VPN server com raspberry Pi

é o que uso actualmente. estável, rápido e seguro
O meu raspberrypi saiu da rede. Liguei-o a um monitor e estava com um erro critico no arranque. Fui descarregar a última versão e instalei no cartão. Instalei o wireguard e ficou a funcionar direitinho. Mais tarde não consegui estabelecer ligação ao wireguard, só transmitia e não recebia. Depois de várias instalações inclusive com a imagem de abril, o problema mantinha-se. Umas vezes funciona e outras não. Parece que tem algum horário definido para funcionar. Mas não fiz nada para tal. E tenho outra instalação noutro raspberrypi a correr desde junho que liga sem problemas. Alguém sabe o que poderá ser?

Última edição:
Sem sabermos que erros vês quando ligas a monitor externo, fica difícil ter certezas.
Algumas questões para tentar entender melhor o que se passa:
- que sistema estás abusar para implementar wireguard server? PiVPN ou outro?
- O sistema bloqueia completamente? Ou é só o wireguard que deixa de funcionar?
- As mensagens que vês no ecrã dizem alguma coisa relacionada com IO failure?
- Se vires o output do comando "dmesg", tens mensagens que apontam para IO failure?
- se não vires nada de útil nos pontos anteriores, verifica os ficheiros /var/log/messages para ver se tens algum log que aponte para a paragem do processo do wireguard

Mas pelo que descreves, e se o sistema estiver totalmente bloqueado (crashado), então isso tem ar de SD card com problemas.
Compra um SanDisk ultra de 128gb para poder ter algum endurance, e não voltarás a ter problemas.

Sem sabermos que erros vês quando ligas a monitor externo, fica difícil ter certezas.
Algumas questões para tentar entender melhor o que se passa:
- que sistema estás abusar para implementar wireguard server? PiVPN ou outro?
- O sistema bloqueia completamente? Ou é só o wireguard que deixa de funcionar?
- As mensagens que vês no ecrã dizem alguma coisa relacionada com IO failure?
- Se vires o output do comando "dmesg", tens mensagens que apontam para IO failure?
- se não vires nada de útil nos pontos anteriores, verifica os ficheiros /var/log/messages para ver se tens algum log que aponte para a paragem do processo do wireguard

Mas pelo que descreves, e se o sistema estiver totalmente bloqueado (crashado), então isso tem ar de SD card com problemas.
Compra um SanDisk ultra de 128gb para poder ter algum endurance, e não voltarás a ter problemas.
Obrigado pela resposta. Uso pivpn. Versão 64 em raspberry pi 4B
Já instalei tudo noutro cartão e está a funcionar. Até instalei no cartão antigo como backup e faz igual.
O wireguard ora responde, ora não. Não consigo saber o motivo. O raspeberry está ligado e consigo aceder com o putty. Mesmo quando o wireguard não responde. Testei várias versões da imagem e sempre ocorre o problema. A ver se descubro os logs. Estranho que acedo a outra VPN instalada por mim que está na casa de um colega sem qualquer problema. Será do fibergateway?
Edit:
Já tinha feito reset total ao router há três dias pelo menu. E o problema mantinha-se. Hoje de tarde fiz reset com um clip no orifício proprio. Já testei três vezes, ainda não falhou. Vou vendo.

Última edição:
Back