1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Wake Up On Lan...

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por SwimmerBoy, 17 de Novembro de 2005. (Respostas: 24; Visualizações: 5274)

1. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Boas ppl...

Então o que se passa é o seguinte:

Tenho um PC numa divisão da casa que é raro lá ir (PC do partilhanço) e acedo ao mm remotamente na boa mas queria saber como meter a funcionar o wake up on lan....

Uso wireless e queria saber se existe uma maneira quer por cabo quer por wireless (preferencialmente) de poder ligar o PC à distância, ou seja, queria poder desliga-lo em determinadas alturas e liga-lo quando necessita-se sem ter que ir à divisão da casa onde ele está...

Isto é possivel? Se sim, como?

2. TuxBoss

TuxBoss Power Member

Com wireless não sei mas com cabo dá pra fazer, alias é pra isso mesmo que o wake on lan serve, quando recebe algum evento na eth "acorda".

3. SwimmerBoy

E existe alguma configuração especial? É k já tentei ligar a cena na BIOS e tentar aceder a uma pasta partilhada e nada...

4. sak3r

sak3r Suspenso

Bem depende, tinhas quanto muito de deixar o computador hibernado para ele poder receber o sinal de acordar, outra hipotesse que li num forum qq é de usar um hub usb com alimentaçao propria e meteres la o receptor wireless, mas acho pouco provavel que funcione pois la pela antena funcionar o computador nao esta a receber nada.

a sugestao do tuxboss é capaz de ser a melhor ideia, mas implica teres de ligar o portatil ao cabo faz um search com esta frase (aspas incluidas) no google: "10/100 PCI Network Card with Wake on Lan"

ps: um router talvez possa tornar essa placa controlavél via wireless mas ja estou a falar do que nao sei.. lol

5. SwimmerBoy

Ah?! wow...tás um bocadinho ensonado...vai lá dormir :P

Leste mal o meu post... O PC que quero fazer isso é um desktop e tem uma placa wireless PCI!!

Se conseguir meter a funcionar por CABO, era fixe pk sempre aprendia como era e não o sei fazer....mas se desse por wireless era excelente!!!

6. sak3r

sak3r Suspenso

quanto a parte do sono tens toda a razao..
    mas estava so a tentar ajudar =)

de ***** forma acho k pelo menos parte do que disse ainda te pode ajudar no teu problema

fui confirmar e nao descobri onde é que o teu post diz que sao dois desktops assumi que era portatil pq falaste em wireless e d ***** forma ia dar ao mesmo.

Última edição: 17 de Novembro de 2005
  7. Any

Any Power Member

Isso e possivel fazer e o pc n tem de tar hibernado, mas sim desligado :p

Antes de mais precisas de saber se por acaso a tua placa de rede/Motherboard suporta o WOL (Wake On Lan), nas placas de rede onboard normalmente e suportado, penso que uma forma de ver isto e se o hub "marcar presença" do pc mmo estando ele desligado e pq suporta...
    testa isso e depois diz coisas!

8. SwimmerBoy

A board é uma Abit NF7-S rev2.0....penso k tenha mas como é k isso funciona é k ainda não percebi

9. Any

Any Power Member

basta-te sacar um programita para fazer isso.

Tinha um que bastava meter o mac adress e ele ligava o pc, mas ja n sei onde ele anda... se o encontrar digo-te

10. Delta

Delta Suspenso

primeiro a tua board deve permitir essa funcionalidade, para tal tens que a activar na BIOS

Wake-on-lan funciona com uma sequência especial de caracteres que é enviado ao PC

existem programas freeware por aí

faz uma pesquisa no google por network utilities wol

eis uma :

http://www.gknw.com/wol.html

11. NoOsPhErE

NoOsPhErE To fold or to FOLD?

Algum de voces consege por isto a bombar?
    Já tentei ligar tanto o cpu da minha irmã como o meu laptop e os sacanas teimam em não ligar :(

12. [BoB]Marley

[BoB]Marley To fold or to FOLD?

yep.... já tá a bombar... vai me dar mto jeito no servidor....

13. NoOsPhErE

Bob... podemos falar no msn? Hj não vai dar pq estou no trabalho e so vou para casa pela noite dentro ;) HJ noite de borga :D

Mas amanha era porreiro se me podesses ajudar ;)

Abraço

Noosphere

14. SwimmerBoy

BoBmarley, explica ai como tens o teu sistema e como fizeste para meter isso a trabalhar ;)

15. [BoB]Marley

primeiro, como disseram, tens de activar na bios a opção do wake-on-lan.

depois disso, no computador ke keres ligar remotamente (i.e. um servidor), tens de abrir as propriedades da placa de rede que vai servir para "acordar" o computador.

clicas em "configure" (ou "configurar" em tuga :p)

em seguida procura pela opção ke aparece em baixo, e mudas para "OS controlled":

depois procura pela outra opção ke aparece abaixo e alteras para "Wake on Magic Packet":

depois é clicares no "ok" (depois disso é capaz de demorar um pouco, só tens de aguardar).
    anota o MAC address da placa do servidor, pk vais precisar disso.

A configuração do servidor está pronta... podes desligá-lo para depois se testar.

Atenção que com o computador desligado, a placa de rede tem de se manter activa, e isso vê-se quando o computado está desligado mas a luz da placa de rede se mantém ligada.

Agora no PC que vais fazer "acordar" o PC, fazes o seguinte:
    faz o download deste ficheiro no qual o Delta mencionou o site:
    http://www.gknw.com/cgi-bin/downlcnt.pl?wol_w32.zip

descomprimes esse ficheiro, e vais usar o executável "wol.exe"...
    depois podes usar na consola do DOS assim "wol xx:xx:xx:xx:xx:xx" (no qual os xx:xx:xx:... é o mac address)

e voilá.... o servidor liga ;)

espero ter ajudado

qq coisa.... msn, tenho o endereço no perfil :P

Última edição: 26 de Novembro de 2005
  16. NoOsPhErE

Quando chegar a casa vou já testar ;)
    Bob, obrigadão dude....

Proponho um Sticky para este post.

Hasta
    Noosphere

17. [BoB]Marley

entao? já testaram isso? sempre funciona como expliquei?

18. NoOsPhErE

Este fds não tive tempo :( ... mas como só trabalho até 4ªfeira, nesses dias seguintes vou testar ;)
    Depois dou noticias :009:
    Abraço Mrs. Bob :kfold:

19. NoOsPhErE

My friend Bob,
    Finalmente tive tempo para esta trapalhada :D
    Decidi testar de Desktop para Laptop e ficou a bombar á primeira ;)
    No entanto utilizei outro programa, pois o outro link está quebrado.
    Abraço e obrigação pela ajuda :x2:
    Vai dar um jeitaço.

Hasta

Noosphere

Partilhar esta Página