VPN - Tópico Geral

Optei pela Mullvad. Para uso num portátil c/ windows recomendam OpenVPN ou WireGuard?

WireGuard promete uma melhor encriptação, e melhores velocidades do que a OpenVPN mas nem todos os serviços de VPN suportam este protocolo.
Se a Mullvad suporta, usa. Eu gosto da Mullvad pelos metodos de pagamento e pouca informação que pedem do cliente, onde a privacidade é a prioridade deles.
 
WireGuard promete uma melhor encriptação, e melhores velocidades do que a OpenVPN mas nem todos os serviços de VPN suportam este protocolo.
Se a Mullvad suporta, usa. Eu gosto da Mullvad pelos metodos de pagamento e pouca informação que pedem do cliente, onde a privacidade é a prioridade deles.

A própria Mullvad recomenda Wireguard. Vou testar.
 
Nos termos tem lá esta secção.

"Como a VPN Mullvad não deve ser considerada um serviço de comunicações eletrônicas com uma obrigação de relatório de acordo com a LEK, capítulo 2, seção 1, a VPN Mullvad não pode estar sujeita ao dever de cooperar em conexão com a execução de uma decisão que autoriza a vigilância secreta de dados de acordo com a nova Lei de Vigilância Encoberta de Dados.

Para usuários (de computadores e outros dispositivos eletrônicos), a nova Lei de Vigilância Encoberta de Dados concede às autoridades policiais a autorização, mediante uma permissão especial (em cada caso específico) de um tribunal sueco competente, para instalar secretamente software ou hardware em usuários suspeitos 'dispositivos ou dispositivos com os quais o suspeito em casos especiais tem ou provavelmente entrará em contato. Isso implica que as agências policiais possam acessar as informações de um usuário suspeito antes de serem criptografadas por serviços de VPN, como o Mullvad VPN."

Gostei desta parte, instalar secretamente software.. Não é válido aqui, mas podem pedir ás autoridades Portuguesas.
 
mullvad app: 50/90 OpenVPN (Servidor Sueco)
Sem VPN: 500/100

Isso depende do servidor, protocolo que escolhes. Quanto mais o servidor for longe menos velocidade irás ter, na Mullvad a prioridade sempre foi a privacidade em si.

Testa em servidores em Alemanha, França deverás ter velocidades maiores julgo eu.

Mas eu próprio avisei, a Mullvad é mais focada em Privacidade. Por teres 50/90 não significa que não seja estável em Streaming ou p2p por exemplo. Não serve de nada teres 500Mbps se esses 500Mbps são instáveis ou é aplicado restrições em XYZ protocolos.

By the way, no teu teste utilizaste openvpn, já tentaste WireGuard e verificaste as velocidades?


Nos termos tem lá esta secção.

"Como a VPN Mullvad não deve ser considerada um serviço de comunicações eletrônicas com uma obrigação de relatório de acordo com a LEK, capítulo 2, seção 1, a VPN Mullvad não pode estar sujeita ao dever de cooperar em conexão com a execução de uma decisão que autoriza a vigilância secreta de dados de acordo com a nova Lei de Vigilância Encoberta de Dados.

Para usuários (de computadores e outros dispositivos eletrônicos), a nova Lei de Vigilância Encoberta de Dados concede às autoridades policiais a autorização, mediante uma permissão especial (em cada caso específico) de um tribunal sueco competente, para instalar secretamente software ou hardware em usuários suspeitos 'dispositivos ou dispositivos com os quais o suspeito em casos especiais tem ou provavelmente entrará em contato. Isso implica que as agências policiais possam acessar as informações de um usuário suspeito antes de serem criptografadas por serviços de VPN, como o Mullvad VPN."

Gostei desta parte, instalar secretamente software.. Não é válido aqui, mas podem pedir ás autoridades Portuguesas.

Cuidado com a tradução manhosa do Google lá diz o seguinte:

Mullvad VPN cannot be subject to a duty to cooperate in connection with the enforcement of a decision authorising covert surveillance of data in accordance with the new Covert Surveillance of Data Act.

Isso que tu indicaste encontra-se na página dos termos das leis suecas.

Podes ler AQUI como funciona o processo no-logging da Mullvad, o código é open-source e pode ser visto por qualquer um na Github.
É obvio que as VPNs nunca vão recusar um mandato de um tribunal, mas a Mullvad informa que não guardam logs, quando te registam não pedem emails, nada de usernames, nem password.

O que eles dizem é o seguinte
Applicable law and venue
The terms shall be construed in accordance with and governed by the substantive laws of Sweden. Any dispute, controversy, or claim arising out of or in connection with the terms shall be handled by the National Board for Consumer Disputes (ARN) or the Swedish courts, with the city of Gothenburg's district court as the court of first instance.

O que mais gosto da Mullvad é que a mesma é transparente no processo e ainda demonstra como é feito todo o processo, eis o que não eles não fazem log:

  • no logging of traffic
  • no logging of DNS requests
  • no logging of connections, including when one is made, when it disconnects, for how long, or any kind of timestamp
  • no logging of IP addresses
  • no logging of user bandwidth
  • no logging of account activity except total simultaneous connections (explained below) and the payment information detailed in this post.

Não é fácil encontrar um serviço como a Mullvad transparente, honesta e que não pede informação a mais, em relação a concorrência.

Obvio que se receberem um mandato judicial terão de obedecer, mas se não têm logs não vão poder entregar nada.
 
@x_Byte_X A minha escolha recaiu na Mullvad em virtude da minha prioridade ser a privacidade. Uma velocidade dessa ordem serve-me para o pretendido. De qualquer forma vou comparar protocolos (apesar de a app possuir um modo automático) e explorar outros servidores. Colocarei os resultados conseguidos.
 
Isso depende do servidor, protocolo que escolhes. Quanto mais o servidor for longe menos velocidade irás ter, na Mullvad a prioridade sempre foi a privacidade em si.

Testa em servidores em Alemanha, França deverás ter velocidades maiores julgo eu.

Mas eu próprio avisei, a Mullvad é mais focada em Privacidade. Por teres 50/90 não significa que não seja estável em Streaming ou p2p por exemplo. Não serve de nada teres 500Mbps se esses 500Mbps são instáveis ou é aplicado restrições em XYZ protocolos.

By the way, no teu teste utilizaste openvpn, já tentaste WireGuard e verificaste as velocidades?




Cuidado com a tradução manhosa do Google lá diz o seguinte:



Isso que tu indicaste encontra-se na página dos termos das leis suecas.

Podes ler AQUI como funciona o processo no-logging da Mullvad, o código é open-source e pode ser visto por qualquer um na Github.
É obvio que as VPNs nunca vão recusar um mandato de um tribunal, mas a Mullvad informa que não guardam logs, quando te registam não pedem emails, nada de usernames, nem password.

O que eles dizem é o seguinte


O que mais gosto da Mullvad é que a mesma é transparente no processo e ainda demonstra como é feito todo o processo, eis o que não eles não fazem log:



Não é fácil encontrar um serviço como a Mullvad transparente, honesta e que não pede informação a mais, em relação a concorrência.

Obvio que se receberem um mandato judicial terão de obedecer, mas se não têm logs não vão poder entregar nada.
Essa parte eu percebi, queria mesmo referir a parte das autoridades colocarem software escondido, apenas isso. Não encontrei preços, qual o preço do serviço?
 
Essa parte eu percebi, queria mesmo referir a parte das autoridades colocarem software escondido, apenas isso. Não encontrei preços, qual o preço do serviço?

Tens a resposta a tua pergunta AQUI, mas o preço inicial começa por 5€ mês

@x_Byte_X A minha escolha recaiu na Mullvad em virtude da minha prioridade ser a privacidade. Uma velocidade dessa ordem serve-me para o pretendido. De qualquer forma vou comparar protocolos (apesar de a app possuir um modo automático) e explorar outros servidores. Colocarei os resultados conseguidos.

Entendi, testa com WireGuard e OpenVPN em diversos paises (Alemanha, França, Amsterdão, Espanha, Reino Unido) e vais apontando no Excel

By the way, eu recomendo sempre em caso de privacidade, usares servidores finlandeses, suecos, switzerland, islandia por ai fora, pois a privacidade é maior nesses países.

Em contrapartida poderás perder velocidade.

Fico a aguardar feedback da Mullvad ;)
 
Darei um feedback mais profundo. Para já o melhor que consegui foi (80/90) via mullvad app (protocolo em modo automático) num servidor Austríaco em OpenVPN.
 
A Suécia faz parte dos Fourteen Eyes. Não comprei o serviço dele por causa disso mesmo.

Certo, tens o ipredator.se por exemplo é do co-fundador do TPB, os servidores estão na Suécia. Mesmo estando na Suecia é muito mais seguro que as VPNs registadas nos Estados Unidos, Reino Unido por ai fora.

A Mullvad se fores a ver, não facilita muito. São poucos dados que pedem, o método deles operarem é diferente de todas as outras VPNs. Nem sempre por fazer parte dos Fourteen Eyes significa que seja mau

Cumps
 
Naturalmente não será tão “perigosa” como se estivesse alojada nos EUA.
Apenas coloquei o post para o pessoal não pensar que a Mullvad é um mar de rosas. :)
 
A minha dúvida enquadra-se pouco neste tópico mas creio que por aqui me podem ajudar. O teletrabalho faz-se por acesso VPN ou utilizando ATRs. Ora, uma VPN eu sei o que é.. o que é uma ATR? Já pesquisei e fui bater a algo como acesso à rede por terceiros. São aplicações que funcionão online, que têm um endereço externo?
 
Também vou aproveitar aqui o topico para uma questão...

Tenho Nord VPN no meu pc para usar de vez em quando.
Instalaram-me um novo router da NOS (Power 4.0) e aumentaram a velocidade. Só que a partir desse dia, cada vez que ligo a VPN no meu computador, fico com a rede fraquissima num outro PC que tenho, no wi fi, etc.

O router anterior não tinha configuração nenhuma especial, o que poderei fazer para não perder ligação nos outros pontos?

Obg
 
Só para usar numa Apple TV 4K, para ver conteúdos tipo Netflix US, Disney+, etc, etc..., que VPN me aconselham a usar?

No teu caso, eu aconselharia AirVPN tem suporte para várias plataformas e possui um trial por 3€ para 3 dias de teste sem limites.

Também tens a Mullvad que é transparente com os clientes (pedem poucos dados teus) e tem uma excelente politica de privacidade.

Fora disso tens PureVPN, IPVanish, NordVPN (a Nord ultimamente desaconselho), protonvpn

Vê qual mais se adequa a tua carteira, se o preço não for problema iria pela ExpressVPN. Caso contrário Mullvad ou AirVPN IMO.
 
Só para usar numa Apple TV 4K, para ver conteúdos tipo Netflix US, Disney+, etc, etc..., que VPN me aconselham a usar?
VPN serve para esconder o tipo de tráfego, por exemplo para usares iptv sem o teu isp saber que o fazes e bloquear-te. Para simplesmente geo desbloqueares conteúdo é muito mais prático utilizar smartdns. Podes aceder a apps dos mais variados países sem teres andar a selecionar servidores nem nada do género. Passas do conteúdo da Disney+ americana, para Netflix portuguesa, para a BBC sem fazer nada para além de abrir e fechar as respectivas apps. Já para não dizer que é muito mais barato, conseguindo-se por exemplo por +/- $40 por 3 anos.
 
Back
Topo