yougurt
Power Member
Criei o tópico com dois objectivos: ir partilhando o trabalho feito nesta peça, mas também obter opiniões e sugestões vossas com vista a obter o melhor acabamento e detalhe possivel.
Por outro lado, se acharem adequado, posso alterar o titulo e transformar isto num tópico especifico para acabamentos ( pré e pós producao, colagem, aplicação de putty, lixas, primmers, tecnicas, etc...)
Não queria entupir o tópico da aerografia, que me parece muito especifico dentro da pintura, mais no sentido dos detalhes e pormenores ( importantissimo para dar o look final ! ) mas se calhar tudo o que for feito com lata de pressão, no ambito da pintura tambem poderia passar por aqui. ( incluindo os primmers e vernizes finais, por exemplo.
Digam-me de vossa justiça, também posso pedir aos mods para meterem este post na aerografia e ficava so um topico para todos estes aspectos pós impressão.
Bom, Sempre quis fazer este projecto e agora com a Voron bem afinadinha, nem hesitei. Foi o melhor stress test que lhe podia fazer, com quase 114h de impressão, muitas vezes consecutivas e praticamente 1,4kg de material:
O Modelo 3d, by Geoffro ( deixo o link do cgtrader que ele tem stls brutais a pagantes para projectos de maior dimensão, apesar de serem valores muito interessantes para os projectos em questao. dêem uma vista de olhos ao deathtrooper full suit para ficarem amazed... )
No thingui, este capacete é free por causa de um fulano que os andava a vender no ebay e etc )
https://www.cgtrader.com/3d-print-models/games-toys/other/full-scale-stormtrooper-helmet-wearable
https://www.thingiverse.com/thing:391664
Fiz esta tabela com alguns detalhes interessantes desta maratona, e eventualmente dicas a quem quiser imprimir um também. A raft é perfeitamente opcional em todas as peças. Usei mais por segurança que outra coisa porque com parts a demorar cerca de nove horas , nao queria tombos mid print. É só questão de afinar bem a separação das mesmas.
O peso também tem falhas... deve ser das definicoes do slicer. Nao posso ter gasto tanto quanto o s3d diz. Do kilo e meio ainda fiz um topo adicional com cerca de 120 g , dado que virei a orientacao do mesmo e ainda deu para um fish fossilz...
Se calhar os 20% de infill também foi exagero... podia ter ido para os 10%.... mas como queria isto resistente... de resto, tudo a 0,2, duas layers de parede, 4 inferiores, 7 superiores. Tudo a 65mm/s na VORON 3030.
Os suportes também precisam de ser adaptados em cada peça ( simplify é do melhor para isto, porque senão vai mais 1kg de filamento so em suportes) procurei usar o minimo possivel. Fiz uma peça de teste em que deixei o simplify meter á vontade a partir dos 45° e claramente nao eram necessários na grande maioria dos locais. Vejam a orelha :
Do lado interior eram totalmente desnecessarios.
No exterior também desnecessarios praticamente na totalidade.
somente aconselho na parte inferior da orelha para menor trabalho de lima no fim.
Todos os componentes impressos e com benchy no meio para dar a escala.
Este helmet é enorme
Colagens e cura da cola
enquanto a Gorilla glue não chega, tenho usado loctite gel , mas com cada tubo de 3g a custar entre 3.99 e 4.99, farto-me de gastar dinheiro.
Do que investiguei, testes que fiz (imprimi uns rectangulos que colei com algumas super colas diferentes, incluindo colas de modelismo da humbrol e revell ) e dentro das colas disponíveis localmente, a loctite gel é a melhor.
A Gorilla é a que vejo ser usada nos videos dos americanos, falam muito bem, e mandei vir do ebay um frasquinho de 15g por 11€ ( apesar de cara sai-me mais barato do que comprar a loctite )
O truque para curar a cola e faz logo um pouco de enchimento inclusivé:
Deitar nas juntas logo após a colagem.
É escusado usar lixa directamente no pla. mais depressa a lixa se desfaz e o pla fica com uns risquinhos apenas.
todo o capecete foi previamente Limado com limas mais heavy duty.
Cheguei a usar uma grosa numa superficie de uniao para desbastar um bocado.
Apesar desta ser a fase mais chata e com muito trabalho de braços, acho que é aqui que se garantem os melhores resultados de qualidade e quanto mais tempo tivermos este cuidado de dar uma primeira de mão nas layers mais proeminentes, menos tempo iremos gastar em camadas de putty e lixa na fase posterior.
O resultado até ontem:
Falta unir as duas metades do cucuruto mas depois vou deixar nestes 3 componentes para trabalhar melhor e vou comecar a disfarçar as linhas de uniao com puty grosso. O proximo post sera com os materiais e a forma como o fiz.
Abc a todos.
Por outro lado, se acharem adequado, posso alterar o titulo e transformar isto num tópico especifico para acabamentos ( pré e pós producao, colagem, aplicação de putty, lixas, primmers, tecnicas, etc...)
Não queria entupir o tópico da aerografia, que me parece muito especifico dentro da pintura, mais no sentido dos detalhes e pormenores ( importantissimo para dar o look final ! ) mas se calhar tudo o que for feito com lata de pressão, no ambito da pintura tambem poderia passar por aqui. ( incluindo os primmers e vernizes finais, por exemplo.
Digam-me de vossa justiça, também posso pedir aos mods para meterem este post na aerografia e ficava so um topico para todos estes aspectos pós impressão.
Bom, Sempre quis fazer este projecto e agora com a Voron bem afinadinha, nem hesitei. Foi o melhor stress test que lhe podia fazer, com quase 114h de impressão, muitas vezes consecutivas e praticamente 1,4kg de material:
WIP - Classic StormTropper Helmet
O Modelo 3d, by Geoffro ( deixo o link do cgtrader que ele tem stls brutais a pagantes para projectos de maior dimensão, apesar de serem valores muito interessantes para os projectos em questao. dêem uma vista de olhos ao deathtrooper full suit para ficarem amazed... )
No thingui, este capacete é free por causa de um fulano que os andava a vender no ebay e etc )
https://www.cgtrader.com/3d-print-models/games-toys/other/full-scale-stormtrooper-helmet-wearable
https://www.thingiverse.com/thing:391664
Fiz esta tabela com alguns detalhes interessantes desta maratona, e eventualmente dicas a quem quiser imprimir um também. A raft é perfeitamente opcional em todas as peças. Usei mais por segurança que outra coisa porque com parts a demorar cerca de nove horas , nao queria tombos mid print. É só questão de afinar bem a separação das mesmas.
O peso também tem falhas... deve ser das definicoes do slicer. Nao posso ter gasto tanto quanto o s3d diz. Do kilo e meio ainda fiz um topo adicional com cerca de 120 g , dado que virei a orientacao do mesmo e ainda deu para um fish fossilz...
Se calhar os 20% de infill também foi exagero... podia ter ido para os 10%.... mas como queria isto resistente... de resto, tudo a 0,2, duas layers de parede, 4 inferiores, 7 superiores. Tudo a 65mm/s na VORON 3030.
Os suportes também precisam de ser adaptados em cada peça ( simplify é do melhor para isto, porque senão vai mais 1kg de filamento so em suportes) procurei usar o minimo possivel. Fiz uma peça de teste em que deixei o simplify meter á vontade a partir dos 45° e claramente nao eram necessários na grande maioria dos locais. Vejam a orelha :
Do lado interior eram totalmente desnecessarios.
No exterior também desnecessarios praticamente na totalidade.
somente aconselho na parte inferior da orelha para menor trabalho de lima no fim.
Todos os componentes impressos e com benchy no meio para dar a escala.
Este helmet é enorme
Colagens e cura da cola
enquanto a Gorilla glue não chega, tenho usado loctite gel , mas com cada tubo de 3g a custar entre 3.99 e 4.99, farto-me de gastar dinheiro.
Do que investiguei, testes que fiz (imprimi uns rectangulos que colei com algumas super colas diferentes, incluindo colas de modelismo da humbrol e revell ) e dentro das colas disponíveis localmente, a loctite gel é a melhor.
A Gorilla é a que vejo ser usada nos videos dos americanos, falam muito bem, e mandei vir do ebay um frasquinho de 15g por 11€ ( apesar de cara sai-me mais barato do que comprar a loctite )
O truque para curar a cola e faz logo um pouco de enchimento inclusivé:
Deitar nas juntas logo após a colagem.
É escusado usar lixa directamente no pla. mais depressa a lixa se desfaz e o pla fica com uns risquinhos apenas.
todo o capecete foi previamente Limado com limas mais heavy duty.
Cheguei a usar uma grosa numa superficie de uniao para desbastar um bocado.
Apesar desta ser a fase mais chata e com muito trabalho de braços, acho que é aqui que se garantem os melhores resultados de qualidade e quanto mais tempo tivermos este cuidado de dar uma primeira de mão nas layers mais proeminentes, menos tempo iremos gastar em camadas de putty e lixa na fase posterior.
O resultado até ontem:
Falta unir as duas metades do cucuruto mas depois vou deixar nestes 3 componentes para trabalhar melhor e vou comecar a disfarçar as linhas de uniao com puty grosso. O proximo post sera com os materiais e a forma como o fiz.
Abc a todos.
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