ao user 2: eu ja tenho tudo configurado a esses niveis porque eu uso o Radmin mas a nivel de VPN n percebo como fazer... ja tenho conta DNS e o router configurado... etc...o que eu queria era por exemplo aceder a casa e ouvir as musicas no meu portatil, coisa que eh possivel usando o RDC - remote desktop tendo a configuraçao de tocar o som do PC remoto no pc local - mas ai temos que tar a levar com o desktop do PC remoto coisa que nao quero... queria apenas ter acesso as pastas partilhadas e depois fazer streaming ;)

tenho um router linksys wrt54gc ... presumo que somente tenha q configurar a VPN no computador servidor, e depois no portatil...mas e quanto a configuraçoes do router ? sempre q vejo SSH's e tunnels e mais n sei IPSec fazme confusao e sincermanete nao sei em que mexer...

Obrigado e peço desculpa pelo post extenso...

abraço

6. hgdn

hgdn Power Member

O que tens que configurar no router é reemcaminhar o trafego das portas 1723 e 47 (acho que são estas que correspondem aos protocolos usados pela VPN) para o IP do teu servidor. Basicamente como fazes para usar o RDC para aceder à tua máquina....

No portatil, que é o cliente, no Cisco VPN Client crias um perfil com os dados da tua máquina em casa e é só fazer connect.

Quanto ao DNS que falei... Com o no-ip podes associar a tua máquina a um DNS... Apartir daí, em qualquer lugar ligas-te à tua máquina. Podes por exemplo fazer ping pcvpncasa.no-ip.com e independentemente do IP que o teu ISP te atribuir, tu consegues chegar à tua máquina.

7. Salvador_

Salvador_ Power Member

i know that... ;) nao uso no-ip porque tenho configurado no meu router, e nao tem la a opçao do no ip apenas do dynDNS dai ter usado esse...porque eu uso Wake on WAN e deste modo posso acordar o computador sempre que quiser...ao inves que ter o server instalado nao daria para fazer o wake...

agora uma nota aparte: nao percebo o que se passa aqui no meu PC...tenho um server de acesso remoto Radmin ainda ontem funcionava...hoje nao funciona...ja fui ver as definiçoes todas e ta tudo normalissimo...o meu pc com 193.168.1.100, o do meu irmao com 193.168.1.101 sendo que o meu ta em ip manual (uma vez que atrofiava o automatic ip address do windows...) e depois tenho DHCP para o intervalo xxx.101~103 (para possiveis portateis) - sempre esteve assim a rede...a minha LAN funciona as mil maravilhas... e o mesmo radmin eu aqui tenho acesso ao do meu irmao... ao testar a conectividade aqui tambem diz que o server está ON quando ponho em IP o meu IP local... so quando faço com o meu DNS é que diz OFF logo penso que será algo entre o router e a coneççao exterior...acho esquisito porque ta tudo normal nem mexi...e ja fui confirmar e o update do DynDNS ta bom com o ip correcto... e os port forwards tambem estao todos bem... enfim mais uma caça as bruxas...

8. Salvador_

Salvador_ Power Member

Resolvido relativamente ao acesso remoto...bolas se me tivesse lembrado logo desde inicio tinha poupado umas horas...tive quase ao ponto de formatar...

por alguma razao a firewall do windows tava ON, nao sei se tera sido algum update q a tenha ligado ? é possivel ? ja funciona e eh isso q interessa ;)

Partilhar esta Página