Processador Vulnerabilidade MeltDown / Spectre (aka Kaiser bug)

Tanta desinformacao junta...

Em primeiro lugar:
O patch nao aumenta o Load dos CPU's, capa e a sua capacidade de processamento! Fazendo uma analogia: E o mesmo que teres um carro que tinha como velocidade maxima 200Km/h e agora so tem velocidade maxima de 160Km/h... Na maioria das vezes nao vais notar essa limitacao pois dificilmente conduziras a mais de 160Km/h!

Em segundo lugar:
Os miners sao aqueles que devem estar menos preocupados com este assunto. Sao poucos os que usam CPUs para minar, e alem disso uma mining machine nao possui dados relevantes para serem hackeados pois o que a maquina esta a fazer e calculo puro. Nao esquecer que este problema nao da acesso (que se saiba) aos dados que possuis no teu PC mas sim aos inputs que lhe sao dados (quando introduzes passwords ou outros dados) e quando esses mesmo dados estao a ser processados (como nos servidores essa informacao esta sempre a ser processada o perigo e exponencialmente maior!!);

Terceiro e ultimo:
Hoje em dia e dificil um hacker entrar num servidor decente, para isso acontecer, alguem lhe deu "permissao" para o fazer. O que os hackers fazem e criar um "cavalo de troia" com um codigo embutido que explora qualquer bug interno e lhes envia informacoes especificas (ou ate mesmo aleatorias) de forma encriptada atraves dos pacotes normais enviados pelo server!

Dirty COW? Esteve exposto durante mais de uma década e só recentemente corrigiram.
 
Suporte para windows 8.1 acabou dia 9 de Janeiro.

Ainda tem patches de segurança até 2023 mas vão ser mais lentos e raros a sair.

Quanto menos updates melhor. O windows 10 é uma autêntica palhaçada com os updates. E quando vem um creators update é só bugs. Não obrigado. Ando a ler foruns do linux e vou ver se me adapto. Ja testei vários distros e detecta o hardware todo que tenho, coisa que não acontecia da última vez que testei. Devo usar o windows 8.1 para os jogos mais pesados e o resto vai de linux mint talvez. Parece-me o mais completo mas ainda não experimentei todos os recomendados.
 
Quanto menos updates melhor. O windows 10 é uma autêntica palhaçada com os updates. E quando vem um creators update é só bugs. Não obrigado. Ando a ler foruns do linux e vou ver se me adapto. Ja testei vários distros e detecta o hardware todo que tenho, coisa que não acontecia da última vez que testei. Devo usar o windows 8.1 para os jogos mais pesados e o resto vai de linux mint talvez. Parece-me o mais completo mas ainda não experimentei todos os recomendados.
Zero problemas com o W10. A maior parte dos relatos são PICNIC.
 
Gibson InSpectre (scan de vulnerabilidade e performance)

Link: https://www.grc.com/inspectre.htm

tS8A1cG.png
 
Última edição:
Duvido que lancem para 1150, tem de estar muito bem dispostos para dar update a uma plataforma tão anterior. Pelo que vi a minha Hero VII não tem bios update disponivel e a lista nao contempla nenhuma Z97.
 
Pois, também estou céptico, mas li algures q a Intel ia começar a disponibilizar aos fabricantes o código para as plataformas mais antigas (tipo, haswell) mais para o fim deste mês. Ainda não perdi a esperança por completo...
 
há alguma forma de minimizar riscos para quem usa um pc antigo? eu ainda não entendi muito bem se essas falhas são fáceis de explorar.
por exemplo se eu entrar numa conta qualquer com a respectiva password a informação para que um hacker que explore estas falhas vai estar disponível para sempre no pc? ou depois de reiniciar o sistema o hacker perde a janela de oportunidade para roubar a password daquela mesma conta?
 
Zero problemas com o W10. A maior parte dos relatos são PICNIC.
Olha que as coisas não são bem assim.
Eu próprio também tive 0 problemas, mas estou na univ, e o que não falta são pessoas a sairem afetadas dos feature updates da microsoft.
Sempre que há um update grande, é tiro e queda que 4 ou 5 apanhem com problemas sérios nos portateis devido a um "N" factor.
Uns é o touchpad que deixa de funcionar e que nem re-instalando drivers fica a trabalhar, outros perdem o boot... etc..
E essa dos touchpads, até a culpa pode ser dos drivers das marcas dos portateis, não interessa, o que interessa é que há um update e as coisas não funcionam devidamente.

Eu pessoalmente eu sou fan deste tipo lançamentos, porque nunca tive stresses, porém penso que a Microsoft deveria criar algo que o ubuntu por exemplo cria.
Versões LTS e versões standart.
Sendo que as LTS recebem apenas os updates de segurança, e levam features updates de 2 em 2 anos.
E as versões standart, são um pouco como a microsoft está a fazer e o MAC, a cada 6 meses, pimba toma lá features novas mal testadas pelos insiders e fracamente corrigidas.

Só não vou para linux, porque dispenso dual boots, e sei que adoro jogar no PC, o linux tem menos jogos e o performance é inferior nesta vertente.
Além que há muito software que simplesmente não existe lá, existe alternativas, porém muitas delas não chegam aos calcanhares do que preciso.
E se precisar de programar MVC e .NET, para mim o Visual Studio community é algo que não existe lá em linux e mesmo em Mac tem algumas limitações.
Cumps..
 
Zero problemas por aqui. Tanto a nível de fucionalidade em geral de todo o hardware e software como a nível de performance.
No que faço no PC e em jogos sinto zero diferença.

Windows e Bios com updates mais recentes.
 
Back
Topo