Comparação DNS vs VPN

Napster_PT

Power Member
Boa noite

Já fiz umas pesquisas e li e apesar de haver algumas diferenças para mim acho que vai ao mesmo quando não queremos anónimos ou hackers saibam o que andamos a fazer pela internet.

Qual a diferença?
Em casa (apesar de ser internet privada e com password) é aconselhável usar algum deles ou só mesmo fora quando se liga a uma internet pública (sem password)?

Qual o mais aconselhável?

Obrigado
 
primeiro vamos perceber a diferença entre os dois
DNS é o serviço que "traduz" ip's em nomes ou seja 201.30.4.241 = facebook.com (por exemplo)
VPN é um tunel encriptado entre o dispositivo e uma rede

Nas redes Publicas sim é aconselhavel que se use uma VPN, o que não quer dizer que seja 100% seguro e que ninguem consiga ver.
 
primeiro vamos perceber a diferença entre os dois
DNS é o serviço que "traduz" ip's em nomes ou seja 201.30.4.241 = facebook.com (por exemplo)
VPN é um tunel encriptado entre o dispositivo e uma rede

Nas redes Publicas sim é aconselhavel que se use uma VPN, o que não quer dizer que seja 100% seguro e que ninguem consiga ver.

Certo, mas...

numa rede privada qual a melhor forma de estar seguro usando a internet? DNS? VPN? Ambos?
Porque é que usando DNS ou VPN consegue-se aceder a determinados sites que usando os DNS pré-definidos do ISP não se consegue?

Obrigado
 
Certo, mas...

numa rede privada qual a melhor forma de estar seguro usando a internet? DNS? VPN? Ambos?
Porque é que usando DNS ou VPN consegue-se aceder a determinados sites que usando os DNS pré-definidos do ISP não se consegue?

Obrigado

Com uma VPN podes localizar-te em qualquer parte do mundo. Ex. configuras uma VPN com o Data Center na China, todas as sessões que estabeleceres irão situar-te na China.

Com o DNS server do operador, podem bloquear o acesso a qualquer website ou, redirecionarem para outro website.

Ao utilizares uma VPN, estão também a atribuir-te um DNS server diferente, logo, consegues aceder ao conteúdo bloqueado. Além disso, com a VPN, como estás numa "localização" diferente, o conteúdo pode estar a ser distribuído para certos países.

Cumps
 
esquece o DNS.
dentro de uma rede, seja ela publica ou privada, estando dentro compromentes-te de maneira igual. o que quero dizer é, se tiveres um intruso na tua rede de casa vai ter o mesmo nivel de acesso que numa rede publica.

usa VPN tambem em casa, mas das pagas pq se não vais dizer adeus as boas velocidades.
 
Obrigado a ambos pela ajuda e explicação.

Resumindo: O melhor é VPN já que traz o seu próprio DNS e não usar DNS de um determinado fornecido e VPN de outro determinado fornecedor. Certo?

Não há depois conflitos (p.e. Netflix, homebanking, etc.) se usar VPN?
 
Imagina o PC1 está em Portugal e está ligado de forma encriptada por VPN ao PC2 que está em Espanha. Agora imagina o seguinte, queres ver um video do youtube. A rota será esta PC1 -> PC2 -> Youtube

Neste caso o youtube apenas ficou com a informação que o PC2 viu o video. o PC1 ficou escondido.

Depende, sempre que acederes tens de lembrar-te que o teu pc está "teoricamente" está no país X. Certamente o netflix vai reencaminhar para página desse país caso lá exista, mas como não tens lá conta não vais conseguir ver. Homebanking nunca tive problemas. O Nonio deixa de aparecer.

VPN's por exemplo dão jeito para subscrever serviços que nunca estariam disponiveis em Portugal. Por exemplo subscrevo um serviço que só está disponivel nos EUA, sem VPN nunca poderia ter o serviço activo.

Convém é testar as VPN por causa das velocidades e também da politica de recolha e manutenção de dados. Existem países que obrigam a manutenção durante algum tempo dos dados, outros que não existe regulamentação neste aspecto.
 
Eu tenho um raspberry pi com vpn para simular que estou em casa. Assim por exemplo com o meo go mesmo numa rede 4G ou casa de um amigo o meo pensa que estou sempre a aceder em casa[emoji1787] e não pago 5€ mês para aceder ao serviço fora dela. Além disso permite que ao ligares a um hotspot WiFi aberto/grátis não sejas espiado por terceiros. Ou que os ISP monitorizem o que visitas.

O DNS é só para traduzir IP para nomes porque imagina o que era aceder a sites apenas a colocar sequências tipo 8.8.8.8 ou 1 1.1.1. não oferece segurança nenhuma. Ao usares outros como da Google podes ter sites que as operadoras bloqueiam ou diminuir o tempo que essa tradição demora.
 
Imagina o PC1 está em Portugal e está ligado de forma encriptada por VPN ao PC2 que está em Espanha. Agora imagina o seguinte, queres ver um video do youtube. A rota será esta PC1 -> PC2 -> Youtube

Neste caso o youtube apenas ficou com a informação que o PC2 viu o video. o PC1 ficou escondido.

Depende, sempre que acederes tens de lembrar-te que o teu pc está "teoricamente" está no país X. Certamente o netflix vai reencaminhar para página desse país caso lá exista, mas como não tens lá conta não vais conseguir ver. Homebanking nunca tive problemas. O Nonio deixa de aparecer.

VPN's por exemplo dão jeito para subscrever serviços que nunca estariam disponiveis em Portugal. Por exemplo subscrevo um serviço que só está disponivel nos EUA, sem VPN nunca poderia ter o serviço activo.

Convém é testar as VPN por causa das velocidades e também da politica de recolha e manutenção de dados. Existem países que obrigam a manutenção durante algum tempo dos dados, outros que não existe regulamentação neste aspecto.

Eu tenho um raspberry pi com vpn para simular que estou em casa. Assim por exemplo com o meo go mesmo numa rede 4G ou casa de um amigo o meo pensa que estou sempre a aceder em casa[emoji1787] e não pago 5€ mês para aceder ao serviço fora dela. Além disso permite que ao ligares a um hotspot WiFi aberto/grátis não sejas espiado por terceiros. Ou que os ISP monitorizem o que visitas.

O DNS é só para traduzir IP para nomes porque imagina o que era aceder a sites apenas a colocar sequências tipo 8.8.8.8 ou 1 1.1.1. não oferece segurança nenhuma. Ao usares outros como da Google podes ter sites que as operadoras bloqueiam ou diminuir o tempo que essa tradição demora.

Agradeço a vossa explicação e ajuda.

Então a VPN só se deve usar em redes públicas ou quando se está em casa e se quer aceder a sites, pastas ou ficheiros da empresa que normalmente só dá quando o PC está ligado a essa rede?
É aconselhável ou não usar-se a VPN para um utilizador normal usando a sua rede doméstica?

Obrigado
 
Uma VPN não se deve só usar em redes públicas, como também privadas. E com isto digo, por exemplo em Casa se poderes e se tiveres condições financeiras para tal deves usar.

Como já te disseram a cima, acho que não preciso de explicar novamente. Uma VPN é muito mais segura que DNS, são duas coisas diferentes com sentidos opostos.

Depende muito do que vais fazer, com DNS a tua operadora continua a saber o que andas a fazer.

Existe um tópico relacionado sobre VPN no qual podes consultar AQUI (se por ventura de interessar, lê as penúltimas páginas)

A ideia de que quando estamos em casa, estamos seguros é completamente errada. Se houver um vizinho teu, que saiba a tua password do Wi-Fi, é o suficiente para conseguir obter muita coisa.

Mas sim, uma rede publica (cafés, restaurantes, centros comerciais) salvo excepções, são muito mais perigosos que a tua rede em casa. ;)

Respondendo a tua questão @Napster_PT podes usar VPN em casa (obvio se quiseres!), não há problema nenhum. Até é uma mais valia em caso de Traffic Shapping, censuras (bloqueios de sites por exemplo) etc.
 
Back
Topo