Isso do melhor gear é relativo, o gear de renown até agora tem sido geralmente melhor que o dos PQs mas verdade seja dita que maior parte das rewards para o shaman não são grande coisa pelo menos nas zonas em que tenho andado( peças com willpower não tenho visto muitas) e o gear de renown tem sido geralmente melhor até agora(nível 30).
Tenho algumas dúvidas em afirmar que o gear dos PQs é melhor, o gear de influence demora algum tempo para ganhar e requer ter de fazer o mesmo PQ algumas vezes e devido á experiência que se recebe com esse "farming" a coisa não é muito rewarding, depois há a randomness dos sacos e no meu caso vi tão pouco sacos azuis, amarelos ou púrpuras que torna a coisa pouco apelativa, logo englobando todos estes factores que parecem ser concordantes com a maioria dos jogadores com que tenho jogado leva a algum abandono dos jogadores a fazer os PQs.
A tudo isto há que juntar também a maneira de jogar do avg joe do jogo que leva a que o pessoal não se queira aventurar muito em pick ups, a catrefada de healers que acha que é dps é algo avassalador por exemplo. De qualquer maneira este aspecto penso que irá melhorar com o passar do tempo, diria que com a saida da expansão do WoW as coisas devem melhorar logo significativamente e com a criação de comunidades mais coesas nos servidores a própria experiência em pvp irá melhorando pois haverá cada vez menos espaço para o mau jogador.
Uma evidência é por exemplo o claro domínio da order no servidor Karak Azgal em que nós ( destruction) raramente temos um keep nos tiers 2 ou 3 e de momento nota-se por parte da destruction cada vez uma maior organização e surgimento de guilds com fins mais sérios mas esta mudança nota-se mais no Tier3 já que os tier1 e 2 são bastante rápidos de lvlar e nota-se também já uma grande diferença relativamente ao problema com os healers que referi inicialmente.
O jogo tem claramente alguns problemas mas no total diria que continua a ser bastante divertido excepto no Tier3 dado que o scenario Tor Anroc(scenario mais jogado pelo pessoal) é uma treta, requer muito pouca skill, ganha quem tem mais knockbacks e atira o pessoal para a lava, infelizmente como quer tudo fazer as coisas bastante rápido e este é o scenario mais rápido de fazer Exp/Renown o pessoal só faz praticamente este scenario que é rídiculo especialmente para quem joga melees, depois também não entendo porque raio eles deram Knockbacks a quase tudo o que é classe do jogo. Na minha opinião deveriam reduzir o número de classes com Knockback e introduzir também um sistema de diminishing returns para todas as formas de CC, quer seja roots stuns ou Knockbacks.