1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida W7 instalar com Ryzen 2700X

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por Discovery, 4 de Janeiro de 2019. (Respostas: 9; Visualizações: 564)

1. Discovery

Discovery Power Member

Boas.

Este fds estou a pensar livrar-me do horrivel W10 e instalar o W7. No entanto tenho um CPU Ryzen 2700X e uma Asus Gaming VII, que na pratica impedem tal instalação.

No entanto encontrei na net 1 forum a instruir um ISO personalizado com as drivers necessárias, e tenho já dois ISO`s prontos e gravados em DVD para tentar.

Alguém aqui tem o W7 a bombar num sistema recente? P.F. poupem-me os comentários do pq, ou as mais valias do W10...

Cumps.

2. Discovery

Discovery Power Member

Bem....demorou uma tarde inteira, mas neste momento já tenho o W7 Ultimate 64 a bombar com uma Asus Crossfire VII e um Ryzen 2700X...

Finalmente livrei-me do horrivel W10...

Depois meto fotos!

3. MOUSETM

MOUSETM Power Member

uma maquina recente e com windows 7 só mesmo pessoal como tu, daqui a 1 ano estás a meter o win10 novamente que acaba-se o suporte ao windows 7 por parte da Microsoft e começa a deixar de haver updates de drivers e softwares para ele como já aconteceu com o xp e vista...

enfim...

4. Discovery

Discovery Power Member

É assim: Para mim o windows serve para abrir o Mozilla, correr executaveis, um ou outro jogo. É a velha história do XP vs vista e até 8.1...
    Depois, já instalei as drivers todas e para já corre tudo na boa. Ainda prefiro o W7 a treta do W10 (nem falo da azeitarada que tem sido os ultimos updates).

5. chinike

chinike Power Member

Continua com o windows 7. Eu também o tenho.

6. Discovery

Discovery Power Member

Yep....ja corri o Cinebench e no W7 até foi mais rápido...nada que não estivesse a espera...
    Algum stress com o Aura.....mas foi prontamente resolvido.

So far so good!

7. anthonws

anthonws Power Member

Tenho a certeza que modificaste o W7 CPU Scheduler para se ajustar à arquitetura Zen (Thread pinning, inter-core memory access latency, etc.), adicionaste também as Power Policies para CPU Core Parking e Frequency, bem como todas as outras optimizações que a AMD e a Microsoft desenharam em conjunto e só existem no Windows 10. Uma vez que a AMD (e a MS) não testou e certificou *nada* em Windows 7.

Podem ter havido sem dúvida alguns problemas com as atualizações do Windows 10, não desminto, mas daí a ser uma "treta" e julgares a performance de um SO+Chipset meramente num resultado de um benchmark sintético....

Comprar um chipset de 2018 e correr um OS de 2005/2009... Haja paciência!

Hth,
    anthonws.

p.s. Já fui buscar pipocas e uma bebida ;)

p.s.2. E para não ser apenas uma discussão baseada em vaporware, ou sentimentos em relação ao SO A ou B: https://community.amd.com/community/gaming/blog/2017/03/13/amd-ryzen-community-update?sf62107357=1

8. Discovery

Discovery Power Member

Eu tb fui buscar conhaque....

https://youtu.be/eu6QKJ5yn50
    Noutros, o W10 por pouco passa o W7.

A AMD não oficializou nada "oficialmente", as pelo menos as drivers USB, por exemplo, fui busca-las ao site oficial...

Para resumir a brincadeira: Cada um é feliz com o que tem e acha melhor. Neste momento eu estou bem com W7, e nem sequer jogo por ai além....portanto, a tua bebida e pipocas vão durar pouco.
    End of argumentation...

9. anthonws

anthonws Power Member

Caro @Discovery, caso tenhas reparado, referenciei principalmente as questões de suportabilidade. No entanto, já que pretendes demonstrar a performance de W10 vs W7, através de uns míseros FPS, vamos lá.

1. O teste sintético de uma determinada aplicação (ainda para mais videojogos), não revela nada sobre a performance de um SO ou do próprio CPU. Diferentes configurações a nível de firmware, arquiteturas, objetivos e optimizações podem alterar por completo quaisquer baselines.
    1.1. Exemplo prático de como código tailored a uma determinada arquitetura faz toda a diferença: https://blog.cloudflare.com/neon-is-the-new-black/.
    2. Relativamente ao SMT, não se trata apenas de um problema da AMD (muito menos único ao Zen). O mesmo acontece com Intel HT e a causa está relacionada com a afinidade, e prioridade, que o scheduler, em conjunto com a arquitetura do CPU, pode atribuir a uma determinada thread. Dependendo do software em causa e do número de threads em execução simultaneamente no SO, os resultados podem ser positivos, ou não. No entanto, apenas videojogos mais recentes fazem uso de múltiplas threads e como tal poderão tirar partido de funcionalidades como o SMT.
    2.1. No caso da arquitetura Zen, esta é algo complexa, introduzindo novas variáveis (e respetivas optimizações para além do ISA). Mais informação aqui: https://www.anandtech.com/show/1117...review-a-deep-dive-on-1800x-1700x-and-1700/10
    3. Os vídeos que partilhas refletem bem a diferença de optimização de cada SO, basta exatamente perceber o diferente clock rate do GPU, CPU e o consumo de memória. Mas tenho a certeza que vais argumentar que o WDDM 1.1 em Windows 7 é claramente superior ao WDDM 2.x do Windows 10, e que os Power Profiles foram configurados exatamente da mesma forma, para que se possa comparar ambos com a devida justiça. Por exemplo, o Game Mode está ativo?
    4. Os videojogos em questão foram optimizados para Windows 7 e arquiteturas dual/quad core, bem como Intel e Nvidia exclusivamente, pelo que naturalmente terão comportamentos distintos em schedulers distintos (W7 vs W10). Basta mencionar a simples diferença de Core Parking (W7 = On; W10 = Off). Logo, numa arquitetura como a Zen, isto equivale a um funcionamento semelhante a SMT = Off ou SMT = On (dependendo do nível de queuing de threads), o que pode justificar a diferença de resultados por si.
    5. Adicionalmente, 2% a 4% de diferença nos FPS's não me parece nada de astronómico, quando na prática o W10 tem centenas de proteções adicionais contra ataques direcionados a memória (não falo side channel attacks ala Spectre ou Meltdown), kernel, scheduler, process & network behavior inspection, built-in AV/AM, etc.
    5.1. Info: https://blogs.technet.microsoft.com/askpfeplat/2017/04/24/windows-10-memory-protection-features/
    5.2. Diria que o Windows 10 é sem dúvida muito mais performante, face a todas as novas camadas de segurança existentes no mesmo.

Em suma. O processo científico no qual te baseias é tão fidedigno como dizer as horas, minutos e segundos através de um mero olhar direcionado ao Sol.

End of my *scientific* argument...

p.s. Vou buscar mais pipocas :)

p.s.2 E que tal mostrar um videojogo que tenha sido criado a pensar em SMP e em Windows 10? :D

10. Calimero_123

Calimero_123 Power Member

Tudo dito, parabéns! :)

Partilhar esta Página