1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Compara os preços de Smartphones das marcas mais populares:
    ASUS | Alcatel | Huawei | HTC | LeEco | LG | Meizu | Motorola | Nokia | Samsung | Sony | Xiaomi

Wake on Lan no pc de casa através do Android (FUNCIONA)

Discussão em 'Android' iniciada por henriqueigc, 23 de Junho de 2012. (Respostas: 23; Visualizações: 13617)

1. henriqueigc

henriqueigc Suspenso

Olá a todos,

depois de muito matutar lá consegui configurar o meu computador, o meu router e o meu Android para remotamente ligar o pc de casa, ou seja, sem a necessidade de estar ligado em rede enviando um sinal via Internet para o mesmo que o desperta seja do modo de Standby ou Off. Devo acrescentar que todo este processo funcionou para mim porque o meu router é o Zon Hub mas creio que este processo sirva para muitos outros... É uma questão de ter paciência e configurar as coisas com calma e corretamente.

Posto isto deixo-vos aqui um pequeno tutorial que criei, desculpem sem tem algum erro da gíria informática mas não sou nem de perto um profissional e concerteza que dará para entender aquilo que quero dizer.

Tutorial Wake on Lan
    como configurar para ligar remotamente o pc de casa mesmo sem estar ligado em rede através da aplicação WOLShortcut para Android
    (testado em Windows 7 Ultimate 32 bits e Samsung Galaxy S GT-I9000 com Rom 2.6 Gingerbread)

1º passo:

verificar na bios do computador (tecla DEL durante o arranque) se existe nela a opção de Wake On Lan para a poder activar. Para tal entramos na BIOS e no separador de “Power Management” podemos encontrar esta opção. No caso do meu pc não está com o nome Wake On Lan mas sim como Ring Wakeup que é precisamente a mesma coisa.

2º passo:

Verificar na placa de rede se estão habilitadas estas duas opções: “wake from shutdown” e “ wake up capabilities”. Como fazer: no menu iniciar escrever “ligações de rede”. Abre-se uma nova janela com as ligações disponíveis , vamos clicar com o botão direito do rato sobre a ligação de área local e escolher a opção “propriedades”. Depois na nova janela que se abre, por baixo do nome da placa de rede clicamos onde diz “configurar”. Abre-se uma nova janela onde selecionamos o separador “avançadas” e nas duas últimas opções do scroll down temos as opções “wake from shutdown” e “ wake up capabilities”. Na opção “wake from shutdown” no botão ao lado vamos colocar como opção o valor “on” e em “ wake up capabilities” o valor Magic Packet (responsável pelo despertar da máquina e neste caso via internet (UDP)) apenas.

3º passo:

Para a aplicação WOLShortcut funcionar e conseguir enviar os tais “Magic Packets” para o Router e despertar o computador, temos de abrir no Router uma porta que os deixe receber. Para tal teremos de entrar na página de configuração do Zon Hub ( http://192.168.1.1/) e fazer login com nome de utilizador: home e password: zonnet.
    De seguida vamos os 3º separador “serviços” e por baixo em letras mais pequenas temos “firewall”.
    Nesta janela podemos colocar a firewall do windows em modo de segurança mínima e por cima desta janela temos 5 opções. Vamos clicar na 3ª “encaminhamento de portas”. E é aqui que vamos criar uma porta aberta no router.
    Para isso teremos de criar uma nova entrada e passamos ao menú de “editar regras de encaminhamento de portas”. No espaço onde teremos de colocar o “anfitrião local” selecionamos na setinha aquela que nos indica o IP (no meu caso Ipv4) do nosso computador (ex: 192.168.1.333 ).
    De seguida temos de identificar qual o protocolo que pretendemos que aquela porta execute e onde diz “qualquer” vamos mudar para a opção “definido pelo utilizador”. Nesta altura abre-se uma nova janela chamada “editar serviço” e nesta página teremos de dar um nome para a porta/protocolo á nossa escolha onde diz nome do serviço (ex: WOL ou Wake on Lan) e onde diz “portas do servidor” clicamos também.
    Novamente mudamos para outro menú chamado “editar as portas do servidor do serviço).
    Onde diz “protocolo” escolhemos a opção UDP e teremos de escolher uma porta de origem e uma de destino.
    Em origem deixamos “qualquer” e em destino colocamos “único” e aí teremos de especificar para onde queremos que o sinal recebido pelo router seja enviado, no espaço a frente colocamos um 9. No espaço “encaminhar para porta”, onde diz “o mesmo que porta de entrada” mudamos para especificar e colocamos na mesma a porta 9. No final a criação da nova entrada terá mais ou menos este aspecto:

Mas ainda não terminámos com a consola de gestão do Zon Hub, ao cimo, de novo nas tais 5 opções de há pouco temos uma chamada “anfitrião dmz”. Entramos e vamos colocar um visto no quadradinho ao lado de “endereço IP do anfitrião DMZ” e nos espaçinhos á frente preenchemos de novo com o IP do nosso computador (ex: 192.168.1.333).
    Em relação á configuração necessária no computador e á abertura da porta no router para permitir o acesso estamos conversados.
    E é nesta altura que que passamos à configuração do software no Android.

4º passo:

Antes de dar inicio a este passo deixo aqui alguns comandos que nos vão permitir obter as informações que necessitamos como por exemplo, endereço mac do router, Dominio /IP da internet etc...
    Para consultarmos no computador o Ip do mesmo fazemos o seguinte: tecla Windows + R para abrir a janela de executar. Nessa janelinha escrever o comando “cmd” (que significa comando também mas abreviado) e abre-se uma janela de prompt de comandos. Nesse prompt escrevemos “ipconfig/all” que nos vai dar todas as informações que possamos vir a necessitar sobre o pc.

Exemplo:

1. Mac Adress (Endereço Físico) do computador,
    2. IP ou Ipv4 do computador,
    3. Máscara de Sub Rede.

Depois de instalada a aplicação no Android abrimo-la e teremos nela aguns campos a preencher relativos ao computador que queremos remotamente ligar.
    Ao entrar pressionar o botão de menú e pressionar em “add new”. Depois já na janela de configuração temos os seguintes dados a introduzir:

1- Computer name- aqui pede-se para colocar o nome mas mais para uma questão de orientação do usuário, pois o mesmo pode ter vários computadores configurados e assim dando-lhes nomes fica mais fácil de saber qual é qual. Mesmo que coloquemos outro nome que não o do PC (ex: Henrique-PC) não haverá problema algum.

2- Mac adress (ou Endereço Fisico)- como o sinal que pretendemos enviar para o router é para posteriormente ser reenviado para o computador, o mac adress que devemos aqui colocar é o do computador que pretendemos despertar, ou seja, uma série de números que está dividido em 6 partes com cerca de 12 dígitos (ex: 00-2F-G4-67-0D-54 ou 00-2F:G4:67:0D:54).

3- IP/Domain- existem duas maneiras de se enviar o sinal, o via WLAN (ou seja ligado em rede por cabo) ou via internet e como nós queremos que o sinal seja enviado para o pc pela internet o IP que colocamos neste espaço é o da internet do nosso computador, que o mesmo pode ser consultado nesta página : http://speedtest.net/ ou até mesmo na página da consola do Zon Hub e são os primeiros números que vemos na barra de endereços na parte de cima do browser.
    Mas atenção, este IP da internet é nos atribuido normalmente pelo nosso fornecedor de serviços (ZON) e, no caso de haver uma quebra de corrente (se desligarmos o Router ou o PC da corrente por exemplo) existe a possibilidade de o Router nos atribuir um novo IP, este antigo não voltará a funcionar fazendo com que tenhamos de configurar novamente o programa no android no espaço de “IP/Domain” e colocar o actual para tudo voltar ao normal.
    Existe a possibilidade de fixar o IP da internet para não termos este tipo de problema mas isso terá de ficar para um outro tutorial.

4- Posto isto, só nos falta colocar o número da porta para onde queremos que seja enviado o sinal para o PC, neste caso e como a porta selecionada no router foi a 9 aqui voltamos a repeti-lo e ambas as configurações estão feitas. A configuração do programa terá mais ou menos este aspecto:

Após termos tudo configurado e com o pc remoto completamente desligado vamos testar. No WOLShortcut pressionamos no nome do pc que queremos despertar e escolhemos a opção "Wake This" ou "Send" e acreditem ou não ele liga-se mesmo sozinho. Fantástico...

Pelo que tenho lido, nem todas as placas de rede suportam bem esta função de WOL e em alguns casos ela pode mesmo ou não acordar do modo de suspensão e acordar do modo de desligamento total, ou vice-versa. É questão de tentarem e ver o que dá...Deixo aqui ficar também links para alguns artigos que me ajudaram imenso a conseguir configurar tudo isto e sem eles nunca teria conseguido como é óbvio:

http://pt.kioskea.net/faq/5804-desligar-ligar-um-pc-a-distancia-shutdown-wake-on-lan

http://www.babooforum.com.br/forum/...rir-portas-manualmente-no-firewall-windows-7/
    http://www.wakeonlan.me/
    http://wakeonlan.me/kb/tech/wakeonlan.php
    http://www.youtube.com/watch?v=vbnqQFdFYo8
    http://www.techtudo.com.br/dicas-e-...rede-usando-um-atalho-na-tela-do-android.html
    http://carlosfprocha.com/blogs/pale...gando-o-computador-de-casa-pela-internet.aspx
    http://www.ezlan.net/WOL.html
    http://www.dicas-l.com.br/arquivo/ligue_seu_micro_remotamente__wake_on_lan_.php#.T-UYExfY_zp
    http://www.tecmundo.com.br/3990-aprenda-a-liberar-portas-em-um-roteador-facilmente.htm
    http://sitelivre.com/blog/2008/10/04/configurar-conexao-de-rede-manualmente-ip-fixo/
    http://www.youtube.com/watch?v=BA0Ckn3pxCY
    http://wellpos.wordpress.com/2010/01/27/encaminhamento-de-portas-no-zon-hub/
    http://bt-revolution.net/forum/viewthread.php?tid=32603

Espero que este tutorial venha a dar jeito a muita gente assim como me deu a mim. E para qualquer esclarecimento ou ajuda estou á vossa disposição através do seguinte email:

[email protected]

Última edição: 23 de Junho de 2012
  2. henriqueigc

henriqueigc Suspenso

já agora se alguém quiser deixar uma resposta a este post a confirmar que realmente tentou e conseguiu é uma ideia excelente! obrigado

3. Hertz

Hertz Power Member

Bom tutorial tenho de testar qualquer dia, se amanha tiver tempo ainda vejo...

4. henriqueigc

henriqueigc Suspenso

diz-nos como correu... ;)

5. ptfuzi

ptfuzi Power Member

já fiz isso em casa, mas não precisei de tantos passos, nem de usar esse programa, pois bastava fazer um ping ao ip em questão ou digitar o mesmo num browser e o pc arrancava automáticamente..

6. m4ndr4ke

m4ndr4ke Power Member

Bom tutorial, certamente vai dar muito jeito, a muita gente.

Esse método funciona, mas se abres a UDP 9 não precisas de colocar a máquina em DMZ para fazer o WOL, pois em DMZ ela não fica sujeita a firewall. Encaminhar apenas a porta sempre é mais seguro. E depois encaminhas, adicionalmente, as portas que necessitas para as aplicações que queiras usar (ex, ambiente de trabalho remoto em Windows).

Já o faço em Android há quase um ano, mas uso o Wol Wake on Lan Wan. Vai dar ao mesmo. Depois ligo-me com o Remote RDP Lite.

Reparo que tens um zonhub. O zonhub infelizmente tem um problema comum a muitos routers...pelo menos acontece com o meu, e também com outros routers que já tive antes. Que é o facto de o WOL só funcionar por alguns minutos após o PC ser desligado (ou colocado em suspensão/hibernação, também dá), quando o queres fazer pela internet, e não localmente.
    Com uma pesquisa no google por "wake on lan only works for a short time" percebes rapidamente do que estou a falar. Mas isto não tem a ver com as configurações que faças na página. Tem a ver com as características do(s) próprio(s) router(s), basicamente porque após alguns minutos eles limpam da cache as tabelas ARP e deixam de enviar para aquele equipamento o pacote mágico. Por isso, se tentares 5 minutos após o PC desligar, vais conseguir, e se tentares 5 horas depois, através da internet, provavelmente já não. Isto acontece mesmo com a maior parte dos routers domésticos.

Localmente, costuma funcionar sempre.

@ptfuzi, se o teu PC até com um ping liga, é porque não tens activada a opção de só um pacote mágico o poder ligar (Gestor de dispositivos > tua placa de rede > propriedades > gestão de energia). Funciona, mas até um pacote de dados vindo do exterior para o teu PC, sem ser enviado por ti, vai conseguir ligá-lo. Depois acontece-te o que já me aconteceu a mim, o PC ligar-se de repente sozinho :lol:

7. ptfuzi

ptfuzi Power Member

sim mas para vir do exterior terá que ser algo que saiba a porta do pc, visto que mal chega ao router este encaminha para o pc e deve ser o próprio router que envia o magic packet.. já está assim há +2 anos e nunca reparei em nada irregular, também o tal pc está escondido no sótão é mesmo raro ir lá.

8. henriqueigc

henriqueigc Suspenso

Sim tens toda a razão, só depois de ter feito o tutorial é que me dei conta que, se já autorizamos a tal porta 9 no router, em DMZ estamos a abrir todas as outras e não faz muito sentido.
    Muito obrigado pelo reparo.
    Em relação a este sistema só funcionar após 5 minutos não me tinha dado conta. Vou testar na minha máquina. Se assim fôr como posso contornar este obstáculo de modo a manter o router sempre disponível???

9. puscifer

puscifer Power Member

Por mais que tente, não consigo.. ainda segui este guia, mas com igual resultado. Parece-me problema do zonhub.. E era uma coisa que me dava imenso jeito, já que tenho o puter quase sempre em S3/S5.

Última edição: 25 de Junho de 2012
  10. m4ndr4ke

m4ndr4ke Power Member

@ptfuzi: Claro que pode não acontecer...repara, se não tiveres portas encaminhadas para o PC em questão, então é garantido que nunca vai acontecer com pacotes vindos de fora :P
    Eu tenho, e por isso é que já me aconteceu aquilo :)

No prob ;)

É o que te digo. Localmente, costuma funcionar sempre. Eu próprio utilizo diariamente. Deixo 5 minutos, 24h...seja quanto tempo for.

A dificuldade é quanto tentas pela internet. Eu nunca resolvi isto (não tentei, sequer). Segundo o que já pesquisei sobre o assunto, há forma de o resolver, através de uma sessão telnet directamente com o router, e utilização de alguns comandos. O procedimento a empregar varia de router para router, o que dificulta a execução. Somos portugueses, somos poucos, duvido que essa informação ande online. Mas vale a pena tentar, caso queiras mesmo utilizar isto. É extremamente útil, com um smartphone ou tablet, poderes aceder ao que tens em casa/trabalho, e em qualquer altura :)

Como disse, isto é algo que acontece com a maior parte dos routers que existem pelo mercado ^^

Cumps

11. J_Adonis

J_Adonis Power Member

Eu resolvi o problema usando uma vpn e fazendo o ping depois directamente ao IP.
    Mas aceito que nem toda a gente tenha uma coisa dessas à mao...

E mesmo na mesma rede por vezes falha-me, sabe-se lá porquê...

12. henriqueigc

henriqueigc Suspenso

5 estrelas era se nos explicasses este método mais pormenorizadamente... Agradecido

13. m4ndr4ke

m4ndr4ke Power Member

Presumo que ele queira dizer que configurou uma VPN da sua rede doméstica para outro local (por ex, configurar o router para se ligar ao local de trabalho - assim de cabeça, acho que o zonhub não suporta isto), que não use magic packet para ligar o PC (isto já é indiferente para o método em questão), e depois faça o WOL a partir do PC/telemóvel/tablet que está a usar lá no trabalho.

Basicamente, para simular como se estivesse a acordar o PC localmente, o que costuma funcionar sempre.

Teoricamente, funciona, a restrição é precisamente o que ele disse...a necessidade de teres outro local ao qual ligar o teu equipamento/necessidade de existir uma VPN à qual ligar.

Por exemplo, ele se quiser ligar o PC através do telemóvel/tablet via 3G...deve ter a mesma dificuldade que falei inicialmente, porque só vai conseguir fazer o WOL a partir daquele local/daquela VPN. Ou então tem primeiro que se ligar à VPN e fazer o ping a partir de lá xD

Mas para trabalho, é uma boa solução, sem dúvida

Última edição: 27 de Junho de 2012
  14. J_Adonis

J_Adonis Power Member

Tudo dito. Em casa tenho Meo. Usei um router velho da Asus onde instalei DD-WRT e activei uma VPN.
    No trabalho Usei um 1º um Drayteck e agora que está semi-parado uso um Synology.
    Como no Android VPN é canja (aquilo é mesmo trigo limpo, farinha Amparo!!!) acabo por estar sempre em "rede local"

15. henriqueigc

henriqueigc Suspenso

Pois, eu acho que vou ter de me pôr de parte pois já são muitos termos técnicos para o meu conhecimento LOOOOL... VPN (não faço ideia o que é), Ping (já ouvi falar mas não sei bem o que é)...
    De qualquer maneira vou aprofundar os vossos conselhos visto que quero contornar essa situação de o meu WOL não funcionar 24/7...

Vamos lá ver o que dá

16. m4ndr4ke

m4ndr4ke Power Member

puscifer: Não tinha reparado no teu post, desculpa lá. O método aqui apresentado, neste tópico, ele resulta...normalmente pode é acontecer a limitação que falei acima. É muito comum. Testa primeiro dentro da rede local, a partir do android ou doutro PC.

E a opção a alterar na BIOS, o seu nome pode variar...Por exemplo, na minha board até foi mais complicado... tive que, na bios, activar opção para o PC poder ser ligado por dispositivos PCI (a placa é onboard, mas mesmo assim precisei disto), também uma opção para me aparecer, no arranque do PC, um post feito pela placa de rede, e ainda entrar no menu disponibilizado por esse post da placa de rede, e lá fazer uma alteraçãozita. Só depois disto é que consegui acordar o meu PC via ethernet. Passo a passo já não sei bem, já o fiz há mais de 1 ano.

O wake on lan normalmente funciona pelo menos com os estados S3, S4 e S5. Acho que não testei noutros.

Mas testaste? No meu zonhub acontece, é dos primeiros, o preto. Nunca tive oportunidade de o testar com os outros dois modelos.

Última edição: 28 de Junho de 2012
  17. henriqueigc

henriqueigc Suspenso

Testei, deixei toda a noite o pc desligado e só hoje de manhã quando vim trabalhar é que experimentei ligá-lo remotamente e resultou.
    Talvez tenha mesmo a ver com o router, alguma definição que os mais recentes tragam que os mais antigos não, não sei...
    O meu router é o Hitron BVW3653 V2 Zon Board. Não é este que tens pois não?

Última edição: 28 de Junho de 2012
  18. m4ndr4ke

m4ndr4ke Power Member

Exacto, o meu é diferente. É o preto que fica na vertical.
    Mas então testaste a partir doutro local? Isso é bom ^^

19. henriqueigc

henriqueigc Suspenso

Sim, era precisamente essa a ideia. Conseguir ligar o pc de casa via internet e até mesmo sem estar ligado em rede.
    tem dado imenso jeito...

20. henriqueigc

henriqueigc Suspenso

m4ndr4ke, parece-me que achei uma solução para este problema que mencionaste anteriormente. Acho que se configurarmos precisamente como o Soppa nos

explicou aqui não teremos novamente o problema do WOL só funcionar após uns minutos de termos desligado o pc.

Eu tinha há algumas respostas atrás que comigo isso não acontecia, e realmente não acontecia mas passou a acontecer.

Antes o pc podia ser ligado remotamente fosse logo após o desligar fosse algumas horas depois e isso agora não acontece.

O que me leva a crer que vou ter de estudar esta opinião do Soppa. Depois de testado eu dou noticias...

Última edição: 30 de Junho de 2012

Partilhar esta Página