VPN - O que recomendam?

Aproveitando o tópico já criado, gostaria de colocar duas questões a ver se algum me elucida.

Eu possuo um NAS da Synology e tem lá uma aplicação VPN server que pelo que li neste tópico me poderá ser útil para criar um servidor de vpn para poder ter uma ligação segura à minha rede domestica, correcto? Agora se eu pretender de uma ligação encriptada de forma a esconder o meu trafego da operadora de rede, deverei adquirir um serviço de VPN para o efeito ou poderei de alguma forma faze-lo através do NAS? Já agora, caso seja necessário, que tipo de equipamento deverei adquiri um router, onde seja capaz de se configurar um serviço de VPN? e Neste caso alguém sabe dizer se o fiber gateway da MEO tem esta valencia? A ideia seria ter uma solução o mais económica possível mas que não comprometesse muito a minha velocidade de internet.

Obrigado. abraço, mitla
 
Eu possuo um NAS da Synology e tem lá uma aplicação VPN server que pelo que li neste tópico me poderá ser útil para criar um servidor de vpn para poder ter uma ligação segura à minha rede domestica, correcto?

Correto.

Agora se eu pretender de uma ligação encriptada de forma a esconder o meu trafego da operadora de rede, deverei adquirir um serviço de VPN para o efeito ou poderei de alguma forma faze-lo através do NAS?
Tens de adquirir um VPN Provider para o efeito. Ou seja, todo o tráfego gerado na tua rede, passar pelo túnel da VPN.
O NAS tem VPN Server. Poderá ter VPN Client. Vê nas settings.

Já agora, caso seja necessário, que tipo de equipamento deverei adquiri um router, onde seja capaz de se configurar um serviço de VPN? e
Terás de adquirir um router com essa feature.

Neste caso alguém sabe dizer se o fiber gateway da MEO tem esta valencia? A ideia seria ter uma solução o mais económica possível mas que não comprometesse muito a minha velocidade de internet.
Não, esse router não tem essa funcionalidade.

Cumps
 
Obrigado AT work.

Já estive a ver, e de facto o NAS tem vpn client. Andei a testar aquilo com uma vpn gratuita e consigo estabelecer a ligação da vpn, no entanto estou na dúvida de como direcionar o tráfego da LAN através do NAS. Basta usar o ip do NAS como Gateway?
 
Obrigado AT work.

Já estive a ver, e de facto o NAS tem vpn client. Andei a testar aquilo com uma vpn gratuita e consigo estabelecer a ligação da vpn, no entanto estou na dúvida de como direcionar o tráfego da LAN através do NAS. Basta usar o ip do NAS como Gateway?

Correto. A default gateway passa a ser o endereço IP do NAS.
Depois é só redirecionar as ligações de entrada para a interface VPN.

Para testares, antes de configurares alguma coisa, em Windows fazes um tracert ao 1.1.1.1
Depois configuras a VPN e os serviços e fazes novamente um tracert ao 1.1.1.1
Assim consegues ver se as rotas estão a passar pelo NAS e pelo VPN Provider.

Cumps
 
Correto. A default gateway passa a ser o endereço IP do NAS.
Depois é só redirecionar as ligações de entrada para a interface VPN.

Para testares, antes de configurares alguma coisa, em Windows fazes um tracert ao 1.1.1.1
Depois configuras a VPN e os serviços e fazes novamente um tracert ao 1.1.1.1
Assim consegues ver se as rotas estão a passar pelo NAS e pelo VPN Provider.

Cumps

estive agora às voltas com isto e ainda não consegui fazer a ligação via NAS. Basicamente o que fiz foi configurar o VPN client no NAS, fui a um dispositivo de rede e troquei o gateway da ligação LAN para o IP do NAS. Ao fazer o tracert de facto ele passa primeiro pelo NAs, mas morre aí. Algum passo que me esteja a falhar?
 
estive agora às voltas com isto e ainda não consegui fazer a ligação via NAS. Basicamente o que fiz foi configurar o VPN client no NAS, fui a um dispositivo de rede e troquei o gateway da ligação LAN para o IP do NAS. Ao fazer o tracert de facto ele passa primeiro pelo NAs, mas morre aí. Algum passo que me esteja a falhar?

A NAS não está a fazer o forward dos pacotes.

Vê se ajuda:
https://community.synology.com/enu/forum/17/post/97900
http://www.huckfeldt.eu/IPForward.html

Qual é o modelo da NAS?
Possivelmente não tem essa feature nativamente. Vê se existem pacotes para essa finalidade.

Cumps
 
A NAS não está a fazer o forward dos pacotes.

Vê se ajuda:
https://community.synology.com/enu/forum/17/post/97900
http://www.huckfeldt.eu/IPForward.html

Qual é o modelo da NAS?
Possivelmente não tem essa feature nativamente. Vê se existem pacotes para essa finalidade.

Cumps

Antes demais, obrigado pela paciência [emoji6]

É uma DS218.

Eu a configurar a VPN activei a opção de “permitir a outros dispositivos de rede a ligar através da ligação internet do servidor synology”.

Exige uma tab “Rota estática”, que creio que será o local onde poderei fazer o ip forwarding, a questão que me está a deixar confuso é que o colocar no campo “destino de rede”, já que expectava qualquer coisa como fosse definir um ip de origem, deixo aqui um snap da tal tab:


Vou tentar perceber aquele link em alemão [emoji3]
 
Antes demais, obrigado pela paciência [emoji6]

É uma DS218.

Eu a configurar a VPN activei a opção de “permitir a outros dispositivos de rede a ligar através da ligação internet do servidor synology”.

Exige uma tab “Rota estática”, que creio que será o local onde poderei fazer o ip forwarding, a questão que me está a deixar confuso é que o colocar no campo “destino de rede”, já que expectava qualquer coisa como fosse definir um ip de origem, deixo aqui um snap da tal tab:


Vou tentar perceber aquele link em alemão [emoji3]

Reiniciaste a NAS?

Cria uma rota estática para a respetiva rede.

Não partilhaste o print da tab ;)

Cumps
 
Reiniciaste a NAS?

Cria uma rota estática para a respetiva rede.

Não partilhaste o print da tab ;)

Cumps

pois, tens razão! aqui vai:


6P9Lmnp
 
Viva,

Acabou por não se necessário criar a rota estática. Troquei o provedor da VPN e já está 100% funcional.

Mais uma vez, muito obrigado pela paciência [emoji6]

Abraço
 
Back
Topo