VPS Europe + MEO routing = Performance?

anthonws

Power Member
Olá a todos,

Nos últimos dias tenho testado vários serviços de VPS e até mesmo dedicated server, desde UK, Alemanha, França, Holanda e inclusive East Coast US (New York).

No entanto, e mesmo tendo em conta que em alguns operadores consegui largura de banda garantida (200 a 500mbits) para a Internet, o routeamento para Portugal, e em particular para a MEO, deixa a desejar.

Não consigo fazer upload de informação dos ditos servidores, de forma sustentada, a mais de 1.5 MB/s, com alguns picos a 2 MB/s.

Gostaria de saber a vossa experiência e se me recomendam algum operador em particular que tenha boa performance de routing para Portugal + MEO.

Neste momento o melhor serviço qualidade/preço e performance de comunicações, de acordo com os meus testes, é da Contabo (www.contabo.com).

Se tiverem experiência com Bytesized, ZXPlay ou outros serviços semelhantes, digam-me qual a performance obtida.

Obrigado!

anthonws
 
Viva,

Tenho muita experiência neste caso.... Já testei Edis, Contabo, SmartHost, KharasHost, etc, etc, etc Tudo europa e preferência por UK....
Este teste:
6168869042.png
[/URL][/IMG]
6168869042.png

É feito ligado ao meu VPS na EDIS de Londres com Meo 200/100 na zona de Anadia.
Na VPS tenho um VPN server (PPTP) a correr e por isso é que consigo fazer o teste com o SpeedTest.

Cumpts
 
Viva,

Tenho muita experiência neste caso.... Já testei Edis, Contabo, SmartHost, KharasHost, etc, etc, etc Tudo europa e preferência por UK....
Este teste:
6168869042.png
[/URL][/IMG]
6168869042.png

É feito ligado ao meu VPS à EDIS de Londres com Meo 200/100 na zona de Anadia.
Na VPS tenho um VPN server (PPTP) a correr e por isso é que consigo fazer o teste com o SpeedTest.

Cumpts

Obrigado pelo feedback Vasila! Realmente está em linha com aquilo que obtenho do meu servidor na Contabo...

Diria que vale a pena tentar falar diretamente com o suporte da MEO e perceber se é uma situação que pode ser melhorada. Ou achas/acham que não vale a pena?

Btw, PPTP não é o melhor tipo de VPN para se testar performance da conectividade. O ideal seria teres um túnel SSTP ou L2TP.

Vou averiguar o serviço da Edis!

Muito obrigado mais uma vez!

anthonws
 
Se criares uma vpn ca em portugal num conhecido que tenha vodafone vais ver esses valores a ir para o maximo da linha dele, no trabalho sofro do mesmo problema tudo que venha da europa é capado nesses valores, dos eua ainda é mais o corte, nacional nao tem problemas. Ate a nós consegur dar o maximo dos eua/eu.
 
Obrigado pelo feedback Vasila! Realmente está em linha com aquilo que obtenho do meu servidor na Contabo...

Diria que vale a pena tentar falar diretamente com o suporte da MEO e perceber se é uma situação que pode ser melhorada. Ou achas/acham que não vale a pena?

Btw, PPTP não é o melhor tipo de VPN para se testar performance da conectividade. O ideal seria teres um túnel SSTP ou L2TP.

Vou averiguar o serviço da Edis!

Muito obrigado mais uma vez!

anthonws
Dizes que obtens +/-1MB/s, o que corresponde +/- a 8Mbps.... Eu aqui estou a obter 50-60.... Eu sejá 7 a 8 vezes mais. Não percebi porque dizes que é a mesma performance.

Não nos podemos esquecer que além da meo, numa ligação deste tipo temos a ligação da VPS e também o processamento da VPN dentro do processador da VPS. Este performance que mostrei não me parece nada má.
Quanto ao tunel, gosto mesmo é de OpenVPN, no entanto o router que tenho (DrayTek 2860VAC) não faz. Quando tinha ADSL, usava tunel OpenVPN (com um Asus RT68U) e conseguia sempre o máximo da linha ADSL (18/1). Nunca testei com a Fibra. A verdade é que a velocidade que obtinha era absolutamente "flat" (nem sei como dizer :P )... Ou seja, no speedtest colava ao máximo e não mexia!

Agora não uso o Asus porque tenho uma série de VPNs feitas e load balancing, etc, etc
 
Sabes onde estão os servers da BlazingFast.io ?

Sim Ukrania e Netherlands (amsterdão) podes pedir uma VPS Teste que eles dão.
A Blazing é muito usada para criar sites e teamspeak devido a ter uma boa firewall anti-ddo (não tenho a certeza, mas recentemente em principio foi adquirida pela dotsi)
 
Não.... Já consegui mais....
Não suporta OpenVPN..... Garantido!

Conseguiste assim tanto mais?

Efectivamente, a referência a OPENVPN só aparece no manual V1.0, nos outros desaparece. Devem ser manuais copy/paste...

De qualquer forma, para performance em VPN, os drayteks já deixam um pouco a desejar... Só mesmo os tops.
 
Última edição:
Obrigado a todos!

Acabei por optar pelo Bytesized, com os servidores na Holanda. Excelente performance, qualidade de serviço e preço!

@vasila , tens razão.... Era de manhã e a cabeça ainda não estava para cálculos :P

E já agora, tenho um Mikrotik RB2011UiAS-2HnD-IN, e a performance do router é qualquer coisa. Recomendo vivamente!

Abraços,
anthonws.
 
anthonws

Mas esse router tens melhor performance ?

usas em bridge ?

Cump

Boas!

Sim, por enquanto ainda estou a usar em modo bridge. E por performance, não me refiro a Wifi mas sim à sua capacidade de processamento em geral.

Podes dar uma vista de olhos nas specs, aqui: https://routerboard.com/RB2011UiAS-2HnD-IN

Tenho algumas necessidades específicas que graças a este router consigo ter acesso. Tais como uma gestão unificada de AP's (neste momento tenho mais 1 AP em casa, mas a ideia é comprar uns Unifi AP's e espalhar pela mesma) e VPN Server IPSec (agora com suporte IKEv2).

Atenção que o Mikrotik tem uma curva de aprendizagem algo elevada, e requer alguns conhecimentos de rede para que se possa adaptar o mesmo às tuas necessidades.

Hth,
anthonws.
 
Speedtests de dois VPSs acessiveis, ambom com bom peering.

UK (London):

6247871370.png


Para servidor local: http://www.speedtest.net/result/6247895774.png

(Consigo ter +-185/21 por openVPN se usar o meu PC (pelo router - AC68U com OC 1200/800 - tenho 35/21)

US (Chicago):

6247881023.png


Para servidor local:
http://www.speedtest.net/result/6247894313.png

(Consigo ter +-65/19 por openVPN se usar o meu PC (pelo router - AC68U com OC 1200/800 - tenho 35/20)

Nota que uso Vodafone (numa RNG, logo tenho peering horrivel). Tenho contratado 200/20

Cumps
 
Boas!

Sim, por enquanto ainda estou a usar em modo bridge. E por performance, não me refiro a Wifi mas sim à sua capacidade de processamento em geral.

Podes dar uma vista de olhos nas specs, aqui: https://routerboard.com/RB2011UiAS-2HnD-IN

Tenho algumas necessidades específicas que graças a este router consigo ter acesso. Tais como uma gestão unificada de AP's (neste momento tenho mais 1 AP em casa, mas a ideia é comprar uns Unifi AP's e espalhar pela mesma) e VPN Server IPSec (agora com suporte IKEv2).

Atenção que o Mikrotik tem uma curva de aprendizagem algo elevada, e requer alguns conhecimentos de rede para que se possa adaptar o mesmo às tuas necessidades.

Hth,
anthonws.

Percebo o que dizes eu neste momento tenho servidor em casa (linux Debian) e era para saber se ganhava algo com essa mudança.
Se o meu processamento iria responder melhor na linha do servidor
Sobre o routing tenho neste momento 3 dedicados todos em ambiente debian linux, OVH, Serverius e Nforce e sendo o ultimo com bom routing mas nem sempre constante.
 
Percebo o que dizes eu neste momento tenho servidor em casa (linux Debian) e era para saber se ganhava algo com essa mudança.
Se o meu processamento iria responder melhor na linha do servidor
Sobre o routing tenho neste momento 3 dedicados todos em ambiente debian linux, OVH, Serverius e Nforce e sendo o ultimo com bom routing mas nem sempre constante.

Nada como testar :) O Mikrotik tem imensas capacidades no que toca a aceleração de tráfego (fastpath, hardware acceleration, etc.), VPN site-to-site support, e muito mais. Tudo isto nativo.

Hth,
anthonws.
 
Tenho uma VPS na DigitalOcean (no UK) e até agora 5*. OpenVPN na minha máquina de casa esgota-me os 100/100.

Confesso que daqui a um mês vou dar uma chance à OVH, que tenho curiosidade em testar a plataforma deles que vem sempre muito bem recomendada.
 
alguém pode me ajudar eu criei uma vps com vpn do windows server e nao consigo ter internet nessa tal ligação como consigo fazer isso ja andei aqui nas voltas e nada... como consigo ter isso a funcionar quero sair fora do trolling da NOS quero ter acesso a tudo... no vps tenho a correr o vpn só que me falta o isp do vps é da alemanha i need help
 
alguém pode me ajudar eu criei uma vps com vpn do windows server e nao consigo ter internet nessa tal ligação como consigo fazer isso ja andei aqui nas voltas e nada... como consigo ter isso a funcionar quero sair fora do trolling da NOS quero ter acesso a tudo... no vps tenho a correr o vpn só que me falta o isp do vps é da alemanha i need help
Experimenta instalar Wireguard no Windows Server que está alojado na VPS.

https://golb.hplar.ch/2019/07/wireguard-windows.html

Hth,
anthonws.
 
Back
Topo