Wake on Lan no pc de casa através do Android (FUNCIONA)

henriqueigc

Suspenso
Olá a todos,

depois de muito matutar lá consegui configurar o meu computador, o meu router e o meu Android para remotamente ligar o pc de casa, ou seja, sem a necessidade de estar ligado em rede enviando um sinal via Internet para o mesmo que o desperta seja do modo de Standby ou Off. Devo acrescentar que todo este processo funcionou para mim porque o meu router é o Zon Hub mas creio que este processo sirva para muitos outros... É uma questão de ter paciência e configurar as coisas com calma e corretamente.

Posto isto deixo-vos aqui um pequeno tutorial que criei, desculpem sem tem algum erro da gíria informática mas não sou nem de perto um profissional e concerteza que dará para entender aquilo que quero dizer.




Tutorial Wake on Lan
como configurar para ligar remotamente o pc de casa mesmo sem estar ligado em rede através da aplicação WOLShortcut para Android
(testado em Windows 7 Ultimate 32 bits e Samsung Galaxy S GT-I9000 com Rom 2.6 Gingerbread)


1º passo:

verificar na bios do computador (tecla DEL durante o arranque) se existe nela a opção de Wake On Lan para a poder activar. Para tal entramos na BIOS e no separador de “Power Management” podemos encontrar esta opção. No caso do meu pc não está com o nome Wake On Lan mas sim como Ring Wakeup que é precisamente a mesma coisa.

2º passo:


Verificar na placa de rede se estão habilitadas estas duas opções: “wake from shutdown” e “ wake up capabilities”. Como fazer: no menu iniciar escrever “ligações de rede”. Abre-se uma nova janela com as ligações disponíveis , vamos clicar com o botão direito do rato sobre a ligação de área local e escolher a opção “propriedades”. Depois na nova janela que se abre, por baixo do nome da placa de rede clicamos onde diz “configurar”. Abre-se uma nova janela onde selecionamos o separador “avançadas” e nas duas últimas opções do scroll down temos as opções “wake from shutdown” e “ wake up capabilities”. Na opção “wake from shutdown” no botão ao lado vamos colocar como opção o valor “on” e em “ wake up capabilities” o valor Magic Packet (responsável pelo despertar da máquina e neste caso via internet (UDP)) apenas.

3º passo:


Para a aplicação WOLShortcut funcionar e conseguir enviar os tais “Magic Packets” para o Router e despertar o computador, temos de abrir no Router uma porta que os deixe receber. Para tal teremos de entrar na página de configuração do Zon Hub ( http://192.168.1.1/) e fazer login com nome de utilizador: home e password: zonnet.
De seguida vamos os 3º separador “serviços” e por baixo em letras mais pequenas temos “firewall”.
Nesta janela podemos colocar a firewall do windows em modo de segurança mínima e por cima desta janela temos 5 opções. Vamos clicar na 3ª “encaminhamento de portas”. E é aqui que vamos criar uma porta aberta no router.
Para isso teremos de criar uma nova entrada e passamos ao menú de “editar regras de encaminhamento de portas”. No espaço onde teremos de colocar o “anfitrião local” selecionamos na setinha aquela que nos indica o IP (no meu caso Ipv4) do nosso computador (ex: 192.168.1.333 ).
De seguida temos de identificar qual o protocolo que pretendemos que aquela porta execute e onde diz “qualquer” vamos mudar para a opção “definido pelo utilizador”. Nesta altura abre-se uma nova janela chamada “editar serviço” e nesta página teremos de dar um nome para a porta/protocolo á nossa escolha onde diz nome do serviço (ex: WOL ou Wake on Lan) e onde diz “portas do servidor” clicamos também.
Novamente mudamos para outro menú chamado “editar as portas do servidor do serviço).
Onde diz “protocolo” escolhemos a opção UDP e teremos de escolher uma porta de origem e uma de destino.
Em origem deixamos “qualquer” e em destino colocamos “único” e aí teremos de especificar para onde queremos que o sinal recebido pelo router seja enviado, no espaço a frente colocamos um 9. No espaço “encaminhar para porta”, onde diz “o mesmo que porta de entrada” mudamos para especificar e colocamos na mesma a porta 9. No final a criação da nova entrada terá mais ou menos este aspecto:




Mas ainda não terminámos com a consola de gestão do Zon Hub, ao cimo, de novo nas tais 5 opções de há pouco temos uma chamada “anfitrião dmz”. Entramos e vamos colocar um visto no quadradinho ao lado de “endereço IP do anfitrião DMZ” e nos espaçinhos á frente preenchemos de novo com o IP do nosso computador (ex: 192.168.1.333).
Em relação á configuração necessária no computador e á abertura da porta no router para permitir o acesso estamos conversados.
E é nesta altura que que passamos à configuração do software no Android.


4º passo:


Antes de dar inicio a este passo deixo aqui alguns comandos que nos vão permitir obter as informações que necessitamos como por exemplo, endereço mac do router, Dominio /IP da internet etc...
Para consultarmos no computador o Ip do mesmo fazemos o seguinte: tecla Windows + R para abrir a janela de executar. Nessa janelinha escrever o comando “cmd” (que significa comando também mas abreviado) e abre-se uma janela de prompt de comandos. Nesse prompt escrevemos “ipconfig/all” que nos vai dar todas as informações que possamos vir a necessitar sobre o pc.


Exemplo:




1. Mac Adress (Endereço Físico) do computador,
2. IP ou Ipv4 do computador,
3. Máscara de Sub Rede.


Depois de instalada a aplicação no Android abrimo-la e teremos nela aguns campos a preencher relativos ao computador que queremos remotamente ligar.
Ao entrar pressionar o botão de menú e pressionar em “add new”. Depois já na janela de configuração temos os seguintes dados a introduzir:

1- Computer name- aqui pede-se para colocar o nome mas mais para uma questão de orientação do usuário, pois o mesmo pode ter vários computadores configurados e assim dando-lhes nomes fica mais fácil de saber qual é qual. Mesmo que coloquemos outro nome que não o do PC (ex: Henrique-PC) não haverá problema algum.

2- Mac adress (ou Endereço Fisico)- como o sinal que pretendemos enviar para o router é para posteriormente ser reenviado para o computador, o mac adress que devemos aqui colocar é o do computador que pretendemos despertar, ou seja, uma série de números que está dividido em 6 partes com cerca de 12 dígitos (ex: 00-2F-G4-67-0D-54 ou 00-2F:G4:67:0D:54).


3- IP/Domain- existem duas maneiras de se enviar o sinal, o via WLAN (ou seja ligado em rede por cabo) ou via internet e como nós queremos que o sinal seja enviado para o pc pela internet o IP que colocamos neste espaço é o da internet do nosso computador, que o mesmo pode ser consultado nesta página : http://speedtest.net/ ou até mesmo na página da consola do Zon Hub e são os primeiros números que vemos na barra de endereços na parte de cima do browser.
Mas atenção, este IP da internet é nos atribuido normalmente pelo nosso fornecedor de serviços (ZON) e, no caso de haver uma quebra de corrente (se desligarmos o Router ou o PC da corrente por exemplo) existe a possibilidade de o Router nos atribuir um novo IP, este antigo não voltará a funcionar fazendo com que tenhamos de configurar novamente o programa no android no espaço de “IP/Domain” e colocar o actual para tudo voltar ao normal.
Existe a possibilidade de fixar o IP da internet para não termos este tipo de problema mas isso terá de ficar para um outro tutorial.

4- Posto isto, só nos falta colocar o número da porta para onde queremos que seja enviado o sinal para o PC, neste caso e como a porta selecionada no router foi a 9 aqui voltamos a repeti-lo e ambas as configurações estão feitas. A configuração do programa terá mais ou menos este aspecto:

capturarox.jpg


Após termos tudo configurado e com o pc remoto completamente desligado vamos testar. No WOLShortcut pressionamos no nome do pc que queremos despertar e escolhemos a opção "Wake This" ou "Send" e acreditem ou não ele liga-se mesmo sozinho. Fantástico...


Pelo que tenho lido, nem todas as placas de rede suportam bem esta função de WOL e em alguns casos ela pode mesmo ou não acordar do modo de suspensão e acordar do modo de desligamento total, ou vice-versa. É questão de tentarem e ver o que dá...Deixo aqui ficar também links para alguns artigos que me ajudaram imenso a conseguir configurar tudo isto e sem eles nunca teria conseguido como é óbvio:


http://pt.kioskea.net/faq/5804-desligar-ligar-um-pc-a-distancia-shutdown-wake-on-lan

http://www.babooforum.com.br/forum/...rir-portas-manualmente-no-firewall-windows-7/
http://www.wakeonlan.me/
http://wakeonlan.me/kb/tech/wakeonlan.php
http://www.youtube.com/watch?v=vbnqQFdFYo8
http://www.techtudo.com.br/dicas-e-...rede-usando-um-atalho-na-tela-do-android.html
http://carlosfprocha.com/blogs/pale...gando-o-computador-de-casa-pela-internet.aspx
http://www.ezlan.net/WOL.html
http://www.dicas-l.com.br/arquivo/ligue_seu_micro_remotamente__wake_on_lan_.php#.T-UYExfY_zp
http://www.tecmundo.com.br/3990-aprenda-a-liberar-portas-em-um-roteador-facilmente.htm
http://sitelivre.com/blog/2008/10/04/configurar-conexao-de-rede-manualmente-ip-fixo/
http://www.youtube.com/watch?v=BA0Ckn3pxCY
http://wellpos.wordpress.com/2010/01/27/encaminhamento-de-portas-no-zon-hub/
http://bt-revolution.net/forum/viewthread.php?tid=32603



Espero que este tutorial venha a dar jeito a muita gente assim como me deu a mim. E para qualquer esclarecimento ou ajuda estou á vossa disposição através do seguinte email:

[email protected]





 
Última edição:
já fiz isso em casa, mas não precisei de tantos passos, nem de usar esse programa, pois bastava fazer um ping ao ip em questão ou digitar o mesmo num browser e o pc arrancava automáticamente..
 
Bom tutorial, certamente vai dar muito jeito, a muita gente.

Esse método funciona, mas se abres a UDP 9 não precisas de colocar a máquina em DMZ para fazer o WOL, pois em DMZ ela não fica sujeita a firewall. Encaminhar apenas a porta sempre é mais seguro. E depois encaminhas, adicionalmente, as portas que necessitas para as aplicações que queiras usar (ex, ambiente de trabalho remoto em Windows).

Já o faço em Android há quase um ano, mas uso o Wol Wake on Lan Wan. Vai dar ao mesmo. Depois ligo-me com o Remote RDP Lite.

Reparo que tens um zonhub. O zonhub infelizmente tem um problema comum a muitos routers...pelo menos acontece com o meu, e também com outros routers que já tive antes. Que é o facto de o WOL só funcionar por alguns minutos após o PC ser desligado (ou colocado em suspensão/hibernação, também dá), quando o queres fazer pela internet, e não localmente.
Com uma pesquisa no google por "wake on lan only works for a short time" percebes rapidamente do que estou a falar. Mas isto não tem a ver com as configurações que faças na página. Tem a ver com as características do(s) próprio(s) router(s), basicamente porque após alguns minutos eles limpam da cache as tabelas ARP e deixam de enviar para aquele equipamento o pacote mágico. Por isso, se tentares 5 minutos após o PC desligar, vais conseguir, e se tentares 5 horas depois, através da internet, provavelmente já não. Isto acontece mesmo com a maior parte dos routers domésticos.

Localmente, costuma funcionar sempre.

@ptfuzi, se o teu PC até com um ping liga, é porque não tens activada a opção de só um pacote mágico o poder ligar (Gestor de dispositivos > tua placa de rede > propriedades > gestão de energia). Funciona, mas até um pacote de dados vindo do exterior para o teu PC, sem ser enviado por ti, vai conseguir ligá-lo. Depois acontece-te o que já me aconteceu a mim, o PC ligar-se de repente sozinho :lol:
 
sim mas para vir do exterior terá que ser algo que saiba a porta do pc, visto que mal chega ao router este encaminha para o pc e deve ser o próprio router que envia o magic packet.. já está assim há +2 anos e nunca reparei em nada irregular, também o tal pc está escondido no sótão é mesmo raro ir lá.
 
Esse método funciona, mas se abres a UDP 9 não precisas de colocar a máquina em DMZ para fazer o WOL, pois em DMZ ela não fica sujeita a firewall. Encaminhar apenas a porta sempre é mais seguro. E depois encaminhas, adicionalmente, as portas que necessitas para as aplicações que queiras usar (ex, ambiente de trabalho remoto em Windows).

Sim tens toda a razão, só depois de ter feito o tutorial é que me dei conta que, se já autorizamos a tal porta 9 no router, em DMZ estamos a abrir todas as outras e não faz muito sentido.
Muito obrigado pelo reparo.
Em relação a este sistema só funcionar após 5 minutos não me tinha dado conta. Vou testar na minha máquina. Se assim fôr como posso contornar este obstáculo de modo a manter o router sempre disponível???
 
Por mais que tente, não consigo.. ainda segui este guia, mas com igual resultado. Parece-me problema do zonhub.. E era uma coisa que me dava imenso jeito, já que tenho o puter quase sempre em S3/S5.
 
Última edição:
@ptfuzi: Claro que pode não acontecer...repara, se não tiveres portas encaminhadas para o PC em questão, então é garantido que nunca vai acontecer com pacotes vindos de fora :P
Eu tenho, e por isso é que já me aconteceu aquilo :)

Sim tens toda a razão, só depois de ter feito o tutorial é que me dei conta que, se já autorizamos a tal porta 9 no router, em DMZ estamos a abrir todas as outras e não faz muito sentido.
Muito obrigado pelo reparo.
Em relação a este sistema só funcionar após 5 minutos não me tinha dado conta. Vou testar na minha máquina. Se assim fôr como posso contornar este obstáculo de modo a manter o router sempre disponível???
No prob ;)

É o que te digo. Localmente, costuma funcionar sempre. Eu próprio utilizo diariamente. Deixo 5 minutos, 24h...seja quanto tempo for.

A dificuldade é quanto tentas pela internet. Eu nunca resolvi isto (não tentei, sequer). Segundo o que já pesquisei sobre o assunto, há forma de o resolver, através de uma sessão telnet directamente com o router, e utilização de alguns comandos. O procedimento a empregar varia de router para router, o que dificulta a execução. Somos portugueses, somos poucos, duvido que essa informação ande online. Mas vale a pena tentar, caso queiras mesmo utilizar isto. É extremamente útil, com um smartphone ou tablet, poderes aceder ao que tens em casa/trabalho, e em qualquer altura :)

Como disse, isto é algo que acontece com a maior parte dos routers que existem pelo mercado ^^

Cumps
 
Eu resolvi o problema usando uma vpn e fazendo o ping depois directamente ao IP.
Mas aceito que nem toda a gente tenha uma coisa dessas à mao...

E mesmo na mesma rede por vezes falha-me, sabe-se lá porquê...
 
5 estrelas era se nos explicasses este método mais pormenorizadamente... Agradecido
Presumo que ele queira dizer que configurou uma VPN da sua rede doméstica para outro local (por ex, configurar o router para se ligar ao local de trabalho - assim de cabeça, acho que o zonhub não suporta isto), que não use magic packet para ligar o PC (isto já é indiferente para o método em questão), e depois faça o WOL a partir do PC/telemóvel/tablet que está a usar lá no trabalho.

Basicamente, para simular como se estivesse a acordar o PC localmente, o que costuma funcionar sempre.

Teoricamente, funciona, a restrição é precisamente o que ele disse...a necessidade de teres outro local ao qual ligar o teu equipamento/necessidade de existir uma VPN à qual ligar.

Por exemplo, ele se quiser ligar o PC através do telemóvel/tablet via 3G...deve ter a mesma dificuldade que falei inicialmente, porque só vai conseguir fazer o WOL a partir daquele local/daquela VPN. Ou então tem primeiro que se ligar à VPN e fazer o ping a partir de lá xD

Mas para trabalho, é uma boa solução, sem dúvida
 
Última edição:
Tudo dito. Em casa tenho Meo. Usei um router velho da Asus onde instalei DD-WRT e activei uma VPN.
No trabalho Usei um 1º um Drayteck e agora que está semi-parado uso um Synology.
Como no Android VPN é canja (aquilo é mesmo trigo limpo, farinha Amparo!!!) acabo por estar sempre em "rede local"
 
Pois, eu acho que vou ter de me pôr de parte pois já são muitos termos técnicos para o meu conhecimento LOOOOL... VPN (não faço ideia o que é), Ping (já ouvi falar mas não sei bem o que é)...
De qualquer maneira vou aprofundar os vossos conselhos visto que quero contornar essa situação de o meu WOL não funcionar 24/7...

Vamos lá ver o que dá
 
puscifer: Não tinha reparado no teu post, desculpa lá. O método aqui apresentado, neste tópico, ele resulta...normalmente pode é acontecer a limitação que falei acima. É muito comum. Testa primeiro dentro da rede local, a partir do android ou doutro PC.

E a opção a alterar na BIOS, o seu nome pode variar...Por exemplo, na minha board até foi mais complicado... tive que, na bios, activar opção para o PC poder ser ligado por dispositivos PCI (a placa é onboard, mas mesmo assim precisei disto), também uma opção para me aparecer, no arranque do PC, um post feito pela placa de rede, e ainda entrar no menu disponibilizado por esse post da placa de rede, e lá fazer uma alteraçãozita. Só depois disto é que consegui acordar o meu PC via ethernet. Passo a passo já não sei bem, já o fiz há mais de 1 ano.

O wake on lan normalmente funciona pelo menos com os estados S3, S4 e S5. Acho que não testei noutros.


Pois, eu acho que vou ter de me pôr de parte pois já são muitos termos técnicos para o meu conhecimento LOOOOL... VPN (não faço ideia o que é), Ping (já ouvi falar mas não sei bem o que é)...
De qualquer maneira vou aprofundar os vossos conselhos visto que quero contornar essa situação de o meu WOL não funcionar 24/7...

Vamos lá ver o que dá
Mas testaste? No meu zonhub acontece, é dos primeiros, o preto. Nunca tive oportunidade de o testar com os outros dois modelos.
 
Última edição:
Mas testaste? No meu zonhub acontece, é dos primeiros, o preto. Nunca tive oportunidade de o testar com os outros dois modelos.

Testei, deixei toda a noite o pc desligado e só hoje de manhã quando vim trabalhar é que experimentei ligá-lo remotamente e resultou.
Talvez tenha mesmo a ver com o router, alguma definição que os mais recentes tragam que os mais antigos não, não sei...
O meu router é o Hitron BVW3653 V2 Zon Board. Não é este que tens pois não?
 
Última edição:
O zonhub infelizmente tem um problema comum a muitos routers...pelo menos acontece com o meu, e também com outros routers que já tive antes. Que é o facto de

m4ndr4ke, parece-me que achei uma solução para este problema que mencionaste anteriormente. Acho que se configurarmos precisamente como o Soppa nos

explicou aqui não teremos novamente o problema do WOL só funcionar após uns minutos de termos desligado o pc.

Eu tinha há algumas respostas atrás que comigo isso não acontecia, e realmente não acontecia mas passou a acontecer.

Antes o pc podia ser ligado remotamente fosse logo após o desligar fosse algumas horas depois e isso agora não acontece.

O que me leva a crer que vou ter de estudar esta opinião do Soppa. Depois de testado eu dou noticias...



 
Última edição:
Back
Topo