MMO Warhammer Online - WARHAMMER Online Open Beta Review

Bohemio

Membro
Antes de mais, peço desculpa se o título engana. Não! Não é a minha review do jogo...

É um pedido a quem está a jogar a open beta que partilhe as suas opiniões com os que ainda estão indecisos.

Basicamente, agradece-se que se esclareçam algumas dúvidas do tipo:

- Os gráficos já são os definitivos? Estão bons?
- A jogabilidade é boa? Exige skill ou é one button spam?
- As quests funcionam? São divertidas?
- Quanto tempo demora o leveling?
- Como é o PvP? Está balanceado?
- O Crafting funciona?
- Há zonas instanceadas?
- A criação do boneco tem muistas opções?
- Como está o ping e os fps?
- LAST BUT NOT LEAST: Devemos Comprar? Vale o dinheiro?

Por mim podem comparar à vontage com outros MMO's. Penso que não viola as regras do forum se os leitores estiverem avisados que a intenção é essa. Estão avisados!:004:

P.S. - Já li uma ou outra review, nomeadamente a do Vassago a lvl 5, aqui: http://www.techzonept.com/showpost.php?p=3535332&postcount=788, mas acho que seria util ver as várias opiniões aqui juntas. Se os autores das outras que aí anda espalhadas quiserem fazer aqui link para elas, penso que seria útil.

P.S.2- Obrigado.
 
Última edição:
Vou tentar responder às tuas questões:


Basicamente, agradece-se que se esclareçam algumas dúvidas do tipo:

- Os gráficos já são os definitivos? Estão bons?
Segundo o que tenho lido, as texturas high-res. Para já estão bons, mas há coisas a melhorar, é uma questão de aguardarmos pelo cliente final para vermos realmente o aspecto gráfico.

- A jogabilidade é boa? Exige skill ou é one button spam?
Sim, gosto muito da jogabilidade. Ainda só joguei até lvl 4, por isso não te sei responder se será necessário muito skill.

- As quests funcionam? São divertidas?
Sim, pelo menos as das zonas iniciais Chaos estão porreiras e diversificadas. O que também gostei muito foi das Public Quests, super fun :)

- Quanto tempo demora o leveling?
É difícil de dizer, até porque não faço ideia de como será nos níveis mais altos.

- Como é o PvP? Está balanceado?
Acho que só com o tempo é que se irá descobrir isto, mas julgo que será muito complicado o PVP estar balanceado. Basta ver a quantidade de classes existentes... Vamos ver como é após o launch.

- O Crafting funciona?
Ainda não testei.

- Há zonas instanceadas?
Até agora não vi nenhuma.

- A criação do boneco tem muistas opções?
Não é demasiado simples nem muito complexa, acho que está razoável.No youtube tem uns videos a mostrar a criação de characters.

- Como está o ping e os fps?
Até agora tudo porreiro, smooth e estável.

- LAST BUT NOT LEAST: Devemos Comprar? Vale o dinheiro?
Acho que isso depende de cada um, para mim é must buy :)

Sorry por as respostas serem escassas, mas ainda não deu para jogar muito e para ter uma ideia mais concreta de alguns pontos.

Cumps.
 
Boas, tentarei relatar o que conseguir sobre este novo MMPORG.

- Os gráficos já são os definitivos? Estão bons? Os gráficos melhoraram imenso desde o closed beta e estão muito bons, a meu ver, para um jogo que é delineado mais em bonecos realistas e não, tão fantasiados como o mundo WoW.

- A jogabilidade é boa? Exige skill ou é one button spam? A jogabilidade é boa, mas os movimentos dos chars não são 100% fluentes, ou pelo menos, tão fluentes como estamos habituados aos do WoW. Acredito que irá melhorar muito mas neste momento é a única coisa que peca no jogo para mim.
Quanto ao skill, este não é um jogo que um míudo de 9 anos pegue e jogue...logo, é um jogo que é preciso saber o que se faz, pois grande parte do mesmo é envolvido em RvR (Realm vs Realm), ou seja, PVP.

- As quests funcionam? São divertidas? As quests são muito semelhantes às do sistema WoW, tal como os loots e o sistema de XP. Até agora, tenho-me divertido imenso e as "public quests" são do melhor que há, pois são faseadas e fazem reset, se não estou em erro, em 3m.

- Quanto tempo demora o leveling? O leveling parece-me um pouco mais demorado que no WoW. No entanto, ganhas tanto ou mais XP fazendo RvR (ou PVP), tal como vais ganhando ranks em RvR. Resultado, enquanto espero pela queue de RvR, vou fazendo quests.

- Como é o PvP? Está balanceado? Parece-me muito balanceado, embora ainda seja recente no mundo RvR e ainda me esteja a adaptar a tudo.

- O Crafting funciona? Nesta altura, ainda não me baseie muito em certos pormenores, como profissões e tudo o resto.

- Há zonas instanceadas? Há.

- A criação do boneco tem muistas opções? A criação do boneco tem praticamente as mesmas opções que o WoW, acrescentando ainda a cor dos olhos e as tatuagens.

- Como está o ping e os fps? Tudo bom, para mim. Cerca de 80 fps e cerca de 90ms.

- LAST BUT NOT LEAST: Devemos Comprar? Vale o dinheiro? Depende, eu diria mesmo que só experimentando é que dá para ter a sensação e ter a certeza. Quem está muito habituado ao WoW, vai estranhar negativamente.
 
- Como é o PvP? Está balanceado? Parece-me muito balanceado, embora ainda seja recente no mundo RvR e ainda me esteja a adaptar a tudo.

Desculpem lá, mas ainda não perceberam que o RvR é muito marketing? Não é por ser RvR que a dinamica entre classes é diferente. Continuas a ter cenários (leia-se battleground), com 10-20 pessoas que têm de jogar em conjunto (tal como no WoW).

A grande diferença para o WoW é que, devido ao conceito RvP, as vitórias ou derrotas contam para a pontuação global do realm. Só! Os skirmishes individuais, especialmente os cenários, são exactamente a mesma porcaria do WoW.

Só para esclarecer isto, porque as pessoas falam do RvR como se fosse uma forma completamente diferente de fazer PvP. Fazes PvP que conta para um resultado global, apenas isso. Acredito que te dê mais motivação para fazer PvP saber que contribuis para algo, mas não é isso que muda as tácticas de um cenário.

PS: E não te parece que seja algo cedo para dizeres que as classes estão balanceadas?
 
Última edição:
Ainda n tive ocasião de jogar em RVR kero ver s experimento hj qd sair do trabalho lol :P

mas Awake embora pense que tenhas razão no q referes em relação a rvr ser bg's tem uma coisa q o wow n tem (pelo q dizem pelo menos), q é tu n tas a fazer as coisas so pelo teu realm mas por exemplo guilds high-end precisam de ter controlo de cidades inimigas para ter acesso a instances que qd n controlas a cidade inimiga n tens acesso o q traz uma motivação extra e não so o facto de t sentires importante pro realm, q diga-s d passagem mas s formos a ver pelo wow as pessoas tão um bcd a lixar pra isso kerem e killing blows lol... espero q a mentalidade no war seja diferente mas so vendo cm as coisas vao resultar.
Para ja a nivel de pve questing só gostei do q vi ontem
 
Demasiado cedo para se dizer. Especialmente neste tipo de jogos é preciso dar algum tempo.

AwakE, eu entendo que é cedo para as pessoas se pronunciarem e também entendo a tua "preocupação" em que as informações que nos dão sejam ainda pouco isentas.

No entanto, há sempre quem em 2 ou 3 dias consiga chegar ao lvl cap, seja ele 40, 60, 70 ou 80:p

Há quem não tenha vida! E quem nos diz que alguma dessas pessoas não é tuga e nos possa já dizer como é o jogo a lvl 30?

Cabe a quem lê ver em que medida é que uma opinião de um lvl 5 ou 10 deve ser equacionada e depois fazer as suas próprias contas.

De qualquer forma, não acho mal chamares a atenção para esse facto, apenas acho que isto sempre é melhor que chegar à loja, olhar para a caixa, ler a descrição atrás e tomar a decisão...
 
mas Awake embora pense que tenhas razão no q referes em relação a rvr ser bg's tem uma coisa q o wow n tem (pelo q dizem pelo menos), q é tu n tas a fazer as coisas so pelo teu realm

Foi exactamente isso que eu disse. O RvR dá-te a sensação que estás a contribuir para o teu realm, enquanto que ganhares BGs no WoW não servia para nada a não ser para a tua glória pessoal. No entanto, o facto de ser RvR não altera as tacticas nem a mecanicas de classe. Não é por ser RvR que o balanceamento de classes é diferente.

É que às vezes como falam dão a entender que no WoW se ganha BGs individualmente. Em qualquer jogo, WoW, AoC e WAR o jogo de equipa é premiado, a um grupo organizado destroça qualquer zerg. Não é por ser RvR que o WAR é assim....
 
Embora digas q n altera as taticas nem as mecanicas, acaba por alterar pq no wow ganhares ou perder vai dar ao mm, aki os combates vao ser mais organizados, não no inicio claro, mas dps os zergs vao acabando.

Claro q depende tb de cm sao os acessos a essas instances high end e o combate com o rei pq se uma pessoa n tiver numa guild e esses conteudos n forem acedidos por mt gente o ppl dps ta-s a lixar pra s ganham ou perdem, mas em geral tou em crer q dentro dos proprios raids dos bgs haverá mais grupos organizados
 
Embora digas q n altera as taticas nem as mecanicas, acaba por alterar pq no wow ganhares ou perder vai dar ao mm

Para mim vai dar ao mesmo. Perder é perder, ganhar é ganhar e toda a gente joga para ganhar. No WoW isso significa mais honour, aqui significa uns bonus qualquer. Vai dar ao mesmo....
 
- Os gráficos já são os definitivos? Estão bons?
Dizem que não são definitivos.
Pessoalmente acho péssimos, mas gráficos é uma questão de gosto pessoal e que não precisas de perguntar aos outros: saca uns vídeos HD, vê uns screanshots de boa qualidade, e depois tira as tuas conclusões.

- A jogabilidade é boa?
A jogabilidade é do melhor que já vi num mmorpg! Tens inúmeras coisas para fazer desde o lvl 1 e TUDO te dá exp. Desde as normais quests, mob kills, pvp minigames, exp através de exploration, crafting/gathering, tens mesmo de tudo, e o melhor é que tudo está interligado e o mundo transpira vida por todo o lado.

- Exige skill ou é one button spam?
Depende da classe.
Tens desde as spam classes a classes em que mesmo que queiras não fazes spam como o caso do DoK e WP.
O combate é 100% automático tal como no wow. Basicamente mexes o avatar, saltas e usas abilities. Tudo o resto são estatísticas que influencias com a gear que vestes.
No entanto TODAS as classes têm bem mais para gerir que no WoW porque alem de gerires as abilities, geres a utilização de "tactics" que podes selecionar e afectam diversas abilities e efeitos. Fora isso TODAS as classes têm ainda uma barra de morale que cresce com a acção e te permite usar abilidades especiais poderosas.
Resumindo, não se como enquadras o conceito de skill, mas posso te dizer que para jogar WAR precisas certamente de gerir bem mais coisas "on-the-fly" que por exemplo no WoW, independentemente da classe escolhida.

- As quests funcionam? São divertidas?
Em 2 chapters de 3 starting areas, zero quests bugadas. Nada mau.
Quanto ao divertimento, é absoluto! Conheces mais algum jogo onde tenhas quests para meter um Dwarf num barril e atirar de uma muralha abaixo? Eu não :P

- Quanto tempo demora o leveling?
É bem mais lento que o habitual, mas tambem tens apenas 40 pve lvls.

- Como é o PvP? Está balanceado?
O pvp é fluido, pelo menos no meu PC.
É muito divertido pois não tem disparates como 1-shotting kills ou ficar CC's durante 10 ou + segundos.
Os cenários de pvp que vi até agora estavam ao nível do melhor que há no mercado.
Quanto ao balance não comento. Para mim balance não se faz em 1v1 e quem normalmente se queixa de balance é porque é muito fraco jogador.

- O Crafting funciona?
O gathering sim e é normal, nada de novo.
O crafting sao apenas 2 profissoes. O conceito está bom, o interface tb, a variedade de materiais é imensa. No entanto ainda não consegui craftar nada pq ainda me falta descobrir onde arranjo 1 dos tipos de ingrediente necessário ao Talisman Making...

- Há zonas instanceadas?
Claro. PvP minigames e dungeons é normal que assim sejam...
Mas o mundo não é instanciado, é vasto e sem loadings, tipo WoW.

- A criação do boneco tem muistas opções?
Um dos pontos fracos do jogo.
Há poucas escolhas na criação dos avatares, mas isso é compensado com uma boa variedade de modelos da itemização e possibilidade de pintar o equipamento com côr à nossa escolha :)

- Como está o ping e os fps?
FPS altíssimos com tudo no máximo. Não corri o fraps ainda, mas até agora sempre 100% fluido mesmo no meio da confusão de um pvp scenario. (PC info no meu perfil)
Ping geralmente bom com alguns lags server side mas de passagem rápida. Até agora zero disconnects.

- LAST BUT NOT LEAST: Devemos Comprar? Vale o dinheiro?
Eu vou comprar.
Mas cada um que faça a sua análise e decida. A compra de um jogo nunca deve ser baseada em opiniões alheias.
 
- Os gráficos já são os definitivos? Estão bons?

Do que vi até agora, esperava melhor, mas são bons, tas a ver o WoW e o AoC? está entre os dois, ou seja pouco tem a haver com um outro, mas podiam, como disse ser melhores

- A jogabilidade é boa? Exige skill ou é one button spam?

Do que joguei, não necessitei de skill (apenas do meu conhecimento de outros MMO's) e no Bright Wizard é um pouco Button Spam, até agora.

- As quests funcionam? São divertidas?

Funcionam e sim são mesmo muito divertidas, adoro as quests e o Tome of Knowledge :)

- Quanto tempo demora o leveling?

1h 30m - 3 lvls quase 4 e 2 Rewon lvl levels e einda andei á procura de uns gajos até ver que era na Taberna (não sou muito de ler as quests) :D


- Como é o PvP? Está balanceado?

Matei e morri, e do que senti, quero lá voltar sempre, já no WoW não diria o mesmo, PvP no WoW é vira o disco e toca o mesmo.

- O Crafting funciona?

Não faço a minima :)

- Há zonas instanceadas?

Yap, estilo WoW.

- A criação do boneco tem muistas opções?

Não tantas como AoC, mas certamente mais que o WoW

- Como está o ping e os fps?

Até agora sem stress
- LAST BUT NOT LEAST: Devemos Comprar? Vale o dinheiro?

Isso já será contigo, para mim vale a pena
 
Eu estou a jogar à 2 dias e estou mesmo muito satisfeito com este jogo. Os graficos ainda não estão no top é verdade mas sinceramente da maneira como eles estão pra mim já chega. Gameplay > graphics.

Estou a adorar. Pq's, cenarios, rvr areas, as quests são muito boas. Os mapas são ENORMES mas ao contrário do WOW não nos faz andar km's e km's pra fazer o que quer que seja. A progressão em pve está EXTREMEMENTE bem desenhada. Ve-se que a mythic teve bastante preocupação neste aspecto.

As quests são simples, divertidas e levam-nos a explorar bastante mapa. Os cenarios do jogo estão muito bons. Alguns são simplesmente lindos. Outros são negros como se a peste tivesse passado por eles. Pra mim o o cenario dos humanos e chaos é sem duvida o melhor. Melhor que o dos greenskins/dwarfs que é muito bom também. O mais fraco é pra mim o dos elfs.

A nenhuma altura do jogo senti que estava a fazer qualquer tipo de grind. Mesmo repetindo as PQ's pra ganhar influence não senti que fosse grind. Diverti-me imenso e o roll no fim das PQ's ajuda a sentir aquele entusiasmo sobre o que vou ganhar.

Existem armaduras a " dar com um pau", isto fora dos sets de armaduras que são 20 por classe.

As zonas de rvr são amplas. Muito amplas e muito bem pensadas.

Quanto ás profissões só experimentei talisman making e salvaging e achei o processo de lvlar bastante divertido e acima de tudo diferente.

O tome of knowledge...não há palavras. deve ser das melhores coisas algumas vez posta num mmo's. Aquilo tem tudo. As infos todas de tudo e mais alguma coisa. Dá experiencia, items, tactics...um mimo.

Enfim estou a adorar a experiencia.

Queixas? Tenho. O pvp é um pouco zerg. Mas a culpa disso é dos jogadores e não do jogo. A detecção de colisão continua buggada. Deviamos colidir só com os inimigos, mas o que acontece é que colidimos muitas vezes com os nosso aliados. Isto só acontece em pvp mas é bastante aborrecido. Continuo a dizer que as animações ainda não estão boas.
Certos inimigos supostamente deveriam fugir quando estão prestes a morrer. O que acontece é que ficam lá ao pé de nós e de repente desaparecem e aparecem no sitio pra onde fugiram. Existe ainda alguns bugs com os inimigos que por vezes nos leva a não os conseguir atacar.

São bugs do jogo, alguns aborrecidos outros não. Mas já se sabe que a mythic está a par disto e segundo eles já está a ser resolvido.

Este jogo não é o AOC. Este veio pra ficar e ter sucesso. O jogo podia sair hoje que já era um excelente mmo. Dêem um tempo á mythic e vão ver como este jogo está dentro de 3,4,5 e 6 meses. o WOW que se cuido e acima de tudo que inove porque senão arrisca-se a perder bem mais de 40% da player base como aconteceu com o AoC. E é que se perde players pro WAR é certinho que estes já não voltam :p
 
Eu estou a jogar à 2 dias e estou mesmo muito satisfeito com este jogo. Os graficos ainda não estão no top é verdade mas sinceramente da maneira como eles estão pra mim já chega. Gameplay > graphics.

Estou a adorar. Pq's, cenarios, rvr areas, as quests são muito boas. Os mapas são ENORMES mas ao contrário do WOW não nos faz andar km's e km's pra fazer o que quer que seja. A progressão em pve está EXTREMEMENTE bem desenhada. Ve-se que a mythic teve bastante preocupação neste aspecto.

As quests são simples, divertidas e levam-nos a explorar bastante mapa. Os cenarios do jogo estão muito bons. Alguns são simplesmente lindos. Outros são negros como se a peste tivesse passado por eles. Pra mim o o cenario dos humanos e chaos é sem duvida o melhor. Melhor que o dos greenskins/dwarfs que é muito bom também. O mais fraco é pra mim o dos elfs.

A nenhuma altura do jogo senti que estava a fazer qualquer tipo de grind. Mesmo repetindo as PQ's pra ganhar influence não senti que fosse grind. Diverti-me imenso e o roll no fim das PQ's ajuda a sentir aquele entusiasmo sobre o que vou ganhar.

Existem armaduras a " dar com um pau", isto fora dos sets de armaduras que são 20 por classe.

As zonas de rvr são amplas. Muito amplas e muito bem pensadas.

Quanto ás profissões só experimentei talisman making e salvaging e achei o processo de lvlar bastante divertido e acima de tudo diferente.

O tome of knowledge...não há palavras. deve ser das melhores coisas algumas vez posta num mmo's. Aquilo tem tudo. As infos todas de tudo e mais alguma coisa. Dá experiencia, items, tactics...um mimo.

Enfim estou a adorar a experiencia.

Queixas? Tenho. O pvp é um pouco zerg. Mas a culpa disso é dos jogadores e não do jogo. A detecção de colisão continua buggada. Deviamos colidir só com os inimigos, mas o que acontece é que colidimos muitas vezes com os nosso aliados. Isto só acontece em pvp mas é bastante aborrecido. Continuo a dizer que as animações ainda não estão boas.
Certos inimigos supostamente deveriam fugir quando estão prestes a morrer. O que acontece é que ficam lá ao pé de nós e de repente desaparecem e aparecem no sitio pra onde fugiram. Existe ainda alguns bugs com os inimigos que por vezes nos leva a não os conseguir atacar.

São bugs do jogo, alguns aborrecidos outros não. Mas já se sabe que a mythic está a par disto e segundo eles já está a ser resolvido.

Este jogo não é o AOC. Este veio pra ficar e ter sucesso. O jogo podia sair hoje que já era um excelente mmo. Dêem um tempo á mythic e vão ver como este jogo está dentro de 3,4,5 e 6 meses. o WOW que se cuido e acima de tudo que inove porque senão arrisca-se a perder bem mais de 40% da player base como aconteceu com o AoC. E é que se perde players pro WAR é certinho que estes já não voltam :p

Sinto exactamente o mesmo que tu em relação ao tome e principalmente e às PQ's... de notar que fiz uma ganda festa so porque fiquei em primeiro de 11 pessoas... AQUILO é EMOCIONANTE :lol:
 
Há e esqueci-me de dizer uma coisa que não foi perguntada.


Se a Música do jogo não é do outro mundo, já o enviroment sound é mesmo muito bom, dá-te mesmo a sensação de estares numa guerra, principalmente em RvR, adorei o som das lutas, das armas e afins.
 
Há e esqueci-me de dizer uma coisa que não foi perguntada.


Se a Música do jogo não é do outro mundo, já o enviroment sound é mesmo muito bom, dá-te mesmo a sensação de estares numa guerra, principalmente em RvR, adorei o som das lutas, das armas e afins.

A musica de escolha de personagens é muito boa :p Parece mesmo musica de "ir pra guerra". Quanto á musica no jogo mesmo é mediocre. Oscila entre o bom e o mau. Mas ouve-se tão poucas vezes que com todo aquele ambiente de guerra nem ligamos.
 
Back
Topo