1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Watercooling Flow

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Cooling, 8 de Janeiro de 2006. (Respostas: 25; Visualizações: 1416)

1. Cooling

Cooling 1st Folding then Sex

Boas, gostaria de saber qual é a montagem correcta de todos os componentes WC.
    Tenho isto Bomba > Bloco > Radiador > Bomba (A bomba tem reservatorio acopolado.)
    Mas ja me disseram que não é o correcto, porque a bomba aquece um pouco a agua...
    Gostaria então de saber qual o correcto?

Cumps e Obrigado.

2. Marsupillami

Marsupillami Power Member

O mais usado e o que se "diz que é melhor" é: Bomba -> Radiador -> Bloco

Atenção que é o que se diz, pois eu axo que na pratica é indiferente.

3. kanguru

kanguru [email protected] Member

Por falar em fluxo, gostava de saber uma coisa. A bomba é mt importante? é necessário ser potente? as diferenças entre 300l/h ou 600l/h são grandes?
    É que por exemplo uma bomba mais lenta, ainda que a agua circule mais lentamente, e aqueça mais na parte do cpu, tb fica mais tempo no radiador e mais tempo a libertar o calor, alguem me exclareça :)

4. SrJabardo

SrJabardo Banido

depende do tubo que usares, dos blokos em questao e dos radiadores...

5. Cooling

Uso uma innovatek HPPS 12v (Igualzinha a eheim 1046, 300l/h, penso ser uma boa bomba)

6. Cooling

tou agora a construir uma pequena radbox
    depois dou info

7. Malcom115

Malcom115 [email protected] Member

Hehe, eu tenho opiniao diferente.
    Para mim a melhor configuracao é:
    Radiador -> Bomba -> Bloco
    Isto porque? Porque a bomba nao é responsavel pelo aquecimento da agua e gosto de pensar que assim o bloco leva com a força toda da agua assim que sai da bomba.

8. BonJouR

BonJouR [email protected] Member

Tambem penso da mesma maneira.

No meu sistema tenho reservatório -> rad -> bomba -> bloco -> reservatório.

Mas acho que independentemente da posição da bomba/rad os resultados não devem ser muito diferentes.

9. PJ

PJ Power Member

Eu tb penso o mesmo, o meu circuito é : bomba->bloco->chipset->rad1->gráfica->rad2->bomba, e a minha bomba tb tem o depósito acoplado. Quando não tinha wc na graf usava o mesmo esquema. Já experimentei das duas maneiras e assim foi como consegui melhores resultados ( 2 a 3º delta ). Cumps

10. Cooling

ok vou entao mudar o sistema e por bomba - bloco - radiador

11. NPinho

NPinho I folded Myself

eu acho que a bomba deve ficar mesmo atraz do radiador, por a bomba aquece um cadito de nada a água... :lol:

e depois do radiador, deve ficar os blocos... nos queremos arrefecer os blocos e nao as bombas :lol:

12. kanguru

isso de mandar a agua com toda a força não tem la mt a ver. sendo um circuito fechado a agua não tem por onde ir, supostamente a pressão da agua é constante dentro do circuito. Ou não?

13. Cooling

ya...tambem e devido a gravidade nao sei que :X
    (nao sei la muito bem) a agua os tubos ate podem estar todos pra cima ou todos pra baixo que nao altera nada como e um circuito fechado...por isso acho que nao faça grande difrença

14. BonJouR

O sistema tem a pressão igual à pressão do tubo de intake da bomba. Quanto maior o sistema, menos pressão terá.

E a gravidade afecta tambem, mas não se lhe pode fugir, porque muito dificilmente se conseguirá ter todos os componentes ao mesmo nivel. O importante é manter o rad antes dos blocos e reservatórios, para que a água que chegue aos blocos seja o mais fresca possível.

15. Cooling

atao o melhor sera ?
    reservatorio\bomba - radiador - blocos ?

16. BonJouR

Sim, esse é teoricamente o setup ideal.

17. FELiYCORA

FELiYCORA 1st Folding then Sex

não. a pressão varia com a velocidade do líquido, nos sítios onde a água tem maior velocidade a pressão é menor.

18. Passarinhuu

Passarinhuu Folding Member

Hehe, pelos vistos na era só eu que tava com akela dúvida no outro forum :009:

Abraços

19. kanguru

O fluxo é constante, a pressão vai ser maior nos sitios onde há "apertos", esses apertos vão sempre existir nos mesmos sitios seja qual for a ordem dos componentes. Quanto à altura e gravidade, sendo um sistema "pekeno" e fechado, pouco influenciam.

20. Marsupillami

Marsupillami Power Member

Se assim fosse oh Malcolm, ao fim de meia hora a bomba n tinha agua para mandar, pq mandava com mais força (e mais velocidade) no bloco, causando um "espaço" sem nada. As pessoas têm um pouco tendência a usar o senso comum para pensar na forma como um sistema de WC funciona, mas há coisas diferentes.

Partilhar esta Página