vPN? ou livar varios "polos"

flaviorodrigues

Power Member
Bom dia,

Ando aqui com uma duvida.

Eu tenho 4 edificios (polos)

Todos estes tem ligação a internet e um servidor.

A zona princpal é o polo 1 onde tem varios servidores, de backups, etc

No polo 1 tem se um programa de "msn interno" onde aquilo permite conversas entre os colaboradores internamente naquela gama de ips ( 192.168.2.X)

A minha questão era uma maneira de permitir aos outros colaboradores dos outros polos ligarem se a esta rede principal e conseguirem usar este chat interno.

Ou seja, penso que o melhor é criar uma vpn mas a minha duvida é que nao quero alterar nada a nivel de "trabalhar" do cliente, ou seja quero algo que seja so configurar e ele liga o pc e esta ligado tambem a rede do polo 1.

nao sei se expliquei bem, mas ando me a passar com isto ja!

obrigado
 
Boas.

A descrição é um bocado genérica. Acho que percebi o que queres, mas preciso de mais informação antes de poder dar uma resposta como deve ser...

Antes de mais, todos os pólos têm acesso independente à Internet? Através de router? Qual tipo? E se o router é um servidor dedicado, qual é o sistema operativo? Se não é um servidor dedicado, que tipo de router estás a usar nas localizações?

Se estiveres a trabalhar com Windows 2003/2008 nos routers, deverá ser bastante simples configurar isso tudo através de VPN, porque o serviço de Routing and Remote Access (RRAS) do Windows Server é relativamente fácil de configurar, e suporta ligações rede-a-rede, em vez de cliente-servidor (o que significa que fica tudo transparente para os clientes).

Idealmente, e independentemente do tipo de servidor ou solução que adoptes, o melhor vai ser meter todas as redes na mesma gama, nem que seja preciso mudar a máscara de sub-rede (para 255.255.0.0, por exemplo, em vez de 255.255.255.0, que é o costume), para simplificar a coisa em termos de routing table (que tem tendência para ser uma confusão, sobretudo quando há várias redes para aceder...). Claro que isto também tem as suas desvantagens, do tipo ser possível a pessoas de um pólo passarem a poder aceder directamente a PCs de outro pólo qualquer (e os broadcasts podem também passar), o que pode estrangular o VPN e/ou o acesso à Net (o que significa que vão fazer falta filtros ao VPN).

Cumps.

Miguel
 
Back
Topo