Watercooling Flow

Sim?
Entao experimenta sacar o tubo de agua logo a saida da bomba. Ve a altura da coluna de agua a saida da bomba. Agora exprimenta sacar o ultimo tubo, o que vai devolver a agua a bomba, apos passar pelos blocos e radiadores. Ve a altura da coluna de agua.

Eu sei que a *minha* aquastream, manda um jactinho de agua na primeira situacao (nada de grande), mas na segunda quando a agua ja passou pelo sistema todo, só sai uma pequena corrente de nem 1cm.
Para mim é mesmo isto:
Radiador -> Bomba -> Bloco
 
num circuito fechado o flow é igual em qualquer sitio... como era possivel a saida da bombar sair com mais flow e a frente ter menos flow? só se houver fugas para sair agua :lol:


imagina uma pista com automoveis todos colados em volta duma pista(daytona por ex.), se a pista tiver descidas/subidas, os carros nas descidas nao andam mais se ou outros nas subidas também nao andarem... circuito fechado é assim :D
 
Última edição:
kanguru disse:
O fluxo é constante, a pressão vai ser maior nos sitios onde há "apertos", esses apertos vão sempre existir nos mesmos sitios seja qual for a ordem dos componentes. Quanto à altura e gravidade, sendo um sistema "pekeno" e fechado, pouco influenciam.

sim o fluxo é constante e para o fluxo ser constante a velocidade tem que variar. a velocidade da água varia conforme o diâmetro por onde passa (quantro menor, maior velocidade). por sua vez, quanto maior velocidade, menor pressão nesses pontos (diâmetro menor = menor pressão). por outro lado, quanto mais alto estiver o líquido menor será a pressão. imaginando que a àgua passa no radiador a maior velocidade que nos tubos (supondo que os tubos internos deste têm menor diâmetro que os do sistema, mas não sei se isto é verdade) e que este se encontra no topo da caixa, as pressões vão ser semelhantes, pois a diferença de altura vai equilibrar a diferença de velocidade. no entanto não sei até que ponto é que as pressões influenciam no watercooling. já a velocidade é outra história.

alguem já partiu um radiador ou sabe o diâmetro interno destes?
 
off toppic: um radeador de 120 serve para alguma coisa? tenho a ideia de que um cooler a ar ja faz o mesmo trabalho...
 
XiMa disse:
num circuito fechado o flow é igual em qualquer sitio... como era possivel a saida da bombar sair com mais flow e a frente ter menos flow? só se houver fugas para sair agua :lol:


imagina uma pista com automoveis todos colados em volta duma pista(daytona por ex.), se a pista tiver descidas/subidas, os carros nas descidas nao andam mais se ou outros nas subidas também nao andarem... circuito fechado é assim :D

não precisa de ser circuito fechado, o fluxo é igual em todos os pontos, sempre. senão imaginem, têm uma mangueira com diâmetro variável. o fluxo nos pontos da mangueira de maior diâmetro tem que ser o mesmo que nos pontos de menor diâmetro, senão o que acontecia era ou ficar um espaço entre os dois pontos, tendo o da "frente" maior fluxo que o de trás, ou a água virar para trás ou a mangueira rebentar (whatever) se o fluxo de "trás" fosse maior que o da "frente". isto não acontece pq como já disse a água nos pontos do canal com menor diâmetro tem maior velocidade, para, lá está, compensar esse diâmetro e consequentemente manter o fluxo constante. isto constata-se com uma simples pipeta volumétrica ou até um funil...
 
Mas realmente isso é estranho pois quando exprimentei a situacao que relatei, realmente aconteceu tal como eu disse. Tenho *REALMENTE* a certeza que a agua saia com mais altura da bomba do que do ultimo segmento de tubo!
Confesso que pela logica nao faz sentido a agua andar mais rapidamente num dado ponto do que noutro, mas sei bem o que estes olhos que a terra ha-de comer :D viram.
É possivel que algo me esteja a escapar, talvez tenha sido (alias é provavel) em alturas diferente e com setups diferentes.
Adiante, continuo a preferir a o bloco a seguir a bomba, nem que seja pelo efeito psicologico da coisa. Anyway a bomba nao aquece rigorosamente nada a agua ao contrario do que foi dito anteriormente por um user.
 
Back
Topo