W.I.P - StarWars StormTrooper Helmet Prop

yougurt

Power Member
Criei o tópico com dois objectivos: ir partilhando o trabalho feito nesta peça, mas também obter opiniões e sugestões vossas com vista a obter o melhor acabamento e detalhe possivel.

Por outro lado, se acharem adequado, posso alterar o titulo e transformar isto num tópico especifico para acabamentos ( pré e pós producao, colagem, aplicação de putty, lixas, primmers, tecnicas, etc...)

Não queria entupir o tópico da aerografia, que me parece muito especifico dentro da pintura, mais no sentido dos detalhes e pormenores ( importantissimo para dar o look final ! ) mas se calhar tudo o que for feito com lata de pressão, no ambito da pintura tambem poderia passar por aqui. ( incluindo os primmers e vernizes finais, por exemplo.

Digam-me de vossa justiça, também posso pedir aos mods para meterem este post na aerografia e ficava so um topico para todos estes aspectos pós impressão.

Bom, Sempre quis fazer este projecto e agora com a Voron bem afinadinha, nem hesitei. Foi o melhor stress test que lhe podia fazer, com quase 114h de impressão, muitas vezes consecutivas e praticamente 1,4kg de material:

WIP - Classic StormTropper Helmet


O Modelo 3d, by Geoffro ( deixo o link do cgtrader que ele tem stls brutais a pagantes para projectos de maior dimensão, apesar de serem valores muito interessantes para os projectos em questao. dêem uma vista de olhos ao deathtrooper full suit para ficarem amazed... )

No thingui, este capacete é free por causa de um fulano que os andava a vender no ebay e etc )

full-scale-stormtrooper-helmet-wearable-3d-model-stl.jpg

https://www.cgtrader.com/3d-print-models/games-toys/other/full-scale-stormtrooper-helmet-wearable
https://www.thingiverse.com/thing:391664

Fiz esta tabela com alguns detalhes interessantes desta maratona, e eventualmente dicas a quem quiser imprimir um também. A raft é perfeitamente opcional em todas as peças. Usei mais por segurança que outra coisa porque com parts a demorar cerca de nove horas , nao queria tombos mid print. É só questão de afinar bem a separação das mesmas.

O peso também tem falhas... deve ser das definicoes do slicer. Nao posso ter gasto tanto quanto o s3d diz. Do kilo e meio ainda fiz um topo adicional com cerca de 120 g , dado que virei a orientacao do mesmo e ainda deu para um fish fossilz...

Se calhar os 20% de infill também foi exagero... podia ter ido para os 10%.... mas como queria isto resistente... de resto, tudo a 0,2, duas layers de parede, 4 inferiores, 7 superiores. Tudo a 65mm/s na VORON 3030.


QlOajhz.png



Os suportes também precisam de ser adaptados em cada peça ( simplify é do melhor para isto, porque senão vai mais 1kg de filamento so em suportes) procurei usar o minimo possivel. Fiz uma peça de teste em que deixei o simplify meter á vontade a partir dos 45° e claramente nao eram necessários na grande maioria dos locais. Vejam a orelha :

S81EN32.jpg


Do lado interior eram totalmente desnecessarios.

X40Py2w.jpg


No exterior também desnecessarios praticamente na totalidade.
somente aconselho na parte inferior da orelha para menor trabalho de lima no fim.

Todos os componentes impressos e com benchy no meio para dar a escala.
Este helmet é enorme

0s0p1d6.jpg


Colagens e cura da cola

enquanto a Gorilla glue não chega, tenho usado loctite gel , mas com cada tubo de 3g a custar entre 3.99 e 4.99, farto-me de gastar dinheiro.

Do que investiguei, testes que fiz (imprimi uns rectangulos que colei com algumas super colas diferentes, incluindo colas de modelismo da humbrol e revell ) e dentro das colas disponíveis localmente, a loctite gel é a melhor.

A Gorilla é a que vejo ser usada nos videos dos americanos, falam muito bem, e mandei vir do ebay um frasquinho de 15g por 11€ ( apesar de cara sai-me mais barato do que comprar a loctite )

91L9qcEQd4L._SY679_.jpg
81IH58wn3HL._SY450_.jpg


O truque para curar a cola e faz logo um pouco de enchimento inclusivé:
bicarbonato-de-sodio-margao.jpg


Deitar nas juntas logo após a colagem.


É escusado usar lixa directamente no pla. mais depressa a lixa se desfaz e o pla fica com uns risquinhos apenas.
todo o capecete foi previamente Limado com limas mais heavy duty.
Cheguei a usar uma grosa numa superficie de uniao para desbastar um bocado.

Apesar desta ser a fase mais chata e com muito trabalho de braços, acho que é aqui que se garantem os melhores resultados de qualidade e quanto mais tempo tivermos este cuidado de dar uma primeira de mão nas layers mais proeminentes, menos tempo iremos gastar em camadas de putty e lixa na fase posterior.

O resultado até ontem:

C8fXeWY.jpg


XOdi3XL.jpg


dhANbB9.jpg


WTiMJsw.jpg


Falta unir as duas metades do cucuruto mas depois vou deixar nestes 3 componentes para trabalhar melhor e vou comecar a disfarçar as linhas de uniao com puty grosso. O proximo post sera com os materiais e a forma como o fiz.

Abc a todos.
 
Última edição:
sobre o lixar é lixado!! eu ainda lixei alguma peça a mão e depois de umas 2 horas de volta daquilo fartei-me, peguei no carro e foi comprar uma lixadora mouse. prefiro gastar alguns euros do que gastar o meu tempo com este processo. com aquilo lixas uma peça num instante e sem grande esforço. A que tenho é o modelo KA161BC da black&decker e não tenho nada de mal a apontar. permite usar lixa grossa e fina e da para realizar a grande parte do trabalho sem esforço, parte de difícil acesso tem mesmo de ser feito a mão.

Sobre as colas usadas tenho tido muito maus resultados com super cola 3, já usei umas 2 marcas diferentes e as duas colaram bem mas deixaram uma marca branca de difícil remoção depois de seco. Tenho usado cola de bricolage para plástico comprado no aki e tenho tido bons resultado.

Sobre este capacete acho que valia a pena ter uma impressora de tamanho XXL com um volcano com um nozzle de 0,6mm para fazer tudo numa so print, ficava melhor e dava muito menos trabalho.
O capacete não cabia na totalidade numa impressora 300x300?
 
Última edição:
Obrigado @pjrblue !

@Filipe campos , diz-me uma coisa, na tua perspectiva ao usares a lixadeira electrica ( nao fui ver a referencia , mas imagino que seja daquelas em com as lixas em triangulo arredondado , right? ), ficas com a percepção que realmente desbastou? É que estou a usar limas metalicas deste estilo :

files%20category.JPG


e uma grosa bem grossa de dentes , e é mesmo preciso muito trabalhinho de insistencia para ter bons resultados.

É caso para dizer Limar é lixado, mas nao sai tao bem quanto a tua afirmação acima , hehe

Adicionalmente, podes partilhar esse cola do aki, para plasticos. Já deixaste cair as pecas a ver se mantêm a adesão, ou algum teste mais violento? É que efectivamente gastar o equivalente a um rolo em super glue, é abuso.

Quanto a fazer isto de uma vez, tens toda a razao, mas ao mesmo tempo iam ser uns dias valentes e sem estar em casa... as vezes arriso, mas.. ( contudo, na verdade nao é mais perigoso que imprimir a dormir, como faço)

Mas respondendo a tua questao, este precisava de mais que 300 em X . Esta porcaria é muito larga mesmo.
 
Aquilo não permite desbastar e nem é desenhado para este efeito. A nível pratico posso dizer que imprimindo por exemplo a 0,30mm consigo remover por completo as linhas de impressão sem grande esforço. Quando aplicado o putty a maquina remove o excesso em minutos.

Nunca fiz testes de resistências nas peças coladas, tenho usado mais em peças de exposição. Peças mecânicas raramente uso cola para juntar peças. Mas para o caso do teu capacete acho que serve perfeitamente. O ideal era fazer tudo uma só vez, mas se não cabe pode pelo menos imprimir peças maiores juntando muitas destas peças pequenas numa só. Já fiz isso n vezes usando o software freecad para transformar um stl em formato editável step e depois uso o software 123Design para juntar os ficheiros step num único ficheiro stl. Este capacete por exemplo era uma situação em que este trabalho valia a pena para criar tipo 2 únicas peças grande caso algum do tamanho não tenha mais de 30cm.
Se tiveres interesse neste processo de uniao de stl posso depois te explicar como eu faço, nem sei se não há algum programa que faz isso de forma mais simples.
 
Estou a imprimir o segundo capacete de shoretrooper. É o modelo do Sean Fields, que podem fazer o download em www.shoretrooper.co.uk
Lá também podem descarregar a armadura completa.

O primeiro ainda está a ser finalizado por um amigo meu. Ainda tem menos tempo que eu Hehehe
Vou reunir as informações e pics que tenho para meter aqui.

Quanto a lixar, lixa 60/80 faz um bom trabalho, pelo menos com o PLA Reprap 3D850. Depois de uma lixadela podem aplicar putty em spray ou então um spray com aparelho, que é vendido na Robiallac. Quem me disse isto foi o rapaz que está a acabar o capacete. Ainda não experimentei.

Esta segunda impressão, baixei dos 0.2 para 0.15, para ver se poupo trabalho nos acabamentos e depois logo faço um "post-mortem" do processo.
 
E Eu que tinha Encomendado Filamento branco para Imprimir isto...E vejo que já é a TOP print daqui ...Toda a gente virado para o Mesmo :) hehehe :P Muitos Parabéns a todos os malucos!!!!Não querem montar uma Fabrica de Impressões...:lol:
 
Vi agora que usaste 2 shells. Isso não é pouco? Eu uso 3 no mínimo. Algumas peças uso mais.
O rapaz que está a finalizar o capacete até disse que ia meter um pouco de fibra por dentro, para ficar mais resistente.
Eu tenho a perfeita noção que o capacete impresso se cair ao chão, vai-se partir.
 
@Djizasse , muito obrigado pelo link! Desconhecia! Ainda por cima free!

Yup, optei por 2 shells, para poupar algum tempo de impressão mas meti 20 % infill. Se calhar tens razao, podia ter feito 3 shells e metia apenas 10%infill e ia dar ao mesmo em tempos... mas a decisao tb foi algo calculada... a minha intencao nao é tanto desbastar o pla, mas apenas "alisar" as layers mais salientes ( mas nao com lixa... para o que pretendo não dá. lima de metal pq com lixa so faço cócegas na print por mais que me esforce) e o resto é com o puty. ( ontem já ataquei umas juntas com o grosso :) hoje dou uma primeira de lixa nas mesmas).

As pecas individuais estao muito fortes. Quanto á resistencia a minha preocupacao é com as unioes, mas estou positivamente surpreendido com o bonding que consegui. A minha filha já conseguiu deitar o conjunto frontal ao chao por duas vezes e aguentou-se ( mas nao quero agoirar!)

Já agora, alguma ref. em particular desse spray para eu pesquisar? Aparelho significa primário não é?

Cobrir o interior com fibra?
Olha que não é nada mal pensado, até para tentar alisar um pouco mais e dar melhor acabamento interno para alem do reforço!
Ainda é uma lado do projecto que tenho de pensar melhor, ( entre muitos outros ;) ) . Até em plastidip tinha já pensei... ou cobrir com algum tipo de borracha, fixe fixe era algo termomoldavel mas desconheco se existe algo assim.

Mas entretanto já mandei vir isto por 6,59€, julgo que vale a pena, fica a sugestão!

5-stks-partij-FMA-Airsoft-Militaire-Tactische-Helm-Pads-voor-Jacht-Sporten-Camping-Schieten-Helm-DIY.jpg_640x640.jpg


@FiwiPITO , é engraçado andar tudo com as mesmas ideias ao mesmo tempo!

Deixo esta sugestão, apenas pela diversidade, faz o que gostares mais. Já começamos é a esgotar os modelos SW free. A cor do filamento nao importa, porque leva com tanto trabalho posterior, que tanto faz.

https://www.thingiverse.com/thing:1904115
4b251d8a5968f1b98c0a1cafed1129c0_preview_featured.jpg


Este é o capacete do full suit + arma que , se me der a taradice e virar eremita 6 meses, um dia faço, nem sei bem porquê. Não pretendo ir a eventos de cosplay, alistar-me na legião nem ir vestido com isto ver o proximo filme do star wars. Mas que é um projecto que acho piada , é!


Já agora, a todos. Alguem se recorda de ver papel de decals imprimivel em alguma loja nacional. Ainda tenho de ir a uma loja de fotocopias e etc , das boas, a ver se têm, porque sei que existe.

Seja como for, isto também ja vem a caminho, mas o papel de decalques imprimivel ( water-slide) daria imenso jeito para proximos projectos:

s-l300.jpg

9.68€ com shipping. Vamos a ver de medidas. Darei feedback qd receber.

Edit: e as lentes? Isso ainda vai ser um bico de obra...
 
Última edição:
Cola que uso à muitos anos para colar plástivco, sempre com bons resultados, UHU plast special:

1357d332546703.572e9153b9011.png


Apenas encontrei no AKI,e na altura comprei as ultimas 3 que existiam..... segundo os funcionários era artigo descontinuado.
Ainda tenho duas @yougurt, caso querias uma diz.
 
Yougurt, onde encontraste esse capacete? Link?
Também já pensei na hipótese de meter espuma no interior, daquela que endurece e é usada na construção para encher buracos. É barata, muto fácil de aplicar e fácil de retirar o excesso.
Tenho de ir ao fórum por onde andam os fans de SW a imprimir capacetes e armaduras para ver o que eles estão a fazer com os capacetes.

O tal spray com aparelho da Robiallac é primário + aparelho. Não sei bem o que isto quer dizer, mas parece que é bem melhor que o putty, pois é mais espesso e cobre melhor as layers. Será que com resina não funciona? Se o capacete que meteste o link couber, acaba por ser uma boa proteção, tanto para a nossa cabeça, como para o helmet.

Para fazer as lentes é com uma máquina de vácuo, o molde impresso da lente e folhas de plástico.
Este vídeo a partir do minuto 14 mostra o processo. Mas o vídeo todo é porreiro. Até tem a aplicação da fibra de vidro:

Se não tens máquina de vácuo, estás como eu. Preciso de espaço para construir uma.

Mas acho que o JBLab é que precisa mesmo de uma máquina destas ;)
 
Desculpa, não deixei detalhes suficientes...não comprei o helmet, só as pads de espuma.
Procura por "helmet pads" *****, aparecem aos molhos... as minhas hoje ate tinham desconto.... 5 e picos.

Obrigado pelo video, vou ver com atenção mais logo. Mts das pesquisas que faço, faço na rua, com dados moveis daí nem sempre ver mts videos sobre a area, que sao talvez, actualmente a melhor fonte de info disponivel.

Se descobrires o forum dos americanos diz que eu tambem gostava de acompanhar algumas builds com pics e descritivos, etc ( é mais o meu estilo old school dos foruns ;) )

Esse spray robialac pareceu-me mt interessante pela descrição que fazes .
Se calhar com esse seria desnecessario meter o plastic primmer transparente que usei na outra mascara ( foto no tópico em que a publiquei) antes da pintura e que estou convencido ajudou á adesão da tinta quer ao plastico quer ao putty "polido"...

E ainda não mandei a possibilidade do XTC 3d para a discussao... o fulano dos fatos deathtrooper acima, li no site dele que é o que usa nos fatos que vende, uma embalagem da para um fato inteiro e sobra, o que significa que deve estar a ser muito parcimonioso na aplicacao, talvez so o suficiente para limpar as layers, e segundo ele foi a melhor opcao. Eu ainda nao vou muito a confianca com o produto... aplicado em excesso a peça fica com um ar derretido do que vejo na net. Ainda nao percebi é se ele, depois do xtc ainda aplica uma camada de putty e lixa ou se vai directamente para a pintura.


Máquina de vacuo. Era bom!... tenho de encontrar a solucao dos pobres para isto... lentes de oculos velhos e pistola de ar quente???? Vai dar bodega, mas tenho de pelo menos experimentar...
 
" OFF TOPIC "

(Mas como criei o tópico vou fazer na mesma , hehe)
@jbaiao, companheiro, se me calhar um Euromilhoes jeitoso faço aqui o compromisso de oferecer um espaço assim, equipado com tudo o que é necessário! Até lhe dava o nome de " FabJBaiaoLab III "

Mas tem de ser um prémio jeitoso, alguns milhoes, nao pode ser daqueles que so dá para pagar hipoteca da casa... o que ja nao era nada mau!

FabLab-Berlin.png


Para mim, fazia o mesmo, mas em versao mobile, deste estilo, para andar por aí a passear, mas ir fazendo os meus projectos e brincadeiras... descapotavel incluido!

5a910e9ae4e374fec1bd83957dac8fc1.jpg


"Fim do off topic"
 
Calma que como sabes o JBLABII irá aparecer.... é preciso ter paciência :)
E espero que ganhes o EUROMILHOES... pois esse seria um laboratório a serio!
 
Esse laboratório é uma bela treta. Só vejo uma impressora 3D! Hahaha

O XTC é uma banhada na minha opinião. Basicamente aquilo é uma resina, não é? Fica um pouco caro.
Eu já estive para comprar o XTC com o gajo do capacete, mas iamos comprar o bidão grande. Por litro fica muito mais barato. Mas depois chegámos à conclusão que mais valia encontrar outras soluções sem ser esta resina XTC ou então compramos nós a resina e irmos diluindo até encontrarmos um equilibrio entre viscosidade e eliminação de pormenores.
Também acho que o aspecto final das peças após a aplicação do XTC é manhoso. Dá ideia que perde pormenores.

Eu vou ver se é fácil lixar estas peças impressas a 0.15. Já preparei uma peça pequena e deu para lixar bem, usei uns pads para lixar que podem ser molhados. Ainda não experimentei usar a lixadora orbital para peças grandes. Com baixa rotação e com água/sabão à mistura tavez funcione. Depois leva uma camada de putty (o que me faz falta mesmo é o airbrush).

A máquina de vácuo não fica cara. Usas um aspirador velho para o motor. O resto é apenas alumínio e madeira para a caixa.
 
Porra tanta vez também sonhei em imprimir isto :D também sou fá da saga SW heheh
Força com o projeto quero ver o Full Suit ;)

Eu quase já tenho uma "AJLab" em casa... também gostava de ter um espaço para ter as máquinas e partilhar com o pessoal, mas infelizmente também não me sai o euro milhões.... nem sairá porque não jogo :D
 
Back
Topo