@Raen o link que eu coloquei é para a quantidade de VPNs que têm mais empresas de VPNs, a NordVPN e a Surfshark são as mesmas empresas.
Nesse artigo que volto a colocar podes encontrar algumas pérolas sobre a CyberGhost por exemplo
https://vpnpro.com/blog/hidden-vpn-owners-unveiled-97-vpns-23-companies/
Para quê colocar respostas da Proton se estão nos próprios links que enviei? Alem disso porque confiar numa empresa que alegadamente alterou o texto no website?
Não tenho mais nada a dizer, confias na proton? Tudo bem.
Para que é que é necessário uma empresa ter várias VPNs? Em vez de se focar numa só?
Tudo bem, há que goste de pagar por logs eu não gosto! E se sei que uma VPN como a Mullvad pede menos dados que outras e tendo em conta todos os fatores eu vou ir pela qual eu quero.
Não significa que não possas usar a Proton, eu também uso. Mas se pagaria para usar como Premium? Não.
Mas isto sou eu.
E novamente o facto de poderem rentabilizar o produto free de diversas maneiras sem expor os dados dos clientes, é um bocado estranho.
Eu não confiaria a 100%. Para Streaming é OK.
Mas para privacidade para mim não é. Volto a ressaltar:
para mim, não falei em tom geral.
Não vale a pena… se queres privacidade ou preocupaste com os teus dados não serem vendidos de forma fácil entre VPNs com mais de 1 VPNs é porque claramente estás a fazer algo de ilegal… no pensamento das pessoas..
Excelente alternativa ao mullvad esta é uma boa opção já conhecia e é o que recomendo como alternativa
Já entendemos há muito tempo que achas que uma empresa que oferece serviços de VPN sob a chancela de várias marcas, é suspeita e servirá apenas para angariação de clientes com perfis diferentes, e venda posterior de dados dos mesmos. Já percebemos...
Agora, volto a perguntar novamente, a ver se tu percebes finalmente: o que é que isso tem a haver com a discussão que se estava a ter sobre a Proton, nomeadamente sobre a sua suposta falta de segurança, segundo palavras tuas, discussão essa iniciada POR TI?
Nada. É que continuas a tentar justificar alhos com bugalhos. Pede-se para justificares o que dizes sobre a Proton concretamente, e vais buscar artigos e notícias sobre empresas e VPNs distintas...
Quanto às respostas da Proton aos posts do reddit que colocaste, não nos façamos de sonsos, toda a gente percebeu a tua intenção.
Já a conversa da legalidade, foi a propósito do facto de as empresas prestadoras de VPN precisarem de monitorizar ligações que são efectuadas por alguns clientes a partir dos seus servidores, quando alertadas por terceiros (autoridades, outras empresas alvo de DDoS attacks comorigem nas suas VPNs, etc). Se não achas isso compreensível, o problema é teu. Não sejamos ingénuos ao ponto de acreditar que se eu ou tu não usamos VPNs para fins ilegais, que ninguém o fará. Toda a gente sabe que existem indivíduos que o fazem, seja para os já referidos DDoS attacks, para malicious hacking, ou para pornografia infantil, entre outros usos. Caso contrário a Mullvad ainda teria a funcionalidade de port fowarding, por exemplo - não terminaram com a feature por causa dos seus clientes a usarem para torrents certamente. E monitorizar a sua rede não implica manter logs. Acho que me fiz entender.
- Browser: não utilizar o Google Chrome (é o mais habitual) mas sim algo mais orientado para segurança e privacidade como por exemplo Brave, Librewolf ou Mullvad. Mesmos nestes, há configurações a alterar.
- Motor de pesquisa: evitar Google. Utilizar algo como DuckDuckGo, Brave Search, Qwant, ...
Atenção à questão dos browsers, se realmente se preocupam com isso. E falando na DuckDuckGo:
https://cyberguy.com/privacy/duckduckgo-privacy-browser-caught-sending-tracking-data-to-microsoft/
Pegando nas palavras do nosso colega
@x_Byte_X , confiarias numa empresa assim?
A vantagem que vejo é que não é preciso registo (nome e e-mail) e não ter fidelização enquanto a Proton VPN já é preciso registo (nome e e-mail) e ter fidelização de 1 mês, 1 ano ou 2 anos (os preços naturalmente que variam conforme a escolha da modalidade).
Por fim e já referido aqui, a Mullvad VPN deixou de fornecer o port forwarding que sinceramente não sei o que é.
Acham que devo manter-me na Mullvad VPN?
Obrigado
Cumprimentos
"Fidelidade de 1 mês" é igual quer na Proton quer na Mullvad. Pagas o mês, usas ou não, e caduca no fim do mês. Ou seja, não existe.
Já agora, dá para arranjar mais barato na Amazon cartões da Mullvad.
Port Forwarding é essencial para quem quer usar torrents. Pesquisa o que é.
Para terminar, se queres uma VPN sem compromissos e puramente pela função VPN sem extras, usa a Mullvad que é boa.
No entanto acho contraproducente usares VPN em serviços ou websites que referes (Facebook, Google, etc), onde esses serviços ou websites sabem invariavelmente quem tu és. A não ser que queiras apenas esconder a tua actividade online do teu ISP.