VPN - Tópico Geral

Já entendemos há muito tempo que achas que uma empresa que oferece serviços de VPN sob a chancela de várias marcas, é suspeita e servirá apenas para angariação de clientes com perfis diferentes, e venda posterior de dados dos mesmos. Já percebemos...
Porque razão querem mais empresas de VPNs é para quê? Dar melhor resposta aos utilizadores em vez de se centrar numa só? É porque o produto é diferente em si? Engloba sofisticações? Será mesmo isso ou será a partilha e a venda de dados entre empresas e terceiros? Hmmm....

Ainda bem, o link que coloquei é precisamente isso mesmo. Qual é a confusão? Nenhuma. Certo? Certo.

o que é que isso tem a haver com a discussão que se estava a ter sobre a Proton, nomeadamente sobre a sua suposta falta de segurança, segundo palavras tuas, discussão essa iniciada POR TI?
Não sei como analisas um serviço de VPN antes de comprar, é só ler (o website e os "claims"), comprar e usar? Se fazes assim isso são: escolhas decisões, visões tuas, não minhas.

Eu analiso de outra(s) formas passo a citar algumas (é não preciso de mencionar que não vejo todas mas as mais interessantes ou que despertam atenção, feel free to pick up)
  • Registo da Empresa (quem foram no passado e quem são no presente);
  • Onde esta sediada;
  • Que servidores / Datacenters usam;
  • Que tipo de Carriers / IP Transit utilizam;
  • Se existe algum tipo de auditoria ou não (se são internos ou externos);
  • Se existe escândalos, historial de problemas de segurança no presente e no passado
  • Se alguma empresa adquiriu e porquê (ver também empresas associadas)
  • Verificar as propagações do Route
  • Verificar o que esta escrito na página de TOS / AUP / Privacy Policy
  • Verificar se existe Warrant Canary
  • Que tipos de método de pagamento permitem
  • Que tipos de dados recolhem no registo
  • Que tipos de dados mantêm, onde, quando e o que fazem com eles
  • A partilha dos dados da forma como é feita e como se processa
  • A Transparência da Empresa em divulgar se houve pedidos judiciais, governamentais ou não
  • A Transparência de Resposta da Empresa em relação a pedidos de informação (como agiram, recusaram, foram pedidos legitimos?)
  • O Tipo de Encriptação e protocolos que são permitidos e usados
  • O que não é permitido e porquê?
  • Se existe Sistema de Afiliados ou não
  • Se usam Google Analytics no website ou não
  • Se recolhem muitos dados ou não quando se visita o site (tipo de recolha de dados feita)
  • Se optam por utilizar meios não tradicionais como Google e serviços da Microsoft
  • Se são donos dos Datacenters ou apenas do Hardware e se existe é tudo "own" ou não
  • Criação de uma conta requer telemóvel?
  • Requer 2FA? Se sim quais? Que tipos de autenticador
  • Requer morada? E afins?
  • Quem esta por detrás da Empresa
  • Se detêm mais serviços, empresas e quais
Quanto às respostas da Proton aos posts do reddit que colocaste, não nos façamos de sonsos, toda a gente percebeu a tua intenção.
Uma imagem vale por mil palavras, ora vê AQUI.

Edit: Sim eu vou antecipar-me e dizer que não não tem nenhuma keyword de mal no email. ;) Suspenso por ter um username suspeito no email? Afinal fazem mais “checks” do que dizem..

Que tipo de serviço utiliza a Proton? Zendesk? Uhhhh, será que não recolhem dados? Não sei, do your own research. Não o vou fazer.

foi a propósito do facto de as empresas prestadoras de VPN precisarem de monitorizar ligações que são efectuadas por alguns clientes a partir dos seus servidores
Tu aqui já mencionas Proton, Mullvad então? Em que ficamos? O que eu quis dizer é que a Proton por estar na Suiça e por existir leis de proteção de dados, não é um paraiso.
E tu pensas que na Suiça não há espionagem? Não há quem use Datacenters com alegadamente ligações suspeitas (no mínimo diria eu)?

https://bgp.he.net/AS34146#_graph4 (ora vê este routing de um Datacenter da Suiça como exemplo, o que podes verificar ai? Hmmm AS3416)
Tipo isto AQUI, com um user do reddit? Com type "Goverment" uh? AQUI

E isto aqui?
https://community.spiceworks.com/t/communicating-with-the-department-of-defense/487443/2
E isto aqui?
https://bgp.tools/as/27066

Do your own research.
Caso contrário a Mullvad ainda teria a funcionalidade de port fowarding, por exemplo - não terminaram com a feature por causa dos seus clientes a usarem para torrents certamente. E monitorizar a sua rede não implica manter logs. Acho que me fiz entender.
Certo.

Não imponhas o que eu uso ou deixo de usar, eu pago para não ter logs. No minimo. Caso contrário faço-o-a eu numa VPS qualquer com WireGuard / OpenVPN / StrongSwan
Penso que tenha respondido a tua questão, faz comichão usar Mullvad ou serviços que mostram mais confiança? A mim não.

Posso depois mostrar mais uma coisa, mas não estou na posse neste momento.
Fico me por aqui, são informações a mais. ;)

Última edição:

Como se costuma dizer, falas muito e dizes pouco.

Vou apenas dizer o seguinte, porque ao resto já nem vale a pena responder pois tratam-se dos mesmos devaneios da tua parte.

Quem parece querer impor o que os outros podem ou não usar, és tu, e não fui o único a entender isso.

Resumindo e concluindo, afirmaste que a Proton era de fugir, que não era segura e que mantinham logs. Quando confrontado para provares tais afirmações, falhaste e continuas a falhar em fazê-lo, por mais voltas e voltas que tentes dar, ao tentar fugir à discussão em causa, introduzindo outras questões alheias à mesma que te possam ser mais favoráveis - falando de outras empresas/VPNs, por exemplo. Ironicamente, admites a certa altura que usas ou já usaste Proton...

A cereja no topo do bolo, é ainda dizeres "do your own research", quando o ónus da prova está do teu lado.
Factos e não palavras.

E agradecia que não enviasses PMs com links que posso considerar spam. Se tens alguma coisa a publicar, podes fazê-lo aqui :wink:

LMAO moment:
Uma imagem vale por mil palavras, ora vê AQUI.
404. Já sei, vais dizer que foram os Men in Black que removeram a imagem.

Estamos entendidos.

Última edição:

Como se costuma dizer, falas muito e dizes pouco.

Vou apenas dizer o seguinte, porque ao resto já nem vale a pena responder pois tratam-se dos mesmos devaneios da tua parte.

Quem parece querer impor o que os outros podem ou não usar, és tu, e não fui o único a entender isso.

Resumindo e concluindo, afirmaste que a Proton era de fugir, que não era segura e que mantinham logs. Quando confrontado para provares tais afirmações, falhaste e continuas a falhar em fazê-lo, por mais voltas e voltas que tentes dar, ao tentar fugir à discussão em causa, introduzindo outras questões alheias à mesma que te possam ser mais favoráveis - falando de outras empresas/VPNs, por exemplo. Ironicamente, admites a certa altura que usas ou já usaste Proton...

A cereja no topo do bolo, é ainda dizeres "do your own research", quando o ónus da prova está do teu lado.
Factos e não palavras.

E agradecia que não enviasses PMs com links que posso considerar spam. Se tens alguma coisa a publicar, podes fazê-lo aqui :wink:

LMAO moment:

404. Já sei, vais dizer que foram os Men in Black que removeram a imagem.

Estamos entendidos.
Vai ser o último post contigo sobre este assunto das VPNs e vamos começar a entender português.

Eu não disse que a Proton é má, em si. Em relação aos serviços como Gmail e Hotmail, é uma boa alternativa. E eu uso para fins de email normais e para evitar assim tanta recolha de dados.

Apesar de a usar, eu sei perfeitamente que eles mantêm logs. Repito: EU. Não tu nem os outros.

Não tenho que justificar nada! Já te enviei links, já te enviei artigos, já te enviei algumas “evidências” como casos e por aí fora, não queres saber e preferes ignorar. Pronto tudo bem.

Pedes que prove que a Próton guarda logs, já te mandei artigos de porquê. A Próton afinal está sediada onde? Na Suíça certo? Os artigos que te mandei são de onde? Suíça certo? Certo! Certo!

Mais uma vez eu não tenho que provar nada, se EU acredito que guardem logs e tu pedes justificação é porque quem tem dúvidas és tu. Não sou eu. Porque é que tenho que justificar? Só quem está curioso ou com dúvidas é que tem de procurar ou justificar.

Agora vamos virar o jogo. Prova-me de que a Próton VPN nao guarda logs.

Porque os mesmos disseram? Porque os mesmos alegam? Porque diz no website? Tem planos gratuitos não há almoços grátis! Usam Zendesk um serviço de terceiros e achas que não recolhem dados? Pelo amor da santa…

Mais uma vez reforço que uso os serviços mas não com intuito de obter privacidade mas para fugir aos big data sempre que possível.

E mais uma vez volto a repetir EU não te tenho que dar justificoes de escolhas minhas e próprias.

Se estás com dúvidas, se temes, se não acreditas, se tens medo, se tens receio, se achas que sim ou que não. Quem tem de justificar és tu.

Eu não tenho que justificar nada nem provar nada a ti de algo que EU acredito e se eu acredito. No qual por livro arbítrio posso fazer-lo e tenho esse direito em não acreditar a 100% na próton mail ou VPN. Não te tenho que justificar absolutamente nada muito menos provar. Só quem tem dúvidas é que tem de ir procurar. Eu não as tenho.

Se tens assim tanta certeza de que não guardam logs, pronto porque é que vens puxar sempre o mesmo assunto? Não vou provar nada, já te mandei tudo o que tinha e o resto não mando porque não quero, nem me apetece

Mais uma vez, usa o que quiseres. Eu recomendo o que eu quiser com base na minha experiência, opinião e pontos de vista.

A mim parece-me que tenho que “justificar a força” só porque tu não acreditas, faz o contrário justifica que a Próton não guarda… porque não o fazes? Que provas tens? a Proton a dizer que não guarda?

Em relação aos links não querias que justificasse porque? Já tens e tiveste muita informação muito muito válida. Não leste problema teu, não meu.

Claramente que não leste, porque se leste sabias fazer o “elo de ligação” e outras “pontes”.

Resumindo: não tenho que te justificar (se quiser), eu uso o que quero e bem entendo pelos motivos que entendo. Não sabes como funciona a lei Suíça em relação a Internet e em relação a quem comete alegados crimes.

No fundo não queres saber de privacidade porque se quisesses com a quantidade de links que te foi fornecida tinhas feito uma “ligacao”. E claramente não queres, nem pretendes. Por escolha própria (estás no teu direito) sendo assim estamos conversados.

Usa o que bem entenderes e entende que a Suíça não é um paraíso existem Honeypots, Anom mas isso já deves saber.

Prova o contrário, já agora. Mas vou ficar por aqui (contigo). Em relação a imagem tinha expiração (paciência) teve online durante alguns dias.

Boa noite

Li algumas paginas deste topico mas tornou me isto mais confuso.

Para usar no PC e talvez no telemovel e box android. A ideia é mais impedir os anuncios, ter mais segurança.

Aconselham Nord? Proton? Mullvad?

Boa noite

Li algumas paginas deste topico mas tornou me isto mais confuso.

Para usar no PC e talvez no telemovel e box android. A ideia é mais impedir os anuncios, ter mais segurança.

Se é para impedir só mais anúncios AdGuard DNS.

Não faz sentido usar uma VPN por causa de anúncios. A não ser que não queiras ver anúncios de X idioma.

Se for para segurança, desbloquear sites censurados e privacidade.

Mullvad VPN ou iVPN.net

Qualquer uma fora destas duas é de fugir em termos de privacidade

Se for para gaming e tal as restantes servem bem.

VPNs, no maximo previnem anuncios direcionados, o que na realidade nem isso deve acontecer se andares sempre com as mesmas contas logadas/com 3rd party cookies.

Como dito, PiHole é uma boa solucao, e bem configurado serve tanto dentro de casa como fora.

Back