W.I.P - StarWars StormTrooper Helmet Prop

@rx603, obrigado! Felizmente quanto á forma o Helmet traz um stl para as lentes :

eye_glass_preview_featured.jpg


Ou seja, quanto ao formato estou safo, :) , mas mt obrigado na mesma.

@ajmartins, I know the feeling, hehe. Quando comecei a seguir e depois a fazer a build hephestos com o baiao, este era o projecto que já tinha, na altura em mente. Pelo menos o capacete. Agora, nao puxem por mim para o full suit, se nao nao faco outra coisa da vida durante um ano.... alem dos 200€ em filamento... fora o resto...nao sei se 10kg iriam chegar... suit, capacete e arma....



ENtretanto, nao fiz muito mais. Comecei, uma primeira aplicação daquilo que chamo o putty grosso

WEBL1097.png

Putty Motip, comprado no aki. 8 e qq coisa a bisnaga.
No chines da zona comprei estas espatulas para aplicacao, geralmente na zona dos trabalhos manuais

WGv3Pwsm.jpg


Esta primeira aplicacao é á bruta e mesmo assim, como podem ver , é preciso meter ainda mais, mesmo desta forma, o putty enquando endurece , afunda nas juntas:

4atRFpF.jpg


2RDnAWZ.jpg


zsvLGKu.jpg


Este putty todo que estao a ver... depois da lixa 60/80 nem 5% fica. É daquelas situacoes em que acho que é preferivel ser generoso aqui, para nao ter de refazer.

Next step...Lixa!
 
WeekEnd Update:

Ora bem, o fim de semana foi de mais putty e lixa. Devagarinho, fui acertando falhas, e com lixa 80g e posteriormente de 180 gramas, obtive um acabamento liso ao toque nos locais onde achei que o spray teria mais dificuldade em corrigir falhas.

gdK8jsu.jpg


Este foi o material utilizado, passei a utilizar a cola gel de marca branca, a metade do preço, com resultados muito bons, matendo o bicarbonato de sodio a endurecer as juntas.


aazALDAl.jpg
pLQbyPSl.jpg


Adquiri tambem um kit de fibra de fidro, ( boa dica djizasse! ) emb. para a mistura, espatula para mexer, as luvas da praxe, pinceis.

uc0usx2.jpg


Esta para já foi a parte mais desafiante para mim ate ao momento. Nunca tinha aplicado resina e fibra, e se um fulano nao for sistematico, aquilo faz uma bodega do catano para além do cheiro, mesmo tendo feito a aplicacao na varanda, ao ar, o cheiro daquilo a curar fica no ar.

Para ja foi uma aplicacao muito ao de leve, so nas juntas, 3/4camadas, para experimentar e ganhar mão. Ainda pretendo fazer um reforço decente, e estou a pensar depois de lixado cobrir com plastiDip, nao me lembro de outra substancia que dê um acabamento aborrachado! ( aceito sugestões :) )

Por fim, uma aplicacao de Motip Putty Spray, e é engraçadissimo ver como o uniformizar a côr dá logo outro look ao helmet:

hQ2I6Zs.jpg



tGBlR2l.jpg


pz6CfGz.jpg


PVfmKHL.jpg


outro aspecto muito positivo desta primeira aplicação é que ajuda muito a fazer sobressair pequenas falhas que ainda vão precisar de correcção. Mas é uma parte gira , que também me dá gozo, o trabalho de pormenores por oposicao ao trabalho bruto anterior.

Tenciono fazer este processo camada de putty em lata e depois lixa 1200 pelo menos 3 vezes, para ter um acabamento polido ainda antes da aplicacao de côr!

abc
 
Última edição:
Está a ficar com bom aspecto.
1200? Não é lixa a menos?

Em vez de ires para o look de capacete acabado de sair do arsenal, podes ir para um look usado, "worn", "weathered".
https://www.yourprops.com/Stormtroo...ginal-movie-costume-Fanboys-2009-YP28937.html
É uma opção a ter em conta.

Pelas fotos tenho a impressão que estás a perder definição nos "vincos", parece que estão cheios e arredondados. Vê lá se isso não precisa de uns cortes nessas dobras para ficarem mais vincadas.
 
Obrigado, Djizasse!
Está a ficar com bom aspecto.
1200? Não é lixa a menos?

Não creio. É para acabamento, quase para polir. As partes mais lisas da outra mascara obtive o acabamento dessa forma.

Em vez de ires para o look de capacete acabado de sair do arsenal, podes ir para um look usado, "worn", "weathered".
https://www.yourprops.com/Stormtroo...ginal-movie-costume-Fanboys-2009-YP28937.html
É uma opção a ter em conta.

Sem duvida... não sei é se tenho skill para isso!
Pelas fotos tenho a impressão que estás a perder definição nos "vincos", parece que estão cheios e arredondados. Vê lá se isso não precisa de uns cortes nessas dobras para ficarem mais vincadas.

Achas? Imagino que te refiras a uniao do cucuruto com o resto.
Olha aqui um helmet original ( por curiosidade este é o do ST que diz : move along no primeiro filme... a prop é horrivel, a pintura nem se fala.... magias do cinema , hehe ) .

Existe uma saliencia arredondada, mas nao lhe chamaria um vinco.

ga07.jpg



Eu consegui passar disto :

E6Qe8Fw.jpg

Claramente vincado!

Para isto:
pz6CfGz.jpg


Se calhar é da foto ter pouca luz, mas até acho que me safei muito bem a manter o detalhe, do "degrau" , mas com formas ligeiramente arredondadas. Agora se for vincado claramente, sou franco, discordo.

Onrigado pelo input :)

Edit: outro aspecto que quero melhorar é o meter um pouco de mesh metalica nos mics. Tenho de estudar o como. Por outro lado, já descobriste algures as cores oficiais deste helmet? Ja vi branco, branco puro, banco deslavado, creme....

Quanto a lixa, novamente, provavelmente primeiro meto 800 ou 1000 nas primeiras camadas, mas para acabar 1200 ou mais.

EDIT II: esta pic fez-me pensar na questao do vinco ou não, levantada pelo djizasse:

newesbAA03.jpg
L

Á esquerda replica oficial, á direita capacete original usado no filme.
Provavelmente vou deixar um intermédio entre estes dois... não gosto daquilo especialmente vincado como no da esq.

Se te estiveres a referir ao vinco por detras das "orelhas" , aí nao posso fazer muito, que aquilo é uma peça unica. Supostamente a abertura do capacete seria por aí, tipo porta de carro que abre para cima. Só se fizer com pintura, mas nao sei se vale a pena meter uma risca preta alí a simular a abertura...

@Djizasse, o que te parece?

EDIT III :

Para referencia:
http://www.starwarshelmets.com/original-ANH-hero-Stormtrooper-armor-helmets.htm

Até me perco só com a historia destes helmets... os stunt helmet, os hero helmet... mt engracado e cheio, cheio de pics
 
Última edição:
Sim, a zona das orelhas. Se pintares um traço preto vai desfarçar, mas se conseguisses fazer um vinco nisso ficaria melhor.
Estou a pensar num ferro de soldar com uma fonta fina e ir desbastando o vinco. Mas também estou a imaginar o trabalho que isso daria.
Mas como falar é fácil, fica a sugestão hihihi
 
Dado que só devo voltar ao helmet la para o fim de semana, tenho estado a investigar outras coisas...

Encontrei 3 modelos de mic tip para meter um pouco de mesh metalica na ponta. Não gosto do que vem de origem, demasiodo simples.
Ja imprimi mas tenho de decidir qual o melhor e encontrar o raio da mesh metalica.

Por outro lado, tenho estado a investigar um pouco como dar aquele look de batalha, gasto, que o djissase referiu e sugeriu.

Encontrei este "guiazinho", com pics, que é como gosto, mas que me pareceu uma tecnica facil e eficaz. Fiquei tentado em fazer esta abordagem, que fundamentalmente usa isto e 2 a 3 camadas de tinta com cores diferentes.

Masking fluid:
GRD_2457_1_MAASKOOL.jpg


Para obter um efeito deste estilo:

BW86U2X.jpg


Convido -vos a ver a galeria, tem tambem dicas muito fixes de como fazer mold e casting destas mascaras, mas a parte que me interessa aparece mais no fim.
Não gosto particularmente do resultado final destas em particular. Acho que o autor abusou da quantidade e não soube escolher os melhores locais para este efeito. ( a zona negra da mascara, está do piorio, podem depois ver ), mas isto é mais facil falar do que fazer....
De qualquer forma, se usado com parcimónia, pode ser uma tecnica simples de fazer o dito "wheatering"

https://imgur.com/gallery/IqXyc

Se nao para este, acho que isto vai dar jeito para proximos projectos...
 
Última edição:
Gosto de chegar a caixa do correio e ter "prendinhas"

Recebi as Pads para o interior

oUTKFFn.jpg


LzlsYQp.jpg


Gostei, a espuma é confortavel é nao me parece que vá deformar com facilidade.
Preocupa-me contudo o colar das pads circulares de velcro ao plastidip.

Alguem que ja tenha experiencia com o plastidip pode deixar aqui a sua opiniao. Será que aguenta ou irá arrancar o plastidip com algum movimento? ( plastidip a ser aplicado por cima da camada de fibra de vidro interior)

Também recebi os decalques:

tYcMkoC.jpg


Gostei da qualidade, e algo que me preocupava, o tamanho, parece "spot on" :)
Somente as das laterais superiores, ( as totalmente cinzentas ) parecem sobrepor-se ao trim preto a ser pintado na zona acima dos olhos. Tenho de decidir se corto ou se pinto por cima ( estou inclinado para a primeira ).

De resto, esta semana pouco fiz, um ou outro pedaco de putty para reparacao e alguma lixa .... pouco mais.

Um aparte : aquele selo da lua é Top, Top, Top!
Achei especial piada à coincidencia de vir numa carta starwars fans ;)
 
Última edição:
Mais um avançosito...
Esta parte é mais chata, porque não se vêm ainda resultados de "encher a vista", é mais repair work e alisamento.
De qulaquer forma já resolvi um aspecto que andava a preocupar. Os microfones do Trooper!

Hovi Mic Tips

O Stl que acompanha o capacete deixa muito a desejar quanto a este detalhe; é demasiado basico, sem detalhes, é apenas um simples cilindro. Nem permite colocar o mesh metálico.

Das pesquisas que fiz, apenas encontrei 3 outros, free, que imprimi para testes, mas que também não me enchiam as medidas. De resto... era tudo a pagar!

Até que, ( e de certeza que foi a pensar na minha build :) ), encontro esta publicação, feita sexta feira passada, no thinguiverse:

Até dei pulinhos de contente!

https://www.thingiverse.com/thing:2828653
70d0fd4ede2d8001558c051892482637_preview_featured.jpg



Aqui podem ver não só a tip original, ( a branco ) , bem como as que fiz de teste, a preto.
Ao pé do passador , está então o kit acima. A rede do passador irá servir para simular o altifalante.

AFvKY9h.jpg


Os mics têm um attachment para fixar no capacete.
Foi necessário fazer a furação, e meti dois m4. Até prefiro desta forma, porque me permite fazer o acabamento do capacete em si, sem me preocupar em borrar os mics com as pinturas posteriores. So quando tudo estiver pronto é que faço a instalacao final.

8TzcJ3Hl.jpg


A alinhar para os furos:

HFsiG2Hl.jpg


Já com as peças instaladas:

TmJf5D5l.jpg



Já agora, um aparte! Transformei a cozinha em estufa de pintura :)

Construi uma jig rotativa para as pinturas. Usei um prato/tabua giratória de cozinha, e um rolo de cartão.

j1hXqwYl.jpg


Tenho um espaço para o caixote, e qd é para pintar ou aplicar puty, é abrir o plastico, prender e toca a pintar. No fim o plastico dobra sobre a caixa , fica arrumadinho e a secar la dentro.

Antes da 2 de mao de putty, depois de repair work:

X1ifG1Rl.jpg


O depois ;)

ZDUOZJxl.jpg


De volta aos mics, vou só postar como fiz em relacao à mesh, dado que primeiro que inventasse uma tecnica satisfatória não descansei:

Acho que esta pic explica bem: Um marcador!

5zj53H6l.jpg


Tem de ter um diametro ligeiramente inferior à peça. Pressionar o mesh com o marcador, para ter a forma, e ainda com o marcador colocado, dar uma primeira aparadela.

Dl4QfnXl.jpg


Ainda sem aparadela, mas para verem como o formato fica impec.

Com mesh a peca de teste e á direita as finais, com o interior colocado.
XLX4M9Vl.jpg

3q4evYYl.jpg


Com os mics , ainda sem cola, só para ter uma ideia do resultado final.

Para enfiar no mic, é preciso jeitinho e a ponta de uma lamina para ajudar os aramezinhos a ficarem todos por dentro. Na montagem final pretendo por um pouco de epoxy por dentro, para agarrar definitivamente.

Abc
 
Última edição:
Top. Obrigado pelas dicas :)
Uma dica para ti: oferece qualquer coisa à tua mulher para compensar o espaço ocupado, senão, ainda vais dormir com o capacete Hihihihihi
 
@jbaiao, não sejas mauzinho... Senão eu conto à tua Maria que vem mais uma impressora a caminho...
É desta que te fazem a cama no JBLab!!!

Isso ou começo a tratar-te por Joao! Nem sei com qual destas situações ias afinar mais, hehe
 
@jbaiao, não sejas mauzinho... Senão eu conto à tua Maria que vem mais uma impressora a caminho...
É desta que te fazem a cama no JBLab!!!

Isso ou começo a tratar-te por Joao! Nem sei com qual destas situações ias afinar mais, hehe
Xiuuu "Cala-te Zé Carlos!" :)
Ainda vou ter de desocupar o JBLAB para meter uma "caminha" heheheheheh
 
Última edição:
Update - Bubble Lenses
Vamos arrebitar o topico que ficou muito paradinho desde hoje de manha...

A build progride, já não falta muito.
A primeira de mão de branco já está aplicada e dos dois aspectos que ainda me preocupavam e que não estou ainda inteiramente convencido do resultado final, um deles julgo ter despachado de forma muito satisfatória :

as lentes em bolha !
( ou outro vai ser o revestimento interior, que ainda tenho de pensar muito bem no assunto.)


Começo pelo fim ;)
Ficaram assim:

BE4V1zc.jpg


Acho que ficaram mesmo bem, não concordam? As marcas que vêm nas lentes são ainda o plastico protector, que só quero tirar na assembly final.

Comprei uma folha de poliestireno no aqui, por 6.4€. 2mm!

mGysk9Xl.jpg


Este poliestireno é facil de cortar em linha recta, marcando bem com o x-acto e depois uma torcidela.

E9kg2N3l.jpg


AfAZWBfl.jpg

Algumas já cortadas, outras já depois de terem ido ao forno
A técnica que usei foi simples , mas precisei de algumas tentativas para obter dois lados identicos.

6VYR1dll.jpg


Usei o micro ondas, mas em modo de indução??? que julgo ser identica aos fornos com ar circulante, nos 150°
Alguns minutos, sempre a olhar , e existe ali um ponto em que a placa de poly começa a enrolar. Percebi que era importante colocar os pauzinhos a separar da chavena, senão o centro da placa nao aquecia ao mesmo ritmo das bordas.

Feito isto, com muita rapidez e pouco amor aos dedos, moldei a lente, a partir do interior, e com uma colher a ajudar.

wKwK3wNl.jpg

Aqui ja ficam com uma ideia do processo.

"E sai uma lente moldada para a mesa do canto..."
fwZMfFOl.jpg


Looks Good!!

Agora, como sabem, as lentes ou eram verdes ou cinzas. Optei pela segunda:
Comprei spray para pintar farois na norauto. Tambem ponderei a pelicula para vidros, que encontro a 5€ um rolinho no chines do bairro, mas tive receio do aplicar numa superficie curva...

Podem ver os testes e a lata no fundo da pic

YR6MnWjl.jpg


Encostado nas latas uma lente ja escurecida para ver como fica, mas estou contente.
Agora é decidir se pinto o outside ou o inside!

Para fixar estava a pensar usar silicone transparente. Tenho receio do epoxy ou outras colas, que me metam " nevoeiro" nas lentes, devido aos vapores.
Aceito sugestoes!

Mais uma coisa a retirar da check list.
De seguida, atacar o interior com a temida fibra de vidro...

A terminar, já com a primeira de mão de branco e depois dos acrescentos nas orelhas metidos...Então não é que me tinha esquecido!!!! Foi preciso o meu irmão vir cá a casa e dizer-me que achava que faltava ali qq coisa ...

aNb6MTL.jpg


Abc
 
Última edição:
Back
Topo