1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Wake up on LAN

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por darkbullet, 27 de Janeiro de 2008. (Respostas: 12; Visualizações: 2176)

1. darkbullet

darkbullet Power Member

Boas malta ;)

eu de momento tenho um PC a servir de NAS mas como não o uso 24/7 de vez em quando desligo-o, o problema é que para o ligar tenho k sair de casa e ir à oficina...

ou seja, o que queria é saber se posso ligar o pc por LAN, a placa de rede é onboard e tem "wake up on lan" que deduzo que seja para ligar o PC via LAN. já li o manual mas não é muito elucidativo e não entendo como o posso usar

alguém me sabe ajudar? há outra maneira de o fazer? de ligar o PC remotamente?

Obrigado a todas as ajudas ;)

[]'s

2. Salvador_

Salvador_ Power Member

ligas a opcao na BIOS de Wake on LAN ou PCI Wake UP qq coisa assim... depois vai a www.depicus.com

tens lá um pequeno programa, WoL for Windows, que eh o Magic Packet, poes o Mac address a tua subnet mask e dizes na drill box que queres LAN e depois eh SEND... é so esperar que boot o SO...

3. darkbullet

darkbullet Power Member

Boas e obrigado pela dica mas agora passa-se o seguinte...

a board que estou a usar para "acordar" é uma intel D850GB e tem essa opção de "wake on lan" mas tem de estar no chamado "estado S3" mas o SO que tenho é o FreeNAS como é que a partir do FreeNAS ponho o pc em hibernação? :S

a board também tem um conector de 3 fios e diz que é a ligação "wake on LAN" mas não dá indicação de que conector é e de onde vem a fixa para aquilo etc...

alguém me pode dar mais algumas dicas?

[]'S

4. exxtreme

exxtreme Power Member

Esse conector serve para caso tu instalares uma placa de rede PCI, para poderes usar a função wake on lan dessa placa.

5. darkbullet

darkbullet Power Member

ok brigado, mas sabes o scrip para por o pc a hibernar ou em S3 para o freenas?

cumps

6. Salvador_

Salvador_ Power Member

nao tou a perceber... mas o PC nao precisa ficar a hibernar... pelo menos no meu o computador está completamente desligado. no entanto a placa de rede fica em estado "passivo" a' espera do tal magick packet... Pelo menos no meu qnd faço o Wake online ele começa como se fosse no botão Power On

7. darkbullet

darkbullet Power Member

ai sim? tao posso fazer mesmo "shutdown" com o freenas e depois é só mandar o magic comando?

que board tens? é que pelo que entendi na manual o ACPI apenas pode ser usado se o PC tiver em S3 (hibernar) ou por software e é o ACPI que gere o "wake up on lan" daí a minha confusão...

pode ser que a minha board não dÊ?

8. Salvador_

Salvador_ Power Member

a minha board eh uma simples Asrock que me custou 35 euros lol... para Pentium D. Bastou ligar essa opção, e dá. Alias sem qualquer sistema operativo, que tambem dá, pq hoje tive q formatar o disco e por curiosidade tnetei...e funcemina... nao tinha q qsistema e o PC la bootava... ficava era em aguas de bacalhau com o ecra so' preto :D

9. lfernandes

lfernandes Power Member

boas eu já tentei fazer isso e não consegui, agora vem a dúvida, ponho o MAC do meu modem por cabo (motorola SB5101 ou ponho o mac da placa de rede? é que com o da placa de rede não funciona.

10. darkbullet

darkbullet Power Member

depende, que ligação tens? tens uma rede em casa certo? e tens um router a fazer a partilha de rede? tens os does pc's ligados ao mesmo router? se sim supostamente é o da placa de rede.... pelo que entendi

mas tb n estou a conseguir, vou tentar fazer com outro pc mais recente que o pc que estou a tentar é um P4 mas soket429 (dos 1ºs com memoria RIMM) logo não me parece que essa tecnologia esteja implementada como as boards mais recentes... cumps

11. Salvador_

Salvador_ Power Member

ligar com o MAC da PLACA D REDE. Se estás a usar um router, tens que abrir as portas para o ip de difusão (192.168.1.255 -> caso tenhas Linksys) . É a mesma coisa que o fazer com o emule. Imagina que no Magic Packet poes a porta 7 tens que ir ao router abrila. Acho que usa UDP nao tenho a certeza por isso abre tanto TCP como UDP. Certifica te que ligas a placa de Rede na Bios isto se for Placa de rede incorporada na MotherBoard, caso contrario tens q ir ao Device Manager procurar a tua placa de Rede ^PCI e ligas por ai...

Agora se estiveres a tentar ligar por net, tens que saber o ip no momento do teu modem, da tua coneccao e nao do ip do PC dentro da rede atras de um router... Para isso ou sabes mesmo o ip algo como 85.138.xxx.xxx ou entao configuras algo como o DynDNS e poes algo fácil como lfernandes.dyndns.net que vai associar este nome sempre ao teu ip mesmo que ele mude...

Agora se tiveres a tentar ligar dentro da LAN basta pores o MAC, poes o Subnet correcto, por defaulte eh 255.255.255.0 penso eu, poes a porta a' mesma e escolhes o tipo de ligaçao: LAN ou INTERNET

Espero ter ajudado

12. darkbullet

darkbullet Power Member

sim ajudas-t ;) quanto a mim ja esta a dar :D

n sei k problema tinha mas fui ao site e li umas cenas que googlei sobre o programa e decidi sacar o programa de novo

pus o IP e o MAC adress da placa de rede do pc que quero ligar (que por acaso é on board) a mascara da minha rede

(255.255.255.0, mas acho que é indiferente pois tb experimentei com 255.255.0.0 e dá e kkr que seja a mascara que eu ponha o programa dá uma mensagem a dizer que enviou o sinal para 255.255.255.255)

mudei de internet para lan e clikei em "Wake me UP" e passados uns segundos abri a pagina gui do freenas e ja estava ligado ;)

obrigado a todos pela ajuda ;)

fizeram mais um homem feliz xD (pena a board n suportar o boot por usb ) mas assim ja poupo energia na mesma ;)

[]'s

EDIT: experimentei agora com a opção em internet em vez de LAN e também funciona, e já agora eu não abri as portas do router, uso a porta 7 por defeito e não tenho problemas nenhum com o router...

13. Salvador_

Salvador_ Power Member

isso funciona tanto um como no outro porque tas em LAN...por isso a questao do router ai nao se pega uma vez que o pacote vai andar pela tua rede inteira a' procura de quem tem o MAC Address que solicitaste... agora se tiveres fora da tua LAN é necessário. Dá mega jeitão. Deixo o meu PC sempre desligado qnd saio de casa, sempre que preciso seja para ouvir musica em streaming atraves de Rede ou para aceder a documentos ou outra coisa qq... toca a fazer o Wake on Wan e depois eh so aceder...

tens q por mesmo a tua subnet mask...por isso o teu ip para abrir as portas deveria ser 192.168.1.255 o 255 seria o ip de broadcast dentro dessa rede... Um problema q me deparei é que nos Linksys ele nao aceita este ip na parte do applications and gaming...

Resolucionei o problema diminuindo a subnet mask para 255.255.255.128 (agora o maximo que a minha rede podera' ter sao 128 PC's) mas eu pouco me importando... lol feito isto no applications and Gaming eh por agora em vez do .255 final pôe-se o .127 que agora é o ip Broadcast. E pronto ja' da para fazer Wake on WAN em vez de LAN ;)

Última edição: 30 de Janeiro de 2008

Partilhar esta Página